terça-feira, 24 de junho de 2014

Dicas de Preparação para Concurso PMERJ 2014



















Olá, amigos! Tudo bem?

Recebi a ligação de um primo que não via há algum tempo, mas sempre gostei muito. Ele me disse que estava se preparando para a prova da PMERJ, e que, estudando na net, terminou encontrando o meu vídeo no YouTube dando dicas de estudo. Decidiu então ligar para mim, e saber se teria algum "bizu", ou se poderia ajudá-lo de alguma forma na sua preparação.

Assim, lhe escrevi um e-mail, que transcrevo abaixo, listando algumas das mais eficientes dicas de preparação aplicadas à preparação para o concurso da Polícia Militar. Continue lendo e veja nossas dicas para vocês, futuros PMs.




"Olá, primão! Tudo bem?
Como prometi, aqui vão algumas dicas importantes para a sua preparação para o concurso da PMERJ. Não há grandes segredos, mas bons bizus, que vão te mostrar o caminho das pedras. Vamos a elas?
O concurso da PMERJ é um concurso tradicional na área da segurança pública, não tendo a tradição de ser um concurso extremamente difícil, mas sim, um concurso de média complexidade. Assim, o número de aprovados costuma ser muito grande, por um cálculo óbvio: se temos uma prova fácil, só não é aprovado quem erra muito, e não quem acerta mais. Além disso, se todos os candidatos vão relativamente bem, acertando quase as mesmas questões, o que os diferenciará? A Redação, claro! O calcanhar de Aquiles, o ponto fraco da preparação de vários candidatos, e que reprova MUITO no concurso da PMERJ.

Observando tudo isto, então, listo abaixo alguns dos pontos que considero mais importante. Acredito que estes sejam os principais aspectos a que você deve dar especial atenção na sua preparação, sendo a chave para a sua aprovação. Estes são:



Redação
Como disse antes, a redação é, sem sombra de dúvidas, um ponto crucial, decisivo para a grande maioria dos candidatos. Em uma prova que não é muito difícil, termina cabendo a ela a função de "nivelar" os candidatos, individualizando-os. É só pensar bem: na redação, é o onde o candidato está só, sem enunciado ou alternativas para lhe ajudar, contando apenas com um tema a ser desenvolvido. Ali ele deve demonstrar seu raciocínio rápido e sua capacidade de argumentação, esforçando para ser o mais claro e objetivo o possível, evitando ao máximo cometer erros de Língua Portuguesa.
Portanto, pratique bastante redação! Escrava, no mínimo, uma ou duas redações por dia, uma vez que só se adquire mais e mais habilidade com a mesma praticando. Então, não perca tempo, nem desperdice a oportunidade de treinar composição de textos dissertativos argumentativos.

Atenção aos Detalhes
Em uma prova relativamente fácil, passa quem errar menos. Portanto, qualquer erro pode ser um deslize crucial para a sua jornada pela aprovação. Fique atento aos bizus, aos macetes, às pequenas coisas na prova. Leia sempre tudo com atenção; treine seu olhar para captar os pequenos detalhes da prova. Lembre-se que qualquer detalhezinho que passar em branco pode te fazer errar a questão, e quanto mais erros, mais para baixo na lista dos aprovados você vai. Assim, todo o cuidado é pouco.

Estudar a partir de provas anteriores da banca
Essa dica vale ouro! Fazer provas anteriores e estudar o "estilo" da banca é muito importante para a sua preparação, a medida que te instrui sobre como a banca pensa, como cobra os conteúdos na prova, além de lhe mostrar com clareza com o que é que você está lidando ao embarcar nesse concurso.
Assim, acesse o site da banca Exatus, NESTE LINK. Lá você encontrará os concursos encerrados que a banca já organizou, e você pode baixar provas e os gabaritos. Faça a exaustão exercícios e simulados, primo. Para quem tem pouco tempo para se preparar para a prova, a melhor alternativa é conciliar os estudos teóricos com uma IMENSA quantidade de exercícios. Então cai dentro: resolva MUITAS questões e faça MUITOS simulados, sempre que possível. Lembre-se que você tem que "respirar" Exatus, para saber exatamente como a banca pensa, e assim, ficar a frente dos outros candidatos.

Não deixe de treinar para o TAF
Eu sei que você tem um ótimo condicionamento físico (até pelo seu histórico militar), mas não deixe de praticar regularmente os exercícios exigidos no edital. Não se deixe pegar de surpresa, e vá para a prova com a certeza de que é capaz de fazer TUDO o que for pedido no edital. Uma boa é você fazer um "simulado" da prova física a cada 15 dias; ou seja, ir para algum lugar onde possa treinar (eu recomendo a Vila Militar), e tente repetir os exercícios exigidos no edital, EXATAMENTE da mesma forma que são cobrados, e veja os seus resultados. Assim você vai saber onde deve melhorar, o que deve treinar mais, etc.
Concluindo, primo, basicamente, é isso. Em anexo (logo abaixo), estou te mando um arquivo, meu primeiro ebook, "Dicas Eficazes de Estudo para Aprovar em Concursos Públicos". (Você pode ler e baixar GRATUITAMENTE o referido texto NESTE LINK) Há nele preciosas dicas para concursos, e que pode ser muito útil para você. Dê uma conferida.

Se precisar de qualquer coisa, primão, estou às ordens, viu? Quero te ver honra essa farda cinza-azulada que você almeja vestir, e quero ser convidado de honra na sua sua formatura!
Abração, queridão! Se cuida aí, e bons estudos!"

Assim como espero ter ajudado meu primo, espero que essas dicas sejam úteis a todos os leitores que estejam se preparando para o concurso da PMERJ. Não esqueçam de me convidarem para suas formaturas!

No mais, para enviar suas dúvidas, sugestões, críticas e colaborações, é só usar o formulário da página "Fale Conosco", logo ali em cima, ou enviar um e-mail para perseguindoumsonho@gmail.com


Grande abraço a todos!






Prof. Eduardo Costa

3 comentários:

  1. Muito obrigado pelo apoio, esta sendo de grande valia!!!

    ResponderExcluir
  2. So tenho 16 anos .mas prentendo fazer a prova .como posso ir estudando ?ler livros de leis ajuda ? Oque estudo? Alguma dica de livro de leis q possa ler? Aceitando dicas

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.