domingo, 20 de fevereiro de 2011

Problemas demais? Acostume-se.


E aí, pessoal, tudo bem?

Estou postando só hoje desde que cheguei justamente pelo motivo-título do post: problemas. Essa semana tive uma infinidade de assuntos pendentes para serem resolvidos, em diversas áreas da minha vida. Boleta de faculdade que veio errado, contrato de estágio a ser assinado, lutas homéricas para vencer a bur(r)ocracia na Universidade, cursinho que foi adiado, volta às aulas, etc. Digo que, se não fosse o estado de paz em que essa viagem me deixou, teria surtado já.



Só que aí é que está: não sou o único a ter problemas. Dificuldades na vida são inerentes a existência humana, todos sabemos. Afinal, quem nunca teve um problema a resolver? O problema está em saber lidar com eles enquanto mantém os estudos e treinos para o concurso da nossa amada Polícia Federal.

Já ouvi muitos candidatos, muitos leitores meus, chegarem para mim e dizer que "adiaram seus planos de ser PF" por causa de "alguns problemas que precisam resolver". Claro que há casos e casos, mas será que é preciso adiar o sonho da sua vida para resolver seus problemas? Ou é questão de aprender a conciliar as coisas? Tenho para mim que, na maioria dos casos, a segunda opção bastaria.

Em geral, há duas formas de se lidar com os problemas enquanto se está em meio a preparação para concursos públicos: 1) Se o problema pode esperar para ser resolvido, o faz no momento certo e procrastina a sua resolução; se não pode, tenta, sem parar a preparação e apenas a interrompendo parcialmente, separar um tempo para resolvê-lo; ou, 2) interrompe a preparação completamente para resolver o(s) problema(s). Isso tudo vai variar muito do tipo de problema, importância e urgência de resolução. Uma enfermidade ou qualquer problema de saúde seu ou de terceiros próximos vai necessitar de imediato a sua atenção. No entanto, seria diferente, se se tratasse apenas de uma consulta clínica de check up, por exemplo.

Diante de um problema, a última coisa que se deve fazer é entrar em desespero. Conscientize-se que de: a) não vai resolver o problema; b) não há problema sem solução, ainda que a solução independa de nós; c) se você parecer sereno ao invés de desesperado, as pessoas se sentirão muito mais a vontade para ajudá-lo. Surtar é a pior coisa que você pode fazer, tnato para os outros (seus aliados) quanto para si mesmo, além de não resolver nada.

Resumindo, o mais importante é que você desenvolva uma percepção para essas coisas. Passe a não estar "disponível" para as coisas que atrapalham a sua vida. Não adote problema dos outros, delegue os seus na medida que puder (sem se tornar um explorador) e adie os problemas que podem ser resolvidos depois. Mais importante que tudo isso: evite CRIAR problemas para si mesmo. Se você vai a uma festa, beba, mas para quê ficar bêbado, se amanhã é dia de cursinho? Não significa que você deva parar de beber, mais deve aprender a manter um equilíbrio. Essa é a palavra-chave.

Então, galera, prudência e bom senso aos lidarem com problemas. Como eu disse, dificuldade todos tem, o que muda é a forma como lidamos com elas.

Um forte abraço!

E rumo à Polícia Federal!

4 comentários:

  1. eduardo vc tem email pra mim tira umas duvidadas particularem bjs manda ai por favor

    ResponderExcluir
  2. Tenho sim. Está aí no perfil ao lado, "Quem eu sou": eduardo_costa134@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Edu falou e disse.

    Sempre tive essa perspectiva dos problemas, tem uma frase de Balsac que reflete bem essa idéia e que eu acabei decorando, pois se tornou um lema pra minha vida. Ele diz:
    " A maioria dos dramas está nas idéias que nós formamos das coisas. Os acontecimentos que nos parecem dramáticos são só fatos que a nossa alma converte em tragédia, ou em comédia,à mercê do nosso caráter."

    Ando com a cabeça meio cheia e isso tem me atrapalhado na hora de sentar e me focar nos estudos, mas ta na hora de desligar dos problemas, por que se não, não resolvo o problema e não estudo.

    Obrigada pelo post, ajudou bastante!

    Bjoo!

    ResponderExcluir
  4. Como disse nosso glorioso amigo, todos nós temos problemas, basta saber como vamos encará-los. tenho um relato a fazer, ontem foi ao batalhão em que trabalho um "campanha" que a muito tempo não o via, ele sim está com problemas no ano de 2008 ele sofreu um grave acidente que o fez perder 20% de massa encefálica, ele não de quase nada na sua vida amigos, família etc, contudo quando perguntei como ele estava a primeira coisa que me disse foi: "tudo bem, tudo legal eu estou bem" e eu fiquei pensando, será que meus problemas são tão grande assim para adiar meus sonhos como aconteceu com o 01? Depois da resposta que ele me deu refleti sobre isso. se não lutar por mim quem lutará?
    então parceiros, FÉ NA MISSÃO e rumo aos estudos.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.