quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Persistência


Bom dia a todos!
Bom, o Eduardo pediu-me para escrever alguma coisa aqui em seu blog, nunca fiz isso, mas faremos o possível para se tornar uma leitura agradável à vocês, leitores do Perseguindo um Sonho.
Meu nome é Alexandre, tenho 23 anos, moro em Taquaritinga, interior de São Paulo, e tenho o sonho da PF desde muito pequeno (apesar que, só estudo há 2 anos). Sou formado em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia (Fatec).
O que eu vim falar para vocês aqui? uma coisa bem simples, mas que muitas pessoas se esquecem. Uma palavrinha bem simples chamada:
Persistência.

Já dizia Charles Chaplin que a "Persistência é o caminho do êxito", mas afinal, o que é Persistência?
Os dicionários dão algumas definições para esta palavra, mas além de ler dicionários, devemos nos perguntar o que ela significa. Para mim, Persistência é o ato de continuar tentando, apesar de todos os obstáculos, até se atingir o objetivo almejado, deixando de lado coisas agradáveis, mas que podem esperar o concurso passar (e, diga-se de passagem, será bem melhor quando tudo estiver terminado!).
Eu disse no começo do texto que muitas pessoas se esquecem dessa palavra porque às vezes elas pensam que as coisas vão simplesmente "cair do céu" e que "Deus vai ajudar". Não é errado pensar desse jeito, afinal, ao meu ver, todos devemos acreditar em uma religião, em um ser superior, mas você não pensa que você deve fazer sua parte também? Afinal de contas, nenhuma das pessoas que atingiram grandes feitos estudaram pouco ou fizeram "corpo mole" perante a algum desafio. Pelo contrário, elas continuaram tentando mais e mais, sempre com persistência.
Eu vejo muitas pessoas falando que vão prestar PF, que estão preparados, que estão estudando 10 horas por dia, etc. Mas na grande maioria das vezes (eu disse “na maioria”) quem muito fala, pouco faz, e quem pouco fala é porque está mais tempo estudando do que se preocupando em contar vantagem. Eu, por exemplo, nunca estudei mais do que 5 horas por dia (quando eu estudo BASTANTE mesmo!), e eu estou preocupado? Não, porque eu sei que eu estou dando meu melhor, afinal de contas, tenho trabalho, faço academia para manter o físico, tenho uma vida social, entre outras coisas.
Claro que são necessários muitos sacrifícios para se chegar a um sonho como este, que temos. Como eu disse, a PERSISTÊNCIA também engloba abrir mão de certas coisas que nos dão prazer por uma período (indeterminado) de tempo, até que se atinja o resultado.
Eu tenho até hoje, como grande exemplo próximo a mim de persistência, meu irmão. Mesmo vindo de uma família do interior, que nunca teve uma boa situação financeira e convivendo com outras dificuldades, nunca desistiu de seu sonho de ser piloto de avião. Ele saiu de casa aos 17 anos para começar o curso de Piloto Privado e nunca mais parou. Hoje? Bem, hoje ele tem 31 anos e é piloto da TAM. Atingiu seu objetivo.
Bem, acho que falei demais certo? Rsrsrs...
Acho que não vou desejar boa sorte a todos, sabem por quê? Porque "sorte" quem precisa é quem não estuda e não estudou. O que eu desejo para vocês é PERSITÊNCIA.
Para encerrar, deixo uma frase de Santa Paulina: "Permanecei firmes e adiante. Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários".
Um grande abraço a todos e...
RUMO A PF!!

Texto de Alexandre Jamarco

2 comentários:

  1. Kara adoreis esse Post! Seja bem vindo meu camara! forte abraço direto de Porto Alegre!
    Vamos persistir, não, não vamos desistir!

    ResponderExcluir
  2. A persistência nos leva a perfeição brother!
    Como dizia o nosso saudoso Albert Einsten: "O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".
    Disciplina e Persistência... Palavras essenciais para quem almeja um dia vestir a camiseta preta.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.