domingo, 2 de outubro de 2011

Comprometimento: o elemento que faltava


Apesar de anos estudando para o concurso da Polícia Federal, nunca estive tão bem e animado como agora. Longe de "arrependimentos", que somente termina por trazer ansiedade e angústia, venho me questionando o porque de está tudo dando certo agora e, finalmente, minha vida parece girar em torno do concurso. Acho que encontrei o elemento que faltou por todo esse tempo, e que finalmente tenho: comprometimento.



Apesar de já ter lido diversas vezes sobre disciplina e comprometimento nas obras de William Douglas, acho que nunca compreendi seu sentido mais profundo. Agora entendo. E isso vem me fazendo um bem tremendo, não só na preparação, mas psicologicamente, ao saber que estou, sim, finalmente, dando o meu melhor (ou quase, sempre me policiando e buscando melhorar).

Compromentimento é mais que meramente "dedicação". Nos dedicamos a diversas coisas, algumas com mais entusiasmo e intensidade, outras com menos, mas compromentimento, irmãos, é o que nos move em prol de um objetivo, tão somente. O que nos faz olhar para o alvo e dizer "aí vou eu, custe o que custar".

Neste sábado, enquanto treinava com a equipe da Efísica (http://efisica.com.br/index.html) e com o Profº Elon Júnior, conversava com um parceirão e também candidato, Henrique. Quando perguntei pra ele há quanto tempo ele estudava, ele disse "Acho que a pergunta certa é 'há quanto tempo você sonha?', porque estudar, a gente pára, recomeça, muda o método de estudo, etc.". Ele está completamente certo: comprometimento com o objetivo não está associado a quanto tempo de estudo se tem ou quantas horas de estudo por dia, mas a quanto tempo se está comprometido com isso. Óbvio que, os que apenas sonham e nada fazem para realizar, estão fazendo somente isso: sonhando. Como diz William Douglas, "A diferença entre o sonho e a realidade é a quantidade certa de tempo e trabalho. Aprenda a trabalhar e a ter paciência para colher os resultados". 

Sendo assim, comprometido agora, estou trabalhando duro. Estudo (ainda que as vezes os métodos façam parecer infrutífero, mudo-os e recomeço), treino pesado e sem reclamar (com um grupo de companheiros e professor igualmente comprometidos) e procuro sempre fazer tudo com paixão: a mesma que tenho pelo distintivo que vou ostentar um dia.

Um forte abraço a todos.

E rumo à Polícia Federal!

2 comentários:

  1. Com certeza irmão! comprometimento é o que falta para todos nós! e temos que fazer o possivel para nunca deixar-nos abalar com situações supérfulas que possam atrasar nosso estudo...

    E rumo a PF!

    ResponderExcluir
  2. Bom amigo... vou contar-lhes sobre o meu sonho!
    Há um ano sai ( "saíram comigo") do trabalho, cansado de ter que viver na vida privada resolvi ir atrás de um sonho longínquo que um dia tivera... ser Policial (Federal)... toda criança (homem pelo menos) já teve esse sonho e resolvi então adentrar nesse mundo dos concursos em busca da realização do mesmo.
    Bom 1 ano praticamente se passou... prestei algumas provas, ate encontrar um método que possa ser melhor para mim, bem como um bom cursinho. Eis que nessas idas e vinda pela internet... me deparei com um cursinho que encontrava tudo que precisava para a realização desse sonho, então comprei as aulas online e fiz o curso de 6 meses. Esse curso online é extremamente bom, fiz os cronogramas de aula, grade de estudo e tudo mais... contudo, não tive o maior componente dessa mistura, COMPROMETIMENTO. Bom, 6 meses se passaram e resolvi dar o maior passo rumo a esse sonho, mudarei de cidade para fazer esse cursinho presencialmente, pois acredito que todas as distrações que vivo em minha cidade (Namorada, amigos, família, cachorro, o chopinho na sexta, o futebol do fim de semana, o churrasquinho de sabado ou a baladinha anoite,....) não terei nesse local, 1) por estar longe de casa, mas sim por nao permitir que isso se estabeleça, 2) por estar em busca desse sonho, sacrifícios, abnegações são necessárias. E assim, estou indo nessa empreitada rumo a DPF 2015, se DEUS quiser e se for merecedor desse distintivo que ostentarei com muito orgulho.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.