sábado, 22 de janeiro de 2011

Preparação para o Teste de Aptidão Física - Boas notícias!



E aí, galera, tudo bem?

Todos nós, candidatos, já nos preocupamos com o Teste de Aptidão Física. Já cansei de dizer, aqui mesmo, que tenho muita dificuldade nessa parte, devido a uma série de fatos, e que era uma das etapas do concurso que mais me preocupava. Embora treinasse sozinho, era muito diferente de um treinamento adequado, específico, voltado para a preparação de um TAF para ingresso na Polícia Federal.

No entanto, de um tempo pra cá, surgiu um incrível oportunidade. Uma boa quantidade de candidatos, especialmente os do Rio, já deve ter ouvido falar dos trabalhos da EFFísica. Ela nada mais é do que a empresa de consultoria e preparação física para concursos públicos, dirigida pelo Profº Elon Júnior. Ele e sua equipe ministram aulas onde o candidato recebe treinamento físico especializado, voltado para torná-lo capaz de cumprir todos os itens da sua prova física, mas mais do que isso, para conseguir EXCELENTES resultados neles, e não simplesmente ser capaz de fazê-los.

Comecei a duas semanas os treinos, mas já sinto os efeitos. Nessas semanas já perdi peso, melhorei um pouco meus índices, meu condicionamento, entre outras coisas. O treino não é algo maçante, é divertido, você faz bons amigos, que estão ali do seu lado, treinando, se esforçando também para conseguirem realizar seus sonhos... A energia de treinar em grupo é muito diferente, muito boa. Além disso, o Profº Elon dá um atendimento especial e individualizado a cada aluno. Como ele diz, sempre nos motivando, “Hoje em dia, peso, idade, sexo... Nada disso é limitador de performance”.
Abaixo, um video do Profº Elon Júnior dando a Folha Dirigida dicas de preparação para os concursos da PF e PRF:

Conversando com o mesmo, que já trabalha no ramo de preparação física pra concursos há muitos anos, e graças a idéia do meu amigo Tiago Rafael, pensamos em dá espaço a vocês, meus amigos leitores, candidatos seguidores do “Perseguindo um sonho”.

Nos comentários, envie as suas dúvidas sobre preparação física para concurso para o Profº Elon Júnior!
Selecionaremos as mais interessantes até quarta-feira (26/01) e o mesmo responderá aqui no blog!
Essa é uma excelente chance para que vocês tirem dúvidas quanto ao TAF com quem realmente entende do assunto. Então, aproveitem!

Um forte abraço a todos!
E rumo à POLÍCIA FEDERAL!

12 comentários:

  1. Pergunta: O canditado ao cargo de agente de polícia federal pode em 3 meses de preparação entrar em forma e executar tudo o que o edital pede a respeito do TAF(natação,salto,barra e corrida)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender do seu estado físico. Eu, por exemplo, facilmente conseguiria alcançar os níveis da prova da PF nesse prazo. Atualmente estou fora de forma, mas sou relativamente alto (1,82m), magro (70kg), com baixo índice de gordura corporal, com um metabolismo extremamente acelerado, além de uma idade não muito avançada (27 anos), enfim, com um trabalho aeróbico moderado e um anaeróbico também não muito intenso alcançaria os índices de médio pra alto em todas as provas. Mesmo indo com a cara e com a coragem, sem nenhum trabalho de preparação e no estado que me encontro hoje, por exemplo, conseguiria ao menos os índices mínimos.

      Agora vamos imaginar uma pessoa com sobrepeso e com estatura baixa. Tal pessoa teria muito mais dificuldades, e quando digo muito é realmente muito. Ele terá que levantar muito mais peso para a mesma quantidade de massa muscular na hora da barra (força relativa), além de ter que, literalmente, carregar mais peso na hora de correr, some a isso o fato de ter que impulsionar mais peso com uma alavanca menor na hora do salto e a imagem não ficou muito boa. Sacou a comparação? Infelizmente com esse tempo (e a princípio, já que tudo dependerá também do metabolismo da pessoa e como o corpo irá reagir a esses treinamentos) ele vai ficar nos limites inferiores de quase todas as provas (natação é um caso à parte, onde a técnica ajuda MUITO a superar a deficiência de força e resistência).

      Claro, isso é uma análise superficial e por alguém que tem conhecimento genérico na área, cada corpo reage de forma diferente aos treinamentos e pode ser que um baixinho e gordinho consiga passar e um alto e magro não, mas a regra não diz isso.

      O ideal é começar o trabalho físico junto com o intelectual, com pelo menos um ano de antecedência, afinal o exercício ajudará o estudo e toda a vida da pessoa.

      Excluir
  2. É ideal fazer um treino de corrida mais longo e descontraido e deixar para começar a focar a explosão e velocidade assim que sair o edital ? Respondendo a pergunta do colega aí de cima , o tempo que temos garantido é o do dia da autorização e o dia da realização da prova prática . Geralmente é no mínimo 2,5 meses

    ResponderExcluir
  3. Excelente post.

    Já havia lido a reportagem no folha dirigida, realmente ajuda bastante na preparação....começei a treinar recentemente e vou precisar de ajuda..hauhau
    tenho uma pergunta : há outras empresas que trabalhem com isso ? principalmente no estado de SP ?
    forte abraço e rumo a PF

    ResponderExcluir
  4. Elon, parabéns pelo trabalho desenvolvido.

    A princípio não tenho acesso a uma piscina grande, mas possuo uma piscina de 6x4m, com 1.5m de profundidade. Gostaria de utiliza-la para iniciar o meu treinamento.

    Qual trabalho pode ser feito numa piscina pequena como esta? E como devo proceder tecnicamente?

    Sugere algum material para leitura?

    Abraços.

    Tiago R. (Minas Gerais)

    ResponderExcluir
  5. Profº Elon Júnior, o salto saindo da inércia, o do último TAF que era necessário saltar no mínimo 2,14 mts., é o que me deixa mais preocupado, pois tenho 1,67 mts. e os saltos que faço aqui em casa não passam de 180 mts., teria algum exercício ou até alguma arte marcial que me ajudaria a alcançar esses 2,14 mts.?
    Grato pela atenção

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, parabéns pelo artigo. Ainda mais quando o TAF é um dos principais desafios do candidato a qualquer cargo policial.
    Tenho dúvidas quanto aos exercícios de "Barra", "Flexão de Braço", "Flexão Abdominal", "Salto em Altura" e "Agilidade e Coordenação Motora", que são:
    Qual a melhor forma de treiná-los sozinho?
    Existe algum técnica específica para ter um bom desempenho quanto aos números exigidos para eles ( exemplo - 35 flexões em 60 segs.)?
    Quanto ao "Salto em Altura", não possuo os equipamentos necessários para realizá-lo, há outra forma de treiná-lo (devo saltar ao menos 1,20m sobre a barra)?
    Como faço para adquirir uma boa "Agilidade e Corrdenação Motora" no caso de ter que pegar 4 toquinhos e levá-los de um lado para o outro no menor tempo possível?
    E no tiro de 50 metros rasos? Como fazê-lo sem distender um músculo?
    Na "Barra", como treiná-la para fazer, ao menos, 10 vezes, levando-se em consideração a posição dos braços e pernas?

    Desde já, for possível respondê-las, agredço muito.

    Marco Aurélio.

    ResponderExcluir
  7. Profº Elon Júnior, bom dia!

    Servi o exercito na brigada PQDT, o que me ajuda quanto a ralaçao e a fazer treinos mais puxados.

    Nas corridas tenho feito bons tempos, em treinos comuns corro 6500/8km e até 10 km que faço em até 1hora de trote moderado.
    Nos 12minutos iniciais como é a prova, eu faço 2400, mas para a prova, o minimo é 2350 e maximo em 2750 salvo engano.

    Como posso dininuir esse tempo, explodo no inicio ou faço tiros mais curtos( de 100m) pra começar mais aquecido?

    Outra duvida é quanto saltar o mínimo 2,14 mts
    como é o local do teste?
    grama, tablado ou em pista de cimento mesmo?

    pelos meus treinos estou na casa dos 1,90 para 2,metros mas preciso dos 2,14, treinar na area da praia ajuda? seja pra corrida de explosao, ou para os saltos?

    Outra dificuldade é fazer as barras, o minimo do teste é fazer 2, mas acredito que é melhor chegar lá fazendo umas 6 a 7 rep.

    Fazer barras com peso extra ajuda?
    e apos fazer sem os pesos pra ganhar força nessa alavanca.

    A nataçao eu sei nadar desde crianca, os 4 estilos mas estou destreinado...
    mesmo que seja 1,2 por semana, nadar na praia teria muita diferença para o treino em psina?

    Fico no aguardo, dos comentarios.
    Querendo marcar um treino aqui no recreio posto 12, a pista tem marcaçoes pra facilitar o controle dos colegas.

    Desde já agradeço

    Rumo Ao sonho!!

    ResponderExcluir
  8. Du, valeu pela sua grande proposta! la vai a pergunta:

    Professor, tenho o peso razoável para uma pessoa de 1,70m (aproximadamente 69, 70kg), mas tenho dificuldades em encontrar um horário bom em academias aqui na minha cidade (moro no interior de São Paulo), principalmente agora que começou o cursinho preparatório. As academias estão sempre lotadas e fica complicado perder 3 horas lá esperando para usar 3, 4 aparelhos.
    Minha dúvida é: há algum exercício em campo que possa ser feito, somente para alcançar os indices necessários na prova física? Por exemplo, sou sócio de um clube de campo aqui, e lá eu disponho de piscina, uma represa com praia (para praticar a corrida e o salto) e barra, mas não há academia. Quais tipos de exercício eu posso realizar por lá (sem o uso de aparelhos) para aumentar meu condicionamento?? Muito obrigado professor!

    E muito obrigado Du! Rumo a PF irmão!

    ResponderExcluir
  9. rapaz...estou fazendo no momento natação mas em breve retornarei a corrida, teve um caso engraçado um amigo meu que é sgt do EB me contou que teve um cara lá que passou no concurso da PF e ficou tirando onda de todos que ia sair dessa vida, ganhar mais etc e num é que o cara perdeu no salto voltou do o rabo entre as pernas, é triste d+ imaginem aew

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho uma dúvida interessante! Andei lendo os editais anteriores e percebi o seguinte: p.ex. a quantidade mínima é de duas barras e quanto mais barras o canditado fizer, mais pontos ele acumula certo? (usei a barra como exemplo, porém a regra também é válida para as demais etapas do exame físico [corrida, natação, etc]). Dessa forma, suponahmos que o concurso disponibilize 300 vagas para determinado cargo (apenas uma suposição), porém ele classifica 600 canditados, porque o canditado que ficou, digamos que na 500° colocação terá a chance de se classificar dentro das 300 vagas oferecidas se ele se sair bem no exame físico. É assim que funciona? Faz sentido, porque se apenas os 300 primeiros colocados do exame teórico forem classificados para o exame físico, e 100 deles forem reprovados no tal exame físico, então das 300 vagas disponíveis serão ocupadas apenas 200. Ou seja, se for assim um caditado que foi razoável no exame teórico (p.ex. se classificou em 387° lugar no exame teórico) tem a chance de se recuperar no físico, acumulando pontos devido a sua boa performante no TAF, ficando assim dentro das 300 vagas oferecidas para ocupar o cargo. É assim que funciona? =/ Valeu galera... bons estudos e rumo a PF.

    ResponderExcluir
  11. Moro em Fortaleza tem como ter acompanhamento aqui?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.