quarta-feira, 2 de junho de 2010

Planejamento dos Estudos: aí está a chave!



Olá, amigos candidatos.

Bom, como prometido, vou tratar nesse artigo sobre metodologia de estudo. Obviamente, há os mais diversos métodos de estudos, de objetivos e modelos dos mais variados. Costumo dizer, até mesmo para meus alunos, que cada um deve encontrar o método de estudo que se mostra mais proveitoso. Não tem jeito: se tem uma coisa que só o tempo poderá te mostrar se é bom ou ruim é seu método de estudo. Ou então, de um modo bem peculiar, ir aprimorando um método em especial que funcione excepcionalmente bem para você.

Vou falar um pouco do meu método. Por ter começado meus estudos com o livro “Como passar em provas e concursos”, de William Douglas, acredito ter começado bem. Fiz um planejamento geral das minhas atividades durante a semana e, só depois, a partir disso, fiz um quadro-horário, vendo os horários que tinha disponíveis.



Antes de tudo, fiz primeiro um “editalzão”, com a matéria dos dois concursos que tenho em mente (PCERJ e PF). Nele, fiz uma divisão por “matérias afins”, isso é, matérias mais próximas (por exemplo, você estuda Administração Pública três vezes: em Noções de Administração, Direito Administrativo e Direito Constitucional). Isso ajudava a evitar essas redundâncias, e outros vícios.

Passei por diversos modelos de organização de quadro-horário, fazia rodadas de 01h30min para cada matéria, dedicando duas rodadas para cada matéria, num primeiro planejamento. Desse jeito, garantia que, por dia, visse duas ou três matérias, dependo das tarefas do dia-a-dia. Com o tempo, fui percebendo que ainda era muito indisciplinado para esse método, e que estava tendo um comportamento bem diferente do que tivera algumas semanas antes, enquanto estudava para o concurso do IBRAM. Percebi que estudava melhor e com mais vontade quando percebia que o concurso estava bem próximo. No entanto, naquele instante precisava conscientizar-me da importância de estudar sério desde já.

Com o tempo, minhas atividades do dia-a-dia aumentaram (peguei mais turmas no trabalho), ao mesmo tempo em que descobri uma coisa que aumenta enormemente meu desempenho nos estudos: estudar na biblioteca da faculdade. Nossa, é demais! Quer dizer, é, pois passo todas as minhas tardes estudando lá. Inclusive, fiz outros amigos concurseiros lá, mas é outra história.

De todo o modo, com a mudança de ambiente e de horários, foi necessário uma reformulação do programa de estudos. Fiz um novo quadro-horário, relacionando as matérias mais semelhantes por dias. Observem:



Desde então, vi estudando, seguindo esse quadro-horário. No entanto, essa semana resolvi usar um método de estudo também muito eficiente. Fiz um Programa de Estudos, colocando numa folha, dividindo por dias as matérias a serem estudadas, até se esgotar o conteúdo, e depois, voltar o estudo de novo desde o começo. Por exemplo:

Programa de Estudos – Língua Portuguesa

07/06 – 1ª Rodada: Classe de Palavras – Substantivo + Exercícios
2 ª Rodada: Classe de Palavras – Adjetivo + Exercícios
3ª Rodada: Compreensão e Interpretação de Textos

14/06 – 1ª Rodada: Classe de Palavras – Artigo e Numeral
2 ª Rodada: Classe de Palavras – Pronome + Exercícios
3ª Rodada: Compreensão e Interpretação de Textos

21/06 – 1ª Rodada: Classe de Palavras – Advérbio + Exercícios
2 ª Rodada: Classe de Palavras – Preposição + Exercícios
3ª Rodada: Compreensão e Interpretação de Textos

E por assim vai. Surpreendentemente, funcionou muito bem. Deu-me um controle maior sobre o planejamento das aulas e o conteúdo a ser estudado.

Pois é, pessoal. Como viram, um bom planejamento é a chave para um estudo melhor, lembrando que mais vale um estudo qualitativo do que um quantitativo. Estudar bem é o que há, e não há possibilidade disso sem um bom planejamento e programa de estudos. Há diversos métodos de planejamento de estudos e é importante que você descubra ou aprimore o seu. Esse é o jeito que está funcionando para mim, pode funcionar para você ou não.

Compartilhe conosco como você estuda também!

Forte abraço a todos.

E rumo à PF!

______________________________________________________
OBS: Só para fazer um suspense a mais: preparem-se porque a nova colaboradora está vindo aí cheia de textos novinhos para vocês, galera!

18 comentários:

  1. Buenas Eduardo!!

    Planejamento e disciplina são extremamente importantes para o sucesso no certame!!

    Fica a dica do processo de estudos adotado pelo 01 de Agente de 2009. Tem um post sobre isso no Blog da Saga Policial, provavelmente já tenha visto.

    Sucesso para todos nós!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Ola galera,

    bem, primeiramente, "assino embaixo" em relação a dica que o colega Facco deu, em relação a leitura dos métodos de estudos do Igor Siembra, 1º colocado geral para APF em 2009. É bem curta, mas vale à pena!

    Em relação aos métodos de estudos, utilizo o método em ciclos, acho o mais dinâmico. Tenho priorizado o estudo de todas as matérias de direito, contabilidade e economia. Portugues, informática, RL, atualidades e administração, estou pegando leve ainda. Nas férias estudarei com uma ênfase mais ´seria nestas matérias.

    Bem, o post é sobre método de estudos, mas no meu caso, o meu método se relaciona com a minha motivação. Então deixo a dica mais do que manjada: leiam o livro "Cot", do Tomazi e Betini. É muito bom mesmo. Eu já tinha lido o "A elite da tropa", do Pimentel, que é muito bom, mas com certeza, o do "Cot" ainda consegue ser melhor. Para quem quer ser PF, é leitura praticamente obrigatória.

    Abraços galera, rumo à ANP!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o depoimento do Igor é demais. Devo até postar aqui no blog, o que acham? É muito importante e um incentivo a mais.

    Quanto ao livro do COT, eu "me dei" ele de presente no meu aniversário, em março. Nunca ganhei presente melhor! Rsrsrs... De fato, o livro é muito bom.

    Forte abraço amigos, e rumo à PF!

    ResponderExcluir
  4. Ah, e Rodrigo, meu amigo, me manda um e-mail? Gostaria de falar contigo.

    eduardo_costa134@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. 1- O livo do COT é muito bom e motivante também.
    2- Eu li o depoimento do Igor,o cara se superou mesmo,esse é o caminho.

    Meu método de estudo é o seguinte:
    - Coloquei no os horários disponíveis para o estudo.
    - Dividi as matérias em 2 grupos (Grupo A-seg,qua,sex e Grupo B- ter,qui,sáb).
    - Dividi as matérias por prioridade e dificuldade,algumas deixo reservado 2 horas por dia e outras de 1h a 1h 30'.
    - Ex: Segunda Grupo A (Penal 1h, Processo 1h, Contabilidade 1h, Português 1h, Administração 1h,acaba o ciclo,volto para Penal e assim sucessivamente,até acabar a carga horária da matéria por dia).

    Para mim tem funcionado,pois,o máximo que consigo estudar de uma mesma matéria sem parar é de 1h 30 a 2 horas. E vendo a matéria dia sim dia não,me ajuda a "familiarizar" com ela,além da minha memória não ser aquelas coisas haha.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Bom método, federalecivil!

    Eu também agrupei as matérias conforme sua familiarização (por exemplo, na quarta, estudo Microeconomia, com suas fórmulas e gráficos, e Raciocínio Lógico, que já tá no âmbito dos cálculos também). Outro exemplo é AFO e Contabilidade, sendo a Contabilidade parte do complemento a AFO.

    As veze sue me preocupo é de não reservar muito tempo para as matérias. Ainda mais porque eu tenho um problema sério de dispersão, então 1h pra eu estudar Penal, por exemplo, seria insuficiente, se dessa 1h eu tiro 15 minutos pra ficar "viajando" ou fazendo anotações.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Cara uma coisa que eu fiz e que deu certo,foi esse negócio de cronometrar horas de estudo.

    Se levanto para ir ao banheiro ou dou aquela dispersada eu paro o cronômetro. Então as horas de estudos ficam mais reais.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. 7º Ranger...

    Poxa, cara, lamento que você pense assim. De verdade. Não tenho nada contra você, juro, mas seu comentário foi apelativo demais, véio. Não precisa disso.

    Quanto ao erro de português, acontece. Eu já corrigi. E acontece constantemente, pois não tenho tempo na maioria das vezes de revisar tudo. Mas obrigado pelo aviso.

    Não sou metido a Dr., PhD, ou qualquer dessas coisas que você pretendeu me chamar. Sou só mais um candidato, bem como você, que compartilha experiências com outros candidatos.

    Se você não está satisfeito com o blog, que pelo menos fizesse uma crítica construtiva. Pois a que fez, repleta de insultos e num tom agressivo desnecessário, não me diz nada.

    Se já está entrando desanimado, então desista. Perseguir os seus sonhos é para os que tem força de vontade, e humildade, suficiente pra manter-se sempre no caminho.

    Boa sorte, de coração.
    Edu.

    ResponderExcluir
  9. bem desnecessário... Nem esquenta EDU provavelmente ele estará na ANP em breve... (vai nessa)

    :/

    ResponderExcluir
  10. Depois de tentar desde 2003 a realizar meu sonho de ser APF, esse ano, mais uma vez fiquei de fora. Infelizmente! Mas...pesquisando por ae, encontrei esse blog, e esepro que a turma não desanime e toque pra frente esse canal de troca de idéias e experiências. Achei muito legal. Até porque desde 2003, sempre estive sozinho na luta e assim como outros tantos aqui, cheio de dificuldades. Já peguei algumas dicas aqui, e retomarei os estudos em breve. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. MÁXIMO DANIEL(GUARDA MUNICIPAL/PE)ALGUM DOS GUERREIROS
    PODE ME AJUDAR? QUERO SABER SE ALGUÉM SABE ONDE FORAM REALIZADOS OS TESTES FÍSICOS E PSICOLÓGICOS DO DEPEN 2008?ALGUÉM POR FAVOR ME RESPONDA!!!ESTOU ME PREPARANDO...

    ResponderExcluir
  12. máximo!alguém pode por favor me responder a minha postagem feita anterior?
    por favor me responda.

    ResponderExcluir
  13. perdoem o erro de PORTUGUÊS.PLEONASMO
    MAS TÔ UM POUCO DESESPERADO PELAS RESPOSTAS POR CAUSA DA MINHA PREPARAÇÃO.
    AGRADEÇO A QUEM ME RESPONDER!

    ResponderExcluir
  14. Obrigado brother por disponibilizar esse planejamento. Procurei vários e esse, pra mim é o melhor.
    Abração.

    ResponderExcluir
  15. Ola Eduardo achei interessante como montou o seu ciclo de estudos, podemos conversar? por e-mail esse e o meu (hugofelipelibras.10@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hugo! Tudo bem?

      Fique a vontade para entrar em contato, ok? O e-mail é: perseguindoumsonho@gmail.com

      Grande abraço!

      Excluir
    2. pessoal, guando vcs falam do livro COT é aquele do EDUARDO MAIA E FABIANO TOMAZI?

      Excluir
  16. PESSOAL ,SOU NOVO POR AQUI,GOSTEI MUITO DO BLOG DOS DEPOIMENTOS E ME SUPREENDI E ESPERO APRENDER MUITO COM VCS

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.