sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Dica de Atualidades: Retrospectiva TV BRASIL

Pessoal!

Primeiro post do ano é pra relembrar os fatos mais marcantes de 2011. A TV BRASIL, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), é um excelente canal, fonte de informação e de ideias para redação.. rsrs. Sério, por ser uma empresa estatal, o padrão das notícias é alto e classificados nos temas típicos de provas: Cidadania, Justiça, Economia, Meio Ambiente, Política, Saúde, etc... Enfim, um prato cheio.

Abaixo, a retrospectiva 2011 elaborada pelo canal. Assistam, façam apontamentos e fiquem ligados. Muitos possíveis temas de Atualidades e Redação para nossa prova. ;D




Um forte abraço, e
Rumo à Polícia Federal!


quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

2011: um ano de lutas - 2012: um ano de vitórias, mais lutas ainda maiores



Olá amigos!

Fazer um balanço de 2011 é difícil. Foi um ano de muitas certezas e dúvidas, de perseverança e desistência, de derrotas e vitórias. Ainda bem que, no fim, deu tudo certo. Estamos aqui, vivos, seguindo em frente e correndo atrás do que é nosso.

domingo, 18 de dezembro de 2011

A todo gás!


E aí, amigos! Como estão?

Depois da notícia de autorização do concurso, estou a todo o gás. Compartilho isso para que vocês estejam também, pois quero todos como companheiros na ANP e no DPF!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

CONCURSO AUTORIZADO

É chegada a hora, irmãos.
Abaixo, segue a redação da Portaria 559 de 12/12/2011:

_______________________________________________________________________

PORTARIA No- 559, DE 9 DE DEZEMBRO DE 2011

A MINISTRA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO
E GESTÃO, no uso de suas atribuições e, tendo em vista a delegação de competência prevista no art. 10 do Decreto nº 6.944, de 21 de agosto de 2009, resolve:
Art. 1º Autorizar a realização de concurso público para o provimento de um mil e duzentos cargos da Carreira Policial Federal do Quadro de Pessoal do Departamento de Polícia Federal - DPF, conforme discriminado no anexo a esta Portaria.
Art. 2º O provimento dos cargos a que se refere o caput dependerá de prévia autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e está condicionado:
         I - à existência de vagas na data de publicação do edital de abertura de inscrições para o concurso público; e
         II - à declaração do respectivo ordenador de despesa, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa com a Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade
com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.
Art. 3º A responsabilidade pela realização do concurso público será do Diretor-Geral do Departamento de Polícia Federal, a quem caberá baixar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos.
Art. 4º O prazo para a publicação do edital de abertura de inscrições para concurso público será de até seis meses, contado a partir da publicação desta Portaria.
Parágrafo único. A realização do concurso público deverá observar as disposições contidas no Decreto nº 6.944, de 2009.
Art. 5º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.
MIRIAM BELCHIOR

ANEXO
Cargos                                                  Quantidade
Agente de Polícia Federal                          500
Papiloscopista Policial Federal                  100
Delegado de Polícia Federal                      150
Perito Criminal Federal                              100
Escrivão de Polícia Federal                        350
Total                                                           1.200


_________________________________________________________________

É a hora dos lobos. Hora de separar os meninos dos homens.

Rumo à Polícia Federal!


sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Excpectativa...



A expectativa antes nunca foi tão grande.

Depois de meses estagnado no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), o pedido para a realização do concurso da PF deu saltos enormes. Ontem, o Ministro da Justiça anunciou que a presidente autorizou, e hoje o protocolo no MPOG subiu mais alguns degraus. Sem sombra de dúvida, a autorização deve sair nos próximos dias, e o edital em breve.

A hora está chegando, guerreiros. É hora de nos manter firmes no caminho da preparação - intelectual, física e psicológica. Foco, fé e perseverança são as chaves, mas o mais de importante de tudo é EQUILÍBRIO, como diria meu amigo Sandro Araújo. 

Nossa hora está chegando, irmãos. Nossa hora de lutar pelo nosso sonho mais força e garra de forma nunca antes feita, de vencer os desafios!

Vamos em frente, com perseverança, equilíbrio e fé.
Rumo à Polícia Federal!

Links interessantes:

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Entrevista EXCLUSIVA com um APF!


Demorou, mas estamos nós aqui de novo com outra entrevista!

Estamos num momento muito oportuno, onde o protocolo na PF no MPOG não para de avançar, hora de intensificar a preparação e se motivar ainda mais. Sendo assim, eu e meu amigo Rodrigo Cruz, eterno parceiro e colaborador do blog (na verdade, essa entrevista se deve bem mais a ele do que a mim), realizamos uma entrevista com um APF, que pediu para ter seu anonimato resguardado, mas que conta com 9 anos de "casa" e é bem atuante no ForumCW.

Assim sendo, espero que o conteúdo dessa entrevista seja valioso a todos, como está sendo para mim. Muitíssimo obrigado ao amigo APF, pela colaboração e pela inspiração. Nossa hora está para chegar.

sábado, 26 de novembro de 2011

Cerco


Então, de repente, o motor do Palio 2007 preto que dirigia morre. Gelei, e tudo o que consegui pensar e dizer naquele momento se resumia em apenas uma palavra:

- Fudeu.

Logo a frente, naquela entrada da favela onde tentava entrar discretamente, começo a ver figuras negras moverem-se apressadamente para ambos os lados da rua, buscando abrigo. Não são suas silhuetas que me assustam, mas a silhueta do que teem na mão.

Giro apressado o chave na ignição. Ronca, liga, mas morre em seguida, enquanto as sombras começam a avançar mais rapidamente em minha direção.

- Porra! Funciona, cacete!

- Apaga o farol, filho da puta!

Obedeci. Em instantes, o carro está cercado. Mais fuzis do que consigo contar estavam, neste momento, apontados para mim. "Deus, por favor...".

Alguns traficantes abaixam e olham pra mim e pra dentro do carro, sem falar nada. Então o que possuia um M16 e usava um boné da Adidas, falou, sem mover o fuzil da minha direção.

- Qual foi, porra?! Tá maluco?! Como é que tu chega nessa porra com o farol alto? Quer levar chumbo, caralho?!

- Foi mal, irmão, foi mal mesmo... O carro só morreu e esqueci de apagar o farol, foi mal mesmo.

Luto pra manter o autocontrole. Ao ouvir isso, percebendo (uma falsa) inocência na minha voz, o vagabundo abaixou o M16, ainda com cara de puto. Os outros abaixam também. Achei o "chefe". Ei, é "ele". Sim.
Outro marginal (menor, com certeza), do meu lado direito, faz a pergunta crítica:

- Tu mora onde, mané?

Penso rápido.

- Ah, que isso?! Num tão me reconhecendo não? Sou 'cria', porra. Cresci la na Cova do Tatu (nome fictício), pô, mas agora tô com a minha tia em São Paulo. - Viro na direção do gerente. Não tenho que dá satisfação pra "bucha", mas pra ele - Só vim ver minha mãe, irmão.

Ele pára por um instante, olha pra mim e para o carro de novo.

- Já é, já é. Vai lá, se adianta. Mas pelo amor de Deus, num faz isso de novo não, caralho!

- Valeu, valeu irmão, foi mal mesmo...

Com isso, os vagabundo se afastam do carro. Já ligado, avancei. Acenei uma última vez para o gerente, dei uma piscadinha no farol, e segui favela a dentro.

Minhas mãos suavam e tremiam. Ainda assim, peguei o celular. Quando ele atendeu, disse, no viva voz, quase não movendo os lábios e ainda muito discretamente:

- Achei o Playmobil. Tá aqui. Inicia a operação, e pede apoio aéreo da Civil. Vou esperar no Tatu o "três-meia-zero". Trás meu fuzil.

Vim encontrar um alvo, e quase vou pro micro-ondas. Mas não estava acabado. Ia ter que ir mesmo até a Cova do Tatu (sorte que estudei bem a área), pois os vagabundos me "escoltariam" via rádio, pra saber se dizia a verdade. 
Conheço como esses filhos da puta agem, achei meu alvo e não pretendo morrer hoje.
Porra... Inteligência não é função para os fracos não.

Persival.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Mais uma etapa concluída!

Olá amigos, tudo bem?

Depois de algum tempo sem postar, venho com boas novas. Hoje fiz pela segunda vez o exame prático de habilitação e fui APROVADO. Não sou tão ruim de roda, viram? Rsrs...

Mais importante que isso é a atitude dos dois fiscais do Departamento de Trânsito que me chamou atenção hoje. Chamarei ela de X e ele de Y (embora ache que mereçam ter seus nomes aqui escritos, como exemplo, é melhor não por questões legais).

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Lidando com a derrota



Desde garoto, nos tempos dos campeonatos de xadrez, e depois, no karatê, eu já desconfiava. Hoje tive certeja: não sei lidar com a derrota.

Não, não sei mesmo.

Não é fácil. Pensar que você se esforçou (ou não) para alcançar algo e essa coisa escorrer pelas suas mãos como se líquida, é muito difícil. A sensação que tive hoje, quando reprovei a prova de direção, foi terrível. Um misto de frustração, indignação e tristeza. Ralar (e gastar) tanto para não realizar seu objetivo é duro, e mais difícil ainda de se lidar quando você sabe a dor de cabeça que aquele insucesso lhe causará (como é o meu caso).

Mas meus futuros companheiros de academia podem ficar tranquilos e entrar na viatura que estarei dirigindo... rsrs. E não desisto fácil, não mesmo. A sensação de frustração e desgaste emocional ainda são fortes, mas busco abstrair e deixar o rio correr conforme seu curso, com a certeza de dar o meu melhor sempre.

Bom, desejem-me sorte no próximo exame ;D

Abraço a todos.
E rumo à Polícia Federal!

__________________________________________________________________________

OBS¹: O clima no Rio de Janeiro é de guerra. Os preparativos para a ocupação da maior favela da América Latina, a Rocinha, já está dando o que fala, especialmente com a notícia de que a PF prendeu um comboio de bandidos que eram escoltados para a fulga por policiais corruptos (notícia AQUI). A ocupação promete ser tão cinematográfica quanto a do Alemão.

OBS²: Esse post é dedicado a Carol, pelo apoio e motivação (e que motivação!).

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resenha do livro "Preparação Física para Concursos", de Elon Junior



Olá amigos, tudo bem? Bom, hoje vim falar do livro "Preparação Física para Concursos", do Profº Elon Jr, tão anunciado aqui no blog. O "merchan" tem um motivo: o livro é bom, muito bom. Então vamos a análise, em si:

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Luto


Luto pelo APF Carlos Henrique Ramos Cerqueira, morto a tiros, na tarde desta quarta-feira, na Rua Frei Orlando, em Piratininga, Região Oceânica de Niterói.
Que Deus o abençoe e o receba de braços abertos, guerreiro. Que seus esforços por uma sociedade mais justa e livre do crime não sejam em vão. Fique em paz.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Redação com a CESPE/UnB

Olá amigos, tudo bem?
Khadafi morreu, a Grécia está um caos, o Pan-Americano em Guadalajara está maravilhoso e nós continuamos na luta pelo nosso distintivo... (Dever de casa: estudar crise nos países árabes e a crise econômica da União Européia para Atualidades ;D).



Pois bem, hoje trago para vocês um tema que tem um pouco a ver com tudo isso: Redação. Assustado para uns, subestimada por muitos, a redação pode ser uma grande vilão para os que não treinam melhores formas escritas de expressar ideias. Sendo assim, hoje elenquei para vocês alguns temas de redação da CESPE, bem como um texto da Profª Júnia Andrade Viana, da Editora Ferreira, sobre alguns aspectos relativos a redação exigida por esta banca. O texto segue abaixo:

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Lançamento do "Preparação Física para Concursos", do Profº Elon Jr.


Olá, amigos!

É com grande satisfação que venho aqui apresentar o lançamento do livro "Preparação Física para concursos", do Profº Elon Júnior. No livro, o professor compartilha com o leitos os diversos anos de experiência na preparação de candidatos para aos mais diversos cargos da Administração Pública que demandem Testes de Aptidão Física.

Como aluno do Profº Elon, sou bastante parcial para falar de seu trabalho. Ainda não li o livro, mas quando o ler, colocarei uma resenha aqui. No entanto, não é preciso ser vidente para saber o trabalho sério ao qual este livro materializa. Tive oportunidade de acompanhar parte desse trabalho, como revisões, rejeições de editores, entre muitos outros episódios, que apenas serviram para tornar ainda mais edificante o trabalho para a conclusão desse livro.

O lançamento será realizado na 2ª Feira da Carreira Pública, no Rio de Janeiro, nos dias 28, 29 e 30 de outubro, no Centro de Conveções SulAmérica (próximo ao prédio da Prefeitura do Rio). Vale muito a pena conferir!

Um forte abraço a todos.
E rumo à Polícia Federal!

Jurisprudência Atualizada

Quem recebeu o Informativo do STF nº643, deve ter percebido mais um importante elemento a se tomar conhecimento, referente ao moderno princípio da insignificância no Direito Penal:

"A 1ª Turma denegou habeas corpus em que requerida a aplicação do princípio da insignificância em favor de militar condenado pelo crime de uso indevido de fardamento da corporação (CPM: “Art. 172 - Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a que não tenha direito: Pena - detenção, até seis meses”). Na espécie, o paciente utilizara-se de uniforme diverso ao da sua patente sob o argumento de que o teria feito para impressionar um parente que iria visitar. Consignou-se que o aludido postulado não seria aplicável no âmbito da justiça militar sob pena de afronta à autoridade e à hierarquia.
HC 108512/BA, rel. Min. Luiz Fux, 4.10.2011. (HC-108512)"


Estou pretendendo, daqui para frente, fazer uma série de artigos sobre as decisões mais relevantes, do meu ponto de vista, do STF e STJ para a prova da PF. Além da riqueza do conteúdo, será uma oportunidade a mais para mim mesmo de tornar o estudo menos passivo e mais dinâmico.

Forte abraço, amigos.
E rumo à Polícia Federal

sábado, 8 de outubro de 2011

Mais uma etapa concluída... rumo ao sonho.


Olá amigos!

Compartilho com vocês um momento muito especial na minha vida. Minha formatura, nessa quinta feira (dia 06 de outubro) representou um verdadeiro rito de passagem. Foi o fim de uma importante etapa da minha vida, e o começo de uma nova. Mais um requesito preenchido, mais uma vitória conquista em direção ao sonho de ser PF.

Um forte abraço a todos.
Rumo à Polícia Federal!

domingo, 2 de outubro de 2011

Comprometimento: o elemento que faltava


Apesar de anos estudando para o concurso da Polícia Federal, nunca estive tão bem e animado como agora. Longe de "arrependimentos", que somente termina por trazer ansiedade e angústia, venho me questionando o porque de está tudo dando certo agora e, finalmente, minha vida parece girar em torno do concurso. Acho que encontrei o elemento que faltou por todo esse tempo, e que finalmente tenho: comprometimento.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dificuldades a superar...

Dificuldade todos temos. No entanto, quantos tem a força de vontade, garra e determinação suficiente para encará-los e superá-los?

Abaixo, segue o relato que meu amigo Rodrigo Cruz postou hoje no Facebook. Um desabafo, na verdade, que só divulgo aqui (após sua autorização) porque acredito que muitos poderão se identificar com as mesmas palavras:


"A faculdade atrapalha os meus estudos! E por mais que isso soe contraditório, o fato é que esta é a verdade. A faculdade atrapalha meus estudos, meus planos, e consome, como o baú triturante de um caminhão de lixo, grande parte do meu tempo...
Administrar o dia, eis uma tarefa cada vez mais árdua. E simplesmente parece que quanto mais o tempo passa, mais a agenda é ocupada por coisas que eu não queria fazer.
A vida fica menos penosa quando estou "lá", correndo na brisa suave de uma paisagem carioca qualquer, ou quando estou "ali", absorto entre as matérias jurídicas, o "ATIVO", "PASSIVO", "CRÉDITOS ADICIONAIS de AFO", e todas as matérias acompanhantes da minha "saga".
Contradição constante essa. O exercício do autocontrole quando se esta há horas em frente a um livro, a consequente necessidade de libertação. E a saudade que angustia, lhe dizendo a cada segundo que você está fora de foco, e que deseja rever seu acervo literário concurseiro, mas que a cada dia é impedido pela sua impiedosa agenda.
E a vida segue, a faculdade prossegue na sua sina destrutiva, a monografia se aproxima, e infelizmente o edital também...
Confuso não? Também achei..."
O relato do Rodrigo se refere a pessoas atarefas, com seus empregos, faculdades, filhos, etc. É um texto para se refletir e pensar no melhor: só os perseverantes conseguirão. Disse para meu amigo e digo para vocês que, com determinação e fé, todo o obstáculo pode ser vencido, basta acreditar em si mesmo (e Deus, para quem acredita).
Forte abraço a todos!
E rumo à Polícia Federal!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A importância da Jurisprudência




Olá amigos, tudo bem?

Essa semana começou o meu último módulo no cursinho, Direito Penal, com o excelente professor Leonardo Barreto. Na primeira aula, o professor deu algumas sacadas sobre a banca, o que estudar, bibliografia e tudo o mais. No entanto, ele ressaltou algo que vale a pena compartilhar aqui com vocês: a importância da Jurisprudência nas provas da CESPE (especialmente).

Claro, sempre nos deparamos com a Jurisprudência em qualquer bom livro atualizado de Direito. Qualquer professor e autor que se preze estará, para além das divergências doutrinárias, antenado com a Jurisprudência dos Tribunais Superiores, e especialmente do Supremo Tribunal Federal - STF. Igualmente, é importante que o candidato esteja atento para as decisões de tais tribunais, que costumam ser temas recorrentes nas provas, especialmente da CESPE. No próprio concurso da PF, de 2009, uma questão foi, INTEGRALMENTE, o texto da Súmula 145 do STF ('Não há crime quando a preparação do flagrante pela polícia torna impossível a sua consumação' - questão 86).

E qual a melhor forma de estudar jurisprudência? O primeiro passo é se cadastrar no site do STF, no sistema "PUSH" para receber o informativo semanal das decisões (link AQUI). É normal no princípio o estranhamento: a linguagem rebruscada, a estrutura do texto e termos jurídicos em latim não tornam o texto nada agradáveis de ler, mas com o tempo acostuma-se, especialmente com a ajuda de um dicionário jurídico. Há sites que esmiuçam semanalmente o Informativo, como no blog de alguns professores (basta uma pesquisa rápida). 

Além do STF, também é interessante que o candidato estudo as decisões do Superior Tribunal de Justiça. Da mesma força que o Supremo, o STJ também organiza um informativo semanal, nos mesmos moldes e compartilhando o mesmo "sistema PUSH" (link AQUI).

Importante também é ressaltar que os sites desses tribunais dispõe de um serviço de busca muito preciso, além de disponibilizar, compilados, os informativos por ordem do ano das decisões. Além, é claro, de disponiblizar em PDF suas súmulas e, no caso do STF, suas súmulas vinculantes. Extremamente importante!   
Não obstante, há também muitos livros sobre as Jurisprudências. Hoje é dia não é difícil encontrar bons livros sobre o tema, com as decisões comentadas e organizadas por temas, competência, tipo de crime, etc. Vale a pena dar uma pesquisada.


Bom, galera, é isso. Estudem bastante, pois o concurso vem aí!

Forte abraço a todos!


E rumo à Polícia Federal!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

De volta a Ativa!



É isso aí, guerreiros e guerreiras! Estamos de volta a ativa!

As razões que me levaram a dar um tempo no blog não acabaram: pelo contrário, se intensificaram. Falta de tempo, responsabilidades demais, dificuldades técnicas, falta de colaboradores, etc. Tudo isso permenece, algumas até aumentam, mas esse cantinho aqui fez falta nessas semanas "divorciado".

O mais importante é o agora e o que está por vir: o concurso está chegando. Esse foi, sem dúvida, o maior motivo para eu estar de volta aqui, no "Perseguindo um sonho". Claro que o apoio da galera e os diversos pedidos de retorno também pesaram, mas sem dúvida, o momento é propício, fértil para novas ideias, para discutir novas possibilidades e, especialmente, cair dentro da preparação!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

A Despedida


Olá, amigos, leitores e colaboradores.

Pois é, o blog "Perseguindo um sonho" agora se despede. Foi mais de um ano postando regularmente material e artigos interessantes aos candidatos do concurso à Polícia Federal. Aqui tive experiências muito legais, que com certeza colaboraram em muito para o meu desenvolvimento pessoal e para minha preparação. Fiz excelentes amigos, e sou grato por isso, bem como a todos os leitores e as mais de 75 mil visualizações ao longo desse tempo no ar.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Preparativos para o estudo: uma parte importante e negligenciada

Olá, jovens!

Hoje, darei uma dica que funcionou comigo, durante grande parte da minha graduação em Relações Internacionais (já que tentei tentei cursar outras duas), que é a preparação para os estudos.

Já li muito material sobre concurseiros vitoriosos (indico os depoimentos, livros e palestras do William Douglas, do Alexandre Meirelles e do Deme), e, em todos eles, a preparação para o concurso é abordada. O Meirelles (ex-Auditor da Receita Federal), por exemplo, fala muito sobre o local de estudo, com cadeira confortável, apoio para leitura etc. O WD (Juiz Federal), também dá super-dicas no seu best seller "Como passar em provas e concursos" (aqui vai mais uma dica: comprem o "guia rápido" deste livro... pouparão tempo, apesar de que a versão completa, como o próprio nome já diz, é completa ^^). Logo, não vou ficar aqui repetindo o que já foi exaustivamente escrito (como o famoso horas-bunda-cadeira - HBC, do Meirelles, ou os esquemas de divisão de horário do WD). Procurem no bom e velho Google sobre esses caras... vai ajudar muito.

Pois bem... aí vão algumas "dicas" (afinal, quem sou eu para dar dicas ;)):

terça-feira, 19 de julho de 2011

"Pensando" CESPE - Questões de Direito Processual Penal

                                    

E aí amigos, tudo bem?


Já falei aqui diversas vezes sobre a importância de resolver questões da banca (no nosso caso, do CESPE). Dessa vez, vamos pôr em prática. Trouxe algumas questões de Direito Processual Penal sobre Inquérito Policial e Prisão em Flagrante pra nós analisarmos alguns pontos mais cobrados e vermos como o CESPE cobra os conteúdos em suas provas. Apesar de apenas apresentar algumas questões isoladas, podem ter certeza de que selecionei aqueles com as características mais marcantes da banca, pela minha experiência.


Vamos a elas:

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Carreiras - Delegado de Polícia Federal

Olá, jovens!!
Estou pouco tempo para atualizar aqui, pois começou o intensivão para Agente da PF, lá na LFG.
Seguinte, saiu no programa "Carreiras", da TV JUSTIÇA (STF), uma reportagem bem bacana - sobretudo, para quem é de Direito - sobre as atribuições de um Delegado de Polícia Federal.
São três blocos bem curtos e assaz objetivos.
Vale destacar que o Delegado entrevistado indicou, no que tange aos estudos de Direito Penal, nosso bom e velho amigo Dr. Rogério Greco.

Seguem os vídeos e Rumo à PF!






Gills

OBS do Edu: Talvez alguns de vocês já tenham visto esses videos, mas acho que vale a pena ver de novo e, pra quem não viu, uma excelente injeção de ânimo.

OBS do Edu [2]: A minha lindíssima Mari noticiou no seu blog, o "Carreira no DPF", que a Polícia Federal criou um canal oficial no Youtube. Fiquem antenados!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Foco - Voltando ao que de fato importa




Uma das coisas mais difíceis para qualquer candidato é manter-se focado nos seus objetivos de vida. Digo isso com propriedade, experiência própria, pois sou a dispersão em pessoa... rs. No entanto, por mais difícil que seja, é imprescindível que sejamos capazes, ainda que nos momentos mais conturbados, em meios as tarefas cotidianas e problemas pessoais dos mais diversos, sempre termos em mente o nosso objetivo e tentar de todo o modo retomar o caminho para alcançá-lo o quanto antes.

domingo, 26 de junho de 2011

Conhecendo o "inimigo": estatísticas do concurso de 2009

Olá amigos!

Todos sabem como é extremamente importante num projeto de estudos para concursos que se faça uma análise minunciosa da banca. Já tive oportunidade de, por diversas vezes, postar artigos aqui sobre as tendências da CESPE/UnB, mas nunca um artigo trazendo estatísticas a respeito da prova de 2009, que segundo muitos especialista, seria o novo "padrão" da CESPE para com as seleções da Polícia Federal (tendo em vista de que foi muito diferente, em termos de formulação e apresentação, do que as anteriores). Sendo assim, tenho a oportunidade agora de trazer um texto do Gills, fazendo uma análise da prova de APF-2009.

Um forte abraço.
E rumo à POLÍCIA FEDERAL!

_________________________________________________________

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Conquistando o impossível!

Antes de começar com os novos conteúdos, meus amigos, gostaria muito de compartilhar com vocês essa mensagem de otimismo, perseverança e fé. Longe de ser religioso ou coisa assim, tenho um fé enorme em mim, na minha capacidade, no meu futuro e em Deus - fé essa que me dá forças para lutar todos os dias para realizar meu sonho "sabe-Deus-quando".

sábado, 18 de junho de 2011

Sobre novos concursos, DRs e o andar da fila...

Bom dia.

Mesmo sabendo que a onda de pessimismo ainda perturba o sono de muitos candidatos por aí, falarei, hoje, de otimismo em relação à realização de concursos federais nos próximos meses, especialmente no ano de 2012.

É verdade que, neste ano de 2011, o governo federal impôs severa restrição à realização de concursos públicos (e provavelmente ela será levada a sério por mais alguns meses). Disso todo mundo já sabe. As razões para isso – técnicas ou políticas – não nos interessam neste momento, pois são variáveis sobre as quais, nós, pobres concursandos, não temos nenhum controle ou influência. Não adianta nada, portanto, ficarmos só lamentando, curtindo uma “deprê” em razão dessa realidade. Parece-me mais inteligente buscarmos razões para a manutenção da disciplina nos estudos, a fim de não sermos ultrapassados pelos candidatos concorrentes.

Então, vamos falar de otimismo. Aqueles que quiserem continuar estacionados no pessimismo de 2011, curtindo uma “deprê”, não devem sequer ler este meu texto, daqui por diante! Aliás, essas reclamações e revoltas intermináveis de certos candidatos com a suspensão dos concursos me parecem falta de assunto (o famoso “fala demais por não ter nada a dizer”, da canção “Índios”, de Renato Russo) e, também, me lembram as famosas “DR” (Discutir Relação) nos relacionamentos amorosos! Ou seja: as pessoas conversam, conversam, brigam, exaltam-se – e, ao final, aleluia, vem o grande resultado: não resolvem nada, continuam exatamente na mesma, na velha mesmice, só um pouco mais envelhecidos! Em concurso, a mesma coisa: as pessoas reclamam, choramingam, revoltam-se – e, ao final, no primeiro edital que é publicado, continuam concursandos, voltam a ser mais otimistas do que nunca! E assim caminha a humanidade, na tal (inevitável) incompletude...

Fuja dessa! Vamos transcender, vamos sair dessa “vala comum”! Vamos falar de futuro – ou melhor, do seu futuro! Como? Eu, Vicente Paulo, estou apostando alto que 2012 será um excelente ano para concursos, talvez o melhor da década. Sem exagero algum. Por quê?

Primeiro, porque o Estado brasileiro não para de crescer, de se desenvolver nas mais diferentes frentes, e com isso o Estado é obrigado a assumir, cada vez mais, novas atividades, novas funções, até então não existentes, ou exercidas de forma precária. Logo, independentemente do partido que esteja no comando do País, novos órgãos terão que ser criados, órgãos existentes terão que ser mais bem aparelhados – e tudo isso, por óbvio, passará necessariamente pela contratação de novos servidores.

Segundo, porque temos pela frente importantes eventos de repercussão internacional (Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas) que certamente exigirão muito do Estado brasileiro, especialmente de certos órgãos do governo federal, tais como Polícia Federal, Agências Reguladoras e Receita Federal (imagine, por exemplo, com a Copa do Mundo, as infinitas demandas que serão apresentadas a órgãos de Estado como a Polícia Federal).

Em resumo: eu não tenho dúvidas de que, nos próximos doze meses, teremos importantes concursos federais sendo divulgados, dentre os quais eu destacaria os seguintes: Polícia Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho (AFT), Ministério dos Esportes, Banco Central, CGU, Agências Reguladoras, Tribunais do Poder Judiciário – sem falar nos já anunciados por aí, como o do Senado Federal.

E mais: no tocante à Polícia Federal, o que eu tenho ouvido pelos corredores do poder, em Brasília, é que o próximo certame será “o concurso da década”, com o oferecimento de milhares (isso mesmo, milhares!) de vagas, em diferentes cargos, inclusive de natureza administrativa (estes últimos, administrativos, para tentar minimizar a exagerada terceirização de atividades por que passa o órgão; afinal, já faz algum tempo em que todo mundo critica o desempenho de atividades importantes do órgão – inclusive de imigração, fronteira - por terceirizados).

E, então, você vai mudar de atitude, arregaçar as mangas, programar-se e continuar firme nos estudos (ou voltar imediatamente a eles), ou vai continuar com essa (infrutífera) “DR” de sempre, de que 2012 ainda está muito longe?

Bem, a decisão é sua, por óbvio. Mas, lembre-se: enquanto você curte uma “DR”, milhares de candidatos estarão passando à sua frente na corrida por um cargo público – afinal, sabemos, seja em concursos públicos, seja em relacionamentos, “a fila anda”... (risos)

Um forte abraço,

Vicente Paulo

______________________________________________________


Trouxe pra vocês esse excelente artigo do Vicente Paulo (conhecido autor dos livros de Direito Administrativo e Direito Constitucional mais populares entre os candidatos, além de ser da Receita Federal). O artigo foi indicação do meu camarada Gills.

Mantenhamos, então, o otimismo! Continuemos a estudar porque o concurso vem aí!

Um forte abraço,
E rumo à Polícia Federal.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Um novo "Perseguindo um sonho"



E aí, amigos? Tudo bem? Espero que sim.

Estou vivendo uma nova fase em minha vida. Com o término da minha faculdade, vislumbro pela frente um período de intensa preparação para o concurso, com dedicação total aos estudos e aos treinos. Estou muito feliz, satisfeito, pois vejo cada etapa da minha jornada ser vencida gradativamente, sendo a conclusão da faculdade apenas o começo (o próximo passo é concluir a autoescola).

Com tudo isso acontecendo, não poderia deixar o blog para trás. Ele já é parte de mim e acredito que é parte do dia de muitos dos que estão lendo isso. Me perguntaram porque o blog estava meio parado nestes últimos meses (e de fato, estava) e esqueci de esclarecer isso aqui: estava em envolvido nas provas e compromissos do dia-a-dia. No entanto, agora, o blog estará a todo o vapor.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Liberdade, enfim!


Não, não me refiro a liberdade dos bombeiros do RJ. Me refiro a mim, a minha liberdade: hoje, dia 13 de junho de 2011, fiz a última prova do curso de História, concluindo meu 7º semestre e terminando a faculdade!!! Sim, senhores e senhoras, sou quase um homem formado (só falta o canudo).

A emoção é grande, mas acho que a ficha ainda não caiu. É o início de uma nova etapa e eu só penso no que será da minha vida daqui pra frente. Com certeza vou me dedicar com todas as forças a preparação, com garras e dentes, e lutar para realizar meu sonho. É um horizonte tão grande pela frente que nem ao menos sei por onde começar, mas ainda assim é uma sensação incrível, de dever cumprido, de satisfação. Quase não tenho palavras pra exprimir isso...

Agradeço a Deus, que guiou meus passos; a minha mãe, meu pai e minha irmã por todo o empenho em ajudar a me formar (e por toda grana investida); aos meus professores, que me ensinaram bem mais do que História, mas como enxergar o mundo; e aos meus amigos, que sempre me apoiaram, na faculdade, na internet, em todos os lugares. Muito obrigado por todos os que torceram por mim.

Agora é só esperar meu canudo em setembro.

E rumo à Polícia Federal!

domingo, 12 de junho de 2011

Conselho Nacional de Polícia - CNP

Olá, amigos! Como estão?

Primeiro, gostaria de me desculpar pela ausência. Possivelmente, ela durará ainda mais alguns dias, pois estou em período de provas na faculdade (provas para a liberdade, diga-se de passagem, pois termino ese semestre!).

Em segundo, coloco abaixo uma notícia recomendada para a postagem pela nossa velha amiga Criska! Ela trata da ideia da criação de um Conselho Nacional de Polícia:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resenha - "Como estudar para concursos"




E aí pessoal.
Meu nome é Rodrigo Cruz, talvez alguns me conheçam, pois já escrevi no blog. Constantemente eu comento os posts também.
Peço licença a vocês, já que através de um convite do irmão Eduardo (de amizade e sonho, diga-se “projeto APF”), vim trazer uma resenha de um ótimo livro sobre técnicas de estudo.
Acaba de sair do forno: trata-se do livro “Como estudar para concursos”, do autor Alexandre Meirelles.
Para quem não sabe, o Meirelles escreveu um manual de dicas, contando sua odisséia rumo à aprovação para Auditor Fiscal da Receita federal, nossos futuros primos fiscais em operações contra o contrabando nas fronteiras. Tal manual foi lido por milhares de pessoas, e o autor ganhou visibilidade, até escrever o livro. Segue o link, caso queira ler o manual:
Tenho certeza de que muitos do blog já leram. Foi o texto que mais revolucionou meu modo de estudar. Sou fã do Meirelles tanto pela raça, quanto pela forma direta na escrita. Inclusive o 1º colocado no concurso de Agente federal em 2009 (Igor Siebra), em sua entrevista no blog “Saga Policial”, atribui as dicas do Meirelles como diferencial na sua aprovação. Segue link:
Quase todos os exemplos usados no livro se referem à área fiscal, “a praia” do autor, mas podemos, obviamente, adaptar para os nossos interesses e estudos visando a Cespe-Unb.
Numa boa galera, eu aprendi muito com o livro. E se eu pudesse fazer uma boa ação para vocês, colegas de blog, seria indicar o livro.
Se você já é calejado nos estudos e já leu os textos dele (como eu), pode confiar, terá muitas arestas a aparar lendo esta obra. Agora, se você é iniciante, e acaba de começar seus estudos para a PF, meu irmão, se dê este presente, pois tenho certeza que você vai entrar nesta batalha muito mais bem preparado. Queria eu, quando comecei a estudar, já ter à disposição um material como este.
Eu estava iniciando, e aprendi tudo “na marra”, como muitos.
Desculpem a extensão, mas caso aceitem a dica, acho que não vão se arrepender. Segue a resenha em si:
O Recomeço e o início” > Esta é a introdução propriamente dita do livro. Nesta primeira parte, o autor justifica os motivos que o levaram a voltar a estudar, e explica o processo da ideia de escrever um livro. É realmente algo muito interessante, pois diferentemente dos outros livros, o autor realmente se retrata na posição que estava na época, ou seja, insatisfeito, pensando na vida, querendo melhorar, TENDO UM SONHO. Assim como nós, que temos o sonho de fazer parte do DPF. É muito comum lermos livros de autores que se colocam na posição de vencedores, e dão dicas “de cima para baixo”. O legal deste livro, é que o foco é justamente o contrário, ele passa a situação que se encontrava, possibilitando que nos identifiquemos com ele, para em seguida mostrar que é possível, e que venceu.
O tópico seguinte é uma breve estruturação de como o livro está dividido.
Unidade I” > Antes de cada Unidade, o autor dá uma breve introdução, citando o objeto do assunto da unidade, e discutindo a importância da mesma, incentivando o leitor.
Esta primeira trata de assuntos que muitos de nós já sabemos, ou seja: a importância de um bom ambiente de estudo, importância de exercícios físicos (que para nós é elevado à potência, devido ao Teste de admissão física – TAF, simplesmente o mais brabo das polícias, como bem sabemos), alimentação, etc. Quem já está na luta há certo tempo, já saberá muitos dos pontos abordados, mas nos coloquemos no lugar do autor: este livro é voltado para os que estudam para concursos em todos os níveis. Seja os que já fazem parte desta vida (nós), e que querem otimizar os estudos, seja os iniciantes. Portanto, era necessário citar todos estes pontos que nós, digamos assim, já sabemos.
O grande diferencial da unidade, porém, são os tópicos sobre memorização, e a importância de uma boa noite de sono, já que é quando dormimos que as informações são retidas.
As Revisões da matéria atuam conjuntamente com a noite de sono, pois ao revisarmos, mostraremos ao nosso cérebro o que deve ser memorizado, o que é realmente importante. Mas isso é objeto da unidade seguinte...
Unidade II > Esta é FUNDAMENTAL. É a unidade dos “como”. Parafraseando o título do livro, o autor destrincha as técnicas de estudo respondendo o “como” de vemos fazer. O autor não apenas cita o que se deve fazer, ele diz o “como’ fazer. Enquanto alguns, por exemplo, diriam, “é importante fazer revisões para passar”, ele diz “é importante fazer revisões, pelo fato disto e aquilo, através dos métodos X, Y, Z, etc.”. Toda a unidade é fantástica, mas os tópicos “Como elaborar resumos e mapas mentais”, “Como fazer revisões”, “Como estudar um material de forma correta”, são absolutamente imprescindíveis. Áreas que, eu, por exemplo, sabia da existência e de sua importância, mas por desconhecimento do real retorno, confesso que negligenciava bastante.
As dicas da importância de revisar e como revisar são dignas de boas reflexões, como eu já disse.
E finalmente, eu quase ia esquecendo, o autor também explica o ‘como’ estudar pelo método de ciclos, uma das dicas que mais o consagrou. Para mim, disparado o melhor método.
Seria impossível explicar aqui, mas caso você não saiba, leia o “Manual”, no link que já passei.
Unidade III > trata de como estudar depois do edital. Uma série de dicas muito importantes, que ao pensarmos que significa o espaço entre o edital e a prova (fruto do intenso tempo investido por nós por meses, anos, e que finalmente chegou), e que no máximo dura uns dois meses; mostra-nos o como é um diferencial investir nesta etapa.
É um controle de estudos levando em conta o número de disciplinas e quantas horas se tem disponível até o dia da prova. Eu gostaria muito de explicar mais, mas caso o fizesse, este post ficaria ainda maior do que já está, rs.
Unidade IV > são informações de medidas a tomar, dicas para elaborar recursos. É uma unidade bem rápida, fácil leitura, e que acrescenta bastante.
No fim da Unidade, no último tópico, intitulado “Um sonho”, o autor reflete sobre o papel do funcionário público. É impossível, pelo menos na minha visão, um candidato que estuda para a Polícia Federal, não se identificar. O policial é um agente fundamental para o Estado.
Muitos de nós, que iniciaremos nossas vidas nas fronteiras, e que sem hipocrisia, por vivermos em cidades grandes e desenvolvidas, devemos refletir que por mais que o efetivo não seja o ideal, e que venhamos a ter muitas dificuldades, teremos um papel muito honroso, ou seja, reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes, o desmatamento da Amazônia, enfim, seja lá em que campo for. Não importa o quão ínfima sejam as apreensões, ou mesmo, a pouca visibilidade que nosso trabalho terá (longe dos holofotes das grandes operações da PF nas grandes capitais), o que importa é que através do nosso trabalho, teremos decidido fazer a nossa parte em prol de um país melhor. Seremos servidores no sentido de servir ao país, pondo a vida em xeque, algumas vezes.
Enfim, com a farda preta e a Glock na mão, com consciência e responsabilidade, atuaremos pelo nosso país.
Apêndice > são dicas de outros livros a ler, e de vídeos de superação. Bem legal.
Sei que é notório o entusiasmo deste post. Mas é que eu realmente li algo diferenciado. É aquilo, gosto é algo muito pessoal. Só achei legal disponibilizar mais esta ferramenta que temos a nosso favor.
Deem uma olhada no sumário do livro. Assim terão uma ideia melhor do enfoque, e de muitas coisas que por motivo de espaço limitado, não pude citar. Segue o link:
É isso pessoal.
Garra nos estudos. Aproveitem este corte no Orçamento para darem o sangue no sonho. Não encarem esta “trava” de forma negativa, e sim como uma oportunidade.
Abçs. O DPF NOS AGUARDA!!!!
Rodrigo Cruz

terça-feira, 31 de maio de 2011

Balanço - Almoço de Comemoração

Olá amigos, tudo bem?

O almoço no domingo, 29, foi ótimo! Foram apenas algumas pessoas, mas pessoas especiais e que fizeram a diferença para mim. Abaixo, algumas fotos.





Gostaria de agradecer enormemente aos meus amigos que foram: Marcelo, Denny, Rodrigo Cruz, Aline, M.R. e Profº Elon Júnior. Em especial, este último, que mesmo com agenda cheia, aind pode nos prestigiar e compartilhar conosco algumas idéias e trocar algumas figurinhas.

Agradeço também ao Sandro Araújo, que embora não pôde ter ido, sempre apoiou e esteve conosco.

Agradeço também a todos os leitores do "Perseguindo um sonho".Sem vocês, isso tudo não valeria de nada! Vocês fazem parte deste blog, da minha preparação e da minha vida. Muito obrigado a todos vocês que mandam e-mail, dão força, participam, dão dicas, idéias, reclamam (rsrs...), mas é justamente por isso tudo que este blog é especial.

Que continuemos firmes, pois a vitória não tarda.

Um forte abraço, irmãos e irmãs.
E rumo à Polícia Federal, sempre!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Aniversário do Blog!²


E aí, amigos! Tudo bem?

Tem um monte de gente me mandando e-mail perguntando sobre a comemoração do aniversário do blog, dia 29. Em sua maioria, a dúvida é se vai ocorrer. SIM! Está mais que confirmado, e conto com quem puder ir lá, conferir e participar.

Outra dúvida é como chegar. Em baixo, eu fiz um mapinha no Google Maps, indicando pra vocês o itinerário da Praça Saens Pena para o Pizza Grill.


Quem ainda quiser ir, é só aparecer. Fiquem a vontade, porque a comemoração também é de vocês!

Um forte abraço.
E rumo à Polícia Federal!

terça-feira, 24 de maio de 2011

Saúde e Bem-estar


E aí, amigos, tudo certo?

Não sei se vocês tem notado, mas o tema "saúde e bem-estar" vem crescendo gradativamente nos últimos tempos em nossa sociedade. Gradativamente, este assunto cresceu também na minha vida e no meu dia-a-dia, felizmente.

Poucas foram as mães que não falaram "Com saúde não se brinca". A minha mesmo, disse isso um monte de vezes, e não escutei nenhuma delas. Resultado: fui um adolescente que se alimentou errado e mal desde criança até a fase adulta, sedentarário, e, consequentemente, me tornei um adulto muito acima do peso. Agora, me preparando para alcançar meu sonho, é que percebo o quão longe eu fui, o quão perto cheguei de ter sérios problemas de saúde (cardiovasculares, especialmente). E, claro, o quão difícil é correr (literalmente) atrás do prejuízo.