quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Resenha do livro "Preparação Física para Concursos", de Elon Junior



Olá amigos, tudo bem? Bom, hoje vim falar do livro "Preparação Física para Concursos", do Profº Elon Jr, tão anunciado aqui no blog. O "merchan" tem um motivo: o livro é bom, muito bom. Então vamos a análise, em si:



O Profº Elon deixa claro que "esse livro tem por objetivo trazer informaçõs relevantes no intuito de reduzir os altos índices de reprovação nos Testes de Avaliação Física exigidos em vários concursos públicos". Mais do que isso, o livro "se propõe a ser seu 'personal trainer', seu técnico, preparado físico (...) O interessante é que ele irá te auziliar, informando passo a passao, a maneira ideal de se comportar durante este período na expectativa do sucesso!".

Ao que se propõe, o livro é extremamente bem sucedido. Mais do que mera descrição dos exercícios do TAF, o Profº Elon trás em seu livros diversas dicas ("bizus") para a melhor execução de tais exercícios, além de propor um planejamento COMPLETO de preparação física! O livro busca apresar os exercícios mais cobrados nos diversos concursos com TAF, como Corrida de Resistência, Corrida de Velocidade, Barra Fixa, Flexão sobre o solo, Abdominal, Natação, Salto de Impulsão Horizontal e Corda Lisa, entre outros. Além disso apresenta uma série de exercícios complementares, que visão o fortalecimento da musculatura mais exigida.

A descrição da realização dos exercícios é bem completa. Contribui para a clareza do textos as fotografia que ilustram ricamento o livro, mostrando a forma de execução correta do exercícios. E para os que ainda tem dúvidas, outra possibilidade: consultar o conteúdo online, no site da Ed. Campus/ Elsevier, onde se tem acesso a vídeos onde o professor e seus alunos demonstra a exercução dos movimentos dos exercícios cobrados.

Outro elemento possível é a flexibilidade do treinamento. O autor tem a preocupação de oferecer medidas alternativas de treinamento aqueles, por exemplo, que não tem condições de adquirir os equipamentos mais modernos para seu treinamento. Você não sabe dos milagres que uma garrafa pet, uma banda elástica (ou câmara de pneu!) e um bastão (cabo de vassoura!) são capazes de realizar na sua preparação física!

O que, com certeza, é o melhor conteúdo do livro, em termos técnicos, é o Plano de Treinamento Semanal (PTS). Lá, o leitor encontra todas as medidas necessárias à preparação física antecipada, com um planejamento flexível (mas não desleixado), além de uma espécie de "diário" de acompanhamento do treinamento. Ao final do livro (e online) se encontra as planilhas do PTS que, apesar de um pouco confusas a princípio, é essencial para o monitoramento do seu desenvolvimento físico.

Engana-se também quem pensa que o livro se restringe apenas a falar do preparação física em si. Numa preparação como essa, muitos fatores estão relacionados, especialmente os psicológicos, e é aí que a Dr. Kelli Cristina Santos (psicóloga e capitã do CBMERJ) entra. Ela aborda diversos aspectos relativos a preparação psicológica para a realização do TAF, como inteligência emocional, ansiedade, baixa autoestima e manifestações psicossomáticas. Além disso, o autor se preocupa a trazer a história de vencedores, que passaram no TAF e hoje se encontram exercendo funções na segurança pública. Um grande ponto positivo para o livro!

O acompanhamento do livro se dá desde a preparação física antecipada, passando pela execução correta dos exercícios e estratégias de aprovação, até o “Dia D”, dia da prova, em que o candidato deve pôr em prática aquilo pelo que tanto treinou. Há dicas sobre o que levar, como se portar, o que comer antes e durante a prova, etc.

Claro que, entre tantos pontos positivos, há algumas coisas a serem melhoras na próxima edição. O texto é corrido, no sentido de que não há divisão de capítulo, o que muitas vezes atrapalha ao leitor a visualização de todo o conjunto da obra. Seja pela sutileza na mudança de assunto, ou a mudança mais brusca entre um tópico e outro, o texto corrido dificulta um pouco perceber o todo. No mais, excerto por alguns erros de digitação e alguns termos trocados, mas nada que atrapalhe a compreensão, o livro goza de qualidades positivas muito maiores que esses pequenos erros a se corrigir.

Diante disso, reafirmo: o livro é excelente. Um grande achado para aqueles que não dispõem de um profissional de educação física ou está meio perdido em como começar (ou dar continuidade) ao seu treinamento. O fato é que o concurso está para abrir, pelos meus cálculos talvez tenhamos 4 meses ainda de preparação, e é a hora de cair dentro! Portanto, recomendadíssimo, o livro “Preparação Física para Concursos” pode ser adquirido no site da Ed. Campus/ Elsevier AQUI.

Um forte abraço a todos.
 E rumo à Polícia Federal!

5 comentários:

  1. Utilizando todas as ferramentas, conselhos e pensamentos para alcançarmos o sonho. Valeu pela dica Eduardo! Justiça e Paz!

    ResponderExcluir
  2. Eduardo, ja viu o video que ta no youtube de uma viatura da PF interceptando uma avião de traficantes? EPIC! http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=ikg3Wi3Ejgo

    ResponderExcluir
  3. Vi sim, Rafael... Rsrs.. Ja comentei bastante a respeito no Facebook xD

    ResponderExcluir
  4. Isso ai Du! mais uma ferramenta para podermos nos preparar para nosso inevitável futuro!
    Falando nisso, te mandei uma mensagem no Facebook... de uma olhada lá...

    grande abraço!

    ResponderExcluir
  5. Com certeza, uma ferramenta indispensável na realização do sonho!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.