terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Qual a instituição que cobra o Teste Físico mais difícil?

QUAL A INSTITUIÇÃO QUE COBRA O TESTE FÍSICO MAIS DIFÍCIL?
Elon Junior

Quando se ouve essa pergunta e com a divulgação do novo cronograma do concurso mais esperado dos últimos anos, logo se vem à memória o Teste Físico da Polícia Federal de 2009 e consequentemente a impressão que o TAF (Teste de Aptidão Física) da PF é o mais difícil de passar.

Quem pensa assim, mudará sua opinião logo após eu demonstrar outros testes que sem dúvida alguma, os índices de reprovação superam em muito o da Federal.

Até ontem, eu achava e até pregava em minhas palestras que o exame físico mais difícil era o do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, pois além de cobrar os mesmos índices para homens e mulheres, cobra a execução igualitária de 3 (três) repetições de barra (flexão e extensão dos cotovelos) onde, é claro, o sexo feminino tem a maior taxa de reprovação.

Minha opinião mudou quando acessei o e-mail de uma candidata de Curitiba – PR com dúvidas de como treinar para a prova do Corpo de Bombeiros daquele Estado. Senti certo desespero por parte da candidata ao ler o e-mail, pois falta menos de duas semanas para ela ser avaliada e ainda não consegue executar duas provas, das sete exigidas no edital da corporação.

Os testes do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná são em caráter eliminatório e classificatório, dividido em duas fases: 1a Fase (Teste de Suficiência Física – TSF) e 2a Fase (Teste de Habilidades Especificas – THE). No TSF são cobrados os seguintes testes: Shuttle Run (corrida de ir e vir), tração na barra fixa e corrida de 2400m. Já no THE são cobrados os seguintes testes: Corda Lisa, Mergulho (apnéia), Natação e Transposição em trave suspensa. Vale ressaltar que só dá continuidade a segunda fase, quem na primeira fase for considerado(a) APTO(a), computando no mínimo 11 pontos dos 15 possíveis.

 As maiores dificuldades que percebo nessa maratona de Teste de Aptidão Física, seria para o sexo feminino nas provas de barra fixa e corda lisa, pois as avaliações cobram na barra a pegada pronada (a mais difícil para maioria) e na corda lisa, não permite o auxilio dos membros inferiores.

Mediante a tudo isso, atribuo ao CBMPR, um dos testes mais difíceis de ingresso na corporação, superando ao da PF, onde muitos concurseiros revelam a mim, seja nas palestras ou nas mídias sociais.

Para quem se interessar, poderá acessar no site www.efisica.com.br os editais das corporações mencionadas e avaliarem os índices e dinâmica para comprovarem realmente a superação a nível de dificuldade do Corpo de Bombeiros – PR.

Entretanto ratifico que, se o aspirante ao cargo que exija TAF, independente da instituição, testes, tipo físico, gênero (sexo) ou idade, TODOS são capazes de garantir a aprovação, desde que inicie seus treinos com antecedência e treinem especificidade.

Finalizo esse artigo desejando a todos bons treinos e sucesso no TAF.


*Elon Junior é Professor de Educação Física, Concursado do CBMERJ, palestrante e autor do livro Preparação Física para Concursos – www.efisica.com.br

7 comentários:

  1. É caros amigos, sou de Londrina-PR... e um dos que sonha com uma vaga na PF, e confesso que me assustei quando vi o edital dos bombeiros daqui... me assustei, mas também me serviu de estimulo, pois se eles podem, nós podemos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Anderson!
      Parabéns pela determinação, irmão. O caminho é esse mesmo. Se os 200 APF que tomaram posse em 2009 conseguiram, nós também, não é não? Pode parecer dificil de se conseguir, mas impossível com certeza não é para aqueles que querem de verdade.

      Força e Honra!

      Excluir
    2. O que mais preocupa nas provas é a Língua Portuguesa..., "Quando se HOUVE essa pergunta"!!!

      Excluir
  2. Olá, sempre leio esse blog e acho sensacional continuem assim, tem um vídeo que eu assisti ontem, achei interessante, uma entrevista com o EPF aqui do rio chamado João Lasmar:

    http://www.youtube.com/watch?v=vy9T4H85SvE&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber onde você considera ser a parte mais difícil dos bombeiros do Paraná, especificamente para as mulheres, se possível enviar por email para materleski@yahoo.com.br

    Grata

    ResponderExcluir
  4. Atualmente o TAF do porto de são francisco. 3200m em 15:30, 6 barras, 36 remador, 20 meio sugado, tiro de 10m em 16s.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.