domingo, 10 de abril de 2011

Desistir não é opção

E aí, amigos, tudo bem?

Eu ainda estou em pausa. Mas esses dias e hoje, especialmente, tenho refletido sobre algumas coisas e encarado algumas dificuldades com os quais acreditava não estar preparado para lidar. Isso tudo resultou num texto, escrito hoje, que apresento logo abaixo. Desculpem qualquer coisa, se ele é pessoal demais, NÃO É UM TEXTO MOTIVACIONAL (não em todo), mas um desabafo. No texto falo de mim, e a partir disso, espero ser útil para mais alguém.




Tenho todos os motivos do mundo pra desistir, e não o faço.
Sou novo demais, imaturo para o cargo de Agente de Polícia Federal, com meus 20 anos recém-concluídos. Minha carreira acadêmica (História) aponta para uma direção completamente diferente da de policial. Ser professor, com matrículas nas escolas municipais e estaduais, me garantiriam uma vida estável como servidor público e atuando numa área que goste. Me faria crer que os quase quatro anos de faculdade não foram à toa.

Ganho pouco e não tenho dinheiro pra livros e cursinhos caríssimos. Quem pagou meu cursinho foram meu pai, minha mãe e minha irmã JUNTOS, e parcelado, o que me dá a impressão que o sonho não é mais só meu, mas da minha família também. A responsabilidade é muita, e a cobrança também. Ter que lidar com “colegas” dizendo o tempo todo que acha “difícil” você conseguir não é mole. Mas ignoro a todos e agüento firme.

Sou acima do peso e tenho dificuldade pra emagrecer. Somado a isso, tenho uma série de problemas médicos que poderiam me eliminar no concurso. Meus joelhos ”tortos” (“genu valgum”) foram meu terror de reprovação por um bom tempo, e às vezes ainda me lembro disso. Além disso, minha pressão alta nos últimos dias, somada ao histórico de hipertensão de minha família, me faz ver o “obstáculo da vez”, o próximo problema que me tirará o sono. Mas ainda assim, continuo.

Não tenho tempo nenhum. Faculdade, cursinho, treino, auto-escola, estudo, blog, etc. São tantas coisas para fazer, tantos livros para ler, tantos problemas para resolver, tantos quilômetros para correr, que nem sei onde estou, se é que estou em algum lugar. Além disso, ainda tento ter uma vida social, sem abandonar meus amigos em suas visitas não-avisadas (que bagunçam mais meu horário programado), e os encontros com a “namorada”. Apesar de toda a dificuldade de ajustar horários e não ter tempo nem para mim mesmo, não penso em desistir.

Não chego nem perto dos índices exigidos no TAF. Também, atualmente, mal encontro tempo pra treinar. Estou engordando de novo e isso me deixa em pânico, mas não desisto.

Sou morador de comunidade carente e tenho que esconder meu sonho de tudo e todos. Tenho um Termo Circunstanciado por uma besteira, já arquivado (que por muitas semanas já me tirou o sono), e morro de medo da Investigação Social (apesar de ficha limpa), embora já tenha consultado todos os amigos policiais, advogados e consultores jurídicos e todos tenham me dito que isso não poderia me reprovar. O medo continua, mas mesmo assim não desisto.

Já tive muitos temores em minha jornada. Medo de esquecer quem eu sou e onde cresci, medo de não proteger quem preciso, medo de ficar só, medo do Exame Médico, medo da Investigação Social, medo da hipertensão, medo do Psicotécnico, medo de decepcionar as pessoas que amo, medo de decepcionar a mim mesmo, medo de estar fazendo a escolha errada... Parece que sempre procuro por algo para expiar minhas dores e culpar pelo meu possível fracasso. Medo do futuro, muito medo, e mesmo assim continuo adiante com essa ideia maluca de ser “polícia”.

Por que, apesar de todas essas adversidades, todos esses obstáculos, ainda não desisti? Sou cabeça dura demais? Sou obstinado demais? Não sei a hora de parar? Talvez essas linhas te façam crer que sou o “concurseiro” perfeito ou o “candidato ideal”, mas NÃO SOU! Sou completamente o oposto: sou paranóico, acho que tudo pode me reprovar, fico preocupado com qualquer coisa que ameace minimamente meu futuro no DPF. Porra, então por que simplesmente não me conformo e sigo em frente?!

Em todos os momentos que penso em desistir, quando penso que nada disso faz sentido, algo maior me impulsiona. Quando o medo e a dor rasgam meu peito, a certeza que é este o meu caminho é o que me levanta e aponta a direção. Não estou falando de Deus, nem sou religioso, mas há um versículo que um amigo sempre me recitava: No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16.33.

O brujo Dom Juan disse a Castaneda uma vez que “você deve manter em mente que um caminho não é mais do que um caminho; se achar que não deve segui-lo, não deve permanecer nele, sob nenhuma circunstância. (...) Mas sua decisão de continuar no caminho ou largá-lo deve ser isento de medo ou de ambição. (...) Esse caminho tem coração? Se tiver, o caminho é bom; se não tiver, não presta. Ambos os caminhos não conduzem a parte alguma; mas um tem coração e o outro não”.

Esse caminho tem coração? Sim, tem. Nunca duvidei. A Polícia Federal, e ser policial, é tudo o que penso, tudo que vivo, tudo o que sou. Apesar de tudo, não desisto. O que me leva a não desistir? Por que? Se já li e conversei com policiais que insistiram que poderia fazer coisas muito mais “úteis ao mundo”, que não há “glamour” na atividade policial e que quando você está na linha do tiro, tudo o que pensa é em NÃO SER policial. Por que não desistir?

Anseio pela resposta, mas não a tenho. Só sei que este é o meu caminho. Gostaria de dizer que é “o caminho que eu escolhi”, mas nem sei se escolhi mesmo. Escolhi a “missão” ou ela me escolheu? Não sei, só sei que nasci para isso.

Rumo à Polícia Federal

14 comentários:

  1. Poxa, Edu, texto emocionante, cara...
    Inspirador! Me reconheci em muito do que você disse (em muito MESMO!).

    O negócio é não desistir mesmo! APF's um dia!

    Excelente texto.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Edu parabéns pelo texto. Tambem me vejo nesse fogo cruzado de enumeras coisas para se resolver por dia, e as vezes nos vemos em um beco sem saida, e como podemos sair dele. Acho que esse seu texto retrata de uma forma bem coerente o pensamento de todos nos concurseiros que estamos na jornada rumo ao meso objetivo.
    Parabéns amigo faço de suas palavras as minhas, e complemento que nada vem facil, quanto mais obstaculos estão a sua frente, mais forte vc ficara, o medo é um sentimento inerente ao ser humano e todos estamos sujeitos a ele. Naum se preocupe tudo ao final da certo, se ainda naum deu é pq o final ainda naum chegou, o universo tende a chegar ao equilibrio.

    Um abraço amigo "Avante e vença, e que por vencido, eu não os conheça"

    Rumo a PF

    ResponderExcluir
  3. rapaz... é muito complicado seguir e ainda mais quando vc está em uma faculdade terminando, tem problemas uma dor aqui outra ali e etc. tive um tempo problemas de pressão mas fui no cardio e nada d+++. estou fazendo natação ( consigo bater o tempo do taf) o salto tb consigo, agora a barra e corrida estou parado por falta de tempo e nao consigo superar o TAF.
    em breve vou comprar uma barra fixa para botar na porta do quarto e ficar feito macaco rsrsr só sei que quero ser APF, nao penso no glamour etc etc. meu doutorado é o COT se um dia puder chegar entao avante nos estudos e nunca desista.

    ResponderExcluir
  4. Meu irmão, neste momento estou no cursinho, assintindo a gravação da aula passada pela manhã. O estômago está roncando e a cabeça está pilhadona. Sabe porquê? Porque trabalhei o dia inteiro feito um louco, fazendo hora extra para pagar o cursinho, pior que isso, antes da aula tive a infelizidade de abrir minha planilha de gastos (só tristeza). Parei de correr para estudar, e nunca treinei salto a distância. Natação? Vishi, faz anos que eu não sei o que é isso. Tenho gastrite, úlcera no duodeno, minha mãe é diabética e meu pai é cardíaco. A metade dos meus primos que moram no Norte estão presos, e os que não estão, assinam todo mês a listinha no forum.
    Meu irmão, temos duas saídas, ou combinamos de chorarmos junto o fracasso, ou vamos por em prática o que escreveu no texto. Definitivamente estamos no mesmo barco!!! Avante. Abraços.
    JONAS

    ResponderExcluir
  5. PRA FRENTE MANO!!!

    OUTRO DIA FALEI COM UM AMIGO POLICIAL, QUE TINHA BATIDO NA TRAVE NA PORVA DE INSPETOR, NA DE INVESTIGADOR, DEU MUITO PROBLEMA... AÇOES PROCESSO, ETC... SEI QUE PASSEI MAS FIQUEI LONGE DA CLASSIFICAÇAO.
    ATÉ CHEGUEI A COMENTAR COM ELE QUE TAVA LONGE ESSA APROVAÇAO.

    NESSE INSTANTE ELE ME INTERPELOU E DISSE :

    TOMAZINI FAÇA UM BALANÇO, QUANDO NOS CONHECEMOS, VC TAVA TENTANDO TERMINAR O 2 GRAU.
    E PASSADOS ESSES 10 ANOS, ALÉM DE TERMINAR O 2 GRAU ( ANTIGO 2 GRAU,...RSRS), VC TAMBEM JA SAIU DA FACULDADE, E JA ESTA BATENDO NA TRAVE...
    ALÉM DESSE AMIGO, UM OUTRO QUE JA ESTÁ NA PF, ME DISSE A MESMA COISA, BASTA MANTER O RITMO.

    NAO SÓ NOS ESTUDOS, NAO SÓ NOS TREINOS, É MAIS DO QUE NECESSARIO NAO PARAR.

    SE PARAMOS, AÍ SIM VAO PASSAR NOSSA FRENTE, O PROPRIO GURU DOS CONCURSOS DIZ ISSO, É UMA FILA QUE SE VC SAIR DELA, VC VOLTA PRA TRÁS.

    VOU MAIS ALÉM, EU SERVI NA BRIGADA PARÁ-QUEDISTA, ISSO EM 1994, FOI FACIL?
    TESTE DE CORRIDA, BARRA, ABDOMINAL, SUBIR NUMA CORDA DE 8 METROS SÓ COM AS MAOS...

    SAIR DA CIDADE AS 3.30 DA MANHA PRA CHEGAR AS 5HORAS NA VILA MILITAR.

    MESMO ASSIM NAO DESISTI, TREINEI CORRI, PRATIQUEI O NECESSARIO PRA FAZER PARTE DOS AGUIAS, COMO SOMOS CHAMADOS.

    E EM BREVE, VAMOS SER CHAMADOS ASSIM,
    AGENTE EDUARDO, ESCRIVAO JONAS, DR. TOMAZINI, OU AGENTE TOMAZINI... VC,S ESTAO NA PROSSIMA MISSAO!!!

    HOOOOPPPPPPPPPP!!!! BRASILL!!!!

    NOS VEREMOS LÁ!!

    RUMO AO SONHO!!

    ResponderExcluir
  6. Se matricula no jiu jitsu irmao ! e continua com os treinos voce vai secar e atingir os indices do taf ! volte a estudar pq o concurso sera em agosto/setembro aguardem !!! abração

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo, não desista do seu sonho..

    tem uma frase que eu gosto muito que diz:
    Quem tem um sonho jamais se cansa.

    sei que ao longo do tempo essa agonia de concurso que não sai, falta de dinheiro, trabalho, falta de noticias, professores doidos de cursinhos deixa qualquer um desanimado, mas acredite sua hora vai chegar!!!


    Não desista de seus sonhos, sei que os obstaculos são grandes, as vezes parecem impossiveis, mas Deus vai te dar forças para prosseguir, digo isso do fundo do meu coração pois vc ja me ajudou muito com suas postagem.

    não esqueça, TEM UM MONTE DE CONCURSEIROS QUERENDO SER SEUS COLEGAS NA PF.

    INCLUSIVE EU!

    ;)

    força cara

    abraços
    13 de abri

    ResponderExcluir
  9. Fera, me vi em diversos pontos deste post.
    É normal. Precisamos litaralmente nos vencermos a cada instante.
    Fique firme que uma vaga é sua.
    Tu é um guerreiro. Força, fera. Fé em Deus, e em você.
    Estamos juntos.
    Existem 119 razões (e está aumentando rs)para você seguir em frente, com cada vez mais garra.
    Abração, federal

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Engraçado!!!(para não dizer o contrário)
    Há alguns dias, tive a mesma crise. Não sabia se era isso mesmo, como medo de tudo e de todos.

    A pressão é muito forte. Larguei tudo para ser servidora pública, depois resolvi seguir a carreira policial. Mas, às vezes, me pergunto: _É isso mesmo? Será que vc consegue? Será que vc não está sonhando demais?

    Sou casada e mãe de 2 filhos. Meu marido me banca em tudo (não aguento mais isso), não que ele reclame, mas toda a nossa vida, o nosso futuro dependem a minha aprovação. Sem contar que já tenho 28 anos (espero o concurso da PMDF, com limite de 30 anos para entrar).

    Bom, resumindo, foi bom o seu texto, pois sabemos, dessa forma, que não somos sozinhos no mundo. Sabemos que nossos medos não são solitários.

    Mas uma coisa eu aprendi! Independente de quais sonhos deseja realizar, nunca os diga para quem não acredita em vc.

    Mesmo com minhas dificuldades, não desistirei.

    Mateus: Um chorro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.

    Deus nos ilumine em nossa caminha.

    ResponderExcluir
  12. é rumores do concurso em breve sendo apreciado pelo planejamento e eu estudando para último semestre da faculdade, fiz simulado da pf tow muito longe mas nao vamos desistir nunca... a fila anda e nao podemos para de estudar jamais

    ResponderExcluir
  13. Parceiro tu tem que decidir qual é a sua prioridade,infelizmente é assim,temos que abrir mão de algumas coisas em prol de outras. Pense assim: onde eu quero estar daqui a 10 anos por exemplo? Se tua resposta for: Quero estar no DPF.Tu vai ter que por em prática tudo que vai te levar até o DPF. Se tua resposta for: Quero ser professor de Història. Tu já está no caminho.

    A prioridade tem que ser única parceiro,se tu tiver muitas prioridades no momento uma atrapalhará a outra. Falo isso por experiênia própria,pois uma época da minha vida eu queria ir a vários lugares ao mesmo tempo e acabava não indo a lugar nenhum. Quando decidi O LUGAR que eu queria ir tudo caminhou bem e às coisas (às aprovações na àrea policial) começaram a acontecer.

    Tu é novo parceiro,tudo tem seu tempo,veja suas prioridades e avance etapa por etapa. Não esqueça que o tempo do homem,não é o tempo de DEUS.

    Um vídeo para dar um gás.
    http://www.youtube.com/watch?v=NBwFggruTl0

    ResponderExcluir
  14. Eduardo desabafar sempre é bom, guardar jamais!!! Tem um versículo na Bíblia que eu levo comigo e gostaria de compartilhar com você.

    1 Coríntios capítulo 10; ver.13.

    "Não vos sobreveio nenhuma tentação, senão humana; mas fiel é Deus, o qual não deixará que sejais tentados acima do que podeis resistir, antes com a tentação dará também o meio de saída, para que a possais suportar."

    Como diz o Professor Rogério Greco na entrevista dada a você:

    "Não desistam do seu sonho. Continuem seguindo para o alvo. Completem a sua carreira. Mantenham a fé. Nunca se esqueçam que Deus tem sempre o melhor reservado pra nós. Fiquem na paz e até a posse no concurso (com direito à churrasco). Fiquem na paz."

    Irmão tenha fé em Cristo, pois a tua fé é capaz de trazer a existência tudo aquilo que para você pode não existir, mas para Deus já existe e Ele anseia que você dê apenas um passo de fé para lhe entregar todos os seus sonhos, todas as suas realizações, a cura de suas enfermidades e tudo que sempre sonhou um dia ter e ser.

    Eu começei a estudar este ano e entreguei nas mãos Dele( UM GRANDE SONHO MEU EM SER POLICIAL FEDERAL). Tenho muita fé que irei passar, mas se caso não passar a minha fé continua firme. Seja a tua vontade e não a minha.

    Deus abençõe a todos os candidatos!!

    Rumo a PF!!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.