quinta-feira, 19 de julho de 2012

Sobre sonhos e objetivos...


Olá amigos! Quem vos fala é o Luka Rizzieri, a pedido do meu irmão Eduardo Costa. Para quebrar o gelo, hoje venho aqui falar sobre desafios, sonhos e objetivos. Assim como eu, sei que muitas pessoas aqui não passaram na primeira fase, e em outras fases, como TAF, exames etc. Vocês devem achar que eu vim aqui para dizer a vocês o seguinte, como “não desistir”, “jogar a bola pra frente”, ou coisas como “Não fique triste, é normal...”. Não, eu não vim falar sobre isso.

Hoje eu venho para parabenizar todos vocês. Seguir esse caminho não é fácil: trabalho, filhos, treinamento, estudos. Então, você já um vencedor muito antes de passar para a polícia. E vai por mim, eu sei como é ter a grande decepção. Anos de preparo psicológico, físico etc, para no “Dia D”, termos a grande decepção. E aí, o que fazer? O QUE FAZER?! Primeiramente, nós temos que nos dar o luxo de, desculpe o palavreado, “ficar na merda”. Isso mesmo! Dê-se o luxo de curtir a fossa. Chore, grite, dê umas porradas num saco de pancada, corra até o corpo arder de dor, chore no ombro da amada(o) ou procure o bar mais próximo (mas não dirija). Sério gente, isso funciona. A ficha termina de cair, você coloca pra fora todas as suas angústias, e te faz ficar preparado para voltar à ativa.


Em segundo lugar: pés no chão. Tivemos nosso primeiro tombo (ou segundo para alguns), mas isso não é o fim do mundo. No começo, eu achei também que seria, e isso foi o maior mal que me detonou na hora da prova. Eu fui fazer a avaliação achando que tinha a obrigação de passar, quando não tenho. Lembra dos estudos? O DPF é um órgão permanente, PERMANENTE, ou seja, ele não vai sair de lá. A pressão, embora seja inevitável, pode ser amenizada... como? Não sei. Disse que pode, mas eu não tenho a receita do bolo. Alguns usam o sexo, outros fazem exercícios, outros jogam vídeo game... enfim, dê seus pulos!

Terceiro: continue estudando. Nunca pare, nem que você estude uma (01) hora por dia! Se você deixar de estudar por um prazo longo, acabará desacostumando. E nem pense na possibilidade de “Ah, eu estudo faz dois anos que agora eu só preciso fazer...”. Gente, vamos ter humildade. Quando achamos que sabemos muito, na verdade não sabemos nada. A maior virtude do guerreiro é sempre se aperfeiçoar, nunca achar que é o suficiente. Treine, estude, como se fosse quebrar seus próprios limites. Se você já viu a matéria várias vezes, ótimo! Faça exercícios agora, ou faça resumos, mas nunca deixe de lado. Se você está enjoado da forma como estuda, procure outros métodos. Se você não consegue se concentrar, procure ajuda, mas não fique parado. Não dê ao diabo espaço para ele “ferrar” com sua vida.

Uma coisa que serviu para mim, e talvez possa servir para vocês... se não servir, podem ignorar. Por muito tempo, eu enxerguei o DPF como meu sonho, e ainda enxergo. Não nego, o DPF é o meu céu. Mas eu troquei “sonho” por “objetivo”. Como assim? Vou explicar. Pelo fato de eu querer tanto o DPF, esqueci de vários fatores importantíssimos: calma, paciência, e de mim mesmo. De tanto que eu me preocupava com meu sonho, esqueci de colocar os pés no chão, fui longe demais e acabei caindo. Percebi que o sonho chega na hora que tiver de chegar, que a minha parte já está sendo feita. Depois daquela prova “foda”, eu procurei deixar de lado culpar apenas a prova, a banca, e focar em melhorar a minha pessoa. Corrigir os erros, aprimorar os acertos, e dar um pouco de crédito a mim mesmo. Hoje enxergo o DPF como perfeitamente alcançável. Se todos esses camaradas conseguiram passar, por que eu não posso? Hoje ele é meu sonho, mas muito mais do que isso, é meu objetivo maior. Sem pressão, sem loucura... “relax”. (rsrssrs)

Alguns pensam em desistir. Então, diga-me, pra quê entrar na polícia? Se lá o problema vai ser dez vezes pior? Temos dezenas de possibilidades de vencer, milhares de tentativas, mas apenas uma vida. Se você quer tanto o DPF, quer tanto entrar na polícia e combater o mal, como faria se encontrasse um problema lá, na polícia? Iria desistir também? Não, pois pessoas dependem de ti. E é esse um dos meus estímulos para seguir rumo à PF: pessoas precisam de nós. O Brasil precisa de você.

Eu não sei, de fato, como é polícia, mas procurei ao máximo me informar e hoje eu sei, mais ou menos: polícia é papelada; é lidar com o pior tipo de gente na face da terra; é passar horas atrás de uma mesa; horas em plantão; polícia não é só meter o pé em porta... polícia é polícia irmão: vai ser o que precisar ser. Assim como nós. Se precisar, nós estaremos no plantão; se precisar, preencheremos a papelada; se precisar, vamos enfrentar os bandidos, políticos, traficantes, estupradores e todo tipo de raça ruim desse planeta. Mas a polícia não será nada sem você.

Por isso, irmão e irmã, meus parabéns por chegar até aqui! Respire fundo, recupere as forças, ponha-se no seu lugar... encare os fatos. Lute pela polícia. Seja DPF.

Grande abraço,

Luka Rizzieri.

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigado Sandro, vc pode ser chamado e batizado de Padrinho..rs.rs.rs.

      Excluir
  2. Estou bem no inicio da jornada. Dei meus primeiros passos como concurseiro da DPF a algumas semanas apenas. Vejo os depoimentos de várias pessoas aqui no blog e, mesmo sabendo que o caminho será longo e com quedas, eu tentarei. Comprei o sonho, não, objetivo, de entrar no DPF e vou conseguir, cedo, tarde, não importa. Um dia de cada vez. Obrigado Luka.

    ResponderExcluir
  3. parabéns para todos e vamos em frente rumo a realização dos nossos sonhos

    ResponderExcluir
  4. Manter o FOCO NA missao, cabeça erguida e TREINAMENTO A EXAUSTAO ATÉ A PERFEIÇAO.

    HOJE COM 36 ANOS, ME VEJO COMO MUITOS DE VC,S MAIS JOVENS DO QUE EU, FAZENDO A DIFERENÇA PELO IDEAL.

    O SOFRIMENTO É PASSAGEIRO, MAS DESISTIR É PRA SEMPRE!!

    COMANDOSSSSSSSSSSSSSSSS!!!!

    ABÇS

    ResponderExcluir
  5. É isso aí Luka, fé e perseverança, aliado a muito foco e determinação. Dei uma desacelerada com essa suspensão do concurso, mas já renovei minhas energias e retornarei com gás total. Um post como esse só reforça meu propósito... entrar no DPF. Forte abraço e bons estudos, em breve - com Fé em Deus - nos encontraremos na ANP ---> DPF.

    ResponderExcluir
  6. Boa cara. Show de bola o post. É esse o espírito mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, a PF só adiou a contratação de ótimos policiais como vocês, quem perdeu (por enquanto) foi o DPF. Pelo que li, vocês são novos, eu não me considero mais tão novo assim com 27 ... mas ainda temos tempo e o melhor estamos mais experientes, obvio que como você disse isso não basta, precisamos de muita humildade para continuar na disciplina e melhorando.

    Força, rumo à PF 2013, ou até quem sabe 2012. abs

    ResponderExcluir
  8. Isso ai Luka belo texto...apareça mais vezes no blog...
    RECUAR SÓ SE FOR PARA TOMAR IMPULSO!!!!!

    Abraço a todos os Guerreiros

    ResponderExcluir
  9. E isso ai! Palavras sábias: " continue estudando. Nunca pare, nem que você estude uma (01) hora por dia! Se você deixar de estudar por um prazo longo, acabará desacostumando.". Verdade! Fato! Não deixe toda renúncia ir embora, ser jogada fora...

    Todas as festas que você deixou de ir, todas as horas que você NÃO passou com sua namorada ou esposa, todo tempo que você NÃO passou com seu filho, tudo que você gosta de fazer e "perdeu" a oportunidade de aproveitar... Não deixe isso tudo para trás. Por mais que essa reprovação requeira tudo isso de novo. (Lembro muito do filme: Homens de Honra. Naquela cena que ele decide amputar a perna e continuar até ser Mergulhador-Chefe. A esposa dele "desistiu" dele, mas ele não. Ele sabia que podia conseguir.)

    Se não for essa a vontade de Deus, ele tratará de desviar seu caminho. Caso contrário, faça sua parte. Ele retribuirá lhe abençoando.

    Vlw!

    ResponderExcluir
  10. Olá pessoal como todos vcs meu sonho e ingressar na DPF .... ainda estou cursando o ensino médio mais sei que. Tenho um longo caminho pela frente .... Todos nos vamos atingir nossos objetivos em breve .... Como dizia o bom e velho Renato russo: quem acredita sempre alcança !

    ResponderExcluir
  11. Pq eu não descobri esse blog antes :( pelo menos uma vez por dia passo por aqui!( Me deparei com esse texto que sinceramente levanta e põe até defunto pra correr..RS(obrigado ao cara que fez o texto) e serviu mto pra mim, mesmo ainda não tendo feito o concurso.(estou me formando e objetivo de vida é ser delegada federal) Ah eduardo mandei um e.mail pra vc com umas dúvidas, espero sua resposta! tenho alguns amigos que também sonham em ser do DPF vou indicar o seu blog!

    Vqv. Um abraço, e muita força pra todos! xD

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.