domingo, 24 de outubro de 2010

O governador e a Polícia Federal

O governador de Roraima e candidato à reeleição, Anchieta Júnior (PSDB), foi abordado hoje por agentes da Polícia Federal, em Boa Vista. A ação causou tumulto, uma vez que seguranças dele e agentes federais apontaram armas uns para os outros, no centro da cidade, perto do Palácio do Governo.


A Polícia Federal afirma que investigava uma denúncia de transporte ilegal de dinheiro para compra de voto e que não sabia que o governador estava em um dos veículos. O carro em que Anchieta estava e outro veículo onde estavam seus seguranças foram revistados pelos policiais. Nenhuma irregularidade foi constada e nenhuma pessoa foi detida.

Mesmo assim, a ação policial foi suficiente para acirrar os ânimos. Cerca de 200 pessoas, entre correligionários de Anchieta e do candidato de oposição, Neudo Campos (PP), foram para a frente do prédio da Superintendência da Polícia Federal em Roraima, onde realizaram protestos. Três pessoas foram detidas sob a suspeita de causar tumulto a ordem pública e em seguida foram liberadas.


Tanto o superintendente da PF-RR, Herbert Gasparini, quanto o governador Anchieta Júnior minimizaram o episódio em entrevistas concedidas a imprensa. O fato de os agentes federais e de seguranças empunharem armas foi tido como "normal".

"Foi uma fiscalização, como foi sempre feita pela PF. Nós tínhamos um informe de que um carro com as mesmas características do que foi fiscalizado tinha irregularidades. Ninguém sabia que o governador estava no carro, mesmo porque ele tem o carro dele, que é oficial, e este [alvo da fiscalização] tinha propaganda política", disse Gasparini.

Anchieta disse que a ação foi uma abordagem de rotina e que essa era a quarta vez em que era revistado pela PF. Ao mesmo tempo, acusou o grupo de oposição de criar fatos políticos negativos contra sua campanha.

"A ação foi imparcial. A Polícia Federal é uma instituição séria, que eu respeito e com certeza estava investigando denúncia que considero infundada, pois não tenho dúvida de que nossa oposição quer criar tumulto, para atrapalhar o processo eleitoral", disse.

Apesar disso, o governador afirmou que "não acha natural um governador ser revistado". "É um processo eleitoral atípico. Nunca tínhamos visto como essa dimensão", declarou.

Fonte:

TEXTO - AQUI / FOTOS - AQUI

___________________________________________________________________

Tenho um grande amigo, também candidato a PF, do estado de Roraima, o Amaro Rocha. Até o convidei a escrever sobre o assunto aqui, mas ele disse que eu é que deveria falar, uma vez que ele seria "parcial" no seu discurso. Ouvindo a história política do estado, do governado e da PF no estado, narrada por meu amigo, fui procurando ter uma imagem, construindo uma opinião sobre o todo, para não ser superficial.

Não tenho palavras pra descrever o tamanho da minha indignação ao ler a notícia, ainda nessa semana. Fui tomado de um profundo sentimento de revolta, ódio mesmo, contra diversos pontos da notícia: governador indignado por ser abordado pela PF, pessoas manifestando-se CONTRA a PF, acusações infundadas sobre a PF está fazendo jogo político, entre outras coisas.

A primeira coisa que tirou do sério, sem dúvida, foi a reação a notícia. Rapidamente divulgada nos meios midiáticos, a notícia soava como uma "afronta" ao "digníssimo" governador. Não que o mesmo já tivesse se manifestado a respeito (a posição do mesmo viria mais tarde, vejam AQUI), mostrando-se então tranquilo, dizendo que a PF só tinha feito o trabalho dela, que não se importava, etc., embora claramente não seja essa a reação que observamos nas fotos acima, mas essa é outra questão. O que de fato me irritou foi o fato de colocarem o governador na posição de "intocável", exatamente como no filme sobre a máfia (se é que me entendem...). Afinal, ele é melhor do que QUEM, para não ser abordado por agentes da lei, tendo seus direitos garantidos e tudo o mais?

O superintendente da PF em Roraima, Dr. Herbert Gasparini, afirmou que não sabido quem se encontrava nos veículos. Fique tranquilo, doutor! Afinal, se fosse sabido ser o governador no carro, a abordagem não seria feita? Espero que não, que fosse feita assim mesmo. Afinal, se não a Polícia Federal, polícia judiciária da União, quem é que averiguaria a denúncia? A Polícia Civil estadual, que por sinal tem na figura do suspeito o seu chefe? Obviamente, não.

Mais impressionante é a reação popular. O povo foi protestar CONTRA a atuação da PF! Dá para acreditar no nível da ignorância? Não estou dizendo que são ignorantes por serem partidários do governador (talvez sejam mesmo), mas estou dizendo que são ignorantes pela postura absurda, pra não dizer idiota. Protestar pelo fato da polícia trabalhar? Protestar para se garantir o LEGÍTIMO processo eleitoral, sem fraudes ou compra de votos? Protestar por abordarem o chefe do executivo estadual, como se fosse um absurdo?

Vi algumas pessoas comentando que a Polícia Federal estava sendo usada como manobra política. Talvez. Não vou dizer que a PF está livre disso pois, afinal, tem chefes, como a maioria de nós. No entanto, é algo bem pertinente, não? Uma bela saída pela tangente. Afinal, questionar a atuação da Polícia Federal, uma das instituições mais respeitadas do país, é bem mais fácil do que jogar limpo com o povo, não? Me pergunto: se o caso não tivesse rompido as divisas estaduais, será que as coisas não teriam sido diferentes? O governador sendo mais enérgico em sua posição, o superintendente de PF menos ponderado ao defender a legalidade do seu trabalho, o povo aclamando com ainda mais fervor a corja de corruptos do Estado... Lembrando também que o citado governador não tem ficha limpa não.

Penso também na situação da região Norte do país, correndo o risco de falar bobagem. Por não estar sempre na mídia (pelo menos não na do sudeste), as coisas ficam muitos restritam aos âmbitos estaduais e regionais, inclusive a política(gem). Dou graças por termos órgãos como a Polícia Federal, para salvaguarda a democracia e a legalidade em lugares como o Estado de Roraima.

Todas as minhas críticas terminam duras, emotivas e secas. Algumas (por que não?) equivocadas, até. A maioria soando como desabafo, pra ser sincero, e talvez de fato seja mesmo. Me pego pensando o tempo todo no rumo das coisas e fico com medo, de verdade. Nos deparamos as vezes com coisas tão absurdas que não sabemos se rimos ou se choramos.

Nesse caso, em específico, rio. Pois um dia, posso ser eu o próximo a abordar um governador numa região inóspita no norte do Brasil. E quando assim o fizer, não vou abaixar minha cabeça, pois tenho certeza que estarei no estrito cumprimento do meu dever legal.

Rumo à Polícia Federal!

9 comentários:

  1. Coisas do tipo "crítica às atitudes do Governo Federal" em si, Edu, se tornou comum desde 1988, com a criação do Estado de Roraima. Tivemos verdadeiros líderes na prefeitura da Capital, e no comando do Estado. Desafortunadamente, tivemos também alguns fanfarrões, verdadeiros "brincantes" de micareta, com idéias positivadas no coronelismo, degradando de vez a idéia do que seria uma honesta política. A coisa se profanou. A idéia da solidariedade corporativista se impregnou na cultura e o negócio ficou feio. Ora, digo isso, pois havia somente benefícios para grupos fechados. A Folha de Boa Vista, mesmo, apontava piamente para especulações e fatos que denotavam uma característica padrão e cultural, já enraizada, no nosso pequeno povoado de 360.000 mil habitantes.

    Com a demarcação da Raposa Serra do Sol, há menos de dois anos atrás, houve aquele eficiente trabalho de bravos homens para a contenção de Distúrbio de Civis (os responsáveis, claro, foram a Polícia e Guarda Nacional), aos moradores locais (não índios) revoltados com tal "atitude hostil do governo",e, que tiveram que se retirar.

    Deputados Federais do Estado de Roraima não apenas rosnaram, como latiram e xingaram policiais federais, policiais militares da guarda nacional, coronéis, delegados, outros deputados federais e o presidente da república. Tudo isso, claro, na frente de representantes "ofendidos" e etc. Nós roraimenses, vimos apenas um certo interesse na idéia de fazerem nome e se ele(reele)gerem nas famigeradas eleições, onde poderiam passar quatro anos abanando o rabo e comendo da nossa cara ração.

    Neste dia (21.10) de fúria da imprensa, ao apontar determinada situação ocorrida numa calma manhã de uma demorada quinta-feira, vimos a repercussão das manobras contra o Governo no geral. Sim. Essa abordagem da Federal(Polícia), serviu apenas para mostrar que o policiamento está acontecendo efeticamente em nome da União e do interesse coletivo, abarcando qualquer idéia de possível repasse de verba não confirmada.

    Em um canal local, o Governador esclareceu sobre o ocorrido, mas em dado momento, se referiu como manobra do candidato opositor. Nessa condição, o próprio Anchieta (O abordado pela PF), titular do comando do Estado de Roraima, se mostrou indignado, ao passo que foi imaturo e desprovido de qualquer associação ao interesse do povo, que somente quer tranquilidade e eleição justa. Todas estas fotos, noticias espalhafatosas e repercussões foram contra o Estado Democrático de Direito e toda a democracia em si.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "o governador afirmou que 'não acha natural um governador ser revistado´"

    Tá bom, vossa Magnitude. Vou pensar bem antes de revistá-lo, para não ofender vossa digníssima e intocável pessoa.

    Só é natural revistar preto, pobre e prostituta, né não, benzinho?

    ResponderExcluir
  4. Ridículo.

    Seja o Papa João Paulo II no carro, os policiais não tem bola de cristal, amigo...
    Se estavam investigando e tinham de abordar o carro, desde que o faça com respeito ao ocupante do veículo, seja pobre, rico, negro, branco, milionário, político, artista, Papa..., não estão errados.
    Se nada for encontrado, fim de papo. Se a revista foi feita de forma respeitosa, sem "esculacho", amparada pela lei, seja quem for no veículo, nada pode dizer.
    Exemplo típico de discussão idiota provocada pela mídia.

    ResponderExcluir
  5. O ilustre governador, deve avisar a policia federal da próxima vez que decidir sair de casa, para que os agentes federais, tenham tempo de se curvar e reverenciar.

    ResponderExcluir
  6. aqui na regiao Norte, em todos os estados é assim mesmo, os governadores se acham dono de tudo, pq eles ja mandam na policia estadual e agora querem mandar na policia federal, um absurdo...se acham intocáveis né...

    ResponderExcluir
  7. Essas eleições estão bonitas por aqui com a atuação marcante da PF.

    ResponderExcluir
  8. Os agentes estavam investigando e não sabiam que o governador estava dentro do carro? baita vigilância essa, heim?
    Me perdoem amigos, mas isso pareceu sim manobra política. Não quero dizer que os agentes ou a PF estivessem de acordo, mas podem muito bem ter sido usados. Ou podem muito bem também terem feito a ação nesse interesse.
    Não achem que a PF só tem santinhos, pois não é bem assim, se vocês acham que ela está acima de tudo e de todos, estão pensando da maneira que estão a dizer que o governador pensou.
    Minha família toda é polícia, mas não é por isso que eu vou ser parcial. A abordagem poderia sim ser apenas uma rotina, mas, não venham me dizer que não é estranho se revistar o carro de um governador, e foi o que ele disse, ele nãoa chou ruim, achou estranho. O governador é a autoridade máxima no Estado, e aqueles que dizem que é comum e típico parar governador pra revistar seu carro andam vendo muito filme e não tem nenhuma proximidade com o universo policial. Uma abordagem dessas é muito temerosa, deve ser feita com absoluta certeza de que vão encontrar algo, senão fica feio e podem surgir problemas. Eu aposto que o responsável pelo S.I. tomou uma mijada daquelas, afinal, vigilância feita, abordaram o carro do governador para nao encontrar nada.
    Abram os olhos, entrem para a polícia e tentem sim consertar o mudo, quando estiverem certos não fiquem por baixo, quando estiverem errados peçam desculpas, mas nunca, nunca mesmo se coloquem na situação como melhores ou piores que ninguem, que foi o que ocorreu aqui nos comentários, colocaram a polícia como melhor que todos, e não é bem assim, é por isso que constantemente vejo gente dizendo q a policia tal é melhor que a policia tal, que é pior que a policia tal. Não existe policia boa ou ruim, existem policiais.
    Abram os olhos. Abraços e fiquem com Deus.

    ResponderExcluir
  9. Seria isso uma bomba?

    http://www.fatoreal.blog.br/politica/pf-e-anchieta-relacao-e-mais-profunda-do-que-se-imagina/

    Ps: Tenho nojo de anonimato..

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.