segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Ajudar ou não ajudar?



William Douglas já diz que um dos principais aliados que temos é o próximo. Mais do que isso, nós podemos escolher como enxergamos o próximo: como nosso aliado ou como inimigo.

Eu, particularmente, sempre preferi enxergar os outros candidatos como aliados. Alguns até como amigos mesmo. Gente que eu me encho de orgulho pra dizer que são "meus irmãos", meus "companheiros". Além disso, diga-me: é melhor ver os milhares de candidatos à Polícia Federal como amigos ou inimigos? Eu prefiro ter uma legião de aliados do que de inimigos... rsrs.



Não sei se já contei aqui, mas no começo do blog eu era muito zombado por suspostos "aliados" meus. Eles diziam que o blog era "perda de tempo", que eu "estava ajudando a concorrência", entre outros absurdos. Bom, se eu estou ajudando a concorrência, que bom! Eu sei do meu valor e do que eu sou capaz, sem temer essa palhaçada de "concorrência". E além disso, quero poder chegar na ANP e encontrar esses meus irmãos, além de outros companheiros que dirão "Aí Edu, eu lia o seu blog!". Rsrs... Olha que maravilha poder ajudar.

Eu, que também sou professor, fico felicíssimo com esses casos. Quase o mesmo sentimento de satisfação ao saber que um outro professor amigo meu passou naquele concurso que ele tanto queria, ou saber que meus ex-alunos passaram para as melhores universidades. É algo incrível, acreditem!

Portanto, amigos, convido a vocês todos a criarem suas alianças. Por que não ajudar o seu companheiro, que tem o mesmo sonho que você? Acredito que dois candidatos podem aprender bastante um com o outro, essa é justamente a graça! Quem confia em si mesmo, quem acredita na própria capacidade não leva a sério essa tolice de "concorrência": se tem muito mais a ganhar e mais chances de passar aquele que ajuda, pois o mesmo também é ajudado. Eu dou graças a Deus, pois volta e meia esses meus irmãos me trazem matérias, videos, anotações, entre outras coisas que com certeza me ajudarão a passar no concurso. Na mesma forma, eu para com eles.

E se mais uma coisa: o concurso é pra POLÍCIA (como diz um belo texto que circula pela net). O desenvolvimento de um "espírito de corpo", com o entendido do seu significado mais profundo, não surge do dia para nós, mais faz parte do caráter e se forja com pequenas atitudes como essas, de ajuda ao próximo. O mesmo cara a quem você explica a resolução de uma questão no MSN hoje pode ser o homem que vai estar cobrindo a sua retarguarda numa operação um dia. Pense nisso.

Além do mais, quem ajuda vive sempre mais feliz. Nas palavras de William Douglas, "repare nas pessoas que ajudam as outras: sorriem mais, são mais alegres ou simpáticas e todos naturalmente gostam delas. Não é melhro ser assim?".

Enfim, fico muito contente em pode ajudar quem quer que seja. No que eu puder, podem contar contigo, e sempre disse isso a todos os meus amigos e leitores. O blog continuará aqui, postando matérias e informações para vocês.

Espero encontrar todos vocês na ANP.

E rumo à Polícia Federal!
OBS: Amigos, esse post é dedicado a vocês. Criska, Hermes, Alexandre Jamarco, Tiago Rafael, Rodrigão, Alessandra, Mari, Ellison, Jairo, Bruno, Jonas, Flávinho Pimenta, Amaro, Felipe André, Luiz "BA", Tarik, cada um dos meus leitores e diversos outros - A ANP nos espera.

4 comentários:

  1. Fala ae feraaaaaaaa
    Po irmão, brigadão mesmo! Vc é meu amigão msm, q com ctz torço muito. Tb n tenho esta de encarar os outros como inimigos não...
    Eu prefiro pensar, e é o que realmente acredito, que passa quem vence a si mesmo. O fato de trocar informações com os colegas só ajuda, pois vc cria um vínculo de ajuda (os outros lembrarão d vc) e acaba passando por esta fase de incertezas com amigos do lado. Fica mais fácil...
    E este papo de o colega de hj poder ser o parceiro amanhã é a maior verdade! Este mundo, qdo tem q ser, teima em ser mt pequeno.
    Espero ter o prazer de encontrar vcs em Brasília.
    Abção a todos, força no sonho... e Edu, tu é my brother e sabe disso.
    Abção pessoal

    ResponderExcluir
  2. Isso aê meu querido, vai ser show de bola a gente se encontrando na ANP, tomando um suco gelado de cevada nas folgas e rindo à toa de todo esse nosso esforço conjunto até o ingresso naqueles desejados portões!

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom esse blog. Inclusive favoritei no meu.
    Espero que continue postando e que alcance seu objetivo.
    abraço

    ResponderExcluir
  4. Acho que ajudar é uma forma de fixar um conhecimento. Toda vez que troco informações com alguém sobre alguma questão que eu fiz ou ajudo alguém com alguma dúvida, parece que o conteúdo fica mais vivo na memória. E mesmo que você indique, por exemplo, um bom site de questões, alguns irão acessar, poucos irão assinar e menos ainda irão de fato realizar as questões.

    O diferencia é a disciplina para estudar. Do que adianta postar dicas e dicas se o leitor não estudar?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.