segunda-feira, 10 de maio de 2010

Quem tem medo do Exame Médico?



Confesso a vocês que, embora a maioria dos candidatos tema profundamente o TAF, o que me enche de terror (apesar de estar beeeem longe de conseguir realizar os "feitos heróicos" exigidos no edital para o Exame Físico) são os Exames Médicos e Psicotécnicos. Acho que isso acontece por serem os dois exames do concurso em que você não pode "estudar" ou "treinar" para passar, que fogem ao nosso controle.



Tenho especial medo do Exame Médico. Não me levem a mal, sou sadio. Meço 1,86 m, peso (atualmente) 107 Kg, mas estou em processo de emagrecimento. Tenho na bagagem uma doença rara completamente curada na infância, duas cirurgias na puberdade (uma para retirada de um cisto, outra, plástica, para retirar um sinal de nascença), e excesso de peso desde os 12 anos. Nada demais, nem mesmo colesterol alto, nada.

No entanto, esse meu medo do Exame Médico se baseia em dois problemas. O primeiro se refere a minhas pernas, que são ligeiramente tortas na articulação do joelho. Ligeiramente mesmo, e não é nada que "comprometa a força e potência", como sugere a Instrução Normativa referente ao exame. Mas então, por que o medo? Talvez seja pura insegurança mesmo. Me tranquilizo dizendo que, no ano passado, no alistamento militar, o médico do Exército não chamou atenção para isso, dizendo que estava tudo ok, excerto pelo sobrepeso, mas que poderia servir se perdesse até a data de convocação. Está certo que os parâmetros entre o EB e a PF são diferentes, mas em certos aspectos, inclusive nos médicos, o EB costuma ser extremamente exigente. Pensar nisso me tranquiliza um pouco.

O segundo problema se refere ao meu maxilar. Ele estala, no lado direito, próximo ao ouvido, ao abrir totalmente a boca. Não sei se isso acontece com todos, mas, inclusive, comecei a usar aparelho ortodonpédico (aparelho de correção dos dentes), graças a isso.

A lista imensa de exames que é exigido me preocupa mais pela grana que vou gastar fazendo todos eles do que pelo medo de algum deles acusar alguma coisa. Como prevenção, e isso vale como dica a todos os candidatos, vou regularmente (tipo, a cada dois meses) ao clínico geral, faço hemograma completo, entre outros exames, etc. Isso é mais como uma precaução, para evitar “surpresas desagradáveis” próximo a data do Exame no concurso. Recomendo a todos que busquem manter sempre a saúde em dia, pois é o bem mais precioso que temos.
Muitos candidatos, como eu, têm certa intranquilidade quanto ao Exame Médico, sempre por algum probleminha de saúde, que na nossa vida normal passa quase despercebida, mas que devido ao rigor do Exame Médico no concurso da PF, vem à tona ou se encontra na “lista negra” de coisas que eliminam o candidato, na Instrução Normativa correspondente. Miopia, escoliose, outros problemas de coluna, etc, são coisas que normalmente preocupam os candidatos.
Minha, que sempre procuro seguir, é: Se se sente inseguro quanto à saúde, consulte-se com o medo e traga sua segurança de volta. Não é só questão de concurso, mas é questão também de bem-viver. Manter a saúde em dia é fundamental, e tão fundamental quanto, especialmente para nós, candidatos, são ter tempo para tratar das eventuais enfermidades. Portanto, consulte seu médico agora mesmo e faça um check up completo.
Forte abraço a todos.
E rumo à PF!

21 comentários:

  1. Não me encontro com nenhum problema de saúde visível. Mas pela grande exigência já começei a fazer alguns exames medicos também. Coração, capacidade respiratória, sague.. Essas coisas de check-up. Também recomendo que as pessoas façam o mais cedo possivel para no caso de algum diagnostico conseguirem solucionar o problema.

    ResponderExcluir
  2. Graças a deus não me preucupo com isso. O único teste que me preucupa é o de natação, não faço a mínima idéia de quantos metros eu nado por segundo. O resto é moleza....Eu espero. =P

    ResponderExcluir
  3. Também tenho a saúde muito boa, fiz exames recentemente hemograma e etc, e deu tudo certo mesmo. Devo procurar um cardiologista para verificar coração, nunca se sabe. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho platina no tornozelo decorrente de um acidente de moto em 2006. mas eu ando normalmente, inclusi continuo trabalhando de moto na policia militar da Bahia.

    Essa platina seria impedimento?

    Agradeço a opinião de vocês.

    ResponderExcluir
  5. Miopia é impedimento? Não passa no exame quem for míope?

    ResponderExcluir
  6. Dependendo do grau de miopia, Olavo. Vê na Instrução Normativa sobre o Exame Médico, disponível no site da PF.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A respeito da condromalacia patelar, reprova?

    ResponderExcluir
  9. olá EDUARDO, PARABÉNS PELO BLOG, ESTOU NO MESMO BARCO , ACHO QUE RESUMIRIA TUDO ISSO EM QUE PASSAMOS DIARIAMENTE, "RUMO À PF" (PREPARAÇÕES COMO: ESTUDOS, APTIDÕES FÍSICAS,ETC),Á PERSEVERANÇA, GARRA , FORÇA , HUMILDADE, E PRINCIPALMENTE vontade de estar lá, sou Técnico agrícola, trabalho em uma usina , sou do interior de sampa , mais estou em Goiás a quase tres anos, e estou no mesmo pensamento que você , nos últimos 45 dias emagreci 14,5kg, estava com 111kg, agora 97,0kg, para mim era tudo difícil , mas a garra e força de vontade me fez acreditar em mim mesmo, exames , putz fiz todos os laboratoriais e os complementares pelo meu plano de saúde no ultimo mês, tudo beleza , só um probleminha de postura , mas tem como resolver, agora é socar a cara nos livros, um abraço e vamo que vamo , eu penso em fazer o concurso em 2012!
    abraço irmão.

    ResponderExcluir
  10. Também tenho a perna arqueada e tô achando que vou ser desqualificado por causa disso. Eu não entendo exatamente o que eles querem no edital. No edital tem "“genu varum” que apresente distância bicondilar superior a 7 cm, cujas radiografias realizadas em posição ortostática com carga, evidencie 5°, com tolerância de mais ou menos 3°, no sexo masculino, no eixo
    anatômico". Vocês entendem o que com isso? Que das pessoas que apresentem distancia superior a 7cm, se o angulo for igual ou maior a 5 graus, ela é considerada incapacitada? Ou vocês entendem que basta ter uma das condições para ser incapacitado? Vocês entendem também que as condições se aplicam a ambos os sexos, mas que para o sexo masculino há uma tolerancia maior? Ou que as condições só se aplicam ao sexo masculino? Enfim, tá bem confuso, cada um me dá uma interpretação diferente. Mandei e-mail pro CESPE pedindo esclarecimento, mas não me responderam e estou enloquecendo de ansiedade para saber se posso continuar perseguindo meu sonho... Alguem pode ajudar? Valeu galera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm tenho as pernas arqueadas e levei o edital para ele ver e nem o ortopedista soube explicar o que são esses graus. Ele só disse que eu não tinha tanto as pernas arqueadas que impossibilitasse no exercício da função.

      Excluir
  11. quem tem CRIPTORQUIDIA pode ser reprovado, nos exames médicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco, tudo bem?
      É preciso conferir na Instrução Normativa que trata do Exame Médico, amigo. Nele está elencado as condições que PODEM reprovar (não necessariamente reprovam). Ele, o documento, geralmente fica disponível na seção "Concursos" no site da PF.

      Abraço!

      Excluir
    2. agradeço pela informações .

      Excluir
  12. gostaria de saber se os exames são realizados em laboratório de escolha pré determinado pela junta médica ou se podem ser feitos na cidade do candidato?Equem arca com os custos dos exames?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francisco! Tudo bem?

      Você escolhe os laboratórios e clínicas para a realização dos seus exames, amigo. Contanto que estejam todos legalmente certificados, como de praxe, não há problema algum, ok?

      Abração!

      Excluir
  13. Cara dexa eu pergunta no exame da polícia federal tem o teste de natação mais o probkema problema e que eu nao sei nada o que eu faço e também tenho uma cárie mais isso eu posso abiturar o que me preocupa e o teste de natação e galera alguém aí já conseguiu passar e entro na polícia federal ?? Espero q sim co fazer meu primeiro teste daki a uns anos alguém tem como me responder a minha pergunta???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aki está meu número se alguém puder me falar (27)99719-5191

      Excluir
  14. Olá, parabéns pelo blog.
    Tenho uma dúvida vcs saberiam me dizer se quem tem Condromalácia é reprovado?????
    desde já Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.