terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A longo prazo...


E aí, pessoal, tudo bem?

Semana passada um dos leitores do blog, o Matheus Soares, entrou em contato comigo. Ele dizia que queria uma força, apoio de quem está na batalha há algum tempo. Ele explicou que estava ainda no meio da faculdade de Direito, mas que já queria começar a se preparar. Eu achei excelente!



Primeiro ponto pra ele foi pelo contato, pois eu adoro trocar ideias com os leitores. Segundo, pela iniciativa de já querer se preparar. Assim sendo, pedi licença a ele para, a partir da resposta que lhe mandei, fazer um post para pessoas na mesma situação que ele: com um espaço de tempo relativamente grande para o concurso, seja por idade, faculdade ou qualquer outra coisa.

No caso do Matheus, ele faz Direito. Obviamente, estará em contato direto com pelo menos 40% do conteúdo da prova (de Agente; e uns 80% da de Delta), o que o ajudará bastante. No entanto, é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Por ter alguns anos pela frente até seu concurso, muitas das disciplinas do concurso se atualizarão. Direito, especialmente, é uma das que mais sofrem mutação (e a nossa legislação continua parecendo cada vez mais uma colcha de retalhos...).

Particularmente, acredito na "Agregação Cíclica", de modo que cada vez mais, conforme mais se estuda, mais conhecimento se adquire. Então, acho bastante razoável que uma das coisas que deve ser melhor assimilada são os princípios de cada matéria. É a partir do princípio da disciplina, daqueles conceitos basilares, que se desenvolve todo o conhecimento em torno do mesmo. Então, uma vez bem assimilados os princípios das disciplinas, mais se tornará adquirir um maior conhecimento posterior sobre ela.

Se EU fosse dar ênfase em algum estudo durante esse largo período até o concurso, daria às disciplinas mais "exatas" - Raciocínio Lógico, Administração (incluindo Adm. Financeira e Orçamentária), Microeconomia e Contabilidade. São disciplinas importantes, dado o grande número de questões, e que se atualizam relativamente em menor frequência e intensidade que as demais, mas que pegam muitos candidatos de surpresa.

Outra coisa que deve ter atenção especial é às disciplinas de Português, Atualidades e Redação. Português é base, é uma constante nos concursos públicos e na vida. Dê atenção a Língua Portuguesa, a estudem com carinho e com frequência, aproveitando também e dando atenção a prática de escrever. Escrevam, escrevam muito! Redação é prática, e sem praticar não se aprende. Quanto a Atualidades, dispensa maiores comentários, né? Mantenham-se constantemente informados sobre o Brasil e o mundo.

Tão importante quanto isso tudo é você ir adquirindo experiência: faça concursos, especialmente da CESPE. Desse modo, você vai conhecendo a metodologia da banca, como ela cobra os conhecimentos, etc.

Agora, uma dica de ouro: TREINAMENTO FÍSICO! Aproveite enquanto ainda tem tempo pela frente e treine, treine muito! Se condicione! Alcance os índices exigidos no TAF e mantenha-os. Não proscastine, não pense "Tenho muito tempo ainda, depois eu começo a treinar". Pense "Tenho muito tempo, que maravilha, já estou em vantagem e posso começar agora!". TAF é uma das coisas que mais reprovam, todos sabem, e mesmo assim tem muitos candidatos que acham que é brincadeira.

Fique atento a saúde também. Percebido qualquer problema médico, trate de imediato. Tanto para não agravar seu caso, como para não deixar evoluir para algo que possa te reprovar no Exame Médico. Evite sustos e faça "check up's" regularmente, a fim de evitar surpresas desagradaveis a véspera da prova.

O resto, amigos, é só dedicação. Tem gente que desanima por ter muito tempo. Queria eu ter muito tempo.. rsrs. A correria ajuda a dá um gás, mas se estudado com motivação, um estudo a longo prazo pode ser muito produtivo. Estabeleça metas a médio e curto prazo para serem cumpridas, de modo a te manter ativo. Estabeleça sua estratégia e corra atrás. Persiga seu sonho.
Um forte abraço a todos!

E rumo à POLÍCIA FEDERAL!

Abração!

2 comentários:

  1. Acrescento que Informática foi a segunda disciplina com mais questões na prova de APF no concurso de 2009. Então não pode ficar de lado.

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Tiago. Muito bem lembrado. Quer disciplina que se atualize mais que Informática? A diferença está em COMO ela é cobrada, e por isso fazer concursos com frequência é importante para captar essa informação.

    Valeu, Tiago!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.