terça-feira, 26 de julho de 2011

Preparativos para o estudo: uma parte importante e negligenciada

Olá, jovens!

Hoje, darei uma dica que funcionou comigo, durante grande parte da minha graduação em Relações Internacionais (já que tentei tentei cursar outras duas), que é a preparação para os estudos.

Já li muito material sobre concurseiros vitoriosos (indico os depoimentos, livros e palestras do William Douglas, do Alexandre Meirelles e do Deme), e, em todos eles, a preparação para o concurso é abordada. O Meirelles (ex-Auditor da Receita Federal), por exemplo, fala muito sobre o local de estudo, com cadeira confortável, apoio para leitura etc. O WD (Juiz Federal), também dá super-dicas no seu best seller "Como passar em provas e concursos" (aqui vai mais uma dica: comprem o "guia rápido" deste livro... pouparão tempo, apesar de que a versão completa, como o próprio nome já diz, é completa ^^). Logo, não vou ficar aqui repetindo o que já foi exaustivamente escrito (como o famoso horas-bunda-cadeira - HBC, do Meirelles, ou os esquemas de divisão de horário do WD). Procurem no bom e velho Google sobre esses caras... vai ajudar muito.

Pois bem... aí vão algumas "dicas" (afinal, quem sou eu para dar dicas ;)):

  1. Se você não tem família abastada, como eu, arrume um emprego (meio turno, de preferência): ter grana ajuda, e muito, para comprar material de estudo, fazer cursos, comprar vídeo-aulas, manter a saúde em ordem, se divertir (desopilar, desestressar e se motivar) etc. FATOS: muitas pessoas que trabalham passam em concursos públicos (não é mais fácil nem mais difícil, depende de a pessoa se organizar). Sempre trabalhei durante minha Graduação e sempre fiquei entre os melhores naquilo que me propus a fazer. O segredo é administrar bem o tempo. Para isso, também, há vários livros, apostilas, sítios virtuais etc.
  2. Com a grana do emprego (ou dos parentes), compre uma cadeira ergométrica, mesa para estudo e um apoiador de livros (esses de apoiar a Bíblia... vendidos em qualquer 1,99 ou lojas de artigos religiosos). Essas dicas do Meirelles são a chave para não ficar com dor no pescoço, cabeça, coluna, cotovelos etc. Quanto menos coisas te fizer perder tempo, mais tempo vais ganhar para estudar eficientemente.
  3. Evite as redes sociais, messengers e sítios inúteis (alguém falou de fofocas e times de futebol?). Se tiver intervalo no trabalho e/ou facul, utilize-o para se alongar, beber água (leve uma garrafinha e beba durante as aulas)  ou revisar. Os mais jacobinos dos concurseiros defenderiam a exclusão de todas elas, mas algumas têm suas utilidades. Bom... em muitos sítios e até mesmo no Orkut, há forúns, materiais e dicas para o concurso que você busca. O negócio é maneirar para não virar vício e perder tempo. É melhor entrar meia hora, uma única vez na semana, do que poucos minutos durante todos os dias). #FicaaDica!
  4. Utilize um programa gerenciador de tempo e de tarefas: desde que comprei meu notebook, não consigo instalar o GNU/Linux, então vai de Office Outlook (o amarelinho... não confundir com o Outlook Express, azul) mesmo. Mas pode ser qualquer um no estilo que tenha calendário e tarefas. Assim, você pode organizar eficazmente seu tempo. Olha o meu Outlook como era no final do ano passado:

  5. Os melhores livros, vídeo-aulas e apostilas ajudam: leia o Edital do último concurso do cargo que você deseja e, dentre outros, separe todas as disciplinas (Direito Constitucional, Contabilidade etc.) e vá atrás das melhores referências. Geralmente, utilizo o Fórum dos Concurseiros, comunidades no Orkut, o Eu Vou Passar e depoimentos nos sítios dos cursos preparatórios. Tanto livros, quanto apostilas e vídeo-aulas não são de graça (os que são, na maioria dos casos, ou estão defasados ou estão sendo vendidos ilegalmente). Achá-los, logicamente, demanda tempo. Organize seu tempo para ir atrás das melhores referências (daí por que ter um emprego ou uma família "investidora" ajuda).
  6. Depois que separou o material de estudos, resolva todos os problemas que tiver: vai minha experiência: como minhas aulas na LFG começam no final deste mês (janeiro) e as do Mestrado, só em meados de março, tirei até o dia 23 para resolver todos os problemas pessoais, financeiros, profissionais e de saúde possíveis. Desde o check up no médico até levar os livros velhos da prateleira para doar. TUDO! Assim, espero, no dia 24 não ter com o que me preocupar. O primeiro passo é colocar tudo no papel, passar para o PC, imprimir e colar na porta do quarto (ou guarda-roupas etc.). Tem que colocar TUDO e ir marcando. Logicamente, o que puder resolver depois do concurso, melhor. Mas imagine minha mãe me pedindo para dar fim aos livros caducos, no meio de uma vídeo-aula de Direito Penal?
  7. Organize um calendário só para você (se você não for fazer cursinho): veja a quantidade de horas que os cursos preparatórios para concursos dão em cada matéria que for cair na sua prova e elabore uma estimativa para você. Ter noção da quantidade de horas necessárias é um bom estimador... melhor do que não ter nada.
  8. Organize um calendário só para você (se você for fazer cursinho): este é meu caso. Criei um calendário (primeiro no papel, depois no Outlook) que vai do primeiro dia de aula no cursinho até o último. Coloquei a quantidade de tempo que terei para almoçar, jantar,malhar, trabalhar, Mestrado, me locomover, acordar etc. com horários constantes. Sábado e domingo são para: fazer simulados, estudar para o Mestrado, pagar contas, lazer e namoro ^^.
  9. Em ambos os casos (7 e 8), utilize um ciclo de estudos (ver exemplo em http://www.pontodosconcursos.com.br/admin/imagens/upload/2632_D.pdf): é aquela coisa bem lógica: as matérias que você sabe mais, estude menos e vice-versa. Informática, por exemplo, eu não estudo por que sei o bastante para as provas do CESPE (gabaritei no último certame da PF... afinal, são anos trabalhando na área). Agora, contabilidade, eu não estudo em casa (só na LFG), por que é uma tática que estou usando (posso explicar depois... numa outra postagem). Eu também utilizo algumas técnicas de gerenciamento de projetos para quase tudo o que faço. Na maioria dos casos, sigo algumas regrinhas do Scrum (procura na web sobre isso. Fiz um minicurso sobre Scrum... bem legal usar). Ora, se estudar para concurso tem início, fim e objetivo, então é um PROJETO (de vida ;)). Logo, gerenciadores de projetos que mostram a situação atual e a desejada, por exemplo, são fulcrais para você medir seu desempenho, saber onde está errando/acertando e melhorar algo. #FicaOutraDica!
  10. Mantenha a saúde em dia: parece balela, mas fazer exercícios físicos (ainda mais se o concurso tiver TAF), comer mais alimentos saudáveis ("e qual alimento não é saudável?"... vocês entenderam ¬¬), beber muita água... isso tudo dá mais condição para ficar horas estudando e absorvendo de verdade o conteúdo. Ir a médicos, gripar e se sentir indisposto é total perda de tempo. Foi-se o tempo em que estudos e saúde não falavam a mesma língua. Dois dias gripado são horas de estudo perdidas. Uma hora de caminhada (incluindo o tempo para sair de casa, se alongar, andar/correr e estar debaixo do choveiro) a cada dois ou três dias é um investimento e não uma perda de tempo.
Bom... Acredito que muita gente perde mais tempo estudando sem organização do que "perdendo" um certo tempo se organizando antes de começar os estudos (para qualquer coisa, praticamente). Por exemplo, tem gente que "bate na telha" e começa a estudar para um concurso, do nada. Só que não lê os Editais direito, não possui os melhores materiais, não "organiza a casa" antes de receber as "visitas".
Estudar por um longo período tem que ter disciplina, motivação e outras coisas mais. Portanto, se é para fazer, que faça bem feito. Perder duas semanas se "preparando" para um concurso é bem melhor do que perder minutos nas várias horas que a pessoa estará estudando desorganizadamente. É igual saber que vai dar a luz a sêxtuplos e não comprar as fraldas, carrinhos, mamadeiras, estoque de leite etc.
Bom... vamos ver se isso tudo vale para o mundo dos concursos também.

Rumo à PF!

Gills

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.