sábado, 18 de junho de 2011

Sobre novos concursos, DRs e o andar da fila...

Bom dia.

Mesmo sabendo que a onda de pessimismo ainda perturba o sono de muitos candidatos por aí, falarei, hoje, de otimismo em relação à realização de concursos federais nos próximos meses, especialmente no ano de 2012.

É verdade que, neste ano de 2011, o governo federal impôs severa restrição à realização de concursos públicos (e provavelmente ela será levada a sério por mais alguns meses). Disso todo mundo já sabe. As razões para isso – técnicas ou políticas – não nos interessam neste momento, pois são variáveis sobre as quais, nós, pobres concursandos, não temos nenhum controle ou influência. Não adianta nada, portanto, ficarmos só lamentando, curtindo uma “deprê” em razão dessa realidade. Parece-me mais inteligente buscarmos razões para a manutenção da disciplina nos estudos, a fim de não sermos ultrapassados pelos candidatos concorrentes.

Então, vamos falar de otimismo. Aqueles que quiserem continuar estacionados no pessimismo de 2011, curtindo uma “deprê”, não devem sequer ler este meu texto, daqui por diante! Aliás, essas reclamações e revoltas intermináveis de certos candidatos com a suspensão dos concursos me parecem falta de assunto (o famoso “fala demais por não ter nada a dizer”, da canção “Índios”, de Renato Russo) e, também, me lembram as famosas “DR” (Discutir Relação) nos relacionamentos amorosos! Ou seja: as pessoas conversam, conversam, brigam, exaltam-se – e, ao final, aleluia, vem o grande resultado: não resolvem nada, continuam exatamente na mesma, na velha mesmice, só um pouco mais envelhecidos! Em concurso, a mesma coisa: as pessoas reclamam, choramingam, revoltam-se – e, ao final, no primeiro edital que é publicado, continuam concursandos, voltam a ser mais otimistas do que nunca! E assim caminha a humanidade, na tal (inevitável) incompletude...

Fuja dessa! Vamos transcender, vamos sair dessa “vala comum”! Vamos falar de futuro – ou melhor, do seu futuro! Como? Eu, Vicente Paulo, estou apostando alto que 2012 será um excelente ano para concursos, talvez o melhor da década. Sem exagero algum. Por quê?

Primeiro, porque o Estado brasileiro não para de crescer, de se desenvolver nas mais diferentes frentes, e com isso o Estado é obrigado a assumir, cada vez mais, novas atividades, novas funções, até então não existentes, ou exercidas de forma precária. Logo, independentemente do partido que esteja no comando do País, novos órgãos terão que ser criados, órgãos existentes terão que ser mais bem aparelhados – e tudo isso, por óbvio, passará necessariamente pela contratação de novos servidores.

Segundo, porque temos pela frente importantes eventos de repercussão internacional (Copa do Mundo de Futebol, Olimpíadas) que certamente exigirão muito do Estado brasileiro, especialmente de certos órgãos do governo federal, tais como Polícia Federal, Agências Reguladoras e Receita Federal (imagine, por exemplo, com a Copa do Mundo, as infinitas demandas que serão apresentadas a órgãos de Estado como a Polícia Federal).

Em resumo: eu não tenho dúvidas de que, nos próximos doze meses, teremos importantes concursos federais sendo divulgados, dentre os quais eu destacaria os seguintes: Polícia Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho (AFT), Ministério dos Esportes, Banco Central, CGU, Agências Reguladoras, Tribunais do Poder Judiciário – sem falar nos já anunciados por aí, como o do Senado Federal.

E mais: no tocante à Polícia Federal, o que eu tenho ouvido pelos corredores do poder, em Brasília, é que o próximo certame será “o concurso da década”, com o oferecimento de milhares (isso mesmo, milhares!) de vagas, em diferentes cargos, inclusive de natureza administrativa (estes últimos, administrativos, para tentar minimizar a exagerada terceirização de atividades por que passa o órgão; afinal, já faz algum tempo em que todo mundo critica o desempenho de atividades importantes do órgão – inclusive de imigração, fronteira - por terceirizados).

E, então, você vai mudar de atitude, arregaçar as mangas, programar-se e continuar firme nos estudos (ou voltar imediatamente a eles), ou vai continuar com essa (infrutífera) “DR” de sempre, de que 2012 ainda está muito longe?

Bem, a decisão é sua, por óbvio. Mas, lembre-se: enquanto você curte uma “DR”, milhares de candidatos estarão passando à sua frente na corrida por um cargo público – afinal, sabemos, seja em concursos públicos, seja em relacionamentos, “a fila anda”... (risos)

Um forte abraço,

Vicente Paulo

______________________________________________________


Trouxe pra vocês esse excelente artigo do Vicente Paulo (conhecido autor dos livros de Direito Administrativo e Direito Constitucional mais populares entre os candidatos, além de ser da Receita Federal). O artigo foi indicação do meu camarada Gills.

Mantenhamos, então, o otimismo! Continuemos a estudar porque o concurso vem aí!

Um forte abraço,
E rumo à Polícia Federal.

2 comentários:

  1. Cara,
    essa é a primeira vez q comento aqui...costumo vir e ler, mas comentar nunca tinha feito antes.
    Mesmo assim...esse otimismo contagiou.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Jorgão, seja muito bem vindo a "família" do "Perseguindo um sonho". Para o que precisar, estamos aí!

    Abração!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.