terça-feira, 6 de março de 2012

Banca definida: CESPE!




Bom dia, amigos e amigas! Meu nome é Luka Rizzieri, e como todos que acompanham esse blog, sou um cara em busca do meu sonho, em busca do DPF! A pedido do meu irmão Eduardo Costa, é com muita honra que venho aqui trazer pra vocês essa quentíssima notícia:


EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 2/2012 - UASG 200015
Nº Processo: 08064011598201191 . Objeto: Contratação de ente público
para prestação de serviços técnicos-especializados com vistas à
organização e realização de concurso para provimento de 100 (cem()
cargos de Papiloscopista Policial Federal e de 500 (quinhentos) cargos
de Agente de Polícia Federal, do Departamento de Policia Federal.
Total de Itens Licitados: 00001 . Fundamento Legal: Art. 24º,
Inciso XIII da Lei nº 8.666 de 21/06/1993. . Justificativa: Para atender
as necessidades do DPF Declaração de Dispensa em 02/03/2012
SERGIO BARBOZA MENEZES . Ordenador de Despesas . Ratificação
em 02/03/2012 . LEANDRO DAIELLO COIMBRA . Diretor
Geral do Dpf . Valor Global: R$ 9.557.351,00 . CNPJ CONTRATADA
: 00.038.174/0001-43 FUNDACAO UNIVERSIDADE
DE BRASILIA.”

Pois é, galera. A dispensa saiu. Como todos nós prevíamos, é CESPE na cabeça! Isso era praticamente líquido e certo, visto que a CESPE tem feito os concursos do DPF desde sempre (a última prova que eu fiz da CESPE pra PF foi de 1997). Isso, de certa forma, nos tranquiliza, porque havia muitos comentários da possibilidade de sair, ou FGV, ou FCC...todos esperavam CESPE para o INSS, e vimos no que deu!

Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa. Agora é hora de intensificar mais os estudos, rever julgados e ficar atento nas atualidades. Acredito que o maior “medo” dos concursandos (que também é o meu maior), é a posição que a CESPE tem tomado. Várias e várias vezes, a nossa querida banca tem se mostrado um tanto quanto “arrogante”, quando se trata de jurisprudência e posições, o que acaba apenas prejudicando e confundindo a cabeça daqueles que estudam. Existe uma grande e gritante diferença entre testar conhecimento e derrubar candidato. Mas, não vamos ficar lamentando.

Uma boa notícia foi a prova da PC/CE, agora, que teve importantes questões e cobrança de recentes julgados. Ao meu ver, a “celebridade” da prova foi a cobrança se o candidato estava “antenado” no julgado sobre porte de drogas para consumo pessoal (art. 28) e o princípio da insignificância. É isso que eu atento aos colegas: o CESPE tem cobrado informativos, jurisprudência e julgados, às vezes, com quarenta, trinta dias de intervalo...ou seja, ou você acompanha, ou pode perder um valioso ponto que pode fazer TODA a diferença.

Não só os estudos são importantes, como também a saúde. Manter atividades físicas e o equilíbrio mental são fatores decisivos na hora de fazer a sua prova. O TAF da PF é MUITO difícil, o que leva um certo tempo para o preparo, pra quem não tem familiaridade com as atividades físicas, e mesmo quem tem familiaridade também sofre das mesmas dificuldades. Quando eu falo de equilíbrio mental, falo de descansar, saber controlar as horas de estudos, e nunca ir além do que podemos. Quando forçamos, acabamos perdendo as horas já estudadas, nos frustrando sem necessidade. Na hora da prova, a calma e a tranquilidade são o norte para alcançarmos a aprovação. Com CESPE, não basta ter conhecimento. É preciso saber como usá-lo, sendo de suma importância saber “fazer” a prova. Contar com a sorte, pra CESPE, não tem muita utilidade! Se não sabe, não chute. Deixe em branco. Vá para a prova para fazer o que sabe, e não se aventurar.

Mais um detalhe! Não vamos ficar presos a direito penal! Matérias como Microeconomia, Contabilidade Geral são essenciais e são o “elemento surpresa” para a aprovação de vocês! Uma quantidade considerável de candidatos deixa de estudar as respectivas matérias, por inúmeros motivos: ou acha difícil, ou acha complicado ou simplesmente acha que dá tempo e subestima. É aí que mora o perigo, e é aí que vamos dar um foco especial: matérias como essas, e principalmente, português, são as que mais têm reprovado os candidatos...

Enfim, acredito que tudo isso vocês já devem ter visto em algum lugar, mas nunca é tarde para relembrar. Agora que temos a certeza que será CESPE, temos certeza de que a prova terá um nível de dificuldade considerável. Mas isso não é problema pra quem estuda e persegue seu sonho, como esse blog prega. Não vamos ficar presos a especulações, a notícias sem fundamentos... Deixe as estatísticas de lado e não se preocupe com o número de vagas ou concorrência. Você precisa apenas de uma vaga, apenas uma. Vamos manter o equilíbrio, manter a perseverança e a força. O mais importante não é como tudo termina, e sim o caminho que leva até o final.

“Nada acaba antes do fim.”

Um abraço galera. Espero ter ajudado em alguma coisa! Qualquer coisa, meu e-mail está disponível! Ficarei muito feliz em ajudar. Abraço Edu, e obrigado pelo apoio de sempre! Rumo à PF!

Luka Rizzieri
Futuro APF
luka_rizzieri@hotmail.com

3 comentários:

  1. VIVO DIZENDO ISSO AO EDU...

    TENHO MEDO DO CESP!!!

    MAS VAMOS MANTER O RITMO.

    NOSSA HORA JA CHEGOU...

    AQUELE ABRAÇO A TODOS.

    RUMMO AO SONHO

    ResponderExcluir
  2. http://policiafederal-combate.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Agora o jogo começou de verdade.
    Cara nos livros e sonho no peito...
    Abçs e força, galera
    Show o post, Luka :)

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.