Em maio de 2010, foi publicado o primeiro post no blog "Perseguindo um sonho".
Sem expectativas alguma, começei a postar minhas experiências aqui. Logo, vi que não era o único a sofrer com a preparação para um dos concursos mais concorridos do Brasil (mas que, claro, para gente era muito mais, um verdadeiro sonho). Em pouco tempo, mais e mais pessoas foram compartilhando comigo sua preparação, numa verdadeira rede de amigos, companheiros com um sonho em comum.
Ao longo desse ano juntos, compartilhamos muitas alegrias, algumas tristezas, MUITOS obstáculos (superados, graças a Deus e a nossa perseverança), técnicas de estudos, textos motivacionais, dicas de aprovação de pessoas famosas, entrevistas com quem já chegou lá, entre outras coisas.
Nos escoramos uns nos outros, não deixamos a peteca cair. Fizemos (ao menos eu fiz) amigos, irmãos, verdadeiro parceiros na luta do dia a dia. Encontramos muitas pedras no caminho, mas como já dizia o poeta, as recolhemos e contruiremos um castelo com elas. E depois de tudo isso, ainda estamos aqui, firmes e fortes, perseguindo nosso sonho de ser policial federal.
Pra comemorar, eu estou organizando um almoço (rodízio, na verdade) no dia 29 de maio, aqui no Rio. Será no Pizza Grill, Rua Soriano de Souza, 17, próximo à Praça Saens Peña, na Tijuca (Rio de Janeiro - RJ), às 13:30h. TODOS OS QUE PUDEREM IR ESTÃO CONVIDADOS! Além de mim, alguns colaboradores do blog já confirmaram presença, como meu brother Rodrigo Cruz (que já colaborou com diversos artigos aqui no blog) e meu amigo Sandro Araújo, ex-APF e autor de "Federal: uma história de Polícia"! Estou tentando contato com outras figuras também, como o Professor Elon Júnior, da EFFÍSICA.
Esse almoço é uma forma de reunir os amigos e colaboradores do blog, além dos leitores e seguidores, é claro, para, juntos, comemorar um ano nessa jornada em busca do nosso sonho. A princípio, achei que era "cedo" pra comemorar, mas não é todo dia que se completa um ano de preparação, estudos e treinos. Muito menos é todo o dia que se reune um time de peso desses para se trocar uma idéia. Quem tiver qualquer dúvida, e quem puder confirmar a ida ao evento também, mandem-me um e-mail (eduardo_costa134@yahoo.com.br).
Portanto, meus amigos, sintam-se TODOS convidados, mesmo os que não puderem ir. Este blog, como já disse diversas outras vezes, é de vocês tanto quanto meu. Nós o fazemos juntos, a partir da troca de idéia, compartilhamento de experiências. Sendo assim, essa comemoração não é só minha, mas de vocês também.
Agradeço a todos vocês por este ano juntos. Muito obrigado mesmo.
Um forte abraço a todos.
E parabéns a todos nós!
Rumo à POLÍCIA FEDERAL!
OBS¹: Quem puder confirmar a presença por e-mail, seria muito bom. Mais para ajudar na organização mesmo.
OBS²: O restaurante também tem buffet pra quem não come pizza xD. E o rodízio não é caro!
OBS³: 1 anooo! o/
__________________________________________________
sexta-feira, 29 de abril de 2011
sábado, 23 de abril de 2011
Confissões
Eu sempre fui um admirador do blog Mulher na Polícia. Sempre achei uma literatura muito sincera, intensa, realista: enfim, a cara de um texto de uma mulher policial. O texto que ponho abaixo, retirado do blog (não conseguir contactar a autora, espero que não se importe), foi o primeiro que li dessa mulher extraordinária, e mexeu bastante comigo. Compartilho com vocês.
Forte abraço, e, a ela, um beijo.
Rumo à Polícia Federal.
___________________________________________________________
Confissões de uma concurseira
Já pedi desculpas a ele várias vezes por adormecer de cansaço antes da hora; Já varei noite estudando para concurso; Já dormi muito em mesa de biblioteca; Já tomei muito café pra acordar; Já passei frio no ar-condicionado do curso; Já passei fome em sala de estudos; Já fui dormir às duas da manhã porque acabei tomando pó de guaraná demais para ficar acordada durante a aula; Já senti dores de coluna por causa das longas horas sentada pra estudar; Já assisti aula gripada; Já pedi a Deus para chegar logo o intervalo a fim de comprar remédio pra cólicas menstruais; Já fiz prova com dor de cabeça; Já tive dúvidas se valeria a pena; Já tive certeza que não valeria a pena; Já ouvi conselhos para estudar menos; Já ouvi conselhos para estudar mais e já estudei errado demais.
Já fiz versão de música do U2 para decorar os crimes hediondos; Já ouvi CD para decorar a Constituição; Já viajei para fazer prova; Já viajei na maionese; Já falei sozinha estudando; Já fiz passos de dança estudando; Já “mandei” colega calar a boca pra poder ouvir o professor; Já quis matar o vizinho que liga o som na maior altura; Já pensei em me mudar para o Alasca a fim de ter um pouco de paz para estudar; Já cantei "Breakaway" da Kelly Clarkson, com a mão no peito, como se fosse o "Hino Oficial dos Concursandos".
Já fiquei por muito pouco; Já perdi no psicotécnico; Já tomei pau em entrevista (que ódio!); Já fui reprovada em prova de digitação; Já "boiei" a aula inteira sem entender por.caria nenhuma; Já dei muito tapa na testa sem acreditar que consegui errar aquela questão; Já ouvi muito "boa-sorte" antes da prova; Já gastei horrores com cursinho; Já jurei nunca mais fazer cursinho; Já botei banca de quem vai arrasar na prova e saí da prova arrasada; Já fiz prova de natação com maiô emprestado; Já chutei em muitas questões; Já errei questão que até hoje não entendi por quê; Já fiz pergunta idiota; Já me assumi como burra e idiota; Já considerei o professor um burro e idiota e já achei que o mundo inteiro era burro e idiota.
Já levei patada de professor de cursinho; Já levei cantada de professor de cursinho; Já fiquei com professor de cursinho; Já fiz muito resumo de livro; Já comprei livro caro que nem usei; Já li muito sobre como passar em concursos públicos; Já assisti palestras sobre memorização, motivação, embromação; Já li "A Arte da Guerra"; Já pintei muitos trechos de livros de amarelo (importante!), cor-de-rosa (jurisprudência!), azul (novidade!), verde (caiu em concurso!), laranja (caiu na prova da polícia!!!); Já dei muito murro em ponta de faca; Já chutei o pau da barraca e já fiquei meses sem ânimo nem coragem de pegar num livro!
Já fiquei sozinha em casa para estudar com a família viajando e já-ouvi-sermão-por-causa-disso... Já me pediram pra mudar de assunto porque eu só falava em concurso; Já fui chamada de antisocial, de maluca, de egoísta e inconsequente; Já disseram que eu ficaria louca de tanto estudar; Já disseram que eu iria morrer de tanto estudar; Já vi muita gente boa desistindo pelo caminho; Já esperei edital demais e quase morri mesmo, quando o bendito edital finalmente saiu.
Já cruzei a linha de chegada, já recebi os parabéns por ter conseguido passar nessa droga dessa prova filhadamãe! Já recebi o contracheque, a carteira, o distintivo e a "Isabella" (a belíssima, elegante e estonteante pistola que anda comigo) mas o melhor de tudo é que nunca vi minha mãe tão linda e tão feliz, chorando de orgulho na minha formatura na Academia (ô, mãe...).
Portanto, dá pra perceber que não sou ninguém para dar conselhos. Só sei que não existe “receitinha fácil” para passar em concurso público. Não tem isso de sorte ou azar. Existe determinação, abnegação e fé. Mas o mais importante é ter fé, porque né, se mesmo aos trancos e barrancos, com tantos erros, trapalhadas e fracassos, Deus ainda resolveu atender generosamente às minhas orações, por que ele não atenderia às suas também?
Fonte: http://mulhernapolicia.blogspot.com/2010/09/confissoes-de-uma-concurseira.html
sábado, 16 de abril de 2011
Um agradecimento e uma participação especial
E aí, amigos, tudo bem?
Primeiro, eu gostaria de agradecer a força que me deram alguns leitores, amigos e verdadeiros irmãos. Muito obrigado. É por essas e outras que mantenho este blog, como fonte de ânimo.
Em segundo, o seguidor do blog Leonardo Fotes me procurou por e-mail (eduardo_costa134@yahoo.com.br) e me enviou um texto para ser publicado aqui no blog, já que abro espaço para os leitores. Então, está aí em baixo.
_______________________________________________________________________
Boa noite a todos, me chamo Leonardo e moro no Rio de Janeiro, tenho 22 anos, estudo há mais ou menos um ano para o concurso da PF em cursos e em casa. No momento estou cursando o segundo período de gestão empresarial, um curso técnologo de duração de 2 anos, resolvi fazer essa faculdade simplesmente para poder realizar o maior sonho da minha vida que é entrar para o DPF. Não sei se é boato mas ouvi de amigos policiais e li em alguns blogs que até o ano das Olímpiadas (2016) iriam abrir muitas vagas para a área de segurança pública e que a polícia federal também estaria nessa, como comecei a faculdade em 2010 se fosse fazer algum curso de duração normal, em média 4 ou 5 anos, só iria terminar em 2015, me restando apenas um ano para tentar o concurso, não que só sirva se for de imediato, mas todos nós que sonhamos com isso queremos estar lá o mais rápido possível, né? Como (se Deus quiser) termino no meio do ano que vem, posso tentar todas as vezes que abrir o concurso espero até 2016 já estar fazendo parte dessa família e depois que estiver lá fazer a faculdade que me identifico bastante que é a de direito, para futuramente fazer a prova de Delta, mas isso são outros 500 (risos).
Acabei de ler um texto aqui onde um colega fala dos seus obstáculos e resolvi escrever isso, assim como ele eu também estou acima do peso e tenho muita dificuldade em emagrecer, no meu caso só uma cirurgia bariátrica resolveria meus problemas com a balança, sempre fui alegre, graças à Deus tenho muitos amigos, namorada, não tenho muito problema com isso na minha vida social, apenas uma única vai me fazer encarar o medo que tenho dessa cirurgia: o meu grande sonho de ser policial federal.
Em uma das minhas conversas com minha mãe, contei sobre meu sonho e ela me fez uma pergunta que na hora não soube explicar, respondi apenas que não sabia, a pergunta dela foi a seguinte: "De onde você tirou essa história de ser policial? Por que essa fixação toda? Ganha mal e ainda corre o risco de sair para trabalhar e não voltar para casa. Você pode conseguir muitos empregos melhores e viver uma vida tranquila."
Sempre ouvi muito os conselhos de minha mãe, mas confesso que dessa vez como se diz "entrou por um ouvido e saiu pelo outro". Eu não conseguia deixar aquilo de lado, uma coisa muito estranha que nunca aconteceu comigo em nenhuma outra situação, uma coisa realmente sem explicação.
Lendo alguns depoimentos nesse blog, descobri que não era o único que pensava assim. Lembro-me de uma vez que estava indo viajar com alguns amigos quando ouvi a sirene de duas viaturas da policia militar na altura da perimetral pedindo passagem, quando de repente veio logo atrás destas, outras duas viaturas pretas com letras douradas que me arrepiou dos pés a cabeça e deixou meus olhos cheio d'água, só para constar, moro na zona norte e não é muito fácil ver por aqui viaturas da PF. Quando trabalhava no centro fazia questão de pegar um ônibus que demorava pra caramba pra passar , apenas porque esse ônibus passava em frente a sede da PF no centro da cidade e ficava olhando pra lá como um idiota (risos), sempre que posso levo amigos em aeroportos para ver as viaturas de perto, para ver os policiais trabalhando, sabe quando você tem a oportunidade de ver alguém famoso que você gosta muito, de perto ? Que vem aqueles pensamentos idiotas na cabeça, tipo: "ele é de carne e osso , não acredito que eu estou vendo, realmente existe". Falo isso pra alguns amigos mais intimos e dá pra perceber que ninguém entende o que é isso, e eu não fico chateado, porque tenho consciência que pra quem "está de fora" parece maluquice mesmo toda essa fixação, sem contar que como o concurso é muito concorrido e todos sabem disso, as pessoas parecem não querer se estender nesse assunto contigo para não falar alguma coisa que te deixe frustado, da pra ver isso na cara delas, pelo menos no meu caso e tem também aqueles amigos que dizem na cara mesmo: "tu acha que tu vai passar cara? Enquanto tu ta aqui tem um monte de gente estudando em casa , isso é só para aqueles nerds que ficam em casa o dia todo estudando, esquece isso". Antes essas coisas me deixavam meio abalado, acho que foi por isso que achei esse blog navegando na internet e comecei a ler depoimentos de pessoas que estavam no mesmo barco que eu e comecei a me animar ainda mais e mantive meu sonho vivo dentro de mim.
Alguns atrás dias vi uma foto na internet que é um bebê na ultra-sonografia que aparece com um fuzil na mão e um capacete e descobri a resposta para essa pergunta de minha mãe. Estava na minha cara e eu não entendia: UM VERDADEIRO POLICIAL FEDERAL JÁ NASCE POLICIAL FEDERAL !!!!!
Só quem nasce desse jeito pode entender o que estou falando .
Hoje mais do que nunca tenho a certeza do que quero pra mim e resolvi deixar tudo que falam de negativo de lado, resolvi que vou tentar até a minha última gota de suor cair e se por alguma adversidade da vida eu não conseguir realizar esse sonho , pelo menos eu dei o meu máximo, mas não vou enganar a vocês ,concerteza ficará um grande vazio na minha alma.
Que Deus nos abençõe, sempre!
Leonardo Fotes
Desculpa por ter me alongado de mais e obrigado pela atenção de todos !!!!
Boa sorte a todos , vejos vocês na ANP !
domingo, 10 de abril de 2011
Desistir não é opção
E aí, amigos, tudo bem?
Eu ainda estou em pausa. Mas esses dias e hoje, especialmente, tenho refletido sobre algumas coisas e encarado algumas dificuldades com os quais acreditava não estar preparado para lidar. Isso tudo resultou num texto, escrito hoje, que apresento logo abaixo. Desculpem qualquer coisa, se ele é pessoal demais, NÃO É UM TEXTO MOTIVACIONAL (não em todo), mas um desabafo. No texto falo de mim, e a partir disso, espero ser útil para mais alguém.
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Uma pausa.
E aí, amigos, como estão? Tudo certo?
Estou fazendo muitas coisas ao mesmo tempo. Estou começando a primeira rodada de provas desse semestre na faculdade, terminando as aulas teóricas da auto-escola (tendo, consequentemente, que estudar para a prova), cursinho, e tudo o mais. Enfim, estou em "alta tensão", como na placa acima.
Por esses motivos, estou dando uma pequena pausa no blog. Não se assustem, são só alguns dias. Provavelmente, semana que vem já estarei de volta trazendo novos textos pra vocês. Estou fazendo essa nota apenas porque respeito demais meus leitores e amigos, e gostaria de dar satisfação sobre o porque não tem havido muitos posts. Sendo assim, me despeço.
Volto em breve ;D
Um forte abraço a todos.
Rumo à POLÍCIA FEDERAL!
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Saiu finalmente o edital da PF!
Polícia Federal abre 800 vagas em duas seleções
Remuneração inicial oferecida é de R$ 7.514,33. Inscrições vão de 3 a 18 de maio, exclusivamente pela internet
O Departamento de Polícia Federal abriu dois concursos públicos, um para 400 vagas de Escrivão e outro para 400 vagas de Agente da Polícia Federal. Os cargos são de 40 horas semanais, com dedicação exclusiva, e exige dos candidatos a conclusão de qualquer curso de nível superior. A remuneração inicial para os convocados é de R$ 7.514,33.
As inscrições podem ser feitas pelas páginas eletrônicaswww.cespe.unb.br/concursos/dpfescrivao2011 ouwww.cespe.unb.br/concursos/dpfagente2011, entre os dias 3 e 18 de maio. A taxa é de R$ 110,00. As seleções terão duas etapas. A primeira está dividida nas seguintes fases: prova objetiva, prova discursiva, avaliação psicológica, exame médico e de aptidão física. Para o cargo de Escrivão, haverá também prova prática de digitação. A segunda etapa consiste no Curso de Formação, ministrado pela Academia Nacional de Polícia.
As provas objetivas e discursivas para os dois cargos serão aplicadas em todas as capitais e estão previstas para o dia 13 de junho.
SERVIÇO
As inscrições podem ser feitas pelas páginas eletrônicaswww.cespe.unb.br/concursos/dpfescrivao2011 ouwww.cespe.unb.br/concursos/dpfagente2011, entre os dias 3 e 18 de maio. A taxa é de R$ 110,00. As seleções terão duas etapas. A primeira está dividida nas seguintes fases: prova objetiva, prova discursiva, avaliação psicológica, exame médico e de aptidão física. Para o cargo de Escrivão, haverá também prova prática de digitação. A segunda etapa consiste no Curso de Formação, ministrado pela Academia Nacional de Polícia.
As provas objetivas e discursivas para os dois cargos serão aplicadas em todas as capitais e estão previstas para o dia 13 de junho.
SERVIÇO
Concurso: Departamento de Polícia Federal
Cargos: Escrivão e Agente de Polícia Federal
Vagas: 400 para Escrivão e 400 para Agente
Inscrições: de 3 a 18 de maio
Taxa de inscrição: R$ 110,00
Remuneração: R$ 7.514,33
Prova objetiva: 13 de junho
Cargos: Escrivão e Agente de Polícia Federal
Vagas: 400 para Escrivão e 400 para Agente
Inscrições: de 3 a 18 de maio
Taxa de inscrição: R$ 110,00
Remuneração: R$ 7.514,33
Prova objetiva: 13 de junho
Fonte: CESPE
____________________________________________________________________________
Antes de ficarem loucos de felicidade, reparem a data e me xinguem depois... rsrs.
Feliz dia da mentira xD
Rumo à Polícia Federal! (de verdade, agora rs)
Assinar:
Postagens (Atom)