sábado, 6 de novembro de 2010

Pressão...



E aí, galera. Tudo bem?

O post de hoje provavelmente soará como um desabafo. Na verdade, é mesmo. No entanto, espero compartilhar com vocês o que estou sentindo, na esperança de não ser o único.

Como sabemos, a proximidade do concurso é evidente (se não sabe, veja AQUI). Quem se sente preparado? Talvez nunca nos achemos preparados, só que o problema aumenta consideravelmente quando você REALMENTE sabe que não está. Há tantas coisas a serem feitas, tantas a serem resolvidas que, quando paro pra pensar, só sinto pressão. Como se todo meu corpo estivesse compelido e minha mente, incapaz de agir.

Antes de tudo, há as questões relativas ao próprio concurso. Terminarei a faculdade a tempo (ainda devo cursar um semestre)? Por sorte, apresenta-se a documentação, incluído o diploma, só na matrícula na ANP, mas quanto tempo demorará para convocação? Tudo é muito relativo.

Além disso, tem a questão médica. Desconfio de tanta coisa errada em mim que estou começando a ficar paranóico todas as vezes que me olho no espelho, rsrs. Quero fazer todo uma bateria de exames clínicos, justamente pra ver se está tudo bem, e principalmente, tratar logo do que não estiver. No entanto, não tenho plano de saúde, nem grana pra fazer em clínica particular. Se depender do SUS, se fosse urgente, eu morreria esperando.

Há também a questão física. Ainda estou MUITO acima do peso, embora esteja bem mais magro que no começo do ano, mas admito ser culpa minha mesmo. E os treinos físicos? Putz... Só de lembrar já fico cabisbaixo. Espero começar a pegar firme nos treinos, mas falo isso toda a semana. No entanto, tomo vergonha na cara e me comprometo a realmente treinar.

Sem mencionar minha carteira de motorista, que nem começei a tirar.

Enfim, são muitas as coisas que só fazem aumentar a pressão. Não vim me lamentar, não sou disso. Vim compartilhar com vocês tudo isso. Assumo toda a responsabilidade por tudo, com exceção daquilo que não está ao meu alcance, como a questão médica. Enquanto escrevo isso, tento fazer paralelamente uma lista de opções e soluções aos meus problemas.

Admito que a pressão nem sempre é ruim. Às vezes ela te põe na ativa, joga a responsabilidade no seu colo, e isso não é uma batata quente para passar para outros. Você tem que assumir a iniciativa e agir. Não acredito que esteja sozinho ao pensar assim, muitos dos meus amigos leitores também devem pensá-lo. Muito menos acredito que seja o único a passar por problemas semelhantes.

Estude mais sério, peça dinheiro emprestado aos pais, tire logo a carteira, tome vergonha na cara e treine. São algumas das coisas que listei aqui, algumas ações pró-ativas. Não adianta se lamentar pelos problemas para se passar para PF se não agir. Se não consegue resolver problemas, como quer ser policial?

Na verdade, tudo isso é o que eu digo pra mim mesmo. Tento me convencer disso, o tempo todo. É ade que vai dá tudo certo que me faz levantar todos os dias de manhã, sem exagero. Por isso, parto para tentar resolver meus problemas. Corrigindo: "tentar resolver" não, "resolver".

Agredeço a vocês, todos vocês, meus amigos. Muitas vezes, é entrar e ver o número de "Seguidores" do blog aumentando ou um comentário animado sobre algum post que alegra meu dia e me faz perceber que não estou sozinho perseguindo meu sonho. Nenhum de nós está.

Forte abraço a todos.

E rumo à Polícia Federal (apesar das adversidades)

11 comentários:

  1. Eita, acho que todos passam por isso.
    Mas o lance é não desistir e não parar no meio do caminho, pq daí voltamos pro final da fila.
    É ir andando, mesmo que seja devagar - mas caminhar sempre.

    E sobe a CNH, achei que fosse a única que a além de estudar e resolver algumas questões médicas ainda tem que resolver isse detalhe...rs
    Sorte que, pagando o processo, rapidinho teremos a "verdinha" nas nossas mãos.

    Sucesso pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Sim, todos passam por alguma dessas situações listadas. Estou com 21 anos, termino a faculdade só no fim de 2011. O lance é continuar estudando. Caso não dê nesse próximo, relaxa, 2012 e 2013 já está ai. As vezes reclamamos de algo, eu tenho CNH há 3 anos, tenho plano de saúde(dependente do meu pai que é servidor no TRE/RO), mas moro só e estou quebrado financeiramente... kkkkkk Na espera de sair nomeação em 2 concurso estaduais aqui. Enfim, penso o seguinte, todos nós devemos seguir em frente, tendo consciência de que existem pessoas em situação pior que a nossa, e nem por isso elas desistem. É isso ai, rumo a PF. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. "Bora" Eduardo, bola pra frente!
    Acompanho teu blog diariamente (sempre que há atualização) e este post foi o pior de todos cara...Pô não deixa a moral cair não velho. Vamos que vamos! Tbm estudo para PF, moro sozinho, trabalho e tenho como "PROJETO DE VIDA" (aluno 08 - livro COT)e não um sonho, que é me tornar um APF.
    Bora lá cara, nos vemos na ANP em 2011.

    ResponderExcluir
  4. "espero compartilhar com vocês o que estou sentindo, na esperança de não ser o único."


    Único você não é. Me questiono exatamente como você está fazendo... Penso se tudo vai se ajeitar até a tão esperada data da prova... E penso além, como você também pensa, nos testes físicos, médicos...

    Quando queremos uma coisa de verdade, temos essa preocupação se vamos realmente alcançar ou não... Creio que até criamos problemas que não existem, ao mesmo tempo que criamos também as soluções.

    Acho que faz parte desse ciclo que vivemos.

    É bom registrar esses desabafos para rirmos depois. Rir mesmo, pois parecemos mulherzinhas.

    ResponderExcluir
  5. Fala ae irmão...,
    Tudo normal, parceiro. Faz parte da caminhada estes momentos.
    O que penso é: não sofrer por antecipação. Que nós aproveitemos o gás do concurso que dá sinais de sair para estudar com mais firmeza. Mas não para cobranças em excesso. É aquilo, também temo que saia cedo demais, antes de eu me formar, mas não adianta sofrer, é esperar para ver.
    O importante é usar as notícias como motivação.
    Abç

    ResponderExcluir
  6. Essa "montanha-russa" de pensamentos é mais do que normal cara,ainda mais quando se cai na rotina de estudos,trabalho e dormir;estudos,trabalho e dormir (não necessariamente nesta ordem).

    O que eu posso te dizer é não se cobre tanto e não queira resultados rápidos - eu já fiz isto -meu rendimento caiu e refletiu na minha colocação em alguns concursos da área policial. Agora tu não pode deixar para toda segunda para começar a fazer exercícios,garanto que quando tu começar vai te dar uma "injeção de adrenalina",também dê uma olhada no edital dos exames médicos para ver se não há problemas e faça o que tiver que fazer,não deixe para depois,o tempo passa rápido.

    No mais tu é novo ainda,não deu neste,parte para o outro,mas esteja cada vez mais preparado. Já me disseram uma vez: "O tempo do homem,nem sempre é o tempo de DEUS".

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Xuxuzinho, vcs parecem mesmo umas mulherzinhas... com a diferenças que as mulherzinhas candidatas não estão se queixando tanto.

    hahahahahahahaha (provocação, hein ^^)

    baby, agora não vou lembrar quem disse que *na vida não existe domínio maior que o domínio de si mesmo*, mas é por aí que você vai se dar bem. Domínio e disciplina.

    Te adolooo muitoooo meu xuxuuuu
    beijuuuuu

    ResponderExcluir
  8. Eu sei o que é pressão como ngm aki, estou em tratamento com piscologo e neurologista inclusive com fitoterapico anti depressivo -após 1 ano e 9 meses de estudos pra concursos policiais pq já acabei a facul tbm - eu entrei em um estado de estresse absoluto até ter uma crise.

    Muita gente passa por isso, mas não é motivo para desistir, eu não vou desistir. O piscologico da gente fica abalado mesmo, mas passa vc pode ter certeza q passa.

    Estou tirando forças do fundo do meu coração para continuar nessa caminhada.

    Um abraço querido.

    Força na sua dieta, é tudo coisa da mente, converse com seu interior, vc vai conseguir.

    estou torcendo por vc!!!!

    Boa semana a todos!

    ResponderExcluir
  9. ei Edu, blz? já faz algum tempo que aomcpanho teu blog...mas nunca fiz comentário... mas acho que esse post de hoje necessita de um: FORÇA meu caro, como aquele seu post antigo, RESISTA!
    Tenha fé em Deus e acredite em si mesmo!
    grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá, meu querido. Dei uma olhada no blog, as postagens estão muito boas. Quanto ao concurso da PF e às pressões, eu também estou sentindo, mas acho normal, só não pode te deixar pra baixo. Força sempre, fera! Coloca nas mãos de Deus, e o mais ele fará. Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Cara,assiste Invictus ou leia esse poema quando tiver oportunidade.
    você é o senhor do seu destino e capitão da sua alma.
    Os problemas você consegue achar soluções criativas,tenha Fé em Deus (entrega teus caminhos ao senhor, confia nele e tudo ele o fará - salmos 37:5) e persevere, preste concursos escada e com todo o empenho você logo superará as adversidades que se imporem ao seu impeto.
    AbraçO!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.