domingo, 28 de novembro de 2010

"Vencemos."




Polícia Federal


CORE - Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais


Marinha do Brasil - Corpo de Fuzileiros Navais


Exército Brasileiro - Brigada Páraquedista (PQD)


Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro
Policiais Federais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes - DRE e Fuzieleiros Navais


Batalhão de Operações Especiais - BOPE/ Polícia Militar (alguém notou a piada da foto?)


Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro


Engraçado como são as coisas. Hoje, depois da última semana de caos e guerra no Rio, vejo muita gente falando do "circo que foi montado pelo Estado", sobre a "hipocrisia da população", que "nada disso vai acabar", que é "só pra inglês vê", que o povo é "burro", e está sendo "bestializado pela Globo", etc., etc., etc...

Comentei com alguns amigos que não sabia o que fazer com o meu ódio. Ódio contra o Estado, que deixou a merda chegar aonde chegou; ódio contra a população, que agora banca de vítima, quando muitas vezes era conivente com a criminalidade; ódio contra os "policiólogos" e "intelectualóides", que se acham super especialistas e críticos; ódio especial contra os bandidos (esses, nem preciso dizer porquê). Isso tudo me irrita de uma forma que nem consigo expressar, e justamente por isso, mantenho-me paradoxalmente indiferente.

Fatos são fatos. Vamos lá, então:
  • A responsabilidade é do Estado por deixar onde chegou: verdade indiscutível. Sérgio Cabral, nosso "digníssimo" governador, posa de grande salvador do Rio de Janeiro, quando o próprio foi por diversas vezes conivente com o estado de terror permanente da cidade. Foi preciso esperar quatro anos, garantir sua reeleição e ter uam onda de atentados para que se fizesse algo realmente bom, como o que foi feito PELOS HOMENS DAS FORÇAS DE SEGURANÇA (sim, porque apesar de mandar, o senhor provavelmente só levantou a bunda da cadeira pra aberta a mão de algum político e futuro aliado, como a Dilma);
  • As coisas não vão mudar: discordo. Se não exergarmos ações como essa, inéditas, com diversas forças de seguranças de várias esferas de poder atuando em conjunto, como um começo, um princípio, ou o anúncio de um novo capítulo da história do Rio, então o que se esperar como "um novo começo"? Que uma bomba nuclear exploda e a cidade tenha que ser reconstruída?
  • O Estado sai como herói de uma coisa que ele próprio criou: verdade. O povo vai, de fato, achar que nosso governador é o máximo, quando na verdade, como disse, foi parte dos "30 anos de omissão do Poder Público", a qual ele tanto declara;
  • A polícia continua corrupta, e povo agora vai esquecer disso e só vê-los como heróis: vê-los como heróis é muito justo. Provavelmente, também esquecerão dos que difamam as corporações, os corruptos. Mas o serviço prestado pela polícia nesses dias é de uma eficiência inquestionável! Ou não? Nunca antes as polícias do Estado atuaram tão bem, em tamanha harmonia, e com tamanha eficiência;
O que aconteceu no Rio nessa última semana, pelo menos na minha concepção, foi um despertar. Um despertar de que as coisas podem sim mudar. O Poder Público tem plena capacidade, como demonstrado, para combater o tráfico.

A atuação das forças de segurança merecem especial destaque. Minhas conglatulações e eterna gratidão aos policiais federais (COT, GPI's e outros agentes), fuzileiros navais da Marinha e PQD's do Exército. Sem vocês, seria impossível. À PM, Polícia Civil, BOPE e CORE, nossos homens, toda a glória. Repito incessantemente: HERÓIS, HERÓIS, HERÓIS! Contra o brado de protesto dos "policiólogos" e "intelectualóides", muitos dos quais meus próprios amigos e professores de faculdade, que afirmam de uma hora pra outra a população passou a amar a polícia, eu me levanto. Há policiais corruptos? Claro! Mas questione se não foi essa mesma "polícia corrupta" que, com a sua presença numa esquina de um bairro qualquer, impediu que fosse o SEU carro o queimado. O que se precisa fazer é uma "limpeza" nas corporações, mas que o trabalho policial foi incrível, não há como negar. Verdadeiros heróis, guardiões do povo.

Haverá, e já está havendo, uma mudança. Um amigo meu, grande amigo, chamou minha atenção sobre o fato de ter aviso uma "desmoralização do povo". Como assim? Simples: o povo, que antes gritava aos quatros ventos sobre a "polícia covarde" que tinha, agora engole em seco a excelente atuação policial dos últimos dias. Mais do que isso, aplaude. Denuncia também: o número de denúncia dos próprios moradores foi impressionante, nunca clara demonstração de confiança na polícia e no Poder Público. E isso é um dos principais passo para a mudança.

Outro sinal de mudança é a experiência da atuação de tropas estaduais e federais, JUNTAS, vencerem o tráfico. Nas palavras do querido Rodrigo Pimentel: "Esse modelo, de integração de forças, parece invencível". Isso só mostra que, quando o Estado QUER (por conveniência política ou não), ele consegue sim, vencer. Além disso, graças a super-veiculação midiática, o Estado se vê extremamente pressionado a tomar certas ações, como o próprio Ministro da Justiça demonstrou, ao requerir o isolamento dos chefes do tráfico em Catanduvas, e a OAB, ao processar administrativamente os advogados acusados de conivência e cumplicidade com o crime organizado.

Claro que nem tudo são flores. Minha cabeça dói só de lembrar o que será feito agora com os diversos presos do Complexo do Alemão nesse domingo: levado a julgamento, condenado a incontáveis anos de prisão, vai para o presídio ser sustentado pelo dinheiro público (NOSSO dinheiro), recebe uma série de benefícios, saí no próximo Natal ou em regime semi-aberto, e nunca mais volta a cadeia até a próxima megaoperação. Mais um marginal na rua em alguns anos.

Evidente que o nosso sistema prisional não recupera ninguém, e isso é um ponto a ser mudado. Bem como as nossas leis penais utópicas, que confia na "boa fé" do meliante, ao vê-lo sair pela porta de frente do presídio para jantar com a família e nunca mais voltar. Há muito a ser pensado, e muito a ser repensando também.

Tenho a mais plena convicção de que as críticas ácidas a atuação policial e do Estado continuarão, e devem continuar. É assim, debatendo, discutindo opiniões, que se tem um Estado Democrático de Direito. No entanto, peço aos mesmos críticos que, ao invés de só criticar, que apresentem propostas de mudanças e que hajam de acordo. Não adianta o povinho de Ciências Humanas barcar especialista em Segurança Pública fumando seu baseadinho e alegando que "não faz mal". Além disso, um outro grande inimigo a ser vencido é o ceticismo de um grande grupo da sociedade, criados ante a desconfiança dos anos e anos de corrupção e conivência do Estado como o crime organizado. Compreensível suas posições, embora suas críticas e opiniões continuarão a ser iss, somente crença de que as coisas funcionem assim.

Como disse antes, prefiro enxergar isso como um indício de dias melhores do que como um "circo pra inglês vê", como já disseram alguns. Poder bater no peito e se orgulhar dos homens com a qual você pode contar para te proteger é bom demais. Estão, TODOS, de parabéns. Foram vocês, e SÓ VOCÊS, os heróis do Rio. Para quem disse que era apenas uma resposta política a um "povo bestializado", que é "política do pão e circo", permaneçam com suas eternas críticas. Mas procure alguém do Complexo do Alemão depois, e pergunte-lhe a real importância do que foi feito ali.

E rumo à Polícia Federal!

5 comentários:

  1. E ae Du!

    Muito boa a matéria! Esses heróis realmente merecem nosso aplauso e nossa gratidão (mesmo de quem não more no Rio de Janeiro).
    Sem contar que a coordenação entre as várias esferas do Poder foi crucial para o sucesso da missão. Espero ver (e também poder participar!) futuras missões dessas acontecerem Brasil adentro!

    E rumo a PF!

    ResponderExcluir
  2. Fala irmão. Ótimo post!
    Como carioca apaixonado por esta cidade, posso dizer que, inicialmente, sinto uma esperança renovada. Mas quando começo a pensar muito no assunto... :(
    Mal ou bem, este é um fato histórico e inédito, e como vc mesmo bem disse, por politicagem ou não, nunca as forças policiais trabalharam de forma tão inteligente e exemplar. E eu nunca vi os cariocas tão unidos, de verdade, em um propósito, como agora.
    A cidade realmente se uniu. E por mais que parte dos moradores tenham sido coniventes com o tráfico, não podemos esquecer que era o conjunto de favelas mais temida, armada e vil de todas. O morador honesto realmente se via em clima de medo, preso.
    A prova é a iniciativa dos informantes em ajudar a polícia, mesmo que encapuzados.
    A nova onda de amor do carioca com a polícia, com certeza, reflete certa hipocrisia, já que por mais que a operação tenha sido excelente, antes os policiais cariocas, eram odiados pela maioria.
    Mas numa boa, não importa se este amor repentino é autêntico ou não. De uma coisa eu tenho certeza, nunca houve um clima e uma oportunidade tão grande de virar este jogo como agora. O trabalho está no início, bem no início. Mas se quiserem mudar os rumos da nossa cidade, é preciso que se aproveite esta mudança do olhar do carioca para a polícia, que se invista nisso de modo a realmente aproximar a população.
    Por outro lado, não se pode esquecer que as UPPs precisam estar aliadas a programas sociais sérios, uma renovação da educação, entre outras medidas.
    É neste ponto que confesso que desanimo um pouco. Sinceramente, eu confio na polícia. Se o governo investir numa corregedoria boa, uma séria formação dos policiais, melhorar um pouco os salários, sem no entanto prometer o inconcebível, acho que a polícia pode crescer ainda mais em qualidade, se integrando com a população. O policial brasileiro gosta do que faz. É preciso apenas incentivo.
    O que realmente me preocupa é a justiça brasileira. Aquele médico tarado que abusou de mais de dez mulheres (esqueci o nome do sujeito), condenado a mais de 100 anos de cadeia, a que tudo leva a crer, nunca será preso.
    Como vc bem disse, mesmo para os traficantes mais vis, entre eles o assassino do Tim Lopes (o que contou com vasta pressão da mídia/ Globo), é concedido indulto de natal.
    É isto que me faz um pouco cético.
    O sistema prisional é terrivel, e duvido que mude.
    O STF é uma vegonha em muitos aspectos...neste ponto prefiro ficar calado sobre o que penso.
    Enfim, na polícia eu confio. Mas no conjunto de medidas que precisam ser tomadas, já duvido muito.
    Mesmo assim, como eu disse, se um dia quiserem mudar algo, nunca houve um tempo tão propício.
    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Irmão, EXCELENTE comentário! Por que não me avisou? Assim fazíamos o texto em co-autoria! HSAUhsuahsuahushaus... Completou perfeitamente o texto e concordo com cada vírgula.

    Muito obrigado pela contribuição!

    ResponderExcluir
  4. Só faltou achar algum dinheiro do tráfico rs...E também , principalmente , enfatizarem o fato que a raiz do problema está nas fronteiras e não nos morros . E como todos sabem , o mal só é efetivamente combatido quando é cortado pela RAIZ !!! PF !

    ResponderExcluir
  5. Já começou a aparecer notícias de policiais que roubaram moradores na "revista" das casas.
    Tinha que ter uma m**** dessas para sujar a imagem de quem fez tudo para dar certo esta operação.
    PM VERGONHOSA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.