terça-feira, 21 de setembro de 2010

E morre mais um inocente...

Sejamos sinceros: nenhum de nós gosta quando falam mal da polícia. Qualquer polícia, em qualquer situação, mesmo sabendo que estavam de fato errados.

Isso não significa que sejamos complacentes com seus erros, mas que apenas sentimos em nós um sentimento de frustração, pois somos cidadãos e candidatos aos mesmos cargos! E muito vezes, nos levamos a pensar: "e se fosse comigo?".

Lembro que, há alguns meses atrás, houve o fato do soldado do BOPE, a tropa de elite da Polícia Militar do Rio, que confundiu uma furadeira com uma arma. Na época, defendi implacavelmente o policial: ele errou, mas foi um erro "compreensível". Na situação dele, pilhadão, no meio de uma operação, sendo que ele é treinado pra primeiro olhar as mãos dos suspeitos, e quando olhou viu um objeto que se assemelhava a uma arma, então eu, no lugar dele, cometeria o mesmo erro.

Claro que isso não tira a culpa do policial, mas nos leva a refletir: sempre culpamos o mau treinamento policial, mas e quando até mesmo a tropa de elite, a melhor tropa de combate urbano do mundo, comete o erro? Como já dizia o filósofo, "errar é humano".

Só que esta semana aconteceu de novo. Numa averiguação, ao que parece, PMs entraram atirando na comunidade da Cidade Alta (onde trabalho), terminando por matar quatro jovens. Imediatamente o comando do batalhão emite nota afirmando categoricamente que todos eram bandidos, com apreensões e tudo. Já no dia seguinte, a manchete dos jornais é o contra-cheque do rapaz, que fazia curso de gastronomia a tarde, estudava na escola onde trabalho a noite e virava a noite em frente a uma chapa do McDonald's.



Novamente a PM faz cagada, e a é cada vez mais difícil me posicionar em defesa dos mesmos. Lembra do caso do atropelamento do Rafael Mascarenhas? Dos PMs que pediram propina pra liberar os infratores, que deveriam ser presos em flagrante? Pois é, isso é só mais um caso rotineiro. Indo pra faculdade, vejo policiais em blitz pegando dinheiro de motoristas de vans, viaturas dos "urubus" da Civil recolhendo malote do Jogo do Bicho... E não pense que a esfera da PF está livre disso: a diferença é que os corruptos da PF não aceitam "esmola pouca".

Me levo a refletir sobre o papel da polícia na sociedade. Ontem a noite me via levantando argumentos pra rebater esse discurso, do personagem Fraga, do novo filme do Tropa de Elite:



Ao mesmo tempo em que refletia sobre esse discurso do Mathias:



Hoje, admito que não sei mais o que pensar. Talvez essa minha reflexão esteja sendo extremamente incoerente, não sei. Talvez, como cientista social, não esteja afastado o suficiente do objeto de estudo para ter uma visão mais clara, uma vez que, ao passo em que sou candidato a ser policial, sou morador de favela e sei como as coisas funcionam do lado de cá dessa cidade em guerra.

Me pergunto todas as vezes que escuto um tiro: quando essa guerra vai acabar? Será que vai? Não me interessa saber quem está certo ou errado, pois nesse jogo de polícia x bandido, não se sabe mais quem é quem. O que me interessa é saber: é esse nível de polícia que queremos? O que falta pra melhorar? É esse tipo de reflexão que engrandece, óbvio, sem esquecer de chorar os mortos dessa guerra, como o jovem rapaz, que poderia ter sido um aluno meu.

Dizem que é impossível se viver em sociedade sem um aparelho regular da ordem, como a polícia. No entanto, me pergunto se, com esse tipo de polícia, não estaríamos melhor sem ela.

Um forte abraço.

Eduardo Costa da Silva.

8 comentários:

  1. Amigo, corrupção existe em todas as profissões e todas as esferas da sociedade, não estamos presenciando, diariamente, os escândalos na Casa Civil, comandados pela ministra Erenice Guerra? Na policia federal também existe corrupção, todos sabem, depende de nós mudar a situação, agir com honestidade e provar que policiais podem ser sim incorruptiveis. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Culpar a polícia ao invés do governo é até covardia.

    ResponderExcluir
  3. Fala ae Eduardo, discussão importante essa.
    Eu concordo com os colegas acima.
    A polícia sempre é culpada de forma incisiva, simplesmente porque, se pensarmos um pouco, está na ponta do sistema. O Estado delega e a polícia executa. Desta forma, os erros "visíveis" são os da polícia.
    Parem para pensar. O bandido que mata de forma monstruosa, por diversas vezes, ao exemplo do personagem Fraga, é acobertado em nome de ter sido fruto de uma criação nefasta, abandonada (o que em certos casos, é a verdade). Mas pensemos, quem causa isso? O Estado, que abandona estas áreas. A polícia age na linha de frente, enfrentando a cagada dos erros e situações pelo qual o Estado deixou chegar. Neste caso, ocorrem erros atribuidos a polícia, justa e injustamente. O caso do policial que matou o operário, confundindo furedeira com arma, foi um erro. O policial não teve intenção, mas foi um erro. Que culpa o pobre do operário tem se o instrumento de seu trabalho se parece com uma arma? Para mim, houve sim erro. Não estamos livres de cometê-lo, na adrenalina do momento, mas não posso negar que é um erro. Não é porque queremos ser ppliciais que fecharemos os olhos para os equívocos do órgão que queremos pertencer.
    No segundo caso, houve um erro também, mas este, pelo que parece, terrível. O funcionário morto, ao que parece, era, de fato inocente.
    Mas aí chegamos a outro ponto. Por que a situação chegou a este ponto? De forma que os policiais, conscientemente ou não, matam, desconfiados de todos. POR CASA DO ESTADO! De novo.
    E quem representa o Estado, de fato? Os governantes, os políticos.
    Aqui eu faço um paralelo. Os corruptos, que desviam a verba que deveria ir para saúde, educação, assim como o viciado, conivente e financiador do tráfico, também tem as mãos sujas de sangue. Por causa de sua cobiça, mete a grana do bolso e ajuda a criar margianais. E o policial? Na maior parte, neste caso, federal. E o P. FEDERAL que gasta meses de seu esforço para prender um ladrão deste, mesmo sabendo que no dia seguinte será "habeaus corpus e tchau e benção"? E o policial, que sabendo disso, nem sequer pode algemar este ladrão, pois estará afentando sua honra, como se o sujeito fosse um santo.
    O STF, órgão supremo de julgamento comete uma aberração desta (súmula de algemas), colocando muitas das vezes a vida do policial em risco. Cade os gritos de direitos humanos, reivindicando o risco pelo qual o policial passou a correr? Não existe!
    É como se pensassem:" ah, o cara escolheu ser policial, ganhando pouco e correndo riscos porque quis". da mesma forma, o bandido entra para o crime porque quer, e quando não é isso, porque não teve opções, em nome de um Estado que não faz nada por ele.
    O governante mete a grana na calça porque quer, amigo. Que se foda e tenha uma algema no braço mesmo! Fez por merecer!
    Não adianta, seja para que lado formos, a verdade é que a pemba sobra para o policial.
    Cometem erros? claro! Devem ser punidos? óbvio!.
    Mas não tradados como escória da humanidade, criminosos e vilões.
    Por isso, como disse o colega Tiago: "Culpar a polícia ao invés do governo é até covardia."
    MINHA OPINIÃO!

    ResponderExcluir
  4. PARTE 2:
    Sabe, galera. Fiquei pensando nisto tudo e me deu uma raiva, um ódio. Vontade de desabafar mesmo.
    A conclusão que eu chego é que o problema que vivemos é como um iceberg. Toda a calota de gelo submersa, não vista e não notada pela população, pela crítica, muitas vezes pela imprensa, é simbolizada pelo Estado, pela podridão da corrupção do governo.
    Pensem bem. O cara está em Brasília, ou onde quer que seja, com auxílio moradia, alimentação, AUXÍLIO TERNO, e um grande salário. Fica em uma sala com ar condicionado, junta o dinheiro do salário, pois não gasta com quase nada. Mesmo assim, o cara ainda consegue ter a cara de pau de não trabalhar, de roubar MAIS DINHEIRO DO CONTRIBUINTE, e em certos casos, como no Rio, de financiar Milícas e tráfico. Por que estes camaradas não são execrados também? Não são pois estão submersos no iceberg. Ninguém vê, ninguém sabe, e o pior, ainda há lei como esta aberração de Sumula de algema, que impede que a robalheira fique mais evidente.
    Do outro lado, temos o policial. Em uma viatura, muitas vezes sem ar condicionado, com fuzis e coletes gastos, horas e horas em diligências, para em êmbito estadual ganhar 1800, 2000 contos. Com um belo auxílio "se vire" e "fique satisfeito por esta rara diária para sua viagem À TRABALHO", isso quando recebem. O cara esta lá, combatendo criminosos com fuzis dourados, sem a tensão do policial, que sabe que não pode fazer cagada, enquanto o vagabundo pouco se importa se vai matar morador ou não. E muitas vezes sabe, que basta espalhar rumores de que os policiais que mataram, o que em certos casos ocorre, infelizmente (policiais também erram).
    A diferença é apenas uma. O policial é o bucha, que está na ponta do iceberg, com uma cambada que torce contra, doida para divulgar a merda que faz. Todos os seus erros ficam em evidência
    O pior, que sabendo disso tudo, sabendo que não adianta prender, o cara vai ser solto, o sistema prisional não recupera, e etc, A GRANDE MAIORIA É HONESTA.
    Enquanto o merda do político, com todos os benefícios, toda a maré a favor, ainda consegue ser ladrão.
    Pera aí, né? Quem é o fdp da história?
    Quando o policial faz merda, ou quando traficantes o acusam de matar inocente, pode ser acusado injustamente.
    Agora quando o político mete a mão, não pode ter a honra violada. Colocar uma algema é um atentado a sua reputação ilibada! Seia injusto com ele, coitadinho.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Só rindo.
    POR ISSO QUE POLICIAIS, OS HONESTOS E RETOS, SÃO VERDADEITOS HERÓIS SIM. TENHO ORGULHO DELES E SEREI UM. QUE DEUS ME DÊ ESTE PRIVILÉGIO.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos que postaram. Meu objetivo é justamente esse, levar a reflexão.

    No entanto, ocorreram alguns extresses, algumas coisas realmente chatas. Entenderam mal meu post e já me tacaram todas as pedras que se tinham ao alcance.

    Não vou me retratar, pois mantenho minha posição. Vou apenas repostar minha resposta a um desses eventos desagradáveis, buscando esclarecer aos que tiveram o mesmo entendimento, de que o post é um dura critica aos policiais:

    "Minha posição não é a de (mais um) crítico da polícia estadual ou de um pseudo-especialista em Segurança Pública. Minha posição nesse texto é a extrema angústia. Angústia essa que não é mera crítica. É um desabafo: tenho amigos e parentes mortos dos dois lados dessa guerra.

    Dou muito valor a esses homens, DEMAIS. Não leu o trecho "Ontem a noite me via levantando argumentos pra rebater esse discurso, do personagem Fraga"? O discurso do personagem é basicamente o discurso dessa gente que você ACHA que eu sou."

    ResponderExcluir
  6. Tiago, não culpei os policiais. Disse que eles fizeram cagada, e de fato o fizeram. Como uma polícia que se pretende cidadã, segundo o Comandante Geral, pisa cada vez mais em falso em direção de ganhar a confiança da população?

    Não sou estúpido, gente. Como disse o Rodrigo, por trás da operação policial que resulta em um inocente morto, como está, passa muita, MUITA política. O Rodrigo está absolutamente certo no que diz, concordo completamente.

    Só que, ao contrário do posicionamento majoritário das pessoas aqui, não excluo o policial da apreciação da minha análise.

    ResponderExcluir
  7. Galera, mantenho a minha posição. Culpar a polícia é uam covardia, em vez destes políticos de merda.
    No entanto, o Eduardo não responsabilizou a polícia por tudo. Fez uma análise de erros que ocorrem. A polícia erra também.
    Escrever um blog sobre polícia não é puxar saco de órgãos policiais, mesmo que se queira ser policial.
    Agora, mesmo com os erros, acho os governantes muito piores e responsáveis mesmo. Mas em nenhum momento do post a polícia foi responsabilizada por tudo.
    Foram estudos de caso em que, na minha opnião, a polícia estava errada.
    Seja civil, militar, federal, há laranjas podres em todas as esferas policiais e de serviço público em geral.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo eu postei minha opinião na comunidade da PF.

    É um assunto bem complicado,cada um defende o seu lado. Quem vive polícia e está ali na missão,do lado do parceiro,tem uma visão e a defenderá até a morte. Quem já perdeu alguém ou conhece alguém que pagou com a vida por causa de erros como o que você citou tem outra visão e também a defenderão.

    É um beco sem saída,e sinceramente não vejo luz no fim do túnel.

    O que não podemos perder é a esperança nos BONS.

    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.