domingo, 4 de julho de 2010

Disciplinas do Concurso - Parte 2 – Contabilidade e algumas coisas a mais

Olá pessoal,

A convite do ilustre mentor deste blog foda (desculpe a quebra de protocolo), desta vez, falemos um pouco da Contabilidade...
No entanto, adianto que fiz outras considerações, abrangendo outros assuntos também.

Espero que ajude, mas lembrem-se: estou no mesmo barco que muitos vocês: iniciante.



Livros mais recomendados:
  • Contabilidade Básica, autor Ricardo Ferreira (o mais usado e muito bem conceituado);
  • Manual de Contabilidade, autores Missagia e Velter (o que uso, recomendo).

Programa de Contabilidade, Agente de Polícia federal 2009:
VII NOÇÕES DE CONTABILIDADE GERAL: 1 Livros obrigatórios e facultativos. 2 Registros contábeis. 2.1 Método das partidas dobradas. 2.2 Lançamentos de 1ª, 2ª, 3ª, e 4ª fórmulas. 2.3 Regime de competência e regime de caixa. 3 Critérios de avaliação do ativo e do passivo. 4 O patrimônio líquido. 5 Operações contábeis comuns às empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços. 6 Principais demonstrações contábeis e suas finalidades.

A primeira observação que faço, assim como a feita pelo Eduardo na análise da Língua Portuguesa, é em relação à aparência tranquila do conteúdo. Perece pouca coisa, não?

Pois é, mais infelizmente não é bem assim...

Provavelmente você, se for o caso, que por mera curiosidade, já deu uma olhada no programa de Contabilidade geral de quaisquer dos concursos da Receita, seja Analista ou Auditor Fiscal, provavelmente pensará ser a Contabilidade da PF muito mais light, não é mesmo?

É uma verdade, com certeza. Mas não tanto quanto parece.

Para que eu ilustre o que digo, peço que vocês dêem uma olhada no programa de Direito Administrativo de Auditor – 2009, e em seguida compare com o de Agente de Polícia Federal - 2009.

Caso você tenha se dado ao trabalho, você irá perceber que a Cespe costuma ser mais “econômica” em termos de linhas em seus conteúdos programáticos.
Enquanto a Esaf manda: “Organização administrativa brasileira: Centralização e Descentralização da atividade administrativa do Estado. Concentração e Desconcentração. Administração Pública Direta e Indireta, Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.”
A Cespe faz a mesma coisa, só que mais sucinta: “2 Organização administrativa da União: administração direta e indireta”. Portanto:

A primeira dica que posso dar, embora eu faça questão de frisar que estou no começo, não sendo, portanto, nenhum expert em Contabilidade, é: tenham consciência do quanto esta matéria é importante. Não é tão pouco quanto pode parecer.

A segunda dica, que considero uma das receitas para o sucesso, é em relação à maturidade para o estudo.

Vocês podem discordar de tudo o que eu disser aqui, mas esta dica é a que faço mais questão de frisar.

Não sei se é o caso de vocês, mas conheço muita gente que estuda para Agente e insiste em uma estupidez: hierarquizar as matérias do edital!

Muita gente pensa: “Ah, vou cair em cima dos “direitos”, estudar um pouco de Português e informática. Contabilidade, Economia, Administração e Raciocínio Lógico?! Deixa para depois... Atualidades?! Quando sair o edital eu leio jornais e está tudo certo...

Bem, para que eu possa tentar tirar esta coisa da sua cabeça, vamos fazer um estudo da prova de agente federal, 2009:

  • 26 Itens (item 1 a 26) – Português;
  • 09 itens (item 27 a 35) – Atualidades;
  • 14 itens (item 36 a 49) – Informática;
  • 09 itens (item 50 a 58) – Contabilidade;
  • 09 itens (item 59 a 67) – Microeconomia;
  • 09 itens (item 68 a 76) – Raciocínio Lógico;
  • 09 itens (item 77 a 85) – Direito Penal;
  • 09 itens (item 86 a 94) – Direito processual Penal;
  • 06 itens (item 95 a 100) – Legislação especial;
  • 10 itens (item 101 a 110) – Administração;
  • 05 itens (item 111 a 115) – Direito Administrativo;
  • 05 itens (item 116 a 120) – Direito Constitucional.

Português e Informática geralmente, desde as provas de 2004, são as matérias com maior número de itens, nesta ordem. No entanto, se vocês perceberam, Contabilidade, Microeconomia, Raciocínio Lógico e Atualidades possuem 09 itens cada, assim como Direito Penal e Processo Penal!

Estão vendo? Se fôssemos pela lógica dos concursos da área policial, pensaríamos ter mais peso na prova, os “direitos”, principalmente Penal e Processo Penal. Mas isso não acontece na prática. Desde as provas de 2004, para ser mais exato.

Em 2009, inclusive, Administração teve mais peso que todas, com 10 itens, a não ser Português e Informática. Direito Constitucional e Administrativo?! Apenas 05 itens cada.
Cadê a hierarquia? Foi para o espaço, meu caro...

O segredo é focar em todas as matérias, dando o máximo, pois cada item fará diferença, podem contar com isso.

Partindo para a Contabilidade propriamente dita, eu, como um cara da área de humanas, confesso que tenho dificuldades. Mas ainda assim, é uma das que mais gosto.

Boa parte da prova da PF 2009 foi em cima das operações contábeis comuns às empresas comerciais, industriais e de prestação de serviços. Esse ponto se refere às Operações com Mercadorias e Ajustes e Operações de Encerramento, nos livros.

É fundamental que se domine as Demonstrações Contábeis: Demonstração do Resultado de Exercício (DRE), Balanço Patrimonial (básica), Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA), Demonstração de Fluxos de caixa (DFC) e Demonstração do Valor Adicionado (DVA).

Estas duas últimas, geralmente, estão nos livros de Contabilidade Avançada. A Demonstração de Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), de acordo com a Lei nº 11.638/2007, foi excluída do rol das Demonstrações Contábeis obrigatórias. Mas caso a Cespe queira nos ferrar, ela pode utilizar o DOAR ainda assim, utilizando demonstrativos anteriores ao ano de 2008.

É neste ponto, após escrever bastante, que:

Deixo minha terceira dica: a Contabilidade precisa ser estudada com antecedência, desde o início da preparação. Primeiro porque é complexa, segundo porque o programa é extremamente esparso, abrangendo muita coisa.

Sei que 99% dos candidatos a Agente, mesmo para Auditor (caso da Receita), estudam pelo livro do Ricardo Ferreira, que é realmente conceituadíssimo. Mas optei pelo Missagia e Velter, Manual de Contabilidade. São 750 páginas e ainda assim, alguns demonstrativos estão no livro de Contabilidade Avançada (DFC e DVA), tanto no caso do Ricardo ferreira, quanto no Missagia e Velter.

Perceberam? O programa não é tão longo, mas esparso. Para que se cubra o edital com livros, precisaremos comprar mais de um.

Cada um estuda como quiser, mas, de fato, o programa engana. Se você tiver uma apostila de qualidade mastigada, feliz é você! Não é o meu caso...

O edital aborda itens mais avançados, precisando o candidato ler o livro desde o início, ganhando uma base, para somente então, encarar os itens propriamente ditos do programa.
O Eduardo deu uma dica excelente para o Português, mas que em minha opinião, não serve para a Contabilidade:

• “Tenha um controle rígido do conteúdo que está estudando para não sair do Edital e não perder tempo.”

Não há como iniciar Contabilidade pelos Demonstrativos, Lançamentos, etc. Seria o mesmo que iniciar o estudo da multiplicação, sem saber somar.
Contabilidade, para quem não é da área, é bizarro mesmo. Portanto, minha dica é: compre um bom livro, leia desde o início, estudando os conceitos, o que é o Patrimônio, os Princípios da Contabilidade, Balanço Patrimonial, para somente depois partir para a nata: o que consta no edital.


A quarta e última dica é: após terminar o programa, tendo uma boa base, estude provas da Esaf, pois é extremamente mais complexa que a Cespe nesta matéria.

Dominando a Esaf, estaremos a um passo de gabaritar a Cespe, consequentemente, prestes a ostentar o distintivo e a Glock na cintura.

Ministério da Justiça, AGENTE DE POLÍCIA FEDERAL!

Que façamos da Contabilidade um dos veículos para este sonho.

Rumo à Polícia federal


Rodrigo Araújo

7 comentários:

  1. Parabens, Rodrigão!

    Texto excelente, brother... Especialmente na a sua ressalva sobre a importância "hierárquica" das disciplinas da prova!

    Muito bom, brother!
    Fica na paz.

    E rumo à PF!

    ResponderExcluir
  2. Quando resolvi fazer a prova para Agente em 2009,estava estudando fazia 3 meses mais ou menos.

    Não tinha estudado contabilidade por 3 motivos: achava que era só cálculos,que não conseguiria aprender e que na prova iria cair poucos itens.Resultado,deixei 7 questões sem responder e 2 acertos (menos mau),mas como sabemos 1 ponto pode fazer toda a diferença,imagina deixar 7 em branco em uma única matéria.

    Como a gente aprende mais com os erros do que com os acertos, a achologia dos meus 3 motivos estava totalmente errada. Contabilidade não é só cálculos (na prova de Agente são cobrados bem mais conceitos e os cálculos que cairam foram bem básicos), com estudo,dedicação e paciência conseguimos aprender como qualquer outra matéria e não cai poucos itens (como o colega postou caiu 9 no último certame para Agente).

    Rumo à Polícia federal (sem chances de voltar atrás).

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Montei esta frase com algumas postagens do pessoal e com algumas minhas,para servir de motivação.

    "O meu sentimento é de que não há alternativa,não existe chance de voltar atrás, a não ser continuar a batalhar, seguir em frente na realização do sonho,para que ele possa se tornar realidade. Derramar suor,lágrima e até sangue para ostentar a camiseta preta com letras douradas, o distintivo com o Brasão da República Federativa do Brasil (Agente de Polícia Federal) e a Glock na cintura."

    Bom domingo.

    ResponderExcluir
  4. Bruno, é verdade. Cada vez mais as provas contém um equilíbrio na divisão de itens por disciplina.
    Em relação a frase que vc montou, isso aí =). Como diria o Tomazi, do livro COT, li em algum lugar: "A perseverança é uma das principais características dos guerreiros".
    Portanto, concordo plenamente contigo. Não há como voltar atrás. Sinto que caso um de nós desista (a não ser que se dê conta de não ser a PF um sonho sincero), não terá paz! Não há como voltar atrás. Ou cumprimos nossa meta, e entramos nos portões do DPF, ou lembraremos com frustração, para sempre. E digo isso com sinceridade.
    É isso irmão, muito boa a tua frase, pode ter certeza, que a vaga é tua. Corre atrás que vc terá a Glock na cintura, e a farda preta.
    Nós, todos que acompanhemos o blog do Eduardo, teremos a chance de nos encontrar "lá dentro", basta ter fé e fazer o que é preciso: cara no livro, cuidar do físico e ACREDITAR COM O CORAÇÃO".
    Bom domingo p vc tb.

    ResponderExcluir
  5. Boas dicas Eduardo.
    O que mais chamou atenção foram as questões de POrtuguês.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Hermes, acho que você comentou no post errado.. haushaushaus. O texto aí é sobre Contabilidade e é do camarada Rodrigo, e o post de Português, este sim meu, está logo em baixo.

    Huashsuahsuhausuas...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo acertou em cheio!!!! Todos que vão disputar uma vaga nesse futuro concurso estuda muita a área de Direito...penso que o diferencial está nessas matérias como Contabilidade,Microeconomia,Noções de Administração. Essas sim vão fazer a diferença!!Bons estudos a todos...Força,Foco e Fé!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.