segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Palestra com o APF Sandro Araújo - O Vídeo



Fala aí galera do “Perseguindo um sonho”.

Estão estudando muito? Derramando muito suor nos treinamentos para o TAF? Aposto que sim! Até porque depois daquele vídeo (Motivação – Qual o tamanho do seu apetite pelo sucesso?) postado aqui no Blog pelo irmão Edu, simplesmente não poderia ser diferente. Lembro que, inclusive, li no Blog da Mari, que também publicou este vídeo: “Se depois de assistir esse vídeo você não sentir vontade de correr, nadar, saltar e fazer barras...Acredite...Tem algo errado com vc!”

E quanto a isso eu assino embaixo.



Bem, mas além de estudarmos para a prova escrita e treinarmos para o TAF, o fato é que precisamos manter a motivação em alta. Como se não bastasse à autorização já ter saído no dia 12 de dezembro, e o edital estar “estourando por aí”, eis que o Edu e o APF Sandro ainda nos brindam com a oportunidade de assistirmos a uma palestra.

Mas como muitos não são do Rio, e outros mesmo sendo daqui, não puderam comparecer, recebi o convite do irmão Eduardo, para que de forma singela deixasse um depoimento sobre a mesma.
Como no corpo deste post o Edu deixará o vídeo da Palestra, vocês poderão tirar suas próprias conclusões. E justamente por isso, que me limitarei a deixar impressões pessoais da mesma. 
Antes, porém, cabe deixar registrado o meu agradecimento ao Profº Elon, que cedeu o espaço. Valeu mesmo, Elon. Obrigado!!!!
Pois bem: o que falar sobre este dia? O que, entre tantas coisas que escutamos, eu não poderia deixar de citar aqui?

Em primeiro lugar, a simpatia do APF Sandro.Mesmo com o típico sol impiedoso carioca, o cara chega de blusa preta (só faltavam as letras douradas), um sorriso sempre presente no rosto, e muitas estórias pra contar.

Pra quem acompanha o Blog dele, “Anjo da noite”, digo que é exatamente aquilo que transparece por lá. Uma pessoa muito gente fina, que da mesma forma que sempre nos anima na caminhada, como não poderia deixar de ser, também nos alerta sobre a realidade da profissão.

A dimensão humana do policial, muitas vezes ocultada pelo estereótipo negativo propagado por aí, foi constantemente citada, de forma natural, pelo APF Sandro. Muito além de usarmos o cargo para atendermos a fins particulares, não podemos perder o senso de espírito público. O policial está ali para prestar um serviço para a população, e este tem de sempre ser exercido com consciência e esforço.

Achei impactante e surpreendente o momento em que o Sandro nos disse sobre o ato de algemar. A algema representa o Estado, daí o motivo do policial ter de respeitar o preso. O crime pode ter sido terrível, mas o dever do policial é agir com imparcialidade. Cabe à Justiça, esta sim, o papel de julgamento. É uma equação simples, no entanto muitas vezes banalizada.

Muito importante também, é a necessidade do policial respeitar o preso. Trata-se de um ser-humano que precisa ser tratado com dignidade. A relação do policial é estritamente profissional.

Além da admiração que eu já tinha pelo APF Sandro, tanto pelo seu blog, quanto pela leitura do seu livro “Federal”, pude reafirmar que além do policial destemido, que literalmente veste a camisa do Órgão, e que incorpora e honra o distintivo que ostenta, está um homem de caráter, que respeita o próximo, e usa do bom senso para avaliar seus atos. 

Eu poderia citar exemplos para respaldar o que eu disse, mas o vídeo esta aí, ao alcance de um clique. 
Além disso, claro, ouvimos vários casos do APF Sandro, alguns citados em seu blog.

Para finalizar, para mim ficou o registro do apelo que sofremos do Sandro sobre a necessidade de nos examinarmos para que saibamos se, de fato, o que ansiamos é genuíno. Não apenas no sentido de haver aptidão, mas porque uma vez estando nós entrando no DPF simplesmente por entramos, como um mero emprego, a relação custo-benefício não compensa!

O preço de renúncias e estresses não é compatível para alguém que realmente não queira isto.

É isso pessoal. Reconheço que talvez as minhas palavras tenham sido muito superficiais. É que o que vi, tratei de registrar no meu íntimo, e aprendi. Agora é com vocês, que este vídeo possa ser um veículo de renovo de suas forças, de aumento de garra e determinação. Mas também, de um exame interior.

Encham-se de força e vontade de trabalhar, como eu me enchi. Vamos com tudo que a nossa parte está aí. Esperando para ser feita.

VAMOS FAZER A DIFERENÇA NESTE PAÍS. VAMOS CAIR PRA DENTRO DESTE SONHO, COM MUITO SUOR, TRABALHO E ABNEGAÇÃO.

Estamos juntos.






Rodrigo Cruz



 ____________________________________________________________________

Galera, comentem o vídeo e deixem registrado o quão significativa foi a palestra pra você.
Mais uma vez, obrigado, Sandro. Por tudo.




Rumo à Polícia Federal!

16 comentários:

  1. Olá amigos.
    Iniciando a busca por um sonho antigo, inicio meus estudos para a PF.

    Sei bem da longa e árdua jornada que tenho pela frente. Mas é isso ai... quero ser POLICIAL FEDERAL, não pode ser diferente!

    Neste ano tem o esperado concurso. Vou faze-lo, estou estudando... mas não acredito que esteja preparado.

    Conclui minha graduação, minha pós-graduação e agora... rumo a PF meus amigos!!! Tenho um planejamento de estudos de 3 á 5 anos... E está sendo muito prazeroso o inicio desta longa jornada.

    A equipe deste blog está de parabéns. Está fazendo a diferença a muita gente!

    O vídeo está com 0 exibições, está carregando e vou assisti-lo. Depois deixo meu comentário sobre o mesmo...

    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. A.D.O.R.E.I.
    Não tenho palavras para descrever!!
    Esse vídeo me encheu de vontade de estudar ainda mais!!
    Vamos pra dentro pessoALL!!
    Vamos fazer a diferença!!
    Sangue PF+!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Rê!
      Isso aí, PF+! Nossos seremos a nova geração de policiais, aqueles que, mais do que nunca, a sociedade precisa!
      Beijão!

      Excluir
  3. REALMENTE...MUITO BOM!!!!! DA MAIS VONTADE, QUERO KD VEZ MAIS ENTRAR E ATUAR NA PF!!!!!

    ResponderExcluir
  4. amigo, confesso que não conhecia o blog e vi que perdi tempo! muito bom seu espaço e virei visitá-lo com mais calma depois. enfim, sobre o vídeo, não há muito oq falar não, apenas, excelente!!
    mandei um e-mail pro sandro e pedi permissão pra divulgar o material no meu blog. se por vc, também, não houver problemas, está postado lá. dá uma olhada depois e qq coisa, entra em contato comigo. fica o convite. no mais, força e fé sempre pelo caminho! forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro irmão! É um prazer tê-lo entre os nossos e estar entre os seus ;D
      Adorei o seu blog, e até o relacionei como parceiro aqui (se não tiver problema, claro). Estamos juntos, irmão!
      Abraço!

      Excluir
  5. Palestra sensacional! Através do vídeo aqueles que não moram no Rio, como eu, puderam se informar ainda mais sobre o nosso tão sonhado futuro. Muito bom, pude esclarecer muitas dúvidas, além de servir como motivação. Estão todos de Parabéns, principalmente Sandro e Eduardo.

    ResponderExcluir
  6. Palestra sensacional! Através do vídeo aqueles que não moram no Rio, como eu, puderam se informar ainda mais sobre o nosso tão sonhado futuro. Muito bom, pude esclarecer muitas dúvidas, além de servir como motivação. Estão todos de Parabéns, principalmente Sandro e Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Bocoh!
      Que isso, cara. Estamos aí pra isso! Fico feliz que vocês e os demais tenham gostado!

      Abração!

      Excluir
  7. Valeu parceiro, obrigado por disponibilizar o video!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado pelo vídeo, assisti ontem pelo Blog do Sandro, sabe são muitos sonhos e estou batalhando pra conseguir entrar na PF.

    Em 3 dias com as dicas de TAF que encontrei nos blogs fui de 93KG de pura gordice pra 89 e diminuindo.

    Como o Sandro disse, tenho sangue de polícia na veia e vou lutar com unhas e dentes pra isso. Obrigado pelo incentivo grandes mestres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poooorra Ed, me passa esse bizu aí! Quero emagrecer assim também, po! HAuhsuahsuahsuhasa...

      Excluir
  9. Ótima Palestra... Sou filho de um APF e estou me preparando para seguir esse caminho também. Existem milhares de profissões espalhadas por aí e ninguém é obrigado a ser nada qe não queira. Portanto vamos deixar cada um seguir seu sonho e correr atrás do mesmo. Trabalho como Personal Trainer há 10 anos e me realizei profissionalmente nessa profissão, mas acredito que não devemos esperar a insatisfação e as dificuldades para almejarmos algo melhor ou novos desafios. Quando estamos bem temos mais tranqüilidade e menos pressão para traçarmos nossos projetos paralelos. Boa sorte a todos os colegas e são exemplos como o do Sandro e de meu Pai que me faz acreditar que tenho condições de ser um APF de verdade.

    ResponderExcluir
  10. Ótima Palestra... Sou filho de um APF e estou me preparando para seguir esse caminho também. Existem milhares de profissões espalhadas por aí e ninguém é obrigado a ser nada qe não queira. Portanto vamos deixar cada um seguir seu sonho e correr atrás do mesmo. Trabalho como Personal Trainer há 10 anos e me realizei profissionalmente nessa profissão, mas acredito que não devemos esperar a insatisfação e as dificuldades para almejarmos algo melhor ou novos desafios. Quando estamos bem temos mais tranqüilidade e menos pressão para traçarmos nossos projetos paralelos. Boa sorte a todos os colegas e são exemplos como o do Sandro e de meu Pai que me faz acreditar que tenho condições de ser um APF de verdade.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.