domingo, 8 de abril de 2012

Aguentando firme...

Olá amigos.

Creio que minha ausência está satisfatoriamente justificada, né? Rsrs... De toda forma, vim trazer algumas palavras e ideias pra vocês hoje. Esse pouco menos de um mês que falta para prova são dias difíceis, de muita tensão, por isso devemos concentrar, focar ainda mais, mas, mais importante que isso, é resistir.



Trocando algumas ideias com meu grande amigo Luka Rizzieri, falávamos sobre isso. Concluímos que, apesar de toda a dedicação e importância desses últimos dias decisivos, não é o casos de nos "matarmos" de tanto estudar, como dizem alguns candidatos por aí. Excerto por aqueles que estudam há pouco tempo, nós devemos manter a tranquilidade e confiança, sem desespero. O que não aprendemos em anos, não aprenderemos em alguns dias.

Revisar, fazer muitos exercícios, revisar e fazer mais exercícios: ciclo constante e interminável que deve ser o mantra nesses dias. São meses, anos, vendo e revendo as mesmas matérias, mesmos livros, mesmos exercícios... E ainda assim, NADA DISSO é garantida de ser aprovado. A única certeza que temos é que, se estudamos, não temos certeza de que passaremos, não estudando com certeza não passamos. Mas aí é que está o ponto central: maior aproveitamento tem quem se mantém focado e "simples" do que quem "se mata". Se matar não resolve. Estudar bem, focado, e, principalmente, COM EQUILÍBRIO, isso sim resolve.

Não devemos brigar com nós mesmos. Se o cérebro se recusa a pensar, a mão a escrever mais uma linha e os olhos a se concentrarem nas páginas, não adianta força. Faça uma pausa, ou suspenda as atividades por enquanto. "Forçar" é improdutivo, perda de tempo e cansativo.

Sendo assim, é a palavra-chave é o equilíbrio. Bordão do Capitão Nascimento, "é só ter tranquilidade, calma. Só isso. Vamos lá e fazer o nosso com calma e tranquilidade". Simples assim.

Apeguem-se à lembrança dos anos de estudo, a da sua família, à Deus. Tenham fé, pois nossa hora está chegando, amigos.

Forte abraço a todos.
E RUMO À POLÍCIA FEDERAL!

Eduardo Costa.
Luka Rizzieri.

14 comentários:

  1. Eduardo, vc tem toda razão!
    Iniciei meus estudos em Janeiro, e realmente não me vejo preparado.
    Por favor, me responda aquanto tempo vc esta se preparando, como iniciou essa tragetória?

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, a titulo de informação, estou me preparando para a Policia Civil de Sp, quando tiver um tempo veja o Blog que criei sobre este sonho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, amigo, tudo certo?

      O blog faz, coincidentemente, 2 anos em maio! Rsrs... Nesses dois anos, parei e voltei aos estudos diversas vezes, tendo perdido muito em aproveitamento por conta dessas pausas. Faculdade, estágios, trabalhos, estudos para concurso... Era tudo uma loucura, e difícil de conciliar. Mas segui firme e, como você, ainda não me sinto preparado, mas acho que nunca me sentiria... rsrs.

      Pode deixar que mais tarde eu dou uma olha no seu blog. Abraço!

      Excluir
    2. Sábias palavras Eduardo...""A única certeza que temos é que, SE estudamos, não temos certeza de que passaremos, não estudando COM certeza não passamos"".

      Excluir
  3. Sábias palavras Edu e Luka.
    Pois é... muitas águas já se passaram, muitas horas de estudos foram aproveitadas... mas isso não significa aprovação. O que me move é a certeza de que estou fazendo o possível em meios as minhas condições.
    Valeu pelas palavras, caiu como uma luva nesta madruga de estudos!

    ResponderExcluir
  4. edu, manda o email da cris pra mim! to sem face e não consigo falar com ela..preciso tirar umas dúvidas! meu email é ellison.cocino@hotmail.com

    vlw!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal,

    Isso é mais um desabafo do que qualquer outra coisa. No dia 02/04, tracei um cronograma de estudo para mim, denominado "reta final", todos os dias tinha cumprido a meta ou chegado muito próximo a ela. Na sexta, dia 13, não conseguir estudar mais que 10 min. Não conseguia mais olhar para livro! Não queria mais raciocinar, queria só ter o privilégio de não fazer NADA. Fui dormi e esperar o sábado para retomar. O sábado foi excelente. Hoje, domingo, desde as 9 da manhã luto contra a mesma vontade de não fazer NADA. Estudo 20 min, paro 40min. Já aconteceu algo parecido com algum de vcs? E acho que não é motivação. Tô motivado! Tô focado! Não me sinto cansado. Só aquela vontade imensa de fazer outra coisa q não seja estudar. Vou aqui seguindo na luta, pois pode ser que eu pegue no tranco. Espero que hj consiga estudar pelo menos 4 horas (já seria uma vitória)!hehe

    Forte abraço. E continuemos na luta...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, passo por este problema, mas consigo estudar algumas horas...ainda não consegui estudar 08, 10, 12 horas...mas vai chegar um momento que vou conseguir...ainda mais porque trabalho e não tenho o dia todo...vou ter que me sacrificar mais que os outros...começar já é um caminho...agora vá estudando e aumentando gradativamente...ter dia de lazer é importante...pra dar uma relaxada...abraços e bons estudos.

      Excluir
  6. Fala Eduardo, preciso muito da sua ajuda ou dos amigos aqui do blog.
    Trabalho de segunda à sexta, das 08:30 às 18:00 hs e tentando estudar para a próxima prova da PF.
    Contudo, fazendo minhas contas, só tenho 4 horas e 30 minutos semanais para estudar, além dos finais de semana.
    Gostaria que vocês me ajudassem a montar um quadro de horários.
    Preciso muito da ajuda de vocês...não sei se o que fazer.
    Obrigado e boa sorte na prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, você tem que fazer o melhor que pode com que tem à disposição. Já que você tem tão poucas horas, foca na resolução de questões comentadas. Além de treinar questões de provas, os comentários são mais direcionados do que se estudasse de forma ampla, por um livro, por exemplo.

      Essa é a minha dica. Vê se funciona pra você.

      Abraço!

      Excluir
    2. Cara, é isso ai que o Eduardo falou. Não existe nada mais focado que estudar por questões resolvidas. E quando o assunto for de extrema importância e você não está seguro, aí então você pega um livro e aprofunda só aquilo. Depois volta para as questões. Faz a ordem inversa: "das questões para o livro". Quanto ao cronograma acho difícil, pois cada um tem uma especialidade. Vai uma dica: fiz o meu num papel e não deu muito certo. Faz um quadro no excel e prioriza + horas nas matérias que possuem mais questões na prova. E naquele dia que você nao tá com muito saco para estudar determinada matéria, vai e pega aquela que você tem mais afinidade. Os assuntos que você tem mais dificuldade pega com a mente relaxada. E quando você tiver cansado pega aquelas que você se considera bom.

      abraço. e obrigado pelo apoio.

      Excluir
    3. Boa tarde, Pessoal !!!

      Eduardo estou estudando em torno de 6 horas por dia:
      2 horas pelo dia, pois trabalho
      4 horas e um curso intensivo

      Aos sabados estudo das 8 as 17:00
      e aos domingos em torno de umas 4 a 5 horas
      você acha razoavel?

      Excluir
  7. Caro Eduardo, Este é um sonho de muitos, inclusive o meu. Vou prestar este ano para a P.F, não estou preparado, estudei muito pouco para este grande sonho.
    - Normalmente é de 3 em 3 anos que abre novo concurso para P.F?
    - E qual a idade minima? acha que com 35 anos da pé ainda?
    Obs. fiquei muito feliz com a ideia do blog, parabéns pena que só descobri agora. Abraço Fabiano M. Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 35? Tá uma criança ainda... rsrs.

      Amigo, independente da idade, se é seu sonho, corre atrás com tudo o que tem! Nem tem essa de idade mínima ou máxima.

      E quanto a frequência dos concursos, varia muito. Mas com a aproximação dos eventos internacionais, acho que acontecerá com um intervalo de tempo menor entre um e outro.

      Abração!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.