quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Fantástico Mundo de Bobby




Olá amigos! Como estão? Espero que bem.

O post de hoje é uma dica de estudos. Trata-se da forma como devemos encarar a matéria, especialmente as de Direito, tendo claramente as distinções entre teoria e prática. Achou complicado? Relaxa, eu vou lhes explicar da mesma forma que aprendi.



Meu professor de Direito Constitucional nos disse certa vez: "Nos estudos e nas provas, não esqueçam que estamos no 'Fantástico Mundo de Bobby'. Estamos estudando aqui a teoria do Direito, então é tudo lindo e tudo belo. Se você for levar pra prova o que acontece na prática, vai errar a questão".

O que meu professor quis dizer é que, nos estudos e na hora da prova, é preciso ter uma clara distinção entre a teoria e a prática. Claro que, num Estado Democrático de Direito, a Legalidade rege o sistema jurídico, o que obviamente traria a aplicabilidade de toda a teoria, mas sabemos, como bons cidadãos, que não é assim. Fora do Direito, também podemos constar isso em disciplinas como Microeconomia.

Não estou dizendo que os conteúdos que estudamos não tem aplicação prática. Claro que tem, ou não faria sentido tê-la no ordenamento jurídico. O que quero dizer é que, no começo da minha preparação, por exemplo, tendia muito a usar a prática das teorias que estudava como forma de manter o conteúdo memorizado. Isso funciona, contanto que se tenha em mente a distinção do que é teoria e do que se aplica, de fato.

O segredo se encontra em resolver questões. Resolvam muitas questões e começem a "respirar CESPE/Unb". Desse modo, aprenderão a pensar como a banca pensa. Assim sendo, ao resolver a próxima bateria de exercícios e revisar a matéria, tenha em mente que está no "Fantástico Mundo de Bobby", onde o sistema é "perfeito".

Forte abraço a todos vocês.
E rumo à Polícia Federal!

______________________________________________________

Não se esqueçam do nosso almoço/rodízio de comemoração de aniversário do blog! Não é todo o dia que se completa um ano de preparação... rs. Contaremos no jantar com a presença do meu amigo Sandro Araújo, autor de "Federal", e do Profº Elon Júnior, especialista em preparação física para concursos policiais e militares. Muitos seguidores e amigos já confirmaram, então venha participar também.

2 comentários:

  1. Hehehe... é exatamente assim mesmo!

    Existem alguns casos que sempre caem em perguntas da CESPE/UNB, como por exemplo, em penal: a enfermeira assassina, o teto do hospital que cai, o hospital que pega fogo, entre outros...

    Tudo é questão de prática senhoras e senhores.

    E RUMO a PF!

    ResponderExcluir
  2. Em conversas com colegas sobre questões de concurso sempre há aqueles comentários, "...pela lógica, acho que deveria ser assim, pela prática...". É o achismo ou aquela opinião pessoal de como as coisas deveria ser ou como você faria. Quem pensa assim está fadado ao erro. Na prova do CESPE nada é tão óbvio quanto parece.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.