sexta-feira, 3 de junho de 2011

Resenha - "Como estudar para concursos"




E aí pessoal.
Meu nome é Rodrigo Cruz, talvez alguns me conheçam, pois já escrevi no blog. Constantemente eu comento os posts também.
Peço licença a vocês, já que através de um convite do irmão Eduardo (de amizade e sonho, diga-se “projeto APF”), vim trazer uma resenha de um ótimo livro sobre técnicas de estudo.
Acaba de sair do forno: trata-se do livro “Como estudar para concursos”, do autor Alexandre Meirelles.
Para quem não sabe, o Meirelles escreveu um manual de dicas, contando sua odisséia rumo à aprovação para Auditor Fiscal da Receita federal, nossos futuros primos fiscais em operações contra o contrabando nas fronteiras. Tal manual foi lido por milhares de pessoas, e o autor ganhou visibilidade, até escrever o livro. Segue o link, caso queira ler o manual:
Tenho certeza de que muitos do blog já leram. Foi o texto que mais revolucionou meu modo de estudar. Sou fã do Meirelles tanto pela raça, quanto pela forma direta na escrita. Inclusive o 1º colocado no concurso de Agente federal em 2009 (Igor Siebra), em sua entrevista no blog “Saga Policial”, atribui as dicas do Meirelles como diferencial na sua aprovação. Segue link:
Quase todos os exemplos usados no livro se referem à área fiscal, “a praia” do autor, mas podemos, obviamente, adaptar para os nossos interesses e estudos visando a Cespe-Unb.
Numa boa galera, eu aprendi muito com o livro. E se eu pudesse fazer uma boa ação para vocês, colegas de blog, seria indicar o livro.
Se você já é calejado nos estudos e já leu os textos dele (como eu), pode confiar, terá muitas arestas a aparar lendo esta obra. Agora, se você é iniciante, e acaba de começar seus estudos para a PF, meu irmão, se dê este presente, pois tenho certeza que você vai entrar nesta batalha muito mais bem preparado. Queria eu, quando comecei a estudar, já ter à disposição um material como este.
Eu estava iniciando, e aprendi tudo “na marra”, como muitos.
Desculpem a extensão, mas caso aceitem a dica, acho que não vão se arrepender. Segue a resenha em si:
O Recomeço e o início” > Esta é a introdução propriamente dita do livro. Nesta primeira parte, o autor justifica os motivos que o levaram a voltar a estudar, e explica o processo da ideia de escrever um livro. É realmente algo muito interessante, pois diferentemente dos outros livros, o autor realmente se retrata na posição que estava na época, ou seja, insatisfeito, pensando na vida, querendo melhorar, TENDO UM SONHO. Assim como nós, que temos o sonho de fazer parte do DPF. É muito comum lermos livros de autores que se colocam na posição de vencedores, e dão dicas “de cima para baixo”. O legal deste livro, é que o foco é justamente o contrário, ele passa a situação que se encontrava, possibilitando que nos identifiquemos com ele, para em seguida mostrar que é possível, e que venceu.
O tópico seguinte é uma breve estruturação de como o livro está dividido.
Unidade I” > Antes de cada Unidade, o autor dá uma breve introdução, citando o objeto do assunto da unidade, e discutindo a importância da mesma, incentivando o leitor.
Esta primeira trata de assuntos que muitos de nós já sabemos, ou seja: a importância de um bom ambiente de estudo, importância de exercícios físicos (que para nós é elevado à potência, devido ao Teste de admissão física – TAF, simplesmente o mais brabo das polícias, como bem sabemos), alimentação, etc. Quem já está na luta há certo tempo, já saberá muitos dos pontos abordados, mas nos coloquemos no lugar do autor: este livro é voltado para os que estudam para concursos em todos os níveis. Seja os que já fazem parte desta vida (nós), e que querem otimizar os estudos, seja os iniciantes. Portanto, era necessário citar todos estes pontos que nós, digamos assim, já sabemos.
O grande diferencial da unidade, porém, são os tópicos sobre memorização, e a importância de uma boa noite de sono, já que é quando dormimos que as informações são retidas.
As Revisões da matéria atuam conjuntamente com a noite de sono, pois ao revisarmos, mostraremos ao nosso cérebro o que deve ser memorizado, o que é realmente importante. Mas isso é objeto da unidade seguinte...
Unidade II > Esta é FUNDAMENTAL. É a unidade dos “como”. Parafraseando o título do livro, o autor destrincha as técnicas de estudo respondendo o “como” de vemos fazer. O autor não apenas cita o que se deve fazer, ele diz o “como’ fazer. Enquanto alguns, por exemplo, diriam, “é importante fazer revisões para passar”, ele diz “é importante fazer revisões, pelo fato disto e aquilo, através dos métodos X, Y, Z, etc.”. Toda a unidade é fantástica, mas os tópicos “Como elaborar resumos e mapas mentais”, “Como fazer revisões”, “Como estudar um material de forma correta”, são absolutamente imprescindíveis. Áreas que, eu, por exemplo, sabia da existência e de sua importância, mas por desconhecimento do real retorno, confesso que negligenciava bastante.
As dicas da importância de revisar e como revisar são dignas de boas reflexões, como eu já disse.
E finalmente, eu quase ia esquecendo, o autor também explica o ‘como’ estudar pelo método de ciclos, uma das dicas que mais o consagrou. Para mim, disparado o melhor método.
Seria impossível explicar aqui, mas caso você não saiba, leia o “Manual”, no link que já passei.
Unidade III > trata de como estudar depois do edital. Uma série de dicas muito importantes, que ao pensarmos que significa o espaço entre o edital e a prova (fruto do intenso tempo investido por nós por meses, anos, e que finalmente chegou), e que no máximo dura uns dois meses; mostra-nos o como é um diferencial investir nesta etapa.
É um controle de estudos levando em conta o número de disciplinas e quantas horas se tem disponível até o dia da prova. Eu gostaria muito de explicar mais, mas caso o fizesse, este post ficaria ainda maior do que já está, rs.
Unidade IV > são informações de medidas a tomar, dicas para elaborar recursos. É uma unidade bem rápida, fácil leitura, e que acrescenta bastante.
No fim da Unidade, no último tópico, intitulado “Um sonho”, o autor reflete sobre o papel do funcionário público. É impossível, pelo menos na minha visão, um candidato que estuda para a Polícia Federal, não se identificar. O policial é um agente fundamental para o Estado.
Muitos de nós, que iniciaremos nossas vidas nas fronteiras, e que sem hipocrisia, por vivermos em cidades grandes e desenvolvidas, devemos refletir que por mais que o efetivo não seja o ideal, e que venhamos a ter muitas dificuldades, teremos um papel muito honroso, ou seja, reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes, o desmatamento da Amazônia, enfim, seja lá em que campo for. Não importa o quão ínfima sejam as apreensões, ou mesmo, a pouca visibilidade que nosso trabalho terá (longe dos holofotes das grandes operações da PF nas grandes capitais), o que importa é que através do nosso trabalho, teremos decidido fazer a nossa parte em prol de um país melhor. Seremos servidores no sentido de servir ao país, pondo a vida em xeque, algumas vezes.
Enfim, com a farda preta e a Glock na mão, com consciência e responsabilidade, atuaremos pelo nosso país.
Apêndice > são dicas de outros livros a ler, e de vídeos de superação. Bem legal.
Sei que é notório o entusiasmo deste post. Mas é que eu realmente li algo diferenciado. É aquilo, gosto é algo muito pessoal. Só achei legal disponibilizar mais esta ferramenta que temos a nosso favor.
Deem uma olhada no sumário do livro. Assim terão uma ideia melhor do enfoque, e de muitas coisas que por motivo de espaço limitado, não pude citar. Segue o link:
É isso pessoal.
Garra nos estudos. Aproveitem este corte no Orçamento para darem o sangue no sonho. Não encarem esta “trava” de forma negativa, e sim como uma oportunidade.
Abçs. O DPF NOS AGUARDA!!!!
Rodrigo Cruz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.