domingo, 12 de junho de 2011

Conselho Nacional de Polícia - CNP

Olá, amigos! Como estão?

Primeiro, gostaria de me desculpar pela ausência. Possivelmente, ela durará ainda mais alguns dias, pois estou em período de provas na faculdade (provas para a liberdade, diga-se de passagem, pois termino ese semestre!).

Em segundo, coloco abaixo uma notícia recomendada para a postagem pela nossa velha amiga Criska! Ela trata da ideia da criação de um Conselho Nacional de Polícia:


CCJ da Câmara aprova Conselho Nacional de Polícia

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26/5), o projeto que cria o Conselho Nacional de Polícia. De autoria do deputado Regis de Oliveira (PSC-SP), o órgão deve exercer controle externo da Polícia Federal e das polícias civis do estados. Agora a PEC será analisada por uma comissão especial que será criada especificamente para esse fim e, depois, segue para o Plenário.

De acordo com Oliveira, a PEC foi criada porque esse controle deveria ser feito pelo Ministério Público que não tem como impor punições. Outra questão levantada por ele é que as corregedorias da polícia estão enfraquecidas. “A PEC 381/09 representa o endurecimento das regras do jogo do controle ético da polícia, para expurgar aqueles que não pertencem à classe”, disse.

Pela proposta, compete ao Conselho o controle da atuação administrativa, funcional e financeira das polícias Federal, dos estados e do Distrito Federal. As polícias militares não foram incluídas no texto, embora a comissão especial que analisará a PEC possa decidir que elas devam ser fiscalizadas pelo conselho.

De acordo com o texto substitutivo do relator Marcelo Ortiz (PV-SP), o presidente do Superior Tribunal de Justiça deve presidir o órgão. O Conselho será formando por oito delegados indicados pelos governadores, além de outras indicações vindas do governador do Distrito Federal, da Polícia Federal e do ministro da Justiça. Haverá ainda cargos vindos do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Câmara e do Senado, à semelhança do CNJ (controle externo do Judiciário) e do CNMP (controle externo do Ministério Público). 

O conselho terá ainda um corregedor nacional, escolhido em votação secreta entre os integrantes das polícias judiciárias que o compõem. Ele será o responsável pelo recebimento de denúncias contra policiais. A PEC prevê também a criação, por meio de leis federal e estaduais, de ouvidorias da polícia, para receber reclamações e denúncias.

Voto contra
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) se manifestou contra a ideia e diz que o MP já exerce a função de fiscalizar a polícia com eficiência. Como o MP é um órgão independente, é o único com competência para vigiar as polícias. Segundo a Conamp, a proposta retira do MP essa responsabilidade, que passaria a ser do Conselho, composto, em sua maioria (10 do total de 17), por integrantes da própria Polícia.


Segundo a Conamp, a Polícia é um órgão integrante do organograma do Executivo, diferente do Ministério Público, que goza de independência e de autonomia, e do Judiciário, que constitui um Poder. "A Polícia não quer se submeter ao controle de ninguém. Hoje, o controle externo é exercido com eficiência pelo Ministério Público. Se tal Conselho for instituído, o controle deixará de ser externo e continuará a ser interno", afirmou o presidente da entidade César Mattar Jr.

Fonte: http://www.conjur.com.br/2010-mai-27/ccj-camara-aprova-conselho-fiscalizar-policias-federal-civil


O que vocês acham? Comentem ;D
Rumo à Polícia Federal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.