terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Kit Sobrevivência" do Concurseiro


E aí, galera! Tudo bem?

Primeiro, eu gostaria de agradecer ao pessoal que tem comentado no blog. O reconhecimento, incentivo e críticas (por que não?) de vocês é fundamental. E obrigado sobre tudo pelo apoio moral ao nosso cascudo policial civil, Persival! HUahushauhsuas... Esse guerreiro agradou bastante a galera, e podem esperar por mais crônicas do "nosso herói" xD

Hoje meu post será diferente. Hoje ele será voltado para técnicas de estudos, ou quase isso. Vou falar sobre o que eu chamo de "Kit de Sobrevivência do Concurseiro".



E o que diabos seria isso? Bem, como sabemos, ser concurseiro não é fácil. Longos deslocamentos entre curso-casa-trabalho-faculdade, materiais e livros pesadíssimos, entre outras coisas, são fatores que lidamos todos os dias, corriqueiramente. No entanto, já parou pra notar como uma falta de organização nesse ponto pode prejudicar todo o seu dia de estudo? Não? E quando você chegou na biblioteca e lembrou que havia deixado o resumo em casa? E quando você levnta de meia em meia hora pra beber água? E quando para uns 30 minutinhos pra lanchar? Nunca notou? Então vai notar agora.

O tal "Kit de Sobrevivência do Concurseiro" é um conjunto de elementos que considero essenciais para o concurseiro, em qualquer ambiente que se encontrei. O meu "kit" foi se adaptando com o tempo, conforme eu mudava de ambiente (de casa para o estágio, ou para a biblioteca da faculdade). Então vamos a eles:

"Kit de Sobrevivência do Concurseiro" - PARA BIBLIOTECAS:
  • Protetor Auricular - Sim, você está numa biblioteca, mas isso não significa silêncio (só em teoria). Ainda mais bibliotecas de universidades, que são barulhentas pra caramba. Eu não uso porque simplesmente não comprei, mas amigos meus (que estudam na minha facul e na biblioteca de lá também) usam e recomendam;
  • Garrafa de Água - Evita que você interrompa os estudos o tempo todo pra ir no bebedouro e tem mantém saudável, hidratado. Não exagere, porém, para não ter que ir ao banheiro o tempo todo, em compensação;
  • Barra de Cereais ou "Max Goiabinha" - Apenas para beliscar em meio aos estudos quando a fome aperta. De novo, não abuse (por questões de saúde);
  • Relógio - Além de controlar o tempo, você deve ter um porque deverá manter o celular desligado. Manda namorada ligar depois!
  • Roupas confortáveis - Nem preciso dizer nada, né?
  • Casaco - Estudar com frio é INSUPORTÁVEL. Como você não sabe se estará muito frio ou não na biblioteca, especialmente se ela tiver ar condicionado central;
  • Estojo (Marcadores de Texto, Lápis e borracha) - Meus resumos geralmente são feitos a lápis, então o considero essencial, bem como a borracha. Marcador de Texto é quase obrigatório, além de ajudar a memória. Mantenha tudo num estojo, porque você interrompe a linha de raciocínio e perde tempo ao ficar vasculhando a mochila/bolsa em busca do maldito apontador! Se organize!
  • Cadernos - Eu mantenho sempre dois comigo: um de conteúdo e outro de resolução de questões e redações. Sim, eu as separo, mais por uma questão de objetividade e praticidade mesmo. O meu caderno de conteúdo tem as páginas divididas em diversas cores (verde = Dir. Constitucional, rosa = Dir. Administrativo, amarelo = Proc. Penal, azul = Penal, etc). Palhaça pra uns, organização e memorização pra outros ;D
  • Livro/Texto do Dia - Pré-definido, galera, por favor. Às vezes se chega na biblioteca e, ao vasculhar a mochila, percebe que deixou o diaxo do livro em casa. Acontece, gente, acredite (experiência própria xD). Portanto, preste atenção!
  • Questões - Se você é como eu, que pratica imediatamente após o aprendizado, leve as questões (ou livro de questões, o que for). É até bom para para ir praticando no descolamento até a biblioteca, se você é como eu e não gosta de perder tempo;


"Kit de Sobrevivência do Concurseiro" - PARA ESTÁGIO/TRABALHO/DESLOCAMENTOS:
  • Resumos/Fichas - Não é bom você abusar da boa vontade de seu chefe. De pronto, é bom deixá-lo avisado das suas intenções de aproveitar os horários ociosos pra estudar (de preferência, tente ser comovente ao falar-lhe sobre isso xD). Então seria legal você não tirar aquele livro de Dir. Proc. Penal com mais de 1000 páginas da mochila, marcadores de texto, livro de exercícios, e montar todo o resto do circo. Seja prático, eficiente. Fichas são excelente pra isso - trabalhosas, mas muito práticas!
  • Lista de questões - Mesma coisa: aproveite os momentos ociosos e vá fazendo questões de revisão. Use em seu favor o modo de resolução CESPE, em que a questão é curta e objetiva;
  • Leitura complementar - Para não perder tempo, entre os minutos sem fazer nada, deixe ao lado da sua mesa o livro ou revista que faz parte da sua lista de materiais e leituras complementares (crio já ter comentado isso aqui);

"Kit de Sobrevivência do Concurseiro" - PARA CASA
  • Protetor auricular - às vezes, nossa casa é extremamente barulhenta. Se não puder ir para uma biblioteca, use um protetor;
  • Garrafinha de água;
  • Biscoito ou qualquer lanchinho;
  • Tenha tudo o que precisará para os estudos à mão, para não ficar levantando o tempo todo.

Meu local de estudos em casa.



É isso aí, galera. Desejo um bom estudo para todos vocês e um excelente feriado!

Antes de terminar, gostaria de mostrar para vocês minha mais nova aquisição: Persival, o APF! Rsrs... Explico: depois de ter assistido "Federal", eu e Rodrigo fomos dá uma volta no shopping, e então encontrei esse pequeno souvenir, que procurava a mais de um ano, após tê-lo visto uma única vez em uma loja num outro shopping. Finalmente encontrando (depois de ver um filme sobre a PF e na companhia de um futuro APF), o comprei de imediato! Foi caro, mas valeu a pena.




Agora toda a vez que, em meio aos estudos, eu quiser parar, vou olhar pra ele e me reanimar, me remotivando e relembrando o que almejo ser, e serei.

Forte abraço a todos!

E rumo à Polícia Federal.

4 comentários:

  1. Pô Edu, legal demais o Persival, já vi uns desse por aqui, mas nunca um que fosse PF mesmo.

    Quanto ao Kit, o meu é composto basicamente pelas legislações resumidas, as apostilas do cursinho e um pen drive de 16 Gb onde tenho todas as aulas gravadas em audio e muuuiita matéria em PDF e afins.

    Mas realmente, ter tudo à mão facilita as coisas.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Fala ae parcerão,
    Felizaço com o APF Perciva, não? huahauhauua
    Bem interessante o post. Algumas dicas do post eu já utilizo. Mas tem uma fundamental que realmente não me ocorreu. Fazer fichas para ler no estágio.
    O meu estágio é ideal para isso. Dá para ler várias fichas, e realmente, sem pegar mal ao abrir um livro.
    Bração fera.
    Rumo à PF (cada vez mais perto)

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Mari, esqueci disso. Quem tem Notebook deve aproveitá-lo ao máximo. Carregue tudo nele e use-o para estudar (na biblioteca da minha faculdade tem internet wireless, o que ajuda muito quem tem computador).

    Eu mesmo queria comprar um, mas a grana tá apertada, e prefiro tirar minha carteira de motorista logo xD

    É, Rodrigão, felizásso! Usa as fichas sim, brother. É hoje de começar a jogar o jogo mais seriamente, o concurso está chegando.

    Forte abraço a vocês!

    Edu.

    ResponderExcluir
  4. Dae Edu !!! pô cara, onde acho um persival ??? preciso de um para ajudar na motivação, se achar algum na net pra comprar me avisa ai... marcelosribas@hotmail.com

    abração e sucesso !!

    Marcelo

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.