segunda-feira, 4 de junho de 2012

Lidando com os novos desafios.

Este post é para os candidatos aprovados e para os (ainda) não aprovados.

Primeiro veio o desespero. Minha mãe perguntou porque eu não sorria, não pulava de alegria, se era o meu sonho se realizando. Será mesmo que estou à altura desse sonho? Se a próxima etapa sempre foi e continua a ser a mais difícil pra mim... Mas logo veio a iluminação e percebi que ainda há muita água para passar por baixo dessa ponte, e que voltaria do TAF, independente do resultado, tendo a certeza de que daria o meu melhor.

Depois veio a preocupação. É a hora da correria: exames médicos diversos (CARÍSSIMOS) e certidões (o lado BURROcrático das coisas). Nessa hora, bem como na anterior, o apoio da minha família foi fundamental. Louvo aos céus todos os dias pela família maravilhosa que tenho e fico pensando, com pesar, os tantos outros candidatos que sofrem por não ter apoio em casa (para eles, mais um obstáculo a ser vencido). Enfim, essa parte da correria ainda estou vivendo, e com muita intensidade. Vai pra cima e pra baixo atrás de médico, bom preço e prazos curtos de entrega. Correr pra Defensoria Pública para garantir a gratuidade na expedição das certidões (aliás, bizuzaço do meu parceirão Willam Albuquerque de Oliveira, valeu brother!), etc. Tudo por uma excelente causa...

Agora, finalmente, começa a crescer a confiança. Confiança de que vai se dedicar, vai fazer tudo o que pode, vai dar o sangue, suor e lágrimas (literalmente) pelo seu sonho e que, ainda que não dê para ser agora (mas se Deus quiser, vai ser!), já se é um vitorioso. Afinal, aos 21 anos, com poucos recursos e muita dedicação, já foi aprovado em um dos concursos mais concorridos do país! Minha mãe, pai e irmã já se orgulham de mim, e fizeram questão de dizer e lembrar isso sempre que apareço preocupado com o resultado de um treino ou outro.

Mas algo não muda: organização é a alma do negócio. Como lidar com os prazos diversos, as centenas de compromissos médicos e burrocráticos, conciliando aos treinos (ainda mais exigentes) e demais compromissos? Organização. O mundo não pára para que resolvamos nossos problemas. Portanto, abri um doc no Word em formato de paisagem, criei uma tabela com imitava um calendário e, através dela, marco os dias de consulta, prazos de entrega de resultado, compromissos, treinos, etc. Só assim para não me perder numa fase muito, MUITO, delicada como essa.

Outra dica para os futuros aprovados na PF: criem um "fundo de investimentos de concurso". Não tem jeito, é caro ser policial... rsrs. Por não ter juntado uma grana legal desde antes, hoje conto com a ajuda da minha amada família (e só eles para me ajudar  mesmo) para conseguir pagar todos os exames. Para quem tem plano, ótimo, mas não esqueça que nem sempre é fácil agendar consultas e exames, especialmente quando se tem uma data tão breve para a entrega.

Disse que este post é para também os não aprovados para que estes recebem um estímulo a mais. Essa semana, foi amplamente divulgado nas redes sobre a nova solicitação do Ministério da Justiça para um novo concurso de 600 Agentes,  450 de Escrivão e 150 de Delegado (além do deste concurso já autorizado). Logo, muito provavelmente 2013 será ano de novos concursos pra PF! Sendo assim, mais do que nunca, é hora de corrigir os erros da primeira preparação e cair dentro, pois é outra grande oportunidade. O link para o acompanhamento do pedido é esse AQUI!

Compartilhado um pouco da minha atual rotina com vocês, me despeço. Curiosamente, sinto falta da rotina de estudos, agora que só treino e corro atrás de médico... rsrs. Mas, como diz minha linda e amada irmã, "faz parte do jogo". Fé elevada, foco na missão e entrega de si com tudo o que tem: se há "fórmula mágica", é essa.

Grande abraço, queridos.
E continuem a estudar (e TREINAR) como se o concurso fosse ainda esse mês! Ops... É esse mês... rsrs.

Rumo à Polícia Federal!

Obs¹: Obrigado a todos os leitores que me parabenizaram! É uma motivação a mais!
Obs²: Cuidado nos treinos! Sexta me machuquei num treino de salto e quase me lesiono seriamente. Graças a Deus, alguns dias de gelo e anti-inflamatório e tudo bem até agora.

9 comentários:

  1. Cuidado para não se machucar! É a pior coisa que pode acontecer conosco agora. Como disse meu professor de natação depois de saber que cai de bike e me ralei todo: Fica numa bolha! Vc só pode correr 12 min, saltar, nadar e fazer barra, mais nada!!!

    ResponderExcluir
  2. Caro Eduardo, meus Parabéns!

    Fé em Deus, tudo vai dar certo.

    Quando estiver com tempo, por favor, indique os materiais pelo qual vc estudou.Estudei apenas 3 meses para essa prova e fui relativamente bem.

    Obrigado e Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. rapaz, exames caríssimos eh pouco... bota caríssimo nisso. Fiz orçamento dos exames hoje. Eh d chora... mas faze o q, faz parte hehehe

    ResponderExcluir
  4. Qual o Bizu das certidoes?? Tem como repassar para nos?? Tambem estou no sufoco.. tudo é muito caro!!!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, venho parabenizar novamente, tanto pelo blog quanto pela aprovação! foi minha primeira prova da pf, sempre tive este sonho, como muitos, mas não foi desta vez. gostaria das dicas quanto aos livros, a suas rotinas, das formas que usava para seus estudos para me reeducar, pois acho que da forma que estou estudando não deve ser muito eficaz.
    Sempre que estou meio desanimando uma das fontes que recorro é este blog além de família e amigos, mas o legal que aqui todos estão na mesma batalha e mais uma vez obrigado.

    vlw

    ResponderExcluir
  6. Olá Eduardo, também tenho interesse nesse bizú das certidões. Já que você mencionou no post, poderia explicar o que devemos fazer?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  7. Caro Eduardo, estou muito feliz por você. Estou no 3° ano do curso de Direito e oque mais almejo é ingressar na PF, acompanho seu blog a algum tempo e tento me espelhar em vc para atingir esse objetivo.
    Saiba, caro colega, que vibro com cada vitória que vc atinge. Ao compartilhar sua experiência conosco é como se eu estivesse realizando também o meu sonho.
    Parabéns e tudo de bom companheiro. Minha família esta orando por vc Grande abraço do amigo de SP João Paulo Eleuterio

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Eduardo...sigo seu Blog desde o fim de 2011 e você merece, estamos ai rumo ao DPF agora para EPF..

    abçs

    ResponderExcluir
  9. E no cursos.apphb.com (sem www) temos quase 600 video-aulas do CERS cobrindo todas as áreas de direito. Aproveitem!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.