quarta-feira, 9 de maio de 2012

Autoavaliação: erros e acertos - Parte 2

Olá queridos amigos.

Após a apreensão de se corrigir o gabarito, imagino como estejam a grande maioria. Experimentei um pouco dessa sensação de frustração, de cansaço, de revolta. Digo "um pouco" pois acho que a ficha ainda não caiu... rs.

De toda forma, é hora de aprender com os erros. Como o professor William Douglas diz que a "reprovação" é um "laudo pericial" dos nossos erros e acertos, então é hora de elaborarmos nosso próprios laudo. Abaixo trago algumas análises do meu "laudo", na esperança que também lhes seja útil.


PORTUGUÊS
Estatísticas: 26 questões (21% da prova)

Nunca fui bom em português, e admito que a deixava, erroneamente, em segundo plano. Triste erro, que deu apenas 42% de aproveitamento nesta prova (17C, 6E, 3SR).

Contudo, minha grande surpresa (além de um poema da Cecília Meirelles na prova... rsrs), foi o grande número de questões de Redação Oficial. Talvez seja uma nova tendência da CESPE, quase a considerando uma disciplina individual, mas de todo modo, nestas fui relativamente bem (especialmente nas técnicas, as 5 últimas).

INFORMÁTICA
Estatísticas: 14 questões (11% da prova)

Nessa matéria, não caiu metade do que estudei, mas ainda assim me ferrei... rsrs. Nada de BROffice (até instalei pra ver como era) ou Linux. A parte de internet e firewall me pareceu um tanto avançada demais (ao menos, aos meus limitados conhecimentos técnicos), mas não adianta ficar chorando.

Só como nota, observem que a "pegadinha" que todo mundo achou que se esquivou revelou-se uma "contrapegadinha"... rsrs. A quem ainda não sabe do que estou falando, refiro-me a questão sobre a guia "Detalhes" e os dados de criação e última modificação do arquivo.

ATUALIDADES
Estatísticas: 9 questões (7,5% da prova)

Tive um aproveitamento de 100% nesta disciplina. O fato de ler muito e sobre tudo ajudou neste caso, além da minha formação em História (mas apenas em alguns aspectos).

RACIOCÍNIO LÓGICO
Estatísticas: 9 questões (7,5% da prova)

Meu grande fracasso na prova. Não só por ser realmente péssimo na disciplina, mas também pelo estudo tardio e por dois erros na marcação do gabarito. Bom, fica de aprendizado.

ADMINISTRAÇÃO
Estatísticas: 5 questões (4,1% da prova)

Uma das primeiras matérias que fiz na prova, a ansiedade me atrapalhou. Perdi a chance de um acerto marcando errado no gabarito e outra errei por desatenção. Mas, de forma geral, essa prova de ADM foi bem tranquila, apesar de não cair também nem 30% do que estudei. O baixo aproveitamento foi por conta dos vacilos mesmo.

AFO
Estatísticas: 4 questões (3,3% da prova)

Surpreendentemente, uma das matérias mais complexas, terminou por cair apenas 4 questões superficiais (se comparadas ao restante da matéria). Várias pessoas, eu inclusive, se descabelando tentando decorar as diretrizes orçamentárias da LDO, LOA, etc., aprender as classificações de receita e despesa pública, e nada disso cai. Dá vontade de rir pra não chorar... rsrs. No entanto, meu aproveitamento foi relativamente bem, com 75% (3C,0E,1SR).

ECONOMIA
Estatísticas: 8 questões (6,6% da prova)

Essa foi outra grande surpresa minha. Meu aproveitamento nesta disciplina não foi nada extraordinário (62,5% - 6C, 1E, 1SR), mas muito além das minhas expectativas. E deixo registrado meu agradecimento ao meu irmão, amigo e um dos responsáveis, além de mim xD, por essa proeza: Luka Rizzieri.

Um do meus grandes erros foi sobrestimar essa questão. A achava complicada demais, dificil de aprender, então a deixei de lado. E isso, mesmo depois de já ter acesso às aulas da adorável professora Amanda Aires. No entanto, o desespero me fez procurar a disciplina pouco antes da prova e me arrependi amargamente de não ter estudado pela material da Profª Amanda antes, pois ele era tudo o que eu precisava pra aprender.

CONTABILIDADE
Estatísticas: 11 questões (9,1% da prova)

Outra grande surpresa, pela quantidade e pela tecnicidade de algumas de suas questões. Meu maior erro aqui foi ter chutado demais. Não digo nem ter chutado: respondido com uma certeza superficial, melhor dizendo... rsrs. De toda forma, arrisquei e me ferrei. Poderia ter me dado bem também, mas agora não pago pra ver.

DIREITO PENAL
Estatísticas: 9 questões (7,5% da prova)

As questões de Direito, de forma geral, foram terríveis. Parecia que o CESPE tinha muito conteúdo pra perguntar e pouco espaço, então colocaram 3 ou 4 assertivas na mesma questão, o que as tornaram bem confusas. Terminei com 5C, 2E e 2SR em Penal. As duas que errei, não sei onde foram os erros, então esperarei algum bom professor comentá-las.


DIREITO PROCESSUAL PENAL
Estatísticas: 9 questões (7,5% da prova)

Aqui eu fui relativamente bem, e já esperava isso. Apesar de ter errado uma, e novamente não saber onde foi o erro, de forma geral fui bem. No entanto, a mesma coisa de Direito Penal: várias assertivas em uma questão.

DIREITO ADMINISTRATIVO
Estatísticas: 5 questões (4,1% da prova)

Um conteúdo de estudos gigaaaaaaaaaante pra tão pouco. Nada de responsabilidade civil, controle da administração pública ou servidores. Duas da que eu sou mais fraco: licitação. Chutando, errei ambas, terminando como baixíssimo aproveitamento.

DIREITO CONSTITUCIONAL
Estatísticas: 5 questões (4,1% da prova)

Sem maiores mistérios, foi bem tranquilo. Terminei errando uma, sobre o direito ao silêncio quanto à CPI, mas de forma geral, foi uma prova bem tranquila e meus conhecimentos foram mais que o suficiente. Acertei  na preparação a não dar tanta atenção ao item "Ordem Social" por saber da reduzida participação dessa disciplina e a importância que o CESPE dava aos outros temas cobrados.

LEGISLAÇÃO ESPECIAL
Estatísticas: 6 questões (5% da prova)

Revoltante, não? Fiquei inconformado com essa parte da prova, apesar de ter errado apenas uma questão. NADA de lei de drogas? NADA de jurisprudência? Incrível... Além disso, o CESPE fez algo muito atípico também: duas questões sobre a mesma lei (Estatuto do Desarmamento), ao invés de ampliar a abordagem. Boa parte de Legislação Especial e Direito Penal foi cobrada também, direta e indiretamente na redação, mas ainda assim não justifica a composição dessa parte da prova. De todo modo, novamente, o estudado foi mais que suficiente.


De forma geral, os candidatos foram muito bem. Não digo propriamente no resultado, mas no meio: a maioria dos candidatos que conheço, bons e excelentes candidatos, conheciam mais de 75% do programa de cabeça. Sabiam MUITO. Logo, como concluiu meu amigo Luka, o problema não foi o conhecimento, que muitos detinham, mas a forma como foi cobrado. Um novo modelo de preparação, com vistas ao próximo concurso, deve estabelecer entre as suas diretrizes esse ponto: estar preparado para o inesperado.

De toda forma, serviu de aprendizado e experiência. Após a prova me sinto mais maduro, apesar de um resultado muito, MUITO, aquém do pretendido. Mas bola pra frente. O jogo não acabou, foi apenas o 1º tempo. Continuemos treinando duro, estudando direito, corrigindo nossos erros para um dia sermos dignos de portamos aquele ambicionado distintivo.

Rumo à Polícia Federal!

25 comentários:

  1. É amigo, o jogo ainda não acabou. Somos grandes... na próxima, nossa aprovação é certa. Evoluímos muito perdendo essa batalha, e com certeza, na próxima, a CESPE vai pro saco de uma vez por todas!

    ResponderExcluir
  2. Quantos pontos vocÊ fez amigo? O corte tem tudo pra ser baixo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Eduardo,

      Fiquei muito triste com sua nota. Seu blog sempre foi um alento nos momento difíceis e esperava muito conhece-lo na ANP.Ainda acho que não tem nada definido,que você tem chances, mas vamos aguardar. Eu consegui 73 pontos e agora to no ritmo forte pro TAF.
      Obrigado pela força. Um abração.

      Excluir
  3. Shit. Eu fiz um texto gigante para comentar e perdeu :P


    Vou resumir: Cometi dois grandes pecados:

    1) Foi meu primeiro concurso. Devia ter feito outros concursos para ir treinando tempo de prova, controlar nervosismo e etc. Devido ao nervosismo, errei 5 questões de GRAÇA. Eu sabia as respostas, mas respondi errado. :(

    2) Chutei demais. 9 chutes, 9 erros (yes, eu chuto mau demais, rsrsr).


    Resultado: 53 líquidos. Fora!

    ResponderExcluir
  4. É tb estou fora da batalha.Axo que fiz 59 liquidos,pois tem 2 questões toda rasurada que não sei ao certo o que marquei na hora do gabarito.
    Mas foi meu primeiro concurso estudando de verdade.

    Meu grande erro foi que menosprezei outras matérias e foquei muito em direito,mal da galera da área,mesmo fechando a parte de direito não foi o suficiente pra passar.

    Agora é relaxar um pouco essa semana pra arranjar estimulo e voltar pros estudos semana que vem.

    boa sorte pra galera ai.

    ResponderExcluir
  5. Liquido 68, fora, mas valeu a tentativa, pois estudei apenas 3 meses e foi meu primeiro concurso;
    2 erros bobos na hora de passar para o gabarito e também chutei muito, fora o nervosismo a cada vez que tiravam uma hora do quadro, gelava a minha barriga, faltou experiência e muito treino.
    Fábio;
    Caçapava-sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz parceiro,

      pelo que estou vendo nos fóruns não axe que 68 pontos está fora não.Fora as anulações de questões que vão rolar.
      Pelo nível da prova não duvido que tenha gente classificado com essa sua pontuação não.
      Se eu fosse vc ia treinando de leve pra não ser pego de surpresa.

      Excluir
    2. 68 com certeza está dentro, Fábio!

      Excluir
  6. 68 pontos com certeza está dentro!!

    ResponderExcluir
  7. até 60 pontos está dentro galera, fiquem tranquilos. 1500 pessoas, sabem o que é isso? É gente demais! Muita gente super preparada se deu mal com a sistemática cespe e teve uma bela diminuição da nota. Quem não se preparou bem não conseguiu mais que 50.. A grande maioria não se preparou. Tenham fé! Eu fiz 63 e estou bem confiante.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo,

    Olha esse comentário extraído do Correio Web:

    "Pois é, meu velho. Tudo pode acontecer. Tem muita gente aqui chorando de barriga cheia, se fazendo de falso modesto ou agindo com excesso de pessimismo. Coisa do tipo: "Fiz 64 pontos, mas acho que não fui bem. Será que vou pro TAF?" Botem na cabeça que esse concurso foi totalmente atípico. Uma prova disso são os vários candidatos que arrebentaram em 2009, mas não conseguiram repetir o feito- ou ao menos alimentar alguma expectativa. Marquei 56 pontos líquidos, porém ainda não me dei por vencido. Tenho um amigo que passou no EPF de 2009. Ele estava com 58 pontos no resultado preliminar. Quando saiu o gabarito definitivo, dos 11 itens anulados, ele ganhou 9 e pulou para 76 pontos. "

    Não quero ter e muito menos plantar nos outros falsas esperanças (palavras de um amigo), mas eu era um que não tinha nenhuma. E esse amigo, com essas palavras, me fez ver uma luz no fim do túnel!

    Vamos esperar o gabarito DEFINITIVO. Se só anularem 5 e forem 5 que você errou já são 10 pontos e se vc acha q o colega com 68 tá dentro (certeza), você também estará.

    Fé. O jogo só acaba quando o juiz termina. E olhe que tb tô me esforçando para acreditar nas minhas próprias palavras. Fiz 61 e não tô achando que dá... mas vai que dá? Não será mais frustração. Frustrado já tô!

    ABRAÇO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora eu não vi ninguém falando que foi bem, que fez mais de 70 pontos. Só se ainda não se manifestaram. Tem muita gente falando q a nota de corte vai ser bem mais baixa, mas não tem como saber quanto. São só estimativas.
      Fiz 60 pontos e acho q estou dentro do TAF.
      Não desisto nunca e não perco as esperanças.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, em 2009 eu fiz 69 estudando pouco, se tivesse estudado mais teria passado. Nesse, como mais de 10 provas da cespe no currículo, eu posso afirmar que essa foi a mais complexa de todas, cunfusa e de alto nível ao mesmo tempo, por isso eu acredito que a nota de corte será muito baixa. Eu estudo para APF desde 2009, fiz 2 dos melhores cursinhos de BH, um deles já aprovou mais de 1500 pfs. Estudei cerca de 10 horas por dia nos ultimos 6 meses, e fiz 56 pts. A maioria dos meus amigos que estão no mesmo rítimo não fizeram mais do que 50 pts. Sem contar amigos, que ainda não vi até agora, mesmo conhecendo mais de 100 "candidatissimos" a essa prova, uma nota real acima de 70 (apesar de existir). Na net tem muitas, porém, net é como lixeira de banheiro, "pode assistir" muita coisa boa, rs., mas aceita tudo de ruim também, e sem reclamar.

    Minha aposta: nota de corte muito baixa

    Argumentos:

    1o - em 2009 teve venda de gabarito e eram 317 cand. por vaga / 2012 são 215 por vaga

    2o - este ano teve o melhores concursos do país e muitas vagas, isso desviou os melhores candidatos para esses. (preferem ganhar mais e morar em casa)

    3o - prova de 2009 fácil / 2012 extremamente complicada e confusa

    4o - os que estudaram 2 anos, meu caso e de muitos, não tiveram ventagem nenhuma frente aos que estudaram apenas nos ultimos meses. Muita mudança de conteúdos.

    5o - muitos da área do direito focado para DPF, por isso foram fazer a prova de APF sem muita base das outras disciplinas. Conheço muitos desses que se tivessem focado APF seriam aprovados, no entanto tiraram menos de 40.

    OBS. Só uma coisa poderá mudar essa previsão, além de Deus, possível venda de gabarito. lembrando, é muito difícil acontecer, porém não impossível.

    Por fim, os que tiraram acima de 30 tem chances após as anulações, pois, dependendo da quantidade podem subir 20 pts.

    Pessoal, fé, acreditem sempre, continue treinando, pois aqui não tem ninhuém capaz de afirmar nada, qualquer coisa que escreverem são meras suposições. Portanto, para os destruidores de sonhos, despreso.

    Que fique bem claro, não quero iludir ningué, pode acontecer de tudo, inclusive nota de corte alta, porém, agora é firmar no otimismo sem deixar de ser realista e despresar os destruidores de sonhos. Ninguém pode afirmar mada, mas podem argumentar as suas análises.

    Boa sorte para todos, surpresas virão.

    Até dia 29

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentes colocações. É isso ai. Não estamos aqui para plantar falsas esperanças, mas também quem somos nós para tirá-las? heim? Vamos esperar dia 29. Abç.

      Excluir
    2. Roberto, esqueci de falar! Mas tava desesperançoso, tivemos uma pontuação muito próxima e Deus nos ajude nas que forem anuladas e que sejam as que erramos (2 pontos) e as que também deixamos em branco (1 ponto). Fé. Nos preparamos fizemos nossa parte... aquilo que o Sandro falou... Predestinação... Se for nossa hora, pode ter certeza que passaremos! Todos nós, os vocacionados e apaixonados pela PF e pelo Blusão Preto!!!

      Excluir
    3. João Paulo,

      Exatamente a mesma nota, Deus vai nos dar essa oportunidade, lembre se disso sempre, Ele em primeiro lugar. A nossa parte nós fizemos, e com essa nota estaremos nos TAF, agora é treinar mais ainda e pedir a Deus para não lesionarmos. Enfim, Com a ajuda do PAI nos encontraremos na ANP em agosto, será um prazer. Me chamo Roberto Marcio da Costa, grave este nome. Abraço e bos sorte para nós!

      Excluir
    4. Tudo o que foi posto aqui é válido, sim. Não peguei meu gabarito e estou na expectativa para o que vier, preparando-me para um suposto TAF. O negócio é esperar mesmo por INFORMAÇÕES OFICIAIS, e nãoo oficiosas.

      Boa sorte a tod@s e abraços!

      Excluir
    5. Roberto,

      Pelo menos dentro dos 1.500 nós estamos! Agora eh torcer que fiquem os predestinados!!!!!!!

      Força e Fé!!!!

      Que Deus nos ilumine...

      abraço.

      Excluir
  11. Eu fiz 48 e acho que to dentro, contando com a anulações q tenho esperança é claro!

    ResponderExcluir
  12. Com base na experiência de vocês, acreditam nas notas que colocam nesses foruns?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jr, sincerqamente, a maioria que estão postando acima de 80 estão erradas. Primeiro, muito inocente posta a nota bruta, isso qualquer um pode fazer, por falta de conhecimento ou por maldade. Sempre fizeram isso, eu mesmo já tive experiência em cassos parecidos, que candidatos postavam nota quase que total, falavam mil baboseiras, no concurso para segurança do TRT tinha uma tal de Loira Vip que dizia estar entre as 5 primeiros colocados. Nem no taf apareceu. Cara, tem muitas notas falsas, entretanto tem notas verdadeiras que não estão lançadas, por isso uma coisa quese que compensa a outra. Porém eu não acredito em muitas notas acima de 85. Essa sem dúvida foi a prova mais difícil para APF de todos os tempos. Isso significa nota de corte baixa, são as apostas minha e de um monte de gente que conhece muito esse concurso.
      Abraço e bos sorte.

      Excluir
  13. Guerreirinho,

    Queria sua autorização para publicar este e o texto anterior sobre sua auto-avaliação no concurso da PF lá na página da Confraria, do Mulher na Polícia.

    Dentre o blá,blá,blá que se ouve por aí antes, durante e depois deste concurso, o teu texto é um dos poucos aproveitávies. Por sua sinceridade e realidade. Quesitos importantes pra ajudar a formar em quem tá na luta uma visão mais verdadeira desse processo.

    No mais é continuar acreditando, meu amigo, e correndo em busca do sonho. Fé!

    Beijinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, Mulher! (soou estranho... rsrs)

      Fique a vontade, querida. E, como disse, é continuar correndo em busca do sonho. Aquele seu texto, que já coloquei aqui em duas ocasiões, sobre sua trajetória, é de grande inspiração e traduz bem o que é o caminho para ser policial.

      Beijão, linda!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.