sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Tensão

O Brasil vive dias de tensão, e eu também.

Não fico alheio a isso tudo que está acontecendo. Pelo contrário: me sinto envolvido em cada problema, em cada lugar desse Brasil, direta ou indiretamente. Cumprindo o papel social que for - candidato ao concurso da PF, professor, historiador, amigo, irmão, filho e cidadão - sinto-me parte de cada decisão tomada por nossos "digníssimos" governantes, por cada decisão tomada pelas pessoas próximas a mim e as minhas próprias.



Talvez vocês não entendam o que estou falando, então vou explicar. Acontece que se chega a certos momentos em que a tensão é tanta, na sociedade, na vida e no cotidiano, que parece que não dá para aguentar. A rotina de estudos, os treinos exaustivos e a dieta (fictícia, quase), da rotina do candidato, somam-se à greve dos policiais e bombeiros do Rio de Janeiro e Bahia (especialmente, quando se toma parte e passa-se a defender, ou no mínimo desmentir um monte de coisas sobre os colegas Mikes, Charlies e Bravos), aos rumos tomados pela política nacional, aos escândalos de corrupção (mal-digeridos, cada um deles), etc. Não sei se isso acontece com vocês, mas a indignação é tanta que você não passa a dissociar o cidadão, do candidato ou do cientista social.

Tenho por vezes apenas esquecer tudo isso me concentrar apenas no que importa. No começo funciona, mas como ficar alheio quando se lê tanta bombagem, tanta retórica vazia e tanto destrato da Administração Pública, a que ambiciono fazer parte, com os profissionais da Segurança Pública, a que pretendo me tornar um.

A questão da greve é só um exemplo, e nem me aprofundarei. Quero dizer apenas expor para vocês, meus amigos, como é estressante ser candidato à concurso público policial. Me sinto envolvido mesmo sem ser. E me deparo com tantos absurdos, tanto, que fico relembrando com nostalgia os tempos em que era ignorante e alienados às mazelas sociais do meu país.

Em meio a isso tudo, tento me concentrar e estudar. Difícil. Tenho estudado bem menos do que queria nos últimos dias, mas não por conta das discussões ou dos rumos do país, mais por conta de um cansaço sobrenatural sobre tudo isso. Um peso que parece que todos nós carregados e com que conviveremos compulsoriamente por tempo indeterminado.

Acho engraçado meus amigos. Ligam, falam do Carnaval, das festas que (segundo eles) "iremos". Com respeito aos meus amigos e leitores: estou pouco me fudendo pra toda essa merda. Estou mais preocupado em passar, em aproveitar melhor as horas de estudo, em treinar com maior afinco e em levar a dieta a sério (esta última, sem NENHUM sucesso... rsrs), que Carnaval e outras estripulias parecem coisas quase insignificantes para pessoas como nós, que tem uma missão tão grandiosa pela frente.

É sangue, suor e lágrima. Dói a cada dezena de metros corridos a mais, mais é a melhor forma de se chegar lá. Se concentrar, voltar ao que importa é minha missão para os próximos dias. A apreensão de que fui vítimas nas semanas posteriores à autorização do concurso, em dezembro, parece distante, mais o "senso de urgência" ainda está muito vivo. A ideia de que poderia, ou deveria, estar se fazendo mais termina por gerar culpa, que gera frustração, que gera preguiça, num ciclo interminável de inutilidade.

Não sei se esse texto-desabafo ficou claro para vocês, mas em resumo ele quer dizer só isso: a pressão aumenta a cada dia, diversas coisas surgem pra te tirar do caminho, mas manter o foco é o mais importante. Ainda que não se saiba como recuperá-lo, ter a consciência de que precisa recobrá-lo já é o mais imporntate passo a ser tomado.

Um forte abraço a todos. Desculpem o texto "tenso".. rsrs.
Rumo à Polícia Federal

7 comentários:

  1. estamos ao seu lado amigo ! força e foco ! principalmente foco ! não deixe q sua mente te atrapalhe, ela deva trabalhar á seu favor, não contra, foco,foco,foco ,perseverança e uma boa preparação. Isso fará diferença quando vc sentar para fazer a prova (e o taf tbm). Nunca desista! KEEP GOING...

    ResponderExcluir
  2. Mente vazia e corpo são! As tentações me rodeiam a todo instante, mas resisto bravamente. Não, não é fácil, entendo o que diz. Faça um exercício de respiração, mande se foder tudo aqui que te atrapalha (assim como fez com o carnaval) e toca o barco pra frente! O edital tá na boca (do forno), reta final, esforços dobrados! Boa sorte (a nós)

    ResponderExcluir
  3. é vamos ter calma e pedir sempre a Deus força para estudarmos e treinarmos mais e mais.... Graças a ele já consigo fazer 2 barras (tempos atrás achava q não faria nenhuma) moro na bahia e vi o que uma greve realmente faz, carnaval para mim? nem sei o que será pretendo estudar e treinar.. obs: essa semana me deparei com algo importante para minha concentração, estou estudando com um fone de ouvido escutando rock, música clássica tudo internacional e meu rendimento subiu absurdamente, ou sejA, consigo me concentrar muito mais.... vlw fica a dicaaaaaaa e boa sorte a todos,
    O SOFRIMENTO É PASSAGEIRO DESISTIR É PARA SEMPRE....

    ResponderExcluir
  4. PREZADOS, SEMPRE VAMOS TER UMA NOVA CHANCE! SÓ NAO VAI PASSAR QUEM DESISTIR. É ESTUDAR TREINAR ATÉ PASSAR, NAO PARAR DE MANTER O RITMO. ISSO QUE IMPORTA. SUA LUTA É NOSSA LUTA EDUARDO, SEJA COM A DIETA, COM OS TREINOS E COM OS ESTUDOS. AQUELE ABRAÇO MANTENHA-SE FIRME!!

    ResponderExcluir
  5. Edu, essa tua indignação é absolutamente compreensível. Compartilho o que foi exposto, e assim como você, estou cagando pra carnaval.
    Mas lembre-se: falta muito pouco mesmo. Temos nadado quilômetros durante esses anos. Agora que já avistamos a ilha no horizonte (autorização), é a hora de intensificar.
    Uma vez empossado na PF, você poderá fazer muito mais (na prática e dando força).
    Mantenha o foco! Não deixe de visualizar as vantagens da posição na qual você se encontra: apenas revisar e focar em exercícios na teórica), e ter calma e seguir em frente para o TAF. o EDITAL AINDA NÃO SAIU, PORTANTO, É FATO QUE VOCÊ TEM TEMPO.
    Foco, irmão! Sendo APF você terá muito mais propriedade para fazer algo, seja como policial, seja como cidadão, seja como os dois.
    Mas para se tornar um precisamos ter foco! Falta muito pouco mesmo...
    FOCO!
    abçs

    ResponderExcluir
  6. É bem isso irmão, ultimamente também tenho me cobrado muito a voltar a dedicação anterior, o cansaço tanto físico quanto mental, somado as notícias e aos comentários de pessoas que julgam pelo senso comum são desestimulantes, parece que a falta de fé e o excesso de críticas formulada por deles me puxam cada vez mais pra baixo...

    .. mas não é hora de desistir amigo, muito pelo contrário, é agora a hora de achar aquela chama que nos move, pois é através dessa chama que iremos incendiar e iluminar aqueles que estão a nossa volta.

    Espero te encontrar em breve em Sobradinho-DF

    abraçuuu

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei muito com este post. Você retratou exatamente como me sinto. Também sou cientista social e professor. Também tive minha apreensão muito aumentada desde dezembro. Agora estou num período em que tenho que tentar relaxar a ponto de nem estudar direito por causa da adrenalina. Os convites de carnaval, entre outras coisas menores, também me incomodaram um pouco frente a este grande desafio. De qualquer maneira, hoje penso que o melhor é fazer o máximo para aproveitar a jornada mais do que pensar na chegada, porque é por esta sensação de "busca" que a gente vive. Tentar relaxar e ao mesmo tempo focar no momento presente, no que podemos fazer sempre AGORA. Sempre vai ter alguma busca pra nos estimular. E algumas coisas pequenas pra nos incomodar. A questão não é o que vem ou o que nós queremos que venha, é o que nós fazemos com essas coisas...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.