quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Síntese de algumas dicas de William Douglas, comentado!


E aí, pessoal, tudo certo?

Hoje vou continuar falando de dicas de estudo. E quando se pensa em dicas para se estudar melhor, que concurseiro nunca ouviu falar de William Douglas? Seu livro "Como passar em provas e concursos" é leitura quase obrigatória para qualquer concurseiro (e não só aos candidatos aos cargos policiais) que está iniciando, ou mesmo para os que já começaram, e insistem em estudar errado.

Logo abaixo, eu sintetizei algumas das principais dicas do "guru dos concursos", retiradas de uma série de programas que o mesmo fez para a TV Justiça, do STF, sobre concursos. Vamos a elas:

  • 1ª DICA: Motivação - Motivação não é necessariamente definir seu sonho. Motivação são as razões que te acordam todos os dias e te dão ânimo para persegui-lo. O que te faz continuar a querer ser policial federal, sabendo que tantos desistem no caminho? A importância da motivação está em ela ser seu combustível nos estudos. É pensar no que te motiva que vai te manter no caminho certo.
  • 2ª DICA: Gostar da matéria – O primeiro passo para se estudar é amar as matérias. Não às odeie, pois serão elas que te farão alcançar seus sonhos. Além disso, pesquisas comprovam que você só aprende se você gosta, então o primeiro passo é APRENDER a GOSTAR das matérias.
  • 3ª DICA: Desenvolver curiosidade – Fique atento! Quem faz, por quê faz, quando e como faz. São perguntas importantes a serem feitas. Pergunte o que de importante tem aquilo para você, em que te enriquecerá, e mantenha sempre esse espírito indagador!
  • 4ª DICA: Foco – Imprescindível. Mantenha-se concentrado naquilo que está fazendo. Se for estudar, estude; se for comer, coma; se for trabalhar, trabalhe. Não divida suas atividades, excerto para aquelas coisas em que se pode ter múltiplas atividades, como correr, ver TV, ouvir música, etc.
  • 5ª DICA: Personalização Teste várias técnicas! Algumas dão certo para uns, outras para outros. Teste várias, de modo que monte o sistema de estudos perfeito pra você.
  • 6ª DICA: Humildade Intelectual – Não subestime a matéria, NUNCA! Você pode ter uma surpresa beeeeeem desagradável.

A última dica era sobre Agregação Cíclica, mas como é um assunto complexo e muito bom, merece um post a parte.

Então, pessoal, espero que possam aproveitar. Como disse, sintetizei as idéias do William Douglas, as palavras são minhas, mas os conceitos são dele. Para quem não conhece o trabalho do cara, vale muito a pena, então fica a dica do livro “Como passar em provas e concursos”.

Forte abraço a todos.

E rumo à Polícia Federal!

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.