sábado, 9 de outubro de 2010

Leituras Complementares: só estudo não basta



E aí pessoal, tudo bem?

Estou passando por uma fase meio negra, iniciada com uma descoberta essa tarde, sobre questões de saúde e do Exame Médico da PF. Talvez semana que vem eu descubra que não possa entrar na polícia, então podem imaginar meu estado de nervos, não? Conto melhor isso quando tiver o exame em mãos.

Enquanto isso, tento me animar com "Tropa de Elite 2", o filme do ano pra mim (resenha amanhã a noite, provavelmente). Desde de sexta estou extremamente inquieto, louco pra vê esse filme. Agora, com ingresso comprado pra amanhã, aguardo ansioso.

Esse post eu quero falar um pouco mais sobre as dicas do William Douglas. Eu sei, estou enchendo o saco com isso, né? Mas é realmente importante. Pra mim significou muito, e quero transmitir um pouco desse significado a vocês, e a galera, de maneira geral, tem percebido isso. Recebo dezenas de e-mails sobre os posts de dicas de estudo, mostrando a aceitação da galera. Mas o que vou falar hoje se refere a leituras complementares ao estudo para o concurso.



Desde o capítulo sobre construção do quadro-horário, WD fala da importância do estudo e leituras complementares. Quanto ao estudo, ele se refere especialmente à jurisprudência e informativos do STF e STJ. No que se refere a leitura complementares, ele indica algumas, e eu indicarei outras, adaptados a nossa realidade de Polícia Federal. Em ambos os casos, ele ressalta a importância de reservar um horário na sua grade de estudo para essas "disciplinas complementares".

Uma leitura fundamental que WD abriu meus olhos para a importância são as publicações da banca, no nosso caso, do CESPE/UnB. Atualmente, o CESPE publica o "Jornal do CESPE" , onde consta alguns artigos extremmente relevantes para candidatos a concurso público. Dicas de como as provas são montadas, quais os objetivos, os sistemas de avaliação, entre diversas outras coisas que podem nos apontar a direção nos estudos. O Jornal está na sua 19ª edição.

Além dele, outras leituras que considero excelentes são as diversas dissertações de mestrado e teses de doutorado que falam sobre a Polícia Federal, direta ou indiretamente. Há diversas delas no Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, mas uma em especial me chamou a atenção. Se trata da teses "POLÍCIA FEDERAL: A ELITE POLICIAL TRAÇANDO IDENTIDADES E DISTINÇÕES", da Carolina Cancian Bajotto (disponível AQUI).

Além desses, temos a nossa querida literatura policial. Dividiremos em duas categorias, as fictícias e as técnicas. As fictícias são as de histórias, que todos gostamos. Maior exemplo dessa categoria é o novo "Elite da Tropa 2", livro novo e independente do filme, como foi no caso do primeiro livro e primeiro filme.

Quanto aos técnicos, há uma farta gama de livros. Alguns (que recomendo) são:
  • "Atividade Policial", do estimado Profº Rogério Greco (imprescindível, pra mim);
  • "Deliquência no Brasil - Verdades e Soluções", do delta da PCERJ Fausto C. Candiago (não publicam mais, mas é fácil de achar em sebos, especialmente no Rio, ou online, no Estante Virtual);
  • "Charlie Oscar Tango - COT", dos já conhecidos Betini e Tomazi, consagrados (ex?) operadores do COT;
  • "Sangue Azul", de Leonardo Gudel (recomendação da Criska, vide comentários);
  • "Atividade de Inteligência e Legislação Correlata", de Joanisval Brito Gonçalves. Apesar de não ser essencialmente sobre um assunto policial, eu acho a inteligência (serviço de) fascinante. Resenha do livro no Concurseiro Solitário;
  • "Da Perícia ao Perito", de Reinaldo Pinto Alberto, que apesar de também não ser sobre a polícia, me parece interessante;
  • "O julgamento de um serial Killer - O caso do Maníaco do Parque", de Edilson Mougenot Bonfim, o próprio promotor do caso. O livro inteiro parece ser um acompanhamento minuncioso do caso, com texto relatado das próprias palavras do promotor. Excelente para entender o funcionamento de um processo penal criminal;
Enfim, existem muitos outras leituras complementares. É importante estarmos atentos a esse tipo de leitura, mas sem esquecer da leitura geral, que é extremamente importante também. Não só leiam, mas escrevam também, escrevam bastante! Escrevam resumos, redações sobre os temas dos livros, temas propostos, do jornal, posts de blog (rsrsrs)... Enfim, leiam e escrevam bastante!

Um forte abraço para vocês!

E rumo à Polícia Federal (se Deus quiser...)

5 comentários:

  1. Ai.. Edu meu querido.!!

    Infelizmente compartilho da mesma apreensão em relação aos exames médicos. (Mais detalhes acompanhe meu Blog!)

    Mas vamos fazer pensamento positivo. Ninguém disse que seria fácil.

    Tenho que fazer uns exames e confesso que meus nervos estão à flor da pele.

    Mas de uma coisa eu sei .. só desistirei quando não houver mais luz no fim do túnel e me disserem que não dá mais.!

    Enquanto isso busquemos energia e vamos atrás de nosso sonho.. até o último limite.!

    "VOCÊ É MAIS FORTE QUE VOCÊ".!!

    Força aí Meu Amigo.. e não deixa a peteca cair.
    Estamos juntos.!!!

    Abraço grande.

    Alessandra Vidal

    ResponderExcluir
  2. Alê, meu obrigado, meu amor.

    Sim, sim. Já tenho até um "mapa de operações táticas" no caso da pior das hipóteses: tratamento (se houver), cirurgia (se puder), laudo médico em meu favor, meios judiciais, medicina alternativa, Deus, fisioterapia, etc... O que der, farei.

    De uma coisa eu sei: só desisto se o médico do CESPE chegar pra mim e disser "Acabou pra você".

    Mas vamos sim, com força, a gente caminha em direção ao nosso objetivo. Como você disse, ninguém disse que seria fácil.

    Só fiquei chateado porque você não comentou dos textos sugeridos! Haushaushushus... Brincadeira.

    Um grande beijo.

    Edu.

    ResponderExcluir
  3. Meu Amigo...

    Não precisa ficar chateado.! e nem brigar comigo.. Rsrs!!

    É muita informação e das mais valiosas diga-se de passagem!!

    Estou atrasada quanto essas leituras.! Que vergonha! Tenho que ajeitar isso. Lembrei que no post passado você comentou sobre a otimização do tempo, que é MUITO PRECIOSO.!! É BOM.. esses puxões de orelha.!! rsrs!!

    Dessa lista tenho o Charlie Oscar Tango - COT. (E boa pergunta: Eles são "ex" cotianos?)

    Ainda quero dar uma olhada no do Greco.

    Criska sempre comenta também lá pelo Blog dela.. e é super bacana e bem direcionado.!

    É como Criska sempre sugere.. ir na livraria e se debruçar nos títulos.!

    Quanto ao filme.. Tropa de elite 2 quero ir próxima semana.!

    Viu que os deveres de casa são muitos? Faz mais de duas semanas que não uso a internet.. imagina o quanto de coisa acumulada que tem! rs!

    Mas o da Carolina Cancian Bajotto também me chamou a atenção e vou olhar com calma.!!

    Sei que se não fizer os deveres de casa não vou receber a estrelinha no meu caderno. rsrs..!!!

    Então rumo aos estudos e leituras.!!

    Beijão.!!

    ResponderExcluir
  4. Poxa vida....
    Antes de mais nada te dizer que estou como você em relação ao medo de entrar ou não na PF. Mas farei tudo, até o fim. E vamos ver o que acontece.
    Força e fé!
    .
    Sobre os textos, gostei principalmente do material que indicou. É bom pq dá uma animada quando a energia está no fim. E tb pq não perdemos o foco, continuamos a ler coisas relacionadas com o que estudamos, mas de forma mais leve.
    .
    Vamos em frente!!

    ResponderExcluir
  5. Ei, que história é essa de descobrir que tu não pode entrar pra polícia, mô? "Pode parar com essa história, pode ir parando com isso..." hehehehehe

    Não vacila não, se tem problema, resolve! Problemas todos nós temos, veja eu: DUAS cirurgias, e amanhã tenho mais exames! Nada garante que nessa semana eu não descubra mais alguma coisa errada aí.

    Eu sempre estarei aqui apoiando vc, a Ale, e os outros, vcs já fazem parte da minha vida e se desanimarem eu me sentirei muito mal. Força aí, lute, lute, lute até o fim, tenha fé, vai dar certo!!

    Quanto aos livros, esquece o Investigação Criminal. É baseado no sistema norte-americano, que é diferente. Ele serve só pra quem é muito fanático por investigações (tipo eu). Sugiro o SANGUE AZUL, que é no estilo de Elite da Tropa (que aliás, tá faltando na sua listinha, more).

    beijão

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.