sábado, 30 de outubro de 2010

Crítica do filme "Federal"


O blog "Perseguindo um sonho" adverte: se for assistir "Federal", vá sem expectativa NENHUMA para não se decepcionar.



Fui assistir o filme essa tarde com o meu grande amigo Rodrigo Cruz (colaborador do blog) e não estranhamos quando vimos que, mesmo no dia seguinte a estréia (e mesmo com o reduzidíssimo número de cinemas e salas que estavam a exibí-lo), a sessão estava quase vazia. Já previámos o que estávamos pra assistir, mas se é pra falar mal, que a gente pelo menos tivesse conhecimento de causa.

Vamos ao filme, então. No geral, o filme é ruim. Infelizmente, pois acredito que muitos adorariam que fosse realmente bom. Outros torciam por isso, pra não "aumentar a concorrência no concurso". Mas o filme decepciona que espera algo legal do filme (o que não era nosso caso). Rodrigo reclamou muito da trilha sonora, e achei algumas cenas e atuações muuuuita "forçação" (se escreve assim?) de barra. Tudo muito caricato.

Algumas atuações são bem bacanas. A do Christovam Neto (acho que é esse), como policial civil, é interessante. A do "negão" (como o chamam no filme, mas esqueci o nome do ator) é forçada as vezes, mas bem divertida. Selton Mello não convence, mas se esforça com sinceridade. As atrizes são lindíssimas, especialmente Carolina Gómez, que faz a diplomata viciada.

O filme exagera nas cenas de sexo e nos diálogos. Nas cenas eróticas, pecam por serem quase explícitas e o tempo todo. Nos diálogos, pecam por forçarem a barra ou torná-los longos e monótonos. Mas há pontos positivos, claro! As cenas de ações são relativamente bem gravadas, e a participação do COT e da CAOP, embora mínima, não passaram em branco. E há cenas e diálogos realmente cômicos.

Enfim, não tenho muito mais o que falar. O filme não é bom, mas pode ser divertido se você não tiver nenhuma expectativa quanto ao mesmo, nem mesmo sobre se divertir.

Um forte abraço a todos.

E rumo à Polícia Federal.

23 comentários:

  1. Assisti ontem ao filme com meu namorado e realmente concordamos palavra por palavra com você. Sexo explícito e muito palavrão sem necessidade. Sem contar que acho que os diretores do filme não sabem qual o salário de um PF, pois a casa deles estavam totalmente desproporcionais à renda mensal de um Policial Federal. O filme ão convence e sem querer acabamos querendo "comparar" com o Tropa de Elite....

    ResponderExcluir
  2. O que dizer?
    Saí do cinema pensando: "É ruim mas nem tanto assim".
    Mas hoje, ao tentar reunir pensamentos para fazer este comentário, só me resta dizer: "È uma m. mesmo".
    Trilha sonora tosca, sexo desnecessário, mesmo. O problema não é o sexo, mas o exagero no mesmo, sem um contexto.
    A melhor cena é quando a PF invade um bar, e vemos os policiais com os coletes balísticos ostensivos, viaturas. Dá um bom clima de "FEDERAL invadindo".
    Participacões do COT e CAOP são curtas mas imponentes, como não poderia deixar de ser.
    Mas na boa, só isso, e com mt boa vontade.

    ResponderExcluir
  3. Oi amore... quanta decepção nesse coraçãozinho! kkk
    Fica chateado assim não, que eu tbm fico!

    Infelizmente vi o filme e QUERO MEU DINHEIRO DE VOLTA!

    Bom, na verdade eu já desconfiava que seria uma b****, mas paguei pra ver. E me arrependi.

    Basicamente pensei tudo que você falou: sexo gratuito, diálogos monótonos, tudo forçado, artificial, sem propósito. Uma ou outra cena bem filmada, mas no geral parece coisa feita às pressas e de qualquer jeito.

    A propósito: na nossa sessão, só tinha eu, minha irmã e uma amiga. Parece que ninguém mais se interessou por esse filme...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com aqueles que dizem que FEDERAL não pode ser comparado com “Tropa de Elite 1 e 2”. FEDERAL O FILME é realmente o filme do ano. O filme era para ter sido lançado em agosto, mas como o diretor do filme sabe que sua obra é a mesma que fazemos no vaso sanitário, foi um verdadeiro aproveitador ao deixar o lançamento após o Tropa 2 estourar nas bilheterias, pois se não fosse assim ninguém assistiria esse filme. Não é ruim por ser um filme nacional, e sim por ser totalmente tosco. Aquela cena dos federais dando rajadas de metralhadoras nos carros foi hilária.

    Meu filho de onze anos com uma filmadora na mão e com um grupo de coleguinhas da mesma idade consegue fazer um filme melhor com um custo de R$5,00 (cinco reais). Vou ser solidário com o diretor do filme e deixar meu filho ensinar como contar uma estória, montar um roteiro, montar uma cena, explicar o que é nexo…
    Selton Mello acredito que tenha feito o filme porque f… muito. Já o Michael Madsen….

    O interessante no filme é uma pequena frase no inicio, quando aparecem dezenas de marcas patrocinadoras que jogaram seu dinheiro fora, dizendo o seguinte “este filme foi selecionado para o festival nacional de cinema”. Será que vai ser premiado?

    Uma coisa é certa, nunca mais vou assistir a um filme com referência pelo elenco, mas por quem o estiver dirigindo.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, sou mais um dos que decepcionaram com esse filme, Federal, que considero ter sido mal dirigido e com atuações sofríveis. Foi uma pena que Federal não tenha correspondido as expectativas do público, poderia ter sido tão bom quanto tropa de elite, ou melhor, infelizmente é só um filme como tantos outros, destinado, a passar na sessão da tarde daqui algum tempo.

    ResponderExcluir
  6. Eu realmente cheguei com uma expectativa muito grande, pelo fato de tratar de um tema que poderia gerar muitas histórias interessantes, por ter sido filmado em brasilia podendo explorar um lado mais legal da cidade mostrando coisas boas... o filme que parece amador, pelo jeito que foi filmado e pelos maus atores rebaixa o trabalho da policia federal que é mt mais do que sair atirando em boca de fumo, rebaixa brasilia que nao é a capital do pó e rebaixa até as mulheres, que aparecem ou como prostituas ou como donas de casa que vivem esperando os maridos. É uma pena, porque tinha tudo pra ser um bom filme

    ResponderExcluir
  7. Honestamente, é um dos piores filmes que já vi.

    ResponderExcluir
  8. desde o figurino dos traficantes, passando pelas locações, efeitos especiais, cenas de ação, trilha sonora, profundidade do roteiro e personagens, nivel de realismo do tráfico...tudo faz deste filme o pior de todos...policia federal nao pode ser tema de filme pastelao...os 4 policias e principais personagens do filme poderiam ser Didi, dedé, mussum e zacarias...trapalhoes na luta contra o traficante malvado...

    ResponderExcluir
  9. Jorge Nicoletti: com a qdt de cenas pornôs esse filme tá mais pra cine privé do que pra sessão da tarde hsuahsuahsuahsuahsua

    ResponderExcluir
  10. Fui assistir esse filme ontem com os meus irmãos. O filme é simplismente podre, ele mostra uma realidade da PF q é absurda, sacanearam legal com os Federais. Não gostei do filme, achei ridículo e não recomendo a ninguém.

    Abraços galera!

    ResponderExcluir
  11. Fui assistir esse filme e perdei meu tempo, como um diretor perde tempo em fazer uma porcaria de um filme desse, nossa isso é uma vergonha para o cinema nacional.Quem estiver afim de ver filme de sacanagem e ter vergonha de ir na sessão de pornó, não se preocupe assista Federal, de bonus vc ainda escuta palavroes pra combinar com as senas de sexo explicito do filme.

    ResponderExcluir
  12. Sou Agente de Polícia Federal, Classe Especial há 11 anos e meio, 11 destes lotado no Núcleo de Operações de minha delegacia.
    Após assistir ao filme, fiquei envergonhado de tanta depreciação à nossa profissão e ao cotidiano de nosso trabalho.
    Do início ao fim, mostra policiais federais que fumam maconha, servem cocaína a prostitutas, se envolvem em vazamento de informações aos traficantes de drogas, em fuga, tortura e assassinatos de presos e testemunhas a sangue frio. Nossa!
    Quanta diferença de nosso trabalho investigativo de inteligência e respeito às leis.
    BIZARRO!!!
    Ao assistir cenas tão irreais e tão mal e pobremente produzidas, deu vontade de sair do cinema, o que não fiz para poder ter o poder de criticá-lo a todos os cantos.
    Parece que querem aproveitar a superlotação de Tropa de Elite 2, para se tornar uma alternativa. Não tiveram dignidade nem mesmo nisso.
    Restou, para mim, apenas uma dúvida, digna de uma investigação: quanto dinheiro público foi dizimado para passar uma imagem tão ruim e distorcida da instituição Polícia Federal que é hoje uma das mais respeitadas do país.
    Será que uma produção tão pobre poderia comprovar todo o investimento e incentivos públicos?
    Espero que a Direção do órgão, estando tão perto de onde foi produzido o filme, saiba determinar a inciativa de investigar o comparativo dos valores investidos no filme com os realmente gastos pelos produtores em tão pífia produção, muitas vezes patética e tão pobremente representados pelas cenas do filme, dinheiro este de origem em empresas públicas e estatais.
    Para isso, bastaria uma boa investigação que levasse a fundo tal suspeita, através dos instrumentos legais cabíveis.
    À nossa lutadora FENAPEF para se pronunciar contra quem tenta denegrir tanto a nossa imagem construída com muitos anos de sacrifício e trabalho sério...
    A dúvida está lançada.

    BASTA DE INVERDADES NESSA FARSA DE FILME!

    NÃO DEEM CRÉDITO A ATORES FAMOSOS QUE PARTICIPAM DE FILMES BIZARROS E MAL DIRIGIDOS!!!

    NÃO ASSISTAM AO FILME!

    VENHA, PESSOALMENTE, CONHECER A POLÍCIA FEDERAL E SUA HISTÓRIA.

    A POLÍCIA FEDERAL SOMOS NÓS!

    ResponderExcluir
  13. belo comentario do policial federal, eu tenho certeza que essa não é a realidade da polícia federal brasileira. Para ser sincero eu já desconfiava que o filme seria ruim , porém como sou fã do selton mello, decidi pagar para ver e me arrependi , so serviu para o ator cair no meu conceito por ter participado de um filme tão ruim, ele realmente não precisa disso.

    ResponderExcluir
  14. marcello bustamante costa4 de novembro de 2010 às 09:20

    ahausudhasuaushdashduashudhd essa mulher detonou o filme http://blog-da-criska.blogspot.com/2010/11/federal-o-filme-quero-meu-dinheiro-de.html

    ResponderExcluir
  15. FEDERAL O FILME, PRÊMIO FRAMBOESA DE PIOR FILME DO ANO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Comentários para o filme FEDERAL > http://migre.me/1ZucH #PIORFILMEDOANO #FEDERAL

    ResponderExcluir
  17. Ao nosso amigo, APF Classe Especial, muito obrigado pelo comentários realmente enriquecedor. Fico extremamente grato por sua contribuição por aqui, e apareça mais ;D

    O link que puseram foi a resenha da Criska, que também comentou o post (lá em cima).

    Os comentários ao filme realmente rederam... Pena que pra pior, já que o filme decepciona mesmo.

    Forte abraço, galera!

    Edu.

    ResponderExcluir
  18. O FILME gente, é demais!
    O delegado federal, chefe de equipe, morre!(Em uma operação).
    O outro agente morre!(Em outra operação)Com o COT,kkkkkkkk,o planejamento foi para o espaço.
    O agente especial, compra cocaína para um estrangeira, kkkkkkkkkk, e depois nao a delata.

    Bom como disse o PF, filme digno de investigação.
    Não sei como a PF autorizou o uso do uniforme e viaturas, para uma porcaria dessa, diga-se de passagem fizeram da PF, uma PIADA.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia... quero deixar também a minha crítica como cinéfila que sou a esse filme que, na minha opinião esta entre os piores que já vi!
    Quando fui ao cinema ve-lo, alem de estar vazio tinha criança, e o que chocou-me foi o fato das cenas de sexo explicito.
    Dai os comentários de que filme brasileiro nao tem qualidade. Se querem mostrar alguma realidade do cotidiano mostre-a, mais sem apelos sexuais, mude as linguagens... esse tipo de filme realmente nunca me enxem os olhos...

    ResponderExcluir
  20. Ao amigo Eduardo, respondo que é sempre um prazer poder estar aqui para defender a imagem de nosso trabalho e de toda a PF.
    Parabéns pelo seu blog.
    Iniciativas como esta nos dinamiza em acreditar que somos capazes de fazer um país mais justo e traz à tona o denodo do início e nossa carreira.
    Postei o comentário para externar a todos a minha indignação.
    Convoco a todos que façam o mesmo.

    No link abaixo, postei outro comentário, que transcrevo a seguir para amenizar a indignação geral (principalmente a minha).


    http://cinema.cineclick.uol.com.br/comentario/lista/cin_id/16003
    -----------------------------------------------


    Como Agente de Polícia Federal, venho aqui explicitar minha consternação pela tamanha incompetência na produção de um filme que jamais se aproximou da digna atividade policial federal, desonrando a nossa instituição com uma contrução bizarra de uma "pornochanchada" de mau gosto, cuja intenção demonstra ser apenas ridicularizar a instituição.
    Deplorável, também, saber que dinheiro público financiou a produção deste filme que nada tem a contribuir com a crescente valorização do antes combalido cinema nacional.
    Tal fato é digno de uma investigação profunda, pois a aplicação de tais recursos pode ser discrepante com a qualidade da produção do filme, que mancha a história do cinema nacional tentando, obviamente sem sucesso, arranhar a imagem digna do altruísmo da nossa instituição, hoje uma das mais respeitadas no país.
    Senhor diretor Eryk de Castro, seu tiro saiu pela culatra por tamanha bizarrice, incompetência e desrespeito.
    -----------------------------------------------

    ResponderExcluir
  21. Depois de muita pesquisa descobri quanto dinheiro público financiou este filme bizarro.
    Sigam os links da ANCINE abaixo, e contem os milhões de reais do dinheiro público, entregues de bandeja a um projeto de última categoria.

    http://sif.ancine.gov.br/projetosaudiovisuais/ConsultaProjetosAudiovisuais.do?method=detalharProjeto&numSalic=080498

    http://sif.ancine.gov.br/projetosaudiovisuais/ConsultaProjetosAudiovisuais.do?method=detalharProjeto&numSalic=023810

    É mesmo uma dinheirama de uma agencia dispendiosa que auxiliou a denegrir a imagem citada no meu comentário acima.

    Alguma coisa tem que ser feita...

    ResponderExcluir
  22. Boa noite, acabei de assistir o filme, e claro INSATISFEITO com a falta de qualidade do filme vim aqui expor a minha opinião para que outras pessoas não cometam o erro de disperdiçar seu dinheiro. O filme no geral foi péssimo, muito sexo, poucas cenas de ação , uma história sem fundamento, sem coêrencia e sem nexo. Alguns atores medianos, que poderiam ser explorados de melhor forma. Me pareceu que não houve estudo em relação a vida de um Policial Federal.
    Será que é da competência da Policia Federal ficar cassando Boca de Fumo?
    Qual será o perfil de um Policial Federal?
    Fiquei sem respostas.
    SUGESTÃO: NÃO PERCAM TEMPO E ENM DINHEIRO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  23. Esse filme e muito ruim, presevem a imegem que voçês tem da PF, não percam seu tempo com ele.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.