terça-feira, 8 de junho de 2010

Livros e mais livros: como montar sua bibliografia?



E aí, pessoal, tudo bem?

Pois bem, galera, o tema de hoje é Bibliografia. Tem coisa mais complicada para quem está começando agora a estudar para o certame? E para quem começou agora a estudar para concursos públicos e nunca teve contato com Direito na vida, então? Difícil, não é? Lembro de quando comecei a estudar para o concurso do IBRAM, meu primeiro concurso público, e não tinha a menor noção de com o que estudar. Nunca tinha visto Direito na vida, não sabia a diferença entre artigo e inciso, nunca tinha aberto a CF/88 e nunca tinha feito uma prova de Informática fora da escola.

Bom, como montar uma boa bibliografia?



Acredito que, primeiro, seja o quesito "indicação de outros concurseiros". Alguns diriam "dinheiro", mas acho que este, embora seja um grande problema, não é o pior, uma vez que, quando estabelecido a sua "listinha", você se programar para estudá-los, dando o jeito que der, sem necessariamente comprá-los. Então, voltando, acho que o primeiro passo é a indicação de quem é candidato a concursos públicos e estuda a bem mais tempo que você. Eles conhecem livros, autores e preços de có, bem com qual livro é mais indicado para qual concurso e qual banca. Procure indicação em fóruns, como o Fórum Concurseiros, que pode ser bem útil.

Uma dica que li no texto do Alexandre Meirelles e que nunca mais esqueci é a seguinte: eleja, basicamente, um livro-base de cada disciplina. Isso vai facilitar em muitas coisas, como memorização e planejamento de estudo, e, principalmente, seu bolso agradece a economia. Estudando em muitos materiais diferentes, sua mente fica confusa e você corre o risco de ler a mesma coisa várias vezes, perdendo tempo. Então é aquilo: eleja um livro-base. O resto, é leitura complementar (e especialmente selecionada).

O segundo quesito, na minha opinião, é afinidade. Antes de comprar o livro, gaste um tempo folheando o livro na loja, de preferência com o edital do lado; ou então, olhe se o livro não consta no acervo de alguma biblioteca, pois sem tempo, será melhor ainda para você avaliar o livro. Se há uma versão online disponível (pirata ou não), dê uma avaliada, mas COMPRE o livro se gostar. Acho que esse negócio de pirataria de livros é válido somente nesse sentido, de permite que o leitor avalie o mesmo sem compromisso (algumas editoras disponibilizam os primeiros capítulos do livro, o que é uma opção bem melhor, e legal, diga-se de passagem).

Enquanto avaliar o livro, julgue tudo. Linguagem, formatação, diagramação (parece que não tem importância, mas faz MUITA diferença), abordagem, profundidade no tema, domínio do tema por parte do autor, etc. Avalie tudo, é sua chance! Aí então, se você se sentir a vontade com o livro, se o julgar bom para os seus estudos (o critério "bom" é o mínimo; "razoável" já não serve), adquira-o, ou garante que terá acesso a ele (por empréstimo com amigos, em bibliotecas, etc.). O importante é que você sinta afinidade com o livro para garantir que não vai desperdiçar seu dinheiro e esforços (em tentar entender algo que não consegue) a toa.
Aproveitando, acho importante ressaltar o tema “popularidade do livro”. Tem livros que são de fato muito aclamados pelos candidatos em geral, como verdadeiras bíblias para o “candidato sério”. Mas lhes digo, meus amigos: o livro pode ser o mais popular, cult, bonito e completo que você já viu, mas se não passar na sua “Avaliação Preliminar”, descarte-o. Sem pena. Se achou a linguagem rebruscada demais, o livro é muito extenso, monótono, diagramação ruim, letras pequenas, etc., descarte-o, pois não vai lhe servir bem.
Um de meus melhores amigos (que infelizmente não conheço pessoalmente, pois mora em Fortaleza) está se formando em Direito e é um dos meus maiores espelhos, por ser o primeiro concurseiro que conheci. Ele me disse hoje, quando lhe perguntei que livro de Direito Processual Penal comprar, entre Nestor Távora e Fernando Capez, que, apesar de achar Capez melhor, não podia me ajudar por tem a visão de um estudante de Direito. Como assim? Bem, sendo estudante de Direito, ele está bem mais ambientado a uma linguagem jurídica do que eu, que curso História. Desse modo, pra ele Capez pode ser de linguagem simples e didático, mas para mim, que tenho pouco conhecimento jurídico e nenhum de DPP, pode não ser.
Então pessoal, fica aqui o aviso. E vamos relembrar:
1 - Consiga indicações sobre os melhores livros para cada disciplina do concurso;
2 – Eleja os melhores em cada disciplina. Basicamente, um livro-base em cada, e suas leituras complementares;
3 - Avalie todos os quesitos do livro: linguagem, abordagem, profundidade, diagramação, etc.;
4 – Aprovado na avaliação, adquira-o (ou garanta acesso a ele por empréstimo);
5 – Estude muito;
Bom galera, é isso. Na “Parte II” eu espero falar de algo mais pessoal, como foi minha luta para conseguir montar minha bibliografia, como a biblioteca da faculdade é desatualizadíssima e como é difícil montar uma estrutura de estudo (com materiais de qualidade) sem muito dinheiro.
Forte abraço a todos.
E rumo à PF!

24 comentários:

  1. Uma "dica" interessante de leitura complementar e barata encontra-se no próprio site do STF.

    Como todos sabem, a jurisprudência tem grande importância no estudo para concursos públicos atualmente (em especial quando se trata de Cespe), e o site do STF, no link "Livraria do Supremo" nos oferece a possibilidade de comprar a preço módico ou fazer o download gratuito da obra "A Constituição e o Supremo", na qual traz um apanhado de posicionamentos jurisprudenciais do STF em relação a cada artigo e inciso da Constituição.

    Eu comprei a edição impressa, mas quem quiser, é só baixar a versão eletrônica de graça, que o conteúdo é exatamente o mesmo.

    Quando estudo Constitucional, sempre consulto esse livro ao invés da CF "seca", e tem ajudado bastante.

    Abraço a todos.

    Bons estudos.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadão, Daniel! Excelente dica.

    Forte abraço!
    E rumo à PF!

    ResponderExcluir
  3. Demora um pouco mesmo pra montar a bibliografia utilizada,mas já fechei a minha. Agora falta adquirir um ou outro livro ainda.

    Mas segui esta linha também, indicação de autores,preços,1 autor por matéria e didática do livro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Microeconomia,alguém tem uma dica?

    Valeu

    ResponderExcluir
  5. Eu estou montando minha Bibliografia. Ainda falta alguns, como um de Processo Penal (Também to em dúvida entre Távora e outro), falta um legal de microeconomia também.

    Fui montando aos poucos e hoje tenho bons livros pra estudar... Pesou no bolso, mas vale a pena.

    Abraço e Rumo a PF!

    ResponderExcluir
  6. Antes de eu adquirir minha bibliografia, pequisei muito sobre o assunto, até porque ano retrasado, inocente e iludido, fiz a idiotice de comprar uma apostila da vestcon. É aquilo, no ramo de apostilas de banca é das melhores, mas depois que caí na real e vi ser necessário ler livros, hoje percebo que não há a mínima comparação.
    Pelo que parece estou numa situação parecida que a dos colegas. Já tenho a grande maioria dos livros, faltando apenas informática (to pretendendo comprar o João Antonio msm)e Administração, que por enquanto, tenho a Vestcon. =(
    Bem, em Processo Penal eu comprei o Capez. Estou achando a leitura bem tranquila, mas no 1º dia de estudo estranhei um pouco (não sou da área jurídica, portanto, para mim, a leitura tem d ser fácil). A questão no Capez é ler com calma, que dá para entender tranquilamente.

    A matéria mais sinistra até agora é Economia. Comprei a apostila do Fransico Matiotti no Ponto ano passado, mas é bem estranho mesmo. Tem d dar uma boa abstraída para entender.

    Mas pessoal, aproveito para fazer uma pergunta aqui, se puderem responder: qual o material que vocês estudam em Contabilidade? A questão é que todo mundo comprou o livro do Ricardo Ferreira, mas eu comprei o do Missagia e Velter, e estou achando muito bom. Esta, aliás, é outra matéria que, para quem não é da área é bem complicada de pegar o jeito. Depois de ler os capítulos 1 e 2, agora que comecei a evoluir kkkkkkkkkk.

    É isso galera, vamos com fé, tomar posse dessa vaga que "já é nossa".
    Eduardo, o post ta show de bola, boa...

    Abração federal p todos!!!

    ResponderExcluir
  7. E aí, meus queridos amigos!

    Vamos lá, vou responder aos que perguntaram:

    1 - Sobre Microeconomia: Bruno, está na minha lista de compra o livro do Vasconcelos, "Manual da Microeconomia" (ele tem um de mesmo título, mas com de "Macroeconomia"). Não li, claro, mas li ótimas resenhas e opiniões de concurseiros cascudos. E olha que pra entrar na minha lista o troço tem que ser bom mesmo! Huahsuahsuas.. Não que eu seja muito exigente, apesar de ser, mas é porque eu num tenho dinheiro pra disperdiçar com livro ruim.. hasushaushauhs.

    2 - Diogo, meu amigo, comprei o Távora. Posso te falar? ADOREI! Não li muito, só o suficiente pra saber que o livro é realmente bom. Três pontos principais: linguagem absolutamente didática e simples; quadro-resumo de toda a matéria ao final de cada capítulo; Súmulas do STF e STJ. Dei uma folheada no Capez e achei o que o Rodrigo falou, meio rebruscado, mas se lido com calma, dá pra aprender perfeitamente. É o que meu amigo, que citei no texto, disse: quem não for de Direito vai se complicar usando um livro de. Tem que usar um livro SOBRE de Direito, e não DO CURSO de Direito, pois quem não é da área tem mais dificuldade pra entender. Esse do Távora é mais didático, perceptivelmente voltado para concursos.

    3 - Rodrigo, meu brother: Esse lance de apostila é complicado mesmo. Comprei um conjuto de Apostilas da Degrau Cultural, mas vou dizer: não me arrependo. Não por ser uma mega apostila, mas por ser uma referência, e tenho que admitir que foi minha introdução ao estudo série para o concurso. Se eu pegasse um Dir. Administrativo Descomplicado, de cara ia ficar desmotivado. É aos poucos que se conhece esse universo concurseiro, e, inclusive, os melhores materiais.

    Quanto ao lance de Contabilidade, na minha listinha (de novo ela) está o do Ricardo Ferreira. Mas se o livro que você comprou está te servindo bem, meu amigo, vai fundo nele. É o que eu disse, podem falar o que quiser, mas se o livro está servindo bem pra você, é com ele mesmo que você deve estudar.

    Próximos livros da lista:

    Direito Penal para Concursos (Polícia Federal) - Emerson Castelo Branco

    Administração Financeira e Orçamentária - Fábio Furtado (fica a dica aí, Rodrigão)

    Contabilidade Básica - Ricardo Ferreira

    Manual de Microeconomia - Vasconcelos

    Forte abraço, amigos.

    E rumo à Polícia Federal!

    ResponderExcluir
  8. Valeu a dica de Microeconomia Eduardo.

    Penal,AFO e Contabilidade tenho os livros que tu postou,pode comprar sem medo,são bons mesmo.

    Inclusive o Emerson Catelo Branco tem o de Legislação Especial que é do mesmo nível.

    Única matéria que não vou adquirir livro é informática,pra mim o material do cursinho já está de bom tamanho e quem usa bastante o pc acho que consegue fazer uma boa prova nesta matéria.

    Abraço pro pessoal.

    ResponderExcluir
  9. O de Processo Penal do Távora é este aqui

    http://www.editorajuspodivm.com.br/compras/curdirp.html

    ResponderExcluir
  10. Esse mesmo, Bruno. Aproveitei o desconto de 25% da universidade e comprei o meu. Excelente!

    Pois é, cara. O de Legislação Especial está na minha "listinha" também ;D

    Informática eu não vou comprar livro porque o material da apostila da Degrau é muitooo extenso, e acho que deve servir bem. No entanto, não devemos subestimar a matéria xD

    ResponderExcluir
  11. Valeu a dica Eduardo.
    Vou procurar estes livros de administração sim.
    Economia vou dar uma olhada nesse Viceconti.
    E Contabilidade, é aquilo que você disse. Temos que procurar o que melhor se adapta a nós. O do Ricardo Ferreira eu mal folheei, mas o Missagia e Velter estou bem satisfeito.
    Abração p todos
    PS: Pois é, informática é uma matéria importante. assim como português é a que tem o maior número de itens na prova, superando até os "direitos".

    ResponderExcluir
  12. Informática acho o mais importante é praticar no pc mesmo,usar os programas,ver os ícones,teclas de atalho e etc.

    Na prova passada só com o material do cursinho e praticando no pc,acertei as 14 questões. Claro cada caso é um caso.

    Como todos disseram é uma matéria muito importante,pois,teve 14 questões contra 26 de português (quase 34% da prova somada as 2 matérias).

    Valeu galera.Abraço

    ResponderExcluir
  13. Olá turma, do blog não tenho tempo e nem paciência de mexer muito em blogs... mais vou mandar meu recado! o Eduardo tá de parabéns pelo blog eu navegando pela net para encontrar pessoas que disponibilzam materiais de apoio para o concurso de agente da PF caí no blog dele, se tiver alguém ai interessado em fazer rateio(dividir) materiais(video-aulas e apoio) do ponto dos concursos ou mesmo do LFG comigo estou aberto para negociações!!!Obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá gente, gostaria de participar de algum rateio de material do Ponto dos Concursos para PF. Alguém interessado?
    Obrigado e abrss a todos!!

    ResponderExcluir
  15. Muito bem!!
    Excelentes suas dicas.
    att

    ResponderExcluir
  16. Christiano, estou interessado neste rateio do ponto dos concursos, se puder me envie um e-mail edivam@bol.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    tambem estou interessado em Rateio do Material do Ponto Concursos..
    e-mail.: bmianes@gmail.com

    ResponderExcluir
  18. Alguem me recomenda o livro de Direito Administrativo do Gustavo Mello Knoplock ouvi falar muito bem desse livro porém estou na duvida entre esse eo Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo

    ResponderExcluir
  19. PESSOAL CONHEÇA NOSSO RATEIO DE MATERIAIS ESTAMOS REALIZANDO O MELHOR RATEIO DE TODOS OS TEMPOS A MAIS DE 2 ANOS... CONHEÇA A NOSSA PROPOSTA TODO O MATERIAL DO PONTO DOS CONCURSOS POR UM PREÇO JUSTO E ACESSÍVEL... VEJA ABAIXO NOSSO GRUPO DE ESTUDOS E ENTREM NO NOSSO BLOG:


    http://concurseiros-2011.blogspot.com/


    OBSERVAÇÃO: NÃO SAIA DESSES GRUPOS, POIS SEMPRE DISPONIBILIZAMOS MATERIAIS DE GRAÇA LÁ, LANÇAMOS PROMOÇÕES ETC... EM BREVE LIBERAREMOS ACESSO A MATERIAIS DOS CONCURSOS ANTERIORES, MAS SÓ AOS PARTICIPANTES DESSES GRUPOS!!!

    Links de demonstrativas:
    http://br.groups.yahoo.com/group/DEMONSTRATIVAS_01/
    http://br.groups.yahoo.com/group/DEMONSTRATIVAS_02/

    Link Resumos do MPU 2010:
    http://br.groups.yahoo.com/group/RESUMOS_MPU/

    Link de nosso grupo de estudos
    http://br.groups.yahoo.com/group/GRUPO_DE_ESTUDOS_100/

    Link de nosso grupo concurseirosunidoS
    http://br.groups.yahoo.com/group/concurseirosunidos/

    ResponderExcluir
  20. Segue abaixo o número de cada grupo dos CONCURSEIROSUNIDOS2011

    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 02: Tre-Sp - 120,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 05: Iss-Bh - 125,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 06: Tribunais - 135,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 08: Senado - 130,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 09: Inss - 110,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 10: Policia Federal - 120,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 11: Cursos Regulares Básicos (VER GRUPO NOTA 1.000)
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 13: Iss-Sp - 140,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 14: Bacen - 145,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 16: Receita Federal - 160,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 18: Tecnologia Da Informação - 50,00 (em promoção)
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 19: Banco Do Brasil - 50,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 20: Cgu - 90,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 21: Cursos Regulares - (VER GRUPO NOTA 1.000)
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 26: Tse - 140,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 27: Aft - 160,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 28: Icms-Df - 125,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 29: Icms-Rj - 125,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 30: Ebooks 1001 Questões - de 80,00 por R$ 40,00 (em promoção)
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 32: Infraero - 105,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 34: Brb - 60,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 36: Iniciantes - Pacote De Cursos Para Iniciantes (Teoria E Exercícios) - 30,00 SUPER PROMOÇÃO
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 38: Petrobras - 130,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 39: Smf-Rj - 60,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 40: Tce-Mt - 120,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 42: Trt-20 - 120,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 43: Procon-Df - 105,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 44: Tcu (Pós Edital) - 160,00 - por R$ 120,00

    DISCURSIVAS:

    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 48: Discursivas Tcu - 35,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 49: Discursivas Receita - 30,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 50: Discursivas Aft - 40,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 51: Discursivas Procon - 25,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 52: Discursivas Icms-DF - 85,00

    NOVOS GRUPOS:

    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 45: Tre-Sc - 120,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 46: Mpe-Rj (Técnico) - 45,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 47: Mpe-Rj (Analista) - 120,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 53: Tre-Pe - 120,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 54: Bndes (Pós Edital) - 140,00
    CONCURSEIROSUNIDOS2011 Grupo 55: Cursos Regulares 2 - 160,00

    GRUPOS ESPECIAIS, (material excelente, maioria 2011) :

    GRUPO 100 CONCURSEIROSUNIDOS2011- TRE - VÁRIOS cursos 2010 e 2011 já terminados (42 cursos) - 60,00 (em promoção) SE TIVER INTERESSE SOLICITAR LISTA DE CURSOS POR E-MAIL
    GRUPO 101 CONCURSEIROSUNIDOS2011- TRT - VÁRIOS cursos 2010 e 2011 já terminados (73 cursos) - 70,00 (em promoção) SE TIVER INTERESSE SOLICITAR LISTA DE CURSOS POR E-MAIL
    GRUPO NOTA 1.000 - R$ 125,00 é a união do grupo 11 com o grupo 21.
    REGULARES BÁSICOS Grupo 11 + CURSOS REGULARES Grupo 21 - por apenas 125,00 (ANTES A SOMA DOS 2 GRUPOS SEPARADAMENTE CUSTAVA R$ 250,00) - entãosó existe o GRUPO 1000 a partir de agora



    ENTRE EM CONTATO:

    materialpontodosconcursos@gmail.com

    materialpontodosconcursos@gmail.com

    materialpontodosconcursos@gmail.com

    materialpontodosconcursos@gmail.com

    materialpontodosconcursos@gmail.com

    materialpontodosconcursos@gmail.com

    materialpontodosconcursos@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Bom dia, moçada e rapaziada do pega!!
    Quem é que está em Sampa e quer montar um grupo de estudos?

    ResponderExcluir
  22. Bom dia pessoal, gostaria de uma opinião de vocês sobre as apostilas solução, http://www.apostilasolucao.com.br , é que um amigo me indicou uma vez e disse que era um ótimo material de estudos. Estou estudando para o consurso da PF e lembrei dessas apostilas. O que vocês acham? Alguém conhece essas apostilas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td bem Bruno?
      Bruno..um conselho: Se puder ficar longe de apostila e der preferência aos livros, seria bom pois elas têm pouco conteúdo pelo o que exige as porvas da CESPE.
      Agora, se sera a sua primeira vez prestando este concurso, vá fundo meu irmao e pegue as provas anteriores e vá praticando.
      Boa Sorte.

      Arnaldo- Campinas/SP

      Excluir
    2. Obrigado Arnaldo, realmente os livros têm bem mais conteúdo, mas pelo pouco tempo que resta, não terei outra alternativa a não ser as apostilas e as questões comentadas.

      Valeu pela força.

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.