segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Ser mais do que somos

Antes um leitor agora já nos chamamos Amigos ( falo do nobre EDU e demais amigos espalhados pelo país), vendo as postagens do Meu outro amigo LUKA não resisti e me coloquei a rabiscar alguma coisa, como todos nós vou me apresentar;  Me chamo Tomazini - Logan ( um apelido quase uma identidade secreta) sou do RJ e tenho me preparado para a carreira no DPF.Ser mais do que somos:
Algo acontece, quando buscamos no infinito possíveis respostas, onde jamais fizemos alguma pergunta. É notório querer  solucionar todos os problemas de uma só vez e com astúcia e rapidez  precipitar o movimento do próximo para que possamos ser ousados e ofuscar tal tentativa.


O ensinar é uma dadiva que levamos a vida tentando aprender, contudo alguns seres tem de forma divina o dom  de falar e transmitir tais ensinamentos, como sabiamente as águias buscando a maior proteção para a sua ninhada, eleva seu ninho as maiores alturas, prevendo que seus predadores não consigam se aproximar.

O ser  não consegue ter todo esse instinto, mas ao longo das etapas da sua vida ele vai testando e sendo testado, ao contrario do animal  instintivo, que a cada teste nada ganha além de prolongar a sua vida. O homem enumera valores que as águias desprezam, todavia podemos evitar as mágoas que a busca por vitória, êxito e satisfação pessoal nos fazem estar tão próximos da vida animal.

E acreditar que a amizade o carinho e o amor ainda existem, porém não estamos dando a eles o devido valor, a permitir que esses sentimentos aflorem mais naturalmente nas nossas atitudes, e nos nossos passos do dia a dia.

De certo modo sempre estaremos a buscar uma maneira de vencermos o próximo, garantindo a luta pela sobrevivência do forte sobre o mais fraco, sem sequer olharmos uma única vez para dentro de nós sem se auto defender ou pensar em si mesmo, transformando o preconceito de sobreviver em sentido para a cada dia viver melhor.

Dentro desse pensamento vou colocar o que ocorreu no continente africano:

A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.

Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse "Já!", instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

Elas simplesmente responderam: "Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?"

Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

Ubuntu significa: "Sou quem sou, porque somos todos nós!"

Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos...

UBUNTU PARA VOCÊ!

Muitos leitores, vão entender porque compartilhamos tudo, questoes comentários, em alguns casos reuniões até tarde da noite
para um ajudar o outro a chegar ao sonho Rumo a POLICIA FEDERAL.
Aquele cordial abraço a todos!!

Tomazini "Logan"

12 comentários:

  1. vocês me inspiram ! bola pra frente guerreiros ! nossa vaga ta garantida ! é só acreditar !

    ResponderExcluir
  2. Grande Logan,

    Acompanho seu blog a algum tempo, porém, nunca havia comentado.
    Ao reler novamente este post, na busca por motivação, que nos últimos dias tem sido de fundamental importância, resolvei deixar aqui algumas simples palavras.
    Percebo que esta afastado do blog já tem alguns dias, talvez tenha desanimado um pouco, ou simplesmente seja outra à fazeres da vida cotidiana.
    Sou de Cascavel, interior do PR, estou estudando para PF, hoje, completando um ano, entretanto, a 5 meses "apenas" de integral dedicação, onde abandonei tudo, vendi o carro financiado, a "única" coisa que tinha, sai do emprego, e estou dedicando todo o tempo somente para isto.
    Deixo aqui um salve para você meu amigo, que assim como eu, possui o grande sonho de fazer parte dessa corporação. Talvez muitos dos que pensam, "bah, vou fazer o concurso para PF" tenham o real sentido do que esta instituição representa em nossos sonhos.
    Espero que esteja aí ainda, firme e forte nos estudos, pois nosso sonho há de ser concretizado.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!

    Queremos te conhecer!!!

    3º Encontro da Confraria, dessa vez NO RIO!!!

    Vai lá, vai... eu não quero ver você triste assim...
    (estou a dois passos... do paraíso... talvez eu fique eu fique por lá...)

    Come on, man!

    ResponderExcluir
  4. Moçada e rapaziada do pega! Saudações!
    Estou aqui em Sampa, remando com todas as forças que me restaram.
    Este cancelamento do concurso de escrivão está me tirando o sono . Esmorecer, não vou!
    Fiz o concurso para agente e cometi o erro de dar uns chutes, o que me custou caro.
    Desta vez estou firme e decidido e não permitirei outro deslize.
    Quem vai pra cima da próxima prova?
    Vamos juntos!!!

    ResponderExcluir
  5. Conversei com o Eduardo semana passada e ele me disse que desistiu da PF. O cara está muito desmotivado e não quer mais essa vida "concurseiro".

    É isso ai. Vamos continuar na luta.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Putz galera,eu estou numa desmotivação total,mas ver o cara do blog desistindo me da profunda tristeza....vamos resgatá-lo e tentar reacender a chama da pf no coração dele!
    Todos temos problemas e dificuldades e a cada dia que passa a pressão em cima de mim aumenta tanto por parte da família como minha mesmo!Não deixemos esmorecer o nosso sonho por palavras desanimadoras e saibamos que os que lá estão hoje com certeza já passaram por momentos assim e hoje tenho plena convicção que não se arrependem...
    Força galera e principalmente você Eduardo Costa que não conheço pessoalmente,aliás como não conheço ninguém!
    Queria compartilhar meu face com quem queira trocar informações sobre o concurso trocando materiais e aulas,pois assim traçamos estratégias diferentes para não pararmos de estudar galera...
    Quem quiser me add é bruno saueia,mas mande msg informando ser daqui do blog..abraços e força na peruca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Mandruva!
      Aqui é o Candeia, de Sampa!
      Vc ainda está estudando para a PF?

      Excluir
  8. Opa Candeia estou sim cara,na luta meio desmotivado mas não desisti não...ainda mais agora que conheci um cara rudney de piquete interior de são paulo onde trocamos ideias e isso serviu pra dar mais uma motivada! me add no face ou msn para que possamos trocar ideias e materiais,assim seguindo juntos não desanimamos!
    brunosaueia@hotmail.com
    abraços a todos e vamos à luta...quem quiser me add será bem vindo! abraços

    ResponderExcluir
  9. Olá meu nome e Bruno estou cursando o
    3 ano do ensino médio .... Meu sonho como o seu e ingressar na DPF ..meu amigo na hora certa todos nos estaremos como APF nao se preocupe deus vai lê recompensar por todo o seu esforço
    Abraço !!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.