terça-feira, 22 de março de 2011

O Candidato Ideal


Todos nós, candidatos, quando percebemos que é a Polícia Federal o órgão com que sonhamos um dia fazer parte, criamos um modelo de candidato ideal que devemos ser para obter a aprovação no concurso público. Lemos William Douglas, Lia Salgado, o clássico texto de Alex Meirelles, compramos os principais livros de cada matéria do edital, entramos em fóruns de discussão, entupimos o HD de material, criamos um blog (rsrsrs... sim, sim, é isso mesmo), entre uma infinidade de outras coisas.

Mas, no entanto, pergunto: quantos de vocês repararam o quão importante é este personagem? O Ideal deve ser entendido, na maioria das vezes, como algo a ser alcançado, que se pretende trabalhar para se conseguir. Assim sendo, o candidato ideal, basicamente, é o candidato que todos nós gostaríamos de ser e ainda não o somos! Rsrs... E mesmo quando estamos dando o nosos melhor, achamos que podemos melhorar nisso ou naquilo.

Mais importante que observarmos isto, é percebermos o que fazemos para correr atrás do nosso ideal de candidato ao DPF! O candidato que estuda em todo o horário disponível, que sabe conciliar os estudos com todos as demais atividades do seu dia-a-dia, que treina arduamente várias vezes por semana para o TAF, que não tem nenhum problema médico ou antecedentes criminais. Que pensa, vive e respira Polícia Federal! O que você tem feito para conseguir ser um candidato ideal?

Admito que estou longe, muuuuito longe do candidato ideal que personalizo em mim. Tenho que esforça muito, estudar muito e trabalhar muuuuito pra chegar aos pés do meu candidato ideal... rsrs. No entanto, o importante é que o tenho sempre em mente e tenho plena consciência que, se não alcançá-lo, ou chegar muito próximo a ser ele (o candidato ideal), não serei aprovado.

Exercício: pensem, reflitam sobre como é o seu candidato ideal. Personalizem-o e o visualize-o em você. E o mais importante: trabalhe duro, estude e treine com todo o afinco possível para ser tornar o seu própria candidato ideal. Tenha certeza que, se é o candidato ideal, ele já está aprovado (e você também).

Forte abraço a todos!

E rumo à POLÍCIA FEDERAL!

OBS¹: Obrigado aos amigos que me parabenizaram pelo meu aniversário! Valeu mesmo!
OBS²: Comentem, galera! O comentário e reconhecimento de vocês é o que alimenta o ânimo deste humilde candidato.. rsrs.
OBS³: Sim, eu ainda não uso a palavra "concurseiro" aos candidatos aos cargos policiais. "Aspirante a super-herói" é até mais próximo... rsrs

4 comentários:

  1. Edu...mais uma vez você disse o que eu precisava ouvir (no caso ler rsrs).

    Faz tempo que não tenho sido o que considero ideal...mas vamo que vamo.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO TEXTO!!!
    Quando me formar esse semestre me tornarei o candidato ideal, mas espero que todos pelo menos saibam o que vão encarar pela frente.
    Um amigo meu resolveu fazer o concurso pq achou massa os videos no youtube e etc. Moral da história, falei a ele o que todos APFs tem de passar na fronteira e ele ficou para baixo, mas lhe darei força pois pior é tar fora do DPF

    ResponderExcluir
  3. Tô sem tempo de comentar no blog, mas continuo lendo e te seguindo Eduardo!


    Aos estudos aspirante a super-heroi.

    abraços

    Fabiana

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.