sexta-feira, 18 de junho de 2010

Resolver questões anteriores: mais uma chave para o sucesso!


Ontem um grande amigo, o Rodrigo (leitor fiel do blog), me passou um texto do Profº Gustavo Barchet, que parece dar aulas de Direito Administrativo no Ponto dos Concursos. O texto era uma de suas aulas, mas o mais importante era sua introdução: ele dissertava sobre a importância de se fazer exercícios anteriores da banca do concurso que se pretende prestar. Inclusive, comenta como foi aprovado em 32º lugar para Delegado da PF em 2004 usando esse método.



"Primeiramente, você tem que se dar conta de que resolver questões de provas anteriores da entidade (ESAF, CESPE, FCC etc) que vai elaborar a prova do concurso não é apenas ‘proveitoso’, ‘útil’, ‘importante’. Não, não. É muito mais que isso: é IMPRESCINDÍVEL.

Em se tratando de provas objetivas, todo concursando tem que ter em mente que seu objetivo não é aprender Direito Administrativo, Contabilidade, Matemática Financeira ou qualquer outra disciplina exigida no certame, nem meramente resolver questões desta disciplina, mas resolver questões DA FORMA COMO ELAS SÃO ELABORADAS PELA ENTIDADE EM QUESTÃO."


Bom, o texto é simplesmente fantástico, e mudou minha concepção dos estudos (preparei o texto para vocês AQUI). Digo isso porque essa madrugada mesmo o coloquei em prática.

Resolver questões do Cespe, no nosso caso, é fundamental, galera. Primeiro porque nós começamos a "respirar" Cespe, como Barchet diz no texto e outros autores falam, como o William Douglas. Nós começamos a pensar como a banca pensa, o que nos deixa um passo a frente dela. Sim, eu estou falando como se a banca fosse uma inimiga (na verdade não é, ela cumpre o papel dela de selecionar apenas os melhores), mas na verdade devemos exergá-la talvez como um obstáculo, o maior deles, provavelmente, já que continuar no certame depende, antes de tudo, deles.

Em segundo lugar, resolver os exercícios nos torna mais atentos durante a leitura da matéria e da sua assimilação, como um todo, aos pontos em que o Cespe pega no pé. Isto é FUNDAMENTAL, repito. É pura estratégia.

Em terceiro, nós acabamos por traçar um "perfil psicotécnico" da própria banca! Rsrsrs... Parece engraçado, mas é sério. Partindo dos dois pontos anteriores, nós traçamos esse perfil, sabendo quais os pontos em que o Cespe exige mais, que conhecimentos ela exige, em que matéria estudar mais, em qual estudar menos, etc. É como procurar um padrão de um Serial Killer... rsrs.

Óbvio que as bancas mudam seu padrão, vez ou outra, mas muito dificilmente essa mudança é drástica, uma vez que a geração posterior de professores da banca geralmente estudaram com a primeira geração. E além do mais, acredito eu que valha a aposta.

Pra encerrar, só um exemplo de duas questões de Informática que resolvi essa noite. Ambas são do Cespe/UnB, apesar de não ser da PF (tem isso também: dê foco as provas anteriores da PF, mas faça as de outros concursos também).

CESPE - Banco do Brasil S.A. (2007)
Cargo: Escrituário

46 - Para aumentar em 25% o tamanho da fonte da palavra "continente", é suficiente alterar o número 8 para o número 10 (demonstração das figuras). Se, em seguida, clicar-se o botão (imagem do botão "Desfazer"), o tamanho da fonte 10 na palacvra continente será alterado para 8, o que representará uma redução de 20% do tamanho 10 da fonte.

- Olhos (e mentes) desatentos provavelmente associariam o 20% último ao 25% anterior e responderiam ERRADA.
- Como viram, aparece uma pegadinha matemática no meio a uma questão de Informática, o que aponta que o CESPE busca uma interdisciplinização de seus concursos, entendendo as matérias do edital como um todo, em que cada disciplina é uma peça. Fiquem atentos a isso.
- A questão também pede conhecimento das funções corretas dos botões do Word, como no caso do botão "Desfazer" e no menu de tamanho de fonte;
- Cuidado com expressões como "é suficiente", "basta apenas", "desde que", etc. Há muitas pegadinhas do CESPE com elas.


CESPE - Banco da Amazônia S.A. (2007)
Cargo: Técnico Científico - Direito

(Figura da página web Youtube aberta no Internet Explorer 6)
33 - A sequência de caracteres http://www.youtube. com corresponde ao URL de uma página da Web que tem como principal função fornecer ao usuário da Internet as últimas notícias do Brasil.

- De novo, o CESPE buscando a interdisciplinaridade, no caso, com Atualidades (lembre-se que a prova é de 2007, época em que o youtube era extremamente popular - e continua sendo).
- A questão pede também o conhecimento do conceito de URL;

Agora, observem uma questão da prova de Agente de Polícia Federal 2009:

39 - O Google é um instrumento de busca que pode auxiliar a execução de diversas atividades, como, por exemplo, pesquisas escolares.

- Tá bom, tá bom... Essa é fácil, eu sei. Mas notem a interdisciplinaridade aí de novo.
- Notem que ele diz "instrumento", e não "site", ou "página de web".


Entenderam, pessoal? Notaram a importância de se fazer questões anteriores do CESPE? Pois bem, só dei alguns exemplos, mas já podemos notar que a banca, de fato, usa essa lógica de interdisciplinaridade, de que cada matéria é uma peça de um grande quebra-cabeças. Já traçamos um aspecto do perfil da banca.

Bom, pessoal, é isso. Vamos ralando, estudando e resolvendo questões da banca. Não deixem de ler o texto do Barchet que editei com todo o carinho e amor para vocês.. rsrs. Ah, sim! E deem uma olhada nos UPDATES do post anterior, sobre as fraudes recentes.

Um forte abraço a todos.

E rumo à Polícia Federal.

2 comentários:

  1. cara gostei do seu blog.. muito massa, estarei sempre visitando aqui e vamos na luta por essa conquista começei aestudar agora pro concurso que esta previsto para o ano que vem, pois eu me formo no primeiro semestre de 2011 e ai dá pra fazer vlwwwww sucesso

    ResponderExcluir
  2. muito bom seu blog sempre estarei aki...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.