quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dedicação



Tenho um grande amigo que sonha em ser agente da Polícia Federal. Eu gostaria sinceramente que ele fosse aprovado no concurso, porque é uma pessoa maravilhosa, que no passado me ajudou muito, e é um exemplo de retidão e honestidade.


Porém, infelizmente sinto que nunca seremos colegas na PF, e o motivo é cruel: ele não merece uma vaga.


Sei que pareço dura e insensível com essas palavras, e talvez isso choque alguns leitores, mas os candidatos precisam entender que estão entrando no mundo dos concursos públicos, e quem vacila não sobrevive.

Trezentas, quatrocentas, mil pessoas querem a mesma vaga que você quer. Você já parou e se perguntou com toda a sinceridade se merece o cargo mais do que elas?

Meu amigo quer muito a vaga. Mas parece que não está se esforçando para conquistá-la. Ele sabe que é preciso estudar horas e horas, mas não estuda. Sabe que as matérias são estudadas em vários livros, mas insiste em usar apenas uma apostila para concursos. E sabe que deve se preparar para o teste físico, mas não tira o traseiro sedentário da cadeira para começar a treinar.

As desculpas clássicas são repetidas exaustivamente: ele não tem tempo (essa é obrigatória!), o material de estudos é caro (a preferida de quem torra fortunas em festas), ele tem preguiça (pelo menos é sincero!).

Me poupe. Poupe a PF. Poupe a CESPE. A maravilhosa Polícia Federal, que amamos e admiramos tanto, não vai nos dar um cargo de presente porque queremos muito.

A verdade é que obstáculos existem para todos os candidatos, e saber vencê-los faz parte do teste. O concurso não tem início no dia da prova. Ele tem início no exato momento em que decidimos que queremos, e vamos, nos tornar parte dessa Polícia que tanto orgulha o Brasil. É antes, muito antes de qualquer edital ser publicado, que nossa avaliação começa.

Se você quer ser aprovado(a), tire imediatamente da cabeça que o próximo concurso está bem longe. Você já está nele! Já está sendo decidido agora mesmo quem vai entrar e quem vai fracassar.

Você percebe que não só não estou sendo dura demais, como basicamente estou mostrando os fatos como são? É fato que meu amigo já fracassou antes mesmo de fazer a prova. Se ele está achando a preparação muito difícil, o que vai achar das missões? Da ANP? Da pressão que vai sofrer? Tudo que acontece aqui fora, acontece dez vezes pior lá dentro! Se você me achou muito dura nas minhas palavras, é porque ainda não se deu conta de nada disso.
Acorde, repense sua vida, reveja seu trabalho. Esteja pronto(a) para olhar o símbolo da Polícia Federal e dizer: "eu mereço!".

Criska

_________________________________________________________________

Criska é formada em Ciências Contábeis e Direito, colaboradora do blog e candidata ao cargo (que, sem dúvida, merece!) de Delegada de Polícia Federal.

Comentem, por favor ;D

10 comentários:

  1. Com esforço estaremos na PF, desde de agora tenho um preocupação imensa com a prova fisica,sou magra, tenho facilidade para ganhar massa muscular, mas percebi que a barra fisica e a corrida podem afetar meu desempenho, nessa semana soube que no concurso PF 2009, houve cerca de 65 MIL candidatos disputando 200 vagas, e não sei o que acontece, quem consegue seguir para a ANP logo desiste,acredito que um dos motivos para sair é o fato de saber que não irá lotar na cidade, mas sim em fronteiras perigosas ou fazer trabalho de aeroporto,carimbando passaportes e etc.
    Daí eu penso, será que eu mesmo sendo esforçada, passando no concurso, tendo toda a dedicação chego na ANP, ultima etapa com um pé na carreira policial e logo desisto, pensei muito sobre isso, pois já entrei em "N" cursos dificieis,disputados e desisti, torço por todos os candidatos, sei que a PF não quer só cerebro, quer corpo e mente dos candidatos, quer esforço, dedicação, além disso quer humildade.
    Conheci uma pessoa viaa MSN que é engenheiro, estudou na melhor universidade do nordeste, ele havia me dito que prestaria o concurso para a PF, detalhe maior é que ele nao tinha estudado, nem quis entrar em cursinho preparatorio, academia, nada disso, pior era que o moço tinha erros gramaticais gritantes e eu vivia corrigindo-o, mesmo assim faltou pequena pontuação para ele seguir para a proxima etapa, acredito que maior parte dos candidatos venham a desejar ser PF, pelo SALARIO e não pelo amor e vocação a vida policial, talvez essa seja a maior barreira, problema é achar que só porque um conhecido nosso passou em tal concurso e nós passaremos, pois ele disse que foi fácil, falta de foco nos estudos, preguiça para praticar atividades fisicas, falta de envolvimento, interesse com vida policial e pensamentos sobre SALARIO e STATUS, fazem com que o numero de aprovados caia drasticamente.

    ResponderExcluir
  2. tem muito neguinho q quer entrar na PF por causa do salario, esses sem dúvida fracassam, pq isso é o q acontece com quem entra por causa do dinheiro, esses não merecem passar. E querem passar sem esforço. PF não é profissão, é sacerdócio

    ResponderExcluir
  3. Eu também acho que não mereço... por enquanto.
    Estou fazendo um curso preparatório (com boa carga horária 372 h/a), comprei livros de constitucional e administrativo. Estou verificando os livros de português e penal, para ver quais os melhores para mim.
    Como sou péssimo em português, estou fazendo aulas avulsas aos sábados.
    Mas o que eu estou pecando ainda é nas HDC (horas de cadeira hehe). Eu nunca fui muito de estudar pois nunca precisei, fiz todo o 2º grau e a minha graduação (adm) sem precisar pegar nenhum livro realmente.
    Meu sonho desde criança é ser da polícia, mas nunca achei que tivesse paciência e a disciplina necessárias para passar em um concurso público tão concorrido qto o da PF.
    Há 5 anos atrás passei no de Agente Penitenciário Federal sem estudar quase nada, mas agora quero fazer diferente, quero realmente passar.
    Concordo qdo a Criska fala em não merecer entrar nessa instituição grandiosa que é a PF.
    Está faltando pouco pra eu começar a me preparar decentemente, mas eu vou conseguir!
    Belo texto Criska, parabéns.

    ResponderExcluir
  4. QUEREM PASSAR SEM ESTUDAR? NUNCA SERÃO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Não sei se é questão de merecimento ou não,mas uma coisa é certa,tem que fazer por onde para vencer todas as etapas do concurso e depois a ANP.

    Talvez tenham pessoas que "mereçam" a vaga mais do que eu,mas eu quero e vou fazer parte do DPF como APF. Sei que estou dando tudo de mim desde o concurso passado,quando não me preparei direito e estava na mesma situação do seu colega citado.

    Foi ai que cai na real e comecei a me preparar com todas as minhas forças. Não deixarei a oportunidade escapar novamente,vou agarrá-la.

    Espero que todos do blog façam o mesmo e podemos ser colegas na ANP.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  6. Grande Eduardo!
    Como assíduo visitante deste seu blog, não posso deixar de comentar o texto incisivo da Criska. Perfeita em suas palavras, trouxe na definição dela o que tem que ser feito para galgar um lugar na Polícia Federal: abdicar de festas, lazer, tempo com os amigos, ser chamado de doidos por uns, ouvir umas besteiras aqui e alí; mas no fundo você sabe, é por uma causa maior e muito melhor, a sua vaga na PF.
    Estou na batalha também, assim como os colegas que acima escreveram. A definição da sua vaga, você
    começa a conquista-la não na hora que sai o edital, e sim a quanto tempo você jé estuda antes dele.
    Eu tive que abrir mão de varias coisas que eu gostava
    para me dedicar aos estudos e confesso para você, nao
    me arrependo de nada: larguei emprego, vendi carro, moto para dedicar e correr atrás do sonho, ser agente federal.
    Não, não é uma rotina fácil. Acordar cedo, estudar como se fosse um trabalho, horas e horas de HBC. Mas no final, tudo vai valer a pena.
    Não adianta só querer: tem que fazer por merecer.
    Grande abraço parceiro! Continuamos na batalha!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho consciência que ainda não mereço uma vaga, mas estou batalhando e se Deus quizer logo logo vou conseguir fazer parte da PF, pois, abri mão de tudo pra isso. A instituição, só quer os melhores, a vaga como disse a Criska, não é comprada, e nem é dada de presente, é conquistada por nós, com muito esforço e suor.

    ResponderExcluir
  8. Bruno: se vc tá dando tudo de si, então, vc merece a vaga, é isso que Criska, está falando no texto, merecimento, vem com a dedicação.

    ResponderExcluir
  9. Eu não diria que o texto é duro, ele é perturbadoramente realista

    ResponderExcluir
  10. Sinceramente:
    Eu não diria que o texto é duro, ele é perturbadoramente realista [2].
    Concordo 100% Nicoletti!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.