segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Atualizar ou não atualizar a bibliografia?

E aí pessoal, tudo bem?

Tenho recebido muitos e-mails tratando sobre o tema, atualização da bibliografia, então resolvi fazer um post sobre isso. Me lembro com certa nostalgia do ano passado, da dificuldade que foi (para mim, ao menos) para conseguir montar minha bibliografia, mas também recordo da alegria com que ia na livraria comprar um novo livro, cheio de ânsia para estudá-lo, como se fosse meu passaporte para ingressa no DPF... rsrs.

Bom, vamos ao que interessa. Fato é que, embora saibamos que há muitos outros fatores relacionados, uma boa bibliografia pode ser a diferença entre um candidato aprovado e não. Não quero dizer que, para quem não tem grana para comprar esses livros caríssimos (como eu) não vai passar, não é. Quando digo que e a diferença na aprovação, me refiro ao conhecimento ADQUIRIDO através do APRENDIZADO. Livros bons costumam ser de fácil linguagem, com um desenvolvimento de conteúdo gradativo, bem diagramado, com letras grandes e espaçadas, resumos... Enfim, tudo que ajude na aprendizagem e fixação do conteúdo. É a isso que me refiro.



Então, com mais um ano começando, as editoras de imediato tratam de preparar as novas edições de seus "bestsellers". O preço tende a ser o mesmo ou mais caro, então o candidato que pretende atualizar sua bibliografia com as novas edições, deve preparar uma boa grana.

Para quem, como eu, não tem lá muito dinheiro, há algumas boas alternativas. Uma delas são disponíveis graças a iniciativa de editoras como a Método (Grupo Gen), entre algumas outras. No caso destas incríveis editoras, eles disponibilizam todos os anos as atualizações dos livros gratuitamente em seu site! Basta imprimir e deixar dobrado dentro do livro para eventual consulta.

Outra interessante alternativa é ficar de olho especialmente nos sites jurídicos e de legislação. Direito tende a mudar muitoooo mais rapidamente que matérias como "AFO", "Contabilidade" e "Microeconomia". Então, é interessante ficar de olho nas atualizações da Lei. Ou então, pode-se adquirir um Vade Mecum 2011, embora recomende a compra só depois do Carnaval (para quem acompanha o cenário legislativo sabe que algumas questões ainda estão pendentes em relação a alguns códigos, especialmente CPP e CP).

No entanto, meu amigo Tiago Rafael me fez um comentário que me fez pensar e concluir que é verdade. O mercado dos concursos não é um mercado frio - está constantemente mudando e se renovando. Alguns títulos caem em desuso, outros ascendem, outros interessantes lançamentos são feitos e são sucessos, outros são fracassos, mas enfim, é sempre mutante esse mercado. Então, amigo candidato, esse começo de ano é uma boa oportunidade para "renovar", ao invés de "atualizar", sua bibliografia. Fique atento a novos livros, lançamentos atraentes, etc.

Fica como outra dica, mas essa é para quem está começando a se preparar agora. As editoras tendem a "queimar o estoque" das antigas edições dos livros, então se você está começando agora, é uma boa oportunidade de conseguir sua bibliografia a um preço muito em conta. Mas atenção a questão da atualização: tome as medidas lembradas aqui para não estudar por material desatualizado e já estará no caminho certo.

Enfim, atualizar sua bibliografia é um processo necessário, mas muito pessoal. Provavelmente, deixarei alguns livros em desuso, adquirirei novos ao longo do ano, conseguirei uma ou duas edições novas de alguns livros da minha bibliografia e devo continuar estudando por alguns desatualizados (como os das disciplinas "exatas"). Façam o que acharem melhor e o que estiver ao alcance de vocês, mas mantem-se estudando e, tão importante quanto, se preparando adequadamente.

Um forte abraço a todos!

E rumo à POLÍCIA FEDERAL!

OBS: Quase 100 seguidores, quase 100 posts e quase 1 ano de blog! Uhul! o/
OBS²: Neste Carnaval, bebam com moderação e não façam besteira. Lembrem-se que são futuros policiais!

3 comentários:

  1. Olá!! Edu!!! Quero só deixar uma dica...É a respeito do novo Código de Processo Penal. Galera que tá estudando há um bom tempo tá no aguardo dessas mudanças que podem afetar nossos estudo de forma direta, entao vamos aguardar um pouco. A galera que tá começando agora pode dar uma estudada nesse atual(CPP)!!! No resto é só isso!! FORÇA E SAÚDE A TODOS!!!

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs
    Boa brow... quase um ano de blog, e 100 seguidores. Vc merece, afinal o "Perseguindo um sonho" está, de fato,no top dos blogs policiais, e não só nos que se relacionam com o DPF.

    Ótimo post. No meu caso, optei caçar as atualizações das editoras mesmo.
    As exatas não precisa, mas detalhe: AFO atualiza muito sim. Eles sempre reveem a legislação de Orçamento, e a LRF muda toda a hora...
    No mais, devo trocar só o de Direito Constitucional, pois já desatualizou mt (tenho o de 2009), e não gostei do Lenza.
    Para mim não tem como, em DCO e DAD, sou fã mesmo do VP e MA....
    Abção galera...
    E bom carna Edu...
    Pega leve na manguaça kkkkkk

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.