domingo, 7 de julho de 2013

O Momento Certo.



Diversas são as pessoas nas quais eu vi, e continuo vendo, desânimo. Cansaço, infelicidades... inúmeras são as reclamações. E eu não tiro a razão delas. É uma estrada difícil, o caminho de concursos, principalmente quando você persegue um sonho, um objetivo. Eu mesmo estou chegando no limite corporal e mental. Mas cá estou para lembrá-los das coisas que fizeram nós começarmos. Cá estou para manter acesa a chama da esperança.

Um homem uma vez me disse que a melhor maneira de aprender é perdendo. Na época em que eu vi isso, eu era orgulhoso, e não compreendi o que o velho disse. Hoje eu dou graças a Deus de ter ouvido aquela frase. Veja, quando ele disse “perder”, ele não disse no sentido negativo. A derrota é apenas um modo de ver as coisas. É relativa. No caminho de um vencedor, não existem derrotas. Existe apenas aprendizado. Experiência. Então, acredite, a “derrota” te faz um vencedor a cada experiência. A cada lágrima que cai dos seus olhos, é o seu corpo se adaptando, ganhando uma quantidade incontável de fé, persistência, ganhando vida.

No começo eu procurava a vitória, procurava o meu lugar no Sol. Corria, sem descanso. Veja, eu não procurava a luta, eu procurava a vitória. Foi quando eu percebi que eu só poderia ter meu lugar depois de muito esforço. Comecei a olhar para trás, analisando meus rastros e percebendo onde eu havia errado. Então mudei, e procurei apenas olhar para estrada. Eu deixei de procurar o Sol, e procurei com mais intensidade o trabalho, o labor. Não me entendam mal, eu nunca deixei de lutar. Só comecei a olhar pra o meu objetivo com outros olhos, com outro olhar.

E então, num bar, conversando com um estranho, ele me disse: “Veja, você toma o seu trono? Não, você só consegue obtê-lo se for digno para tal coisa! Não se trata de ser mais forte ou mais fraco, e sim se você merece ou não, se você está preparado ou não!”. Foi então que eu me toquei, finalmente, do que acontecia, de como o mundo andava. Tudo é um ciclo. Sim, podemos dizer “destino”. Mas destino esse forjado, moldado por nossas ações. Com um simplório toque do Senhor. “Eu vou lutar incansavelmente, mas somente receberei o que eu quero quando estiver preparado, quando Deus achar que chegou a minha hora”. É, eu continuei lutando, me esforçando. E uma hora cansa, não é?

Sim, cansa. Não somos de aço, infelizmente.  Somos humanos, com desejos, aflições, medos. Como continuar numa estrada, sem destino certo, com força 100%? Sim, nós não sabemos quando irá acabar... Fazer concurso para a polícia já é um treino, um preparo por si só. E continuar nisso é cansativo. No momento em que suas forças se esgotam, você volta o olhar para o céu procurando respostas. E eu vou dizer a que eu recebi.

Tudo isso, toda essa jornada, esse preparo, possui uma razão. Nada nessa vida é por acaso. O estudo incansável serve para você se tornar o melhor. Mostrar para a banca que você possui conhecimento e está pronto. Mostrar que você entende do assunto e não está ali para “brincar de polícia”. O teste físico? Como vencer um mal que não é possível enxergar? Precisamos estar preparados intelectualmente e fisicamente. Correr e lutar mais forte, sempre. Um policial precisa ser um combatente equilibrado. Você irá lidar com as mais inusitadas situações.

“Sim, mas porra, essa CESPE é impossível!”. Ok, e o que vai adiantar reclamar? Uma presa num mundo de predadores não vive reclamando. Ela se adapta e tenta de todas as forças lutar contra a maré. E no momento certo, ela deixa o cargo de “presa” e se torna “caçador”. Adapta-se com a banca e procure sempre aperfeiçoar-se.

Não é o fim. Nem estamos perto disso. O mundo possui vitórias e maravilhas porque homens e mulheres não desistiram. Quando eles caíram, não ficaram no chão. Decidiram resistir. Veja, em nenhum momento procuraram a vitória. Simplesmente resistiram, lutaram. E hoje temos o que temos graças a eles. E se você pensa em desistir, cá estou trazendo inúmeros motivos para você não o fazer.

A polícia possui imperfeições? Sim, MUITAS, então não se iluda. Se você quer lutar contra o crime e fazer a diferença, prepare-se para o pior. É cansativo? Sim. Tem um salário ruim? Sim. Mas se você quer, esse é o caminho. Trabalho duro. Vá até o limite, mas saiba recuar quando necessário. Não haverá vitória se você perder para si mesmo. Respeite sua saúde, seu corpo. Mantenha-se firme com sua família, afinal você só existe graças a eles. Poucos ficarão ao seu lado no fim. Então agarre-se a tudo isso e continue.

Se a dor está incontrolável, pare e respire. Procure Deus. Desabafe. Mas não deixe de lutar. Não deixe de perseguir seus sonhos, seus objetivos. Não faça isso com você. Você terá todos os motivos para ficar desmotivado ou desistir, seja na etapa de estudos, seja como policial. Cabe a você decidir o que aceitar: se render ou lutar. Mas lembre-se: o mundo precisa de pessoas boas para continuar.

Lute. Até o fim. Quando for a hora certa, você receberá o que merece. Deus não comete erros.

Grande abraço,


Luka Rizzieri.

11 comentários:

  1. Pôxa...

    Eu poderia elogiar. Poderia tecer várias considerações reforçando tudo o que o LuKa Rizzieri escreveu, mas acho que o texto está completo. O máximo que posso fazer é dar uma arrematada com a frase de um autor desconhecido:

    "Recuar??? Só se for pra tomar impulso"

    : )

    ResponderExcluir
  2. É PESSOAL, VAMOS TER MUITA GENTE QUERENDO BATER NAS NOSSAS COSTAS, MAS SÓ NÓS MESMOS SABEMOS O CAMINHO QUE ESCOLHEMOS.

    POR ISSO AFIRMO, É UMA CONQUISTA PESSOAL, MESMO COM FAMILIARES DO NOSSO LADO ( EU POR EXEMPLO TENHO MINHA ESPOSA, QUE VIVE E CHORA PELO SONHO JUNTO COMIGO), ELA ENTENDE PORQUE EU SAIO AS VEZES AS 5.30 PARA CORRER, OU PORQUE DEPOIS DO ALMOÇO NO SABADO OU EM PLENO DOMINGO.

    MAS QUANDO OLHAMOS A GRADE DE ESTUDO, EU SENTO EM FRENTE AOS TANTOS PAPEIS, RESUMOS QUESTOES VOLTO AO ESTADO DE ALERTA E ACREDITO QUE A CADA SINGELO PASSO QUE ESTAMOS DANDO A VITORIA CHEGARÁ.

    DEUS LA DO ALTO ESTA VENDO ISSO, E ASSIM EU DESEJO A TODOS OS COMBATENTES QUE NOSSA VITORIA CHEGARÁ.

    AQUELE ABRACO, RUMO AO SONHO.

    ResponderExcluir
  3. MEU CARO, Parabéns.

    Já estava com saudades dos seus textos, mais uma vez você ressurgi para nos trazer motivação.
    Estou focado e mantendo o equilíbrio, te acompanho a um bom tempo e logo termino a faculdade. Tenho fé que um dia poderemos trabalhar juntos, para mim será um prazer.

    Grande Abraço.

    att JP

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal sou de Campo Grande-MS gostaria de dizer que:
    Acompanho este blog já tem um tempo e eu sou mais um a perseguir este sonho, agradeço todos que postam e comentam, mesmo que sejam frustrações pessoais, pois isso serve de estímulo pra mim e para muitas pessoas garanto!
    Vi ai comentários e discussões a respeito da carreira e Luka Rizzieri apesar das muitas horas de estudo e preparação física temos que tirar o peso dos ombros e continuar estudando sem culpa só chegamos lá na hora que estivermos realmente preparados. Vi outro comentário do JohnyPF que é um dos melhores nunca serei rico! Realmente mais se é seu sonho realize.
    " É muito mais fácil ser o cara sentado no sofá assistindo um jogo do que ser o cara atrás do troféu, mais também é muito mais fácil e gratificante olhar para trás e saber que vc fez tudo para alcançar seu objetivo do que viver com arrependimentos pelo resto de sua vida"

    ResponderExcluir
  5. Nossaaa....Tdo que eu precisava ler nesse momento.
    Tava sumido heim! Sempre visito o blog quando posso, pq sempre que passo por aqui recebo uma dose de verdade e motivação para continuar firme nessa caminhada.

    Deus está no comando

    ABS

    ResponderExcluir
  6. Oi Eduardo!

    Você está sendo CONVOCADO pra participar do nosso Grupo de Estudos da Confraria.

    O grupo está começando agora, teremos muitos simulados, com runking, etc. Tudo regado pelo espírito fraterno dos concurseiros mais legais do mundo.

    Não sou eu quem tá organizando é a Regina e o KM, pra fazer a sua inscrição, manda um e-mail para nascimentosnake@gmail.com.

    É tudo gratis, não tem propaganda de cursinho, nem venda de apostilas on-line ou qualquer outra coisa do gênero... pode ir despreocupado, Eduardo.

    Confirma logo porque as vagas são limitadas e queremos fechar o grupo ainda no mês de agosto!

    ; )

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. como podemos fazer parceria?
    http://estudantedireito.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Você é o cara! Parabéns pela aprovação...

    ResponderExcluir
  9. meu caro, não sei se vc é o marques, carlos felipe m. m., se conhece pede pra ele fazer um contato comigo no FACE. JORGEFROZ. Sgt Jorge pqdt do pqrmnt/12 - obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Eduardo, já faz tempo que não atualiza teu blog. Continua na luta pelo sonho? Espero que sim. Teu blog foi um dos grandes incentivadores para eu lutar por essa tão sonhada carreira de APF.
    Abraço

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.