terça-feira, 17 de agosto de 2010

Uma matéria por vez - Direito Processual Penal - Parte 5

E aí, meus amigos, tudo bem?

Hoje vou falar de Direito Processual Penal. Além de ser uma das minhas disciplinas favoritas, como faz parte da gama do Direito, então devemos tomar alguns cuidados, como veremos abaixo.



Como disse, particularmente adoro DPP. Primeiro, e mais óbvio, por ser uma disciplina que tem tudo a ver com a atividade que almejamos exercer! Não sei quanto a vocês, mas quando estudo DPP, fico me imaginando fazendo as diligências, encaminhando os documentos, passando para o Delta de plantão assinar a papelada, etc. A primeira parte então, é só isso: Inquérito Policial. Acho divertidíssimo.

Em segundo lugar, por ser uma disciplina relativamente fácil de se estudar. Consiste, em sua grande parte, no mesmo esquema de estudo das demais disciplinas de Direito: leitura atenta e prática constante. Particulamente, faço uma primeira leitura, onde vou ler superficialmente, apenas para captar a idéia do autor e esboçar o conteúdo na minha mente. Despois, numa segunda leitura, releio, fazendo apontamente e sublinhando as partes que julgo mais importante. Então, busco a realização de exercícios sobre o conteúdo. Para revisar, faço uma terceira leitura (geralmente, num dia posterior), só dos apontamentos, e pratico mais exercícios.

Não há grandes mistérios em estudar DPP, mas recomendo que, para os que tem dificuldade, aproveitem o que tem em seu favor. Admito que nem sempre me parece uma matéria fácil, as vezes apenas uma palavrinha te faz erra uma questão ao qual estava plenamente convicto. No entanto, a prática constante vai te mostrando as manhas da disciplina.

No entanto, se tem uma coisa que uso muito em meu favor nesses momentos em que a matéria parece mais complicada, é a diversão. É realmente ótimo se imaginar realizando todo aquele trabalho, já como policial. Além de servir de motivação, num contexto geral, serve de motivação também para o estudo da disciplina.

E quanto ao material? Bom, eu uso o livro "Curso de Direito Processual Penal", do Professor Nestor Távora. No entanto, lembro-me que foi uma dúvida terrível em que livro comprar para essa disciplina, com tão bons autores no mercado, como Fernando Carpez, Mirabete, Tourinho Filho, entre outros. Lembrando que estou longe de ser um especialista, ou estudante de Direito, portanto, recomendo que dêem uma olhada em cada livro antes de comprarem, para verem a linguagem mais didática, etc. O livro do Prof. Nestor Távora é muito bom, mas as vezes o acho bem denso, além de ser claramente voltado para os estudantes de Direito (sem deixar de pensar nos concurseiros, já que todas as questões são de concursos).

Bom pessoal, é isso. Não tem mistério. Aproveitem que Direito Processual Penal é o ramo de Direito que, junto com Direito Penal, serão o futuro ramo de trabalho de vocês e aprendam com gosto.

Forte abraço a todos!
E rumo à Polícia Federal.

3 comentários:

  1. E queria deixar ressalvado aqui minhas desculpas pela demora das postagens. Não estou tendo tempo nem pra respirar direito (basta ver a hora que posto essa matéria: 00:01h).

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, mas devo ressaltar que seria bom complementar com o Eugênio Pacelli de Oliveira (mais voltado para concursos Federais). Ainda, Processo Penal do Guilherme de Souza Nucci, tanto comentando, quanto o Manual, são ótimos. Acredito que possuir um Manual e um Comentado, além de um completar o outro, ajudaria na obtenção de jurisprudência, extremamente necessária para o concurso de APF e DPF.

    Marco Aurélio.

    ResponderExcluir
  3. DPP tb é uma das minhas matérias preferidas.
    E esta "tática" de estudar DPP mentalizando o futuro trabalho ajuda muito mesmo, até pq DPP é uma matéria que fornece esta possibilidade. Ao ler sobre IP, você literalmente entra no universo policial.
    Post show d bola, como sempre.
    Força na luta, pessoal. Rumo à Federal!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.