Este post é para os candidatos aprovados e para os
(ainda) não aprovados.
Primeiro veio o
desespero. Minha mãe perguntou porque eu não sorria, não pulava de alegria, se era o meu sonho se realizando. Será mesmo que estou à altura desse sonho? Se a próxima etapa sempre foi e continua a ser a mais difícil pra mim... Mas logo veio a iluminação e percebi que ainda há muita água para passar por baixo dessa ponte, e que voltaria do TAF, independente do resultado, tendo a certeza de que daria o meu melhor.
Depois veio a
preocupação. É a hora da correria:
exames médicos diversos (CARÍSSIMOS) e
certidões (o lado BURROcrático das coisas). Nessa hora, bem como na anterior, o
apoio da minha família foi fundamental. Louvo aos céus todos os dias pela família maravilhosa que tenho e fico pensando, com pesar, os tantos outros candidatos que sofrem por não ter apoio em casa (para eles, mais um obstáculo a ser vencido). Enfim, essa parte da correria ainda estou vivendo, e com muita intensidade. Vai pra cima e pra baixo atrás de médico, bom preço e prazos curtos de entrega. Correr pra
Defensoria Pública para garantir a
gratuidade na expedição das certidões (aliás, bizuzaço do meu parceirão
Willam Albuquerque de Oliveira, valeu brother!), etc. Tudo por uma excelente causa...
Agora, finalmente, começa a crescer a
confiança. Confiança de que vai se dedicar, vai fazer tudo o que pode, vai dar o sangue, suor e lágrimas (literalmente) pelo seu sonho e que, ainda que não dê para ser agora (mas se Deus quiser, vai ser!), já se é um
vitorioso. Afinal, aos 21 anos, com poucos recursos e muita dedicação, já foi aprovado em um dos concursos mais concorridos do país! Minha mãe, pai e irmã já se orgulham de mim, e fizeram questão de dizer e lembrar isso sempre que apareço preocupado com o resultado de um treino ou outro.
Mas algo não muda:
organização é a alma do negócio. Como lidar com os prazos diversos, as centenas de compromissos médicos e burrocráticos, conciliando aos treinos (ainda mais exigentes) e demais compromissos? Organização. O mundo não pára para que resolvamos nossos problemas. Portanto, abri um doc no Word em formato de paisagem, criei uma tabela com imitava um calendário e, através dela, marco os dias de consulta, prazos de entrega de resultado, compromissos, treinos, etc. Só assim para não me perder numa fase muito, MUITO, delicada como essa.
Outra dica para os futuros aprovados na PF: criem um
"fundo de investimentos de concurso". Não tem jeito, é caro ser policial... rsrs. Por não ter juntado uma grana legal desde antes, hoje conto com a ajuda da minha amada família (e só eles para me ajudar mesmo) para conseguir pagar todos os exames. Para quem tem plano, ótimo, mas não esqueça que nem sempre é fácil agendar consultas e exames, especialmente quando se tem uma data tão breve para a entrega.
Disse que este post é para também os não aprovados para que estes recebem um estímulo a mais. Essa semana, foi amplamente divulgado nas redes sobre a
nova solicitação do Ministério da Justiça para um novo concurso de
600 Agentes, 450 de Escrivão e 150 de Delegado (além do deste concurso já autorizado). Logo, muito provavelmente
2013 será ano de
novos concursos pra PF! Sendo assim, mais do que nunca, é hora de corrigir os erros da primeira preparação e cair dentro, pois é outra grande oportunidade. O link para o acompanhamento do pedido é esse
AQUI!
Compartilhado um pouco da minha atual rotina com vocês, me despeço. Curiosamente, sinto falta da rotina de estudos, agora que só treino e corro atrás de médico... rsrs. Mas, como diz minha linda e amada irmã, "faz parte do jogo".
Fé elevada, foco na missão e entrega de si com tudo o que tem: se há "fórmula mágica", é essa.
Grande abraço, queridos.
E continuem a estudar (e TREINAR) como se o concurso fosse ainda esse mês! Ops... É esse mês... rsrs.
Rumo à Polícia Federal!
Obs¹: Obrigado a todos os leitores que me parabenizaram! É uma motivação a mais!
Obs²: Cuidado nos treinos! Sexta me machuquei num treino de salto e quase me lesiono seriamente. Graças a Deus, alguns dias de gelo e anti-inflamatório e tudo bem até agora.