quarta-feira, 25 de agosto de 2010

E quando o que nos resta é o sonho?

"Essa semana estava refletindo um pouco sobre a vida." (Sei que um texto que começe com essa frase não possa parecer empolgante num primeiro momento, mas peço a vocês que leiam, façam uma forcinha. É importante.)

A vocês não parece bizarro o que fazemos? Nos dedicamos tão intensamente, com tanta vontade e garra em busca de uma simples profissão, que, dizendo desse jeito, parece ser uma absurdo.

A grande verdade é que, se fossemos novamente todos adolescentes, seria bem mais fácil aceitarmos (e aceitarem) nossa condição de candidatos, concurseiros. Porque, afinal, dedicamos nossa atual vida em prol de algo que combina bem mais com os mais jovens: o sonho. Não que eu seja muito mais velho, pelo contrário (sou bem novinho, até), mas a verdade é que somos adultos que, como sugere o título do blog, "perseguimos um sonho".

O sonho é algo tão imaterial, tão fantasioso, que às vezes parece que não tem propósito o que fazemos, ou que tudo pode ser perder num instante (geralmente, no momento que não vemos nosso nome na lista dos aprovados). E o que nos mantém então nessa constante batalha? Quando seu corpo implora algumas horas de sono e você, ao invés disso, lava o rosto para continuar estudando? Quando tem que explicar para as pessoas que ama que é aquilo que se quer da vida? Quando prefere levar uma multa a subornar um policial? Quando seu corpo pede para parar, mas você continua a correr/nadar, pois sabe que no TAF será bem pior?

Em cada escolha, manifestamos o nosso sonho, reafirmamos nossas decisões. Como diz minha amada Criska, "o concurso está sendo definido agora": quando se escolhe comer um doce a mais quando se está em dieta, a cada hora de sono a mais que dá mais uma para o seu concorrente, etc. Mas é uma batalha tão dura, tão difícil... Então por que continuar?

A questão é: o sonho ainda está vivo em você? A chama ainda está acesa? Embora pareça tolo, viver pelo sonho é o que nos torna futuros policiais federais. Se você está nessa por dinheiro, desista, pois nenhum dinheiro vale toda essa luta; o mesmo, se você está nessa por status. Apenas continue nessa se você estiver aqui por um sonho, mas não um sonho qualquer, mas um sonho pelo qual você trabalha e luta arduamente, todos os dias, a cada instante, em cada escolha.

Era pra ser um post sobre motivação, mas em parte acabou por ser mais um desabafo. No entanto, é a pergunta que me faço todos os dias: "o sonho é forte o suficiente pra que você enfrente isso tudo?". Com um cansaço sobre-humano e um determinação mais sobre-humana ainda, respondo sorrindo: "Sim!".

Abraço a todos.

E rumo ao sonho.

7 comentários:

  1. Oi Edu..
    só por curiosidade.. rsrs.. você andou remexendo meus pensamentos durante essa semana?
    Pois meu amigo, lhe confesso, que foram essas mesmas indagações que permearam minha mente.
    Se eu encontrei a resposta?
    Siiimmmm...!!!!! Rsrs..!
    Ninguém disse que seria fácil nossa caminhada.
    Rumo ao sonho.!
    Abraços cordiais.!

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Eduardo ...
    Como nossa amiga Alessandra disse, você andou remexendo em vários pensamentos.
    Faltando 3 períodos para terminar minha faculdade de Educação Física, fui obrigado a trancar devido o valor da mensalidade.
    Fico triste por saber que adiei o término do curso, e consequentemente a posse do meu diploma de graduação. Mas como a Criska disse e você reafirmou, a corrida já começou, e é isso que não me deixa desanimar. Sei que vários candidatos só começarão a estudar depois de formado, enquanto já estamos fazendo correria.
    Desabafar é sempre bom. Eu li o texto inteiro e me identifiquei muito com ele. Parabéns!
    E vamo que vamo!! rss
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Acessem o site: http://www.vamosrenovar.com.br
    NÃO REELEJA NINGUÉM!
    SOLICITE JÁ SEU ADESIVO DE ADESÃO A ESTA CAMPANHA!

    ResponderExcluir
  4. Sabias palavras Eduardo. Indiretamente você escreveu as palavras que todos os futuros APF gostariam de ler em momentos de fraqueza. Valeu pelo combustível de hoje!
    Abraços.
    Ps. Coloquei o seu link em meu blog.

    Jonas

    ResponderExcluir
  5. Parcerão, tu tava inspirado qdo escreveu este post, hein?

    Mas liga não, esta é uma questão que venho me fazendo todos os dias. Exatamente como você disse.

    Todo dia que repito minha rotina doida e hiper engessada, buscando tempo para estudar, ir à faculdade e ao estágio; quando estou numa biblioteca às 21 horas, dia de semana, quase sozinho, a ponto dos profissionais que ali trabalham já me conhecerem, sempre repito o mesmo procedimento: fecho os olhos, peço forças à Deus, reavivo meu sonho e... sigo em frente!

    É bizarro, mas o sonho, por mais que intangível, se for genuíno, é quase que palpável, se justifica até.

    Mesmo que pra vc possa ter parecido desabafo, acho q este post foi o que mais me indentifiquei: pois literalmente me vi em alguns momentos.
    Rumo à Federal!!!!

    ResponderExcluir
  6. É esse o espírito, desabafa, reafirma sua escolha e veste a camisa da sua (nossa)escolha.
    Essa eu só troco pela camisa preta da PF.

    Superação, Determinação e Força!E vamos rumo à ANP.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. E ai meu caro amigo Eduardo, meus parabéns cara pelo post, creio eu que é esse espirito que a PF deseja em seus futuros APF. Até mais um grande abraço, e como você mesmo diz: E RUMO À PF.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.