sábado, 28 de agosto de 2010

Perfil: Agente de Polícia Federal




Escrever sobre o cargo de Agente de Polícia Federal é como falar de algo muito próximo de mim. Como falar de um irmão...um grande amigo. Ainda mais, parando para refletir, depois de ontem, dia 26 de Agosto, quando completei exatos 14 anos de Polícia. Sobre as nossas atribuições...Existe muito, muito mesmo o que escrever.


Muitos devem imaginar um APF como algo bastante próximo de um Jack Bauer ou um Jason Bourne. Isso é algo que ocorre com a maioria das pessoas que estão do lado de fora dos portões da Academia Nacional de Polícia, talvez. Mas não chegamos a extremos como esses. Não todos nós. Somos muito mais humanos e próximos da realidade do que os personagens de infinitas vidas que o cinema e a literatura nos oferecem.
A primeira área de atuação que salta aos olhos do novato, aquele que entrou porque realmente quer ser policial, é a área de operações. Estar lotado em um Núcleo, Setor ou Seção de Operações de qualquer unidade da Polícia Federal é ter um leque enorme de atribuições diante de si. Os setores operacionais cuidam desde a entrega das intimações da Delegacia, até a elaboração das operações policiais que já fazem parte do cotidiano dos noticiários nacionais. Geralmente, esses setores dividem os APFs em equipes e cada uma dessas equipes recebe uma carga de Ordens de Missão, que devem ser cumpridas em tempo estipulado pelo chefe ou coordenador de operações da unidade.Sobre o teor das Ordens de Missão (OMs )? Meus caros, saibam vocês que isso não segue um padrão rígido. Aqui nesta unidade, já foi expedida OM para investigar possível abdução de ex-soldado da Força Aérea por supostos alienígenas, que ainda teriam implantado um chip de controle em seu pescoço. Acreditem ou não, aconteceu de verdade em 2002, se não me falha a memória.

Mas são investigações diversas sobre assaltos a carteiros, assaltos à agências da CEF, contrabando, descaminho, tráfico de drogas e uma infinidade de outros casos. Então, o policial chega à sua unidade, encontra sua equipe e define sua rotina do dia. De forma geral, temos alguma liberdade para nos organizar nesse aspecto. Mas não se iludam achando que dá para ficar à toa, pois a quantidade de OMs que recebemos diariamente é inversamente proporcional à quantidade de horas disponíveis para cumpri-las.
Dos setores operacionais também podem ser designados Agentes para trabalharem em operações que envolvem os mais diversos tipos de monitoramento. Um trabalho meticuloso que deveria ser próprio de policiais mais antigos, com alguma vivência no submundo, no intuito de reduzir ao máximo as margens de erro. Infelizmente, não é isso que ocorre. Mas esses Agentes podem ser destacados para centrais onde estão policiais de diversas unidades, especializadas ou descentralizadas, com uma infinidade de operações de monitoramento em andamento.

Quando os objetivos desses monitoramentos são atingidos, a autoridade policial responsável elabora um planejamento que é feito em conjunto com os chefes de operações, para que seja elaborada uma operação de porte suficiente para cumprir o que for determinado pelo juiz que acompanha todo o processo de monitoramento, seja ele de que tipo for. Aí a população assiste a eclosão das grandes operações, com centenas de homens de preto cumprindo mandados de busca e de prisão sobre os alvos apontados. Para essas operações, são deslocados APFs de várias unidades, independente de serem oriundos da unidade responsável pela operação ou não. Pode-se dizer que esse tipo de operação não é a nossa rotina diária, mas ocorrem algumas vezes por mês em várias unidades, fazendo com que sejamos deslocados com alguma freqüência para áreas circunscricionais de outras delegacias.
Alguns Agentes de Polícia Federal são observados ainda na Academia Nacional de Polícia e acabam sendo sondados para comporem unidades operacionais e de inteligência mais especializadas. Hoje, além do legendário Comando de Operações Táticas ( COT ), que tem sede em Brasília, cada Superintendência Regional tem seus GPIs ( Grupamentos de Pronta Intervenção ), que são formados em curso específico ministrado pelos policiais do próprio COT. Utilizam o conceito de armas e táticas especiais ( sigla SWAT, em inglês ) e são caracterizados pela presença de operadores com características físicas e psicológicas bem peculiares.

Tão legendária quanto o COT é a nossa Diretoria de Inteligência Policial ( DIP ), também com sede em Brasília, que absorve policiais de todo o Brasil, com vocação própria para o trabalho de análise, cruzamento de dados e monitoramento. Também é preciso ter características próprias para atuar na área, uma vez que o domínio de tecnologias modernas de informação acaba por enterrar o conceito de “spy” à moda antiga, operando nas sombras com seus equipamentos mirabolantes.
Dentro da Polícia Federal existem policiais especializados em Segurança de Dignitários, que é um admirável trabalho de abnegados agentes sem hora para absolutamente nada. Mas é improvável um policial que não esteja lotado nos Núcleos de Segurança de Dignitários passar a carreira sem fazer isso. Para eventos grandes, como encontros de chefe de estado em território brasileiro, policiais de várias unidades são deslocados e obrigados a tirar seus ternos do armário. Podem acreditar que, apesar de cansativo, é um trabalho bastante interessante, que garante o contato com policiais de outros países, além de dar a oportunidade de conviver com autoridades nem sempre boas da cabeça.

Existem também os diversos plantões, sendo que o que mais chama atenção é o que funciona nos aeroportos internacionais. A escala, geralmente, é 24h por 72h e hoje eu vejo que são postos disputados, quase sempre, por policiais de bastante antiguidade. Não é raro uma turma de novos agentes suprir carências de efetivos em aeroportos como o de Guarulhos e o Tom Jobim. Isso aconteceu com a minha turma de formação, quando inúmeros colegas tiveram os aeroportos como primeira lotação. Não é um trabalho tão simples e o stress é bastante alto, pela incessante movimentação de pessoas que usam tais terminais. Inevitáveis são os atritos com os nossos visitantes, nem sempre educados e humildes.
Na área mais administrativa, funcionam com a presença de APFs os Núcleos de Imigração ( Passaportes e Estrangeiros ), os Núcleos de Controle de Produtos Químicos e as Comissões de Vistoria ( Delegacias de Segurança Privada, nas Superintendências ). São trabalhos complexos com a necessidade de conhecimento de rotinas de sistemas pesados de tecnologia de informação e, principalmente, algum tino diplomático para atender o público de maneira a formar imagens positivas do Departamento, para o cidadão de bem, que é quem procura esses serviços de polícia administrativa.

Dependendo da formação acadêmica do policial, ele pode até mesmo ser lotado em setores de logística, responsáveis pelo provimento das necessidades materiais das unidades policiais. É um trabalho desgastante, pois lida com recursos escassos e materiais sempre a beira da deterioração total. Mas posso garantir que existem diversos policiais formados em Administração que dão conta do recado com grande maestria e são muito felizes por isso.
Então é isso. Sem sombra de dúvidas, existe muito mais por ser dito. Mas as eventuais dúvidas que vocês tiverem, poderei responder por e-mail ou através dos comentários do post. Mais uma vez...reafirmo...ESTOU AQUI, APENAS ESPERANDO VOCÊS CHEGAREM.


Grande abraço

Por Sandro Araújo, APF.

_______________________________________________________________________________

Não podia deixar de colocar esse excelente texto do Sandro, fazendo todo um perfil sobre o cargo de APF, pretendido pela maioria dos leitores desse blog, inclusive por mim. Espero que gostem.

39 comentários:

  1. Já tinha lido no blog do Sandro (Anjo da Noite),é bom ver o cara para cima e motivando-nos ainda mais.

    Grande texto,contando um pouco do dia a dia de um APF.

    Boa semana para todos.

    ResponderExcluir
  2. Tb já tinha lido. O Sandro é uma inspiração para nós. Apesar de tudo, deu a volta por cima,e como se não bastasse ainda nos incentiva.
    Boa semana p todos, tb. E Bruno, parabéns pela aprovação na PC.
    Rumo à Federal.

    ResponderExcluir
  3. Olá Sandro.
    Parabéns pela postagem, muito bom pessoas iguais a você que ajudam os candidatos.
    Tenho uma dúvida, se puder me ajudar.
    Sou casado, tenho 25 anos e estudo muito para ser um APF, é um sonho! Como fica a esposa? da para levar bem PF e Casamento, eventualmente filhos? Tenho muito receio, acho que os filmes de Hollywood me fazem mal. Meu e-mail é junior.aes@gmail.com
    Obrigado, abraço.
    Sérgio.

    ResponderExcluir
  4. poxa meu nome e leonardo meu sonho mesmo e ser hum policial federal. meu tinho ele e agente federal mais eu queria saber ser e muito dificio chega aonde vc esta...

    ResponderExcluir
  5. Ola, meu nome é Osni, hoje atuando no Exército Brasileiro, estou na faculdade de direito mas opto mesmo pela carreira operacional, e na PF sei que isso é cotidiano, com isso tenho algumas duvidas inerentes a este modo de vida.
    1ª depois de formados voces passam por testes fisicos trimestrais, semestrais ou anuais?

    2ª transferência: tem transferências para outros estados ou setores?

    desde já agradeço.

    email: jot_aaa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Eu pensava em ser APF e com o seu post fiquei ainda mais motivada, principalmente pela parte de operações. Ainda tenho dúvidas sobre qual faculdade fazer, portanto gostaria de saber se há muita distinção da área de atuação do APF dependendo da formação dele.

    e-mail: deebora.carvalho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. fala Sandro blz
    otimo post!!
    gostaria de saber qual o grau de varicocele que elimina? pois no edital só diz que é em caso de indicação cirurgica. Eu gostaria muito de saber pois assim saberei se devo dar continuidade aos meus estudos nessa bela carreira. Meu e-mail é gukremers@hotmail.com

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo, conseguiu respostas por que estou com o mesmo problema
      ylesaude@bol.com.br

      Excluir
  8. Oi, Sandro, tudo bom? Parabéns pelo artigo, bastante esclarecedor. Gostaria de saber, contudo, as chances reais de conseguir transferência para o Rio de Janeiro, e com quanto tempo isso costuma ocorrer. Isso pois sou carioca e as vagas desse concurso de 2012 são para zonas de fronteiras e estados do Norte (preferencialmente).
    Grato, Eduardo (mutre1@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  9. Olá Sandro, tudo bem ? nossa gostei muito do artigo, fiquei sabendo que as vagas desse próximo concurso são para as áreas de fronteiras e região Norte do país, gostaria de saber se existe possibilidade de pedir transferência para região de São Paulo, se não, depois de quanto tempo a transferência é autorizada, outra dúvida, como toda profissão, você consegue listar alguns incômodos de ser Agente da Policia Federal?
    Grato.
    Alexandre.
    engenheiroalex2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Sandro, tenho 19 anos e tentarei a prova para a APF estou muito entusiasmado com a possibilidade de me tornar um agente da PF, tenho a mesma dúvida do Eduardo, qual a possibilidade de pedir remoção do cargo para o RJ?, Obrigado desde já!

    e-mail: rafaell.paula@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Danilo César Lemes 24 anos

    Sandro gostaria de entrar em contato com você via email.
    É possível?
    danilocesarlemes@yahoo.com.br

    Abração desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  12. Sandro me responde uma coisa ... PF ainda tem concursos pra nivel medio ? obs .amooooooooooo seu trabalho de motivação , é um maximo ♥

    ResponderExcluir
  13. Eai Sandro, blz? estou interessado em prestar o concurso para APF, mas ainda estou com algumas dúvidas, não conheço muito dessa área, mas meu ramo de trabalho é um pouco parecido...se puder me tirar algumas dúvidas entre em contato por favor. thunderch@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  18. queria saber de quanto é o salario no cot se ele aumenta e se tem como serdelegado no cot ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O salário é o mesmo do APF. Pra ser delegado tem que sair do COT,

      Excluir
  19. Boa tarde, amigo, gostaria que entrasse em contato comigo para mi orientar quanto à carreira. Sou assessor de magistrado, trabalho com um juiz bem linha dura, porem, não tenho interesse de seguir carreira na magistratura ou MP, enfim, minha vontade é polícia federal, mas, gostaria de saber de você, agente, se estando você na minha posição qual decisão tomaria?, para qual área atuaria?, sei que é bem particular e os critérios de escolhas que nos influenciam são subjetivos, mas analisando os aspectos lógicos e profissionais atribuídos a cada função, compensa focar toda a minha determinação em um concurso para polícia federal?

    Att.: Hallison

    hallison-pox@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Boa noite.

    Acredito que ainda acesse esse blog para responder as perguntas, e desde já lhe agradeço, pois é ótimo ter alguem a disposição de tirar as duvidas a respeito deste órgão.

    Minha duvida é a seguinte, se me tornar um agente, teria um tempo determinado de impedimento para realização do concurso de Delegado?

    Até mais.

    leeromantiezer@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. quero ser um agente da PF, porém, sou inexperiente .. tenho 18 anos .. mas tenho muita vontade mesmo de seguir carreira militar ..meu sonho é ingressar na aeronáutica... por outro lado.... sempre quis ser um agente da PF ...tenho como exemplo meu pai .. um policial dedicado e comprometido com a segurança dos cidadãos ... sempre tive uma educação mais rígida... e tenho isso .. pelo menos pra mim .. como um estilo de vida que quero ter ...

    ResponderExcluir
  22. olha tambem estou interessado em ser um apf! Primeiro estudar muito! E passar nos testes!

    ResponderExcluir
  23. Grande PF ! MAIS QUE UM SONHO MEU, UM OBJETIVO, UMA MISSÃO DADA A MIM POR MIM MESMO !

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Ola, meu nome é Rodrigo, hoje atuando no Exército Brasileiro, mas opto mesmo pela carreira operacional, e na PF sei que isso é cotidiano, com isso tenho algumas duvidas inerentes a este modo de vida. 1ª depois de formados voces passam por testes fisicos trimestrais, semestrais ou anuais?

    2ª transferência: tem transferências para outros estados ou setores?

    3 Se eu me tornar um agente, teria um tempo determinado de impedimento para realização do concurso de Delegado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rodrigo, tudo bem?
      Tentando responder suas dúvidas:

      1) Os policiais federais prestam sim teste físicos, mas não sei precisar com que frequência. É claro que para integrantes do COT - Comando de Operações Táticas, e para o GPI - Grupamento de Pronta Intervenção, eles são mais cotidianos.

      2) Há transferências sim, e elas são realizadas no interesse da Administração ou quando o policial reúne "pontos" suficientes (ganhos por tempo de serviços, avaliações positivas quanto servidor, etc).

      3) Não há tempo de impedimento nenhum. Você pode até largar o Curso de Formação de APF pra fazer o CF de Delegado Federal.

      Grande abraço!

      Excluir
  26. Olá. Tenho o grande sonho de ser Agente da Policial Federal, e tenho também algumas dúvidas sobre alguns pontos da carreira. Gostaria de te contatar via e.mail para esclarecer mais sobre a carreira. Segue meu e.mail:

    ariccileal@hotmail.com

    Abraços,

    Alan

    ResponderExcluir
  27. É o tipo de trabalho que sempre sonhei para mim.
    Sou formada em TI e especialização em segurança da informação. Muito a contribuir para PF e ao meu país.

    Aguarde em 2016 estou chegando!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode trabalhar como APF atuando nessa área?? Porquê queria ser T.I. Ou APF, então juntar os dois seria perfeito.

      Excluir
  28. Geralmente a profissão da PF trabalha aos sabados... como isso funciona? é pra todas a áreas internas ?

    ResponderExcluir
  29. gostaria de fazer algumas perguntas via email é possivel
    jonhnatan98@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Ola!! tenho dúvidas: Consta no edital de impeditivo varicocele em grau de indicação cirúrgica, qual é esse grau?

    ResponderExcluir
  31. Olá companheiro, td bem? Gostaria de saber, qual é o "caminho das pedras" para se tornar piloto na Coordenação de Aviação Operacional (CAOP), especificamente em asa fixa?

    ResponderExcluir
  32. Olá eu gostaria de virar perfiladora da Polícia Federal,o que tenho que fazer? Qual faculdade devo cursar? Tenho 15 anos mas ser perfiladora é meu sonho e estudo para isso ,please me ajude!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.