quinta-feira, 1 de julho de 2010

Disiciplinas do Concurso - Parte 1 - Língua Portuguesa

Olá, amigos!

Desta vez pretendo fazer uma série especial de artigos, por volta de treze, cada uma direcionado a dicas e "bizus" para estudar cada uma das matérias da Prova Intelectual do concurso para Agente. Com a possível colaboração da Criska, talvez consigamos fazer mais edições da série "Disciplinas da Prova", com as matérias para Delegado e Escrivão também.

Então, ao trabalho!


Pois bem, galera. O tema da vez é Língua Portuguesa.

Primeiro, vamos ver o que o Edital do Concurso de Agente de Polícia Federal 2009 nos reservou:

LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regência nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual da Presidência da República e respectivas atualizações).
Como vocês veem, o conteúdo parece pequeno, mas os concurseiros sabem como essas aparências de editais enganam...

Bom, vamos ao que interessa. Antes de mais nada, você precisa definir seu grau de dificuldade com a disciplina, se é apenas com determinados conteúdos ou com a disciplina inteira, etc. Isso vai te permitir traçar as linhas gerais da metodologia de estudo para a disciplina.

Logo em seguida, começe a procurar bons materiais para estudar. Recomendações de bibliografia eu já dei várias aqui no blog, como os livros do Profº Renato Aquino (bem conhecido de grande parte dos concurseiros), ou grandes mestres da Língua Portuguesa, como Evanildo Bechara (quem puder, compre sua "Moderna Gramática da Língua Portuguesa"), Celso Luft, Nilson Teixeira, entre outros. É importante também ter um dicionário bom (nada daquele "minidicionário escolar"). Baixe e imprima também um "Guia da Nova Ortografia" (FUNDAMENTAL! Baixe AQUI ), e o Manual de Redação da Presidência da República (disponível AQUI). Ambos, a Nova Ortografia e a Redação Oficial, caem na prova.

"Armado", você poderá finalmente estudar. Fique atento para algumas coisas:

  1. Tenha um controle rígido do conteúdo que está estudando para não sair do Edital e não perder tempo;
  2. Leia no tempo livre: jornais, revistas, livros. Tenha sempre contato com a leitura (além de melhorar seu Português, te deixa afiado em Atualidades também);
  3. Interpretação de Textos: treine MUITO! O CESPE/UnB tem um tesão oculto por ferrar os candidatos nas interpretações de texto, e lembre-se que ela não estará só na parte de Português, mas ao longo de toda a prova, em Direito, Atualidades, Redação, etc.;
  4. Fique atento à Crase. Pegam muitos desprevenidos;
  5. Atenção especial para concordância, regência e ortografia. Não são cobradas só na prova de Português, mas na Redação também!
  6. Atenção para a Nova Ortografia.
  7. Procure decorar regrinhas. Elas são realmente importantes na hora da prova (o material do Profº Aquino é muito bom, nesse sentido);
  8. Exercícios do CESPE, EVER!
Muitas pessoas detestam estudar Português, e admito que era uma delas. No entanto, mudei de posição (após começar a estudar Contabilidade e Rac. Lógico... rsrs), e acredito que não é tão complicado. Pode até ser chato às vezes, mas não exatamente complicado.

Português é uma disciplina muito cheia de regrinhas. Se você tiver boa memória, amigo, está feito! Se você é como eu, ao qual a memória só guarda coisas inúteis, então você terá que usar um dos métodos de estudo mais antigos (e funcionais) do mundo: repetição, repetição, repetição... Além disso busquem fazer exercícios, mais exercícios. Isso é muito importante (tem um post, mais abaixo, sobre isso, recomendo).

A Nova Ortografia já é cobrada em concursos a um ano e pouco, acredito. Se esforçe para aprender as regrinhas (uma dica: você as fixará melhor se escrever com elas, treinando Redação, por exemplo). Fique bem atento, e quando vê "ideia", "voo", entre outras palavras, não pense que é erro de digitação do CESPE.

De todo o conteúdo do edital, acho que as partes que mais me complicam é concordância, regência, análise sintática e classes de palavras, justamente por serem repletas de regrinhas e subdivisões teóricas. Por isso digo que o mais importante após o estudo teórico é a aplicação, seja treinando Redação seja com exercícios anteriores da banca.

Interpretação de textos é algo muito cobrado na CESPE. Não se esqueçam que interpretação não está só em português, mas na prova inteira. Muitas vezes, um enunciado confuso pode te fazer perder vários pontos, se não souber interpretá-lo bem. A melhor dica para aprimorar sua interpretação, além dos livros especializados, como o Profº Renato Aquino, é ler. Isso mesmo, leia bastante. A habituação a leitura te torna cada vez mais íntimo dela, o que ao longo do tempo facilitará demais sua interpretação de textos.

No mais, galera, é isso. Português não é um bicho de sete cabeças, apenas basta saber lidar com ela, e pra isso você tem que ter paciência e prática. Estudem com afinco e atenção, exercitem bastante a memória para fixar bem todas aquelas regrinhas.

Forte abraço a todos.
E rumo à Polícia Federal!

3 comentários:

  1. É claro que cada questão da prova tem o mesmo valor,1 ponto para quem acerta e todas as matérias tem a mesma importância. Agora se fosse para colocar em uma ordem de classificação por exemplo,colocaria português e interpretação em primeiro lugar.

    Além de ser quase 30% da prova,muitos candidatos vão mal,além do que todas as outras matérias também temos que interpretar o que o examinador pede.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Português é uma matéria que realmente não gosto de estudar.
    Realmente possui mais itens nas provas, apesar, de todas as materias serem fundamentais na aprovação.
    Mas sem dúvida, é preciso um cuidado especial nesta.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas dicas, adorei o Blog! Eu e minha amiga estamos estudando para prova de Perito criminal e com certeza português é uma das matérias mais chatinhas de estudar!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.