quinta-feira, 13 de maio de 2010

Indisciplina: Um problema sério.

Acho que todo o estudante sério já sofreu, ou sofre ainda, com a indisciplina. Aquela sensação chata de perda de tempo de estudo, mas ao mesmo tempo aquele desânimo em voltar a mesa e aos livros. É bem mais divertido esticar e mais uma horinha o horário do almoço, não é? "Depois eu volto", ou "Essa matéria é um porre, na próxima semana eu estudo ela". A indisciplina é um problema sério e deve ser combatido com todas as forças pelo candidato. Vamos ser algumas dicas pra isso, logo abaixo.

Mas para entender o porquê de dominar a indisciplina, é necessário, primeiro, entender o porquê de ter disciplina. Oras, pergunte a um oficial a necessidade de haver disciplina no Exército. Melhor ainda, pergunte o mesmo a um membro do COT, que tem preceitos paramilitares.



A disciplina é pautar sua conduta sobre um conjunto de normas rígidas. No nosso caso, a disciplina do candidato se refere a seguir uma série de normas que o mesmo estabeleceu pra si mesmo: horários de estudos, divisão do tempo de estudo e tempo de lazer, etc. E em que isso é benéfico? É meio óbvio, mas se você ainda não percebeu, a disciplina sobre os estudos te dará mais quantidade de horas de estudo, logo, mais aproveitamento dos mesmos. Além do mais, a disciplina é algo que serve para a vida, não só para os estudos.

Eu mesmo sofro muito com isso. Por causa da indisciplina, preferi sair de casa e estudar na biblioteca da faculdade (o ambiente de casa é acolhedor demais para mim, e perigoso justamente por isso). No meu caso, especialmente, a indisciplina está muito ligado a preguiça. Sinto muito sonho, preguiça de ler, de estudar, etc. E mesmo na biblioteca da faculdade, me pego dormindo, passeando pelo shopping (já que minha faculdade é dentro de um), indo ao cinema, etc. Pode? Não, claro que não.

Bom, o processo de disciplinar-se é bem difícil, mas não impossível. De fato, é algo fundamental, não meramente questão de querer ter ou não. Portanto, tratemos então de trabalhar nisso.
  • "Ah, depois eu faço": Não. Conscientize-se que deve fazer agora, pois mais tarde pode não ser você o candidato que estará na ANP;
  • Matéria chata: Alguns dizem que a matéria é tão chata que dá sonho. Primeiro, eu recomendaria a mudar esse olhar sobre a matéria - usando alguns conceitos de programação neurolinguística, se você achar a matéria chata, seu cérebro assimilará ela como tal. Segundo, e é algo que me ajuda bastante, é pensar na aplicabilidade da disciplina. Saia das linhas do livro e comece a pensar como aqueles conteúdos se aplicam no mundo real. Deve haver algum motivo para você estudá-la, oras.
  • Sono: Levante-se, alongue-se, jogue uma água na cara e depois volte aos estudos.
  • Respeito aos horários: isso é algo para vida, então comece a aprender a respeitar os horários. Quero ver se, uma vez na ANP, você se atrasar o tempo todo para as aulas.
  • Concentração: FUNDAMENTAL. Mantenha a mente nos estudos, e só nele. No meu caso, eu me distraia muito porque sentava nas cabines individuais em frente ao vitral do shopping, então acompanhava todo o movimento das ruas de Madureira. O que eu fiz? Simplesmente fui sentar nas cabines que tinha cortina, me obrigando a olhar e me concentrar apenas nos livros;
São algumas dicas valiosas. Retomando, é fundamental ao candidato ter disciplina, pois, como já foi dito, é algo que se leva para a vida, e não sei se há muitos Policiais Federais indisciplinados andando por aí. Então, meu caro amigo, concentre-se, seja extremamente rigoroso consigo mesmo, pois será mais fácil quando tiver algum instrutor da ANP gritando no seu ouvido.

Bons estudos a todos.
Forte abraço.

E rumo à PF!

12 comentários:

  1. Oi Eduardo,

    Parabéns pelos bons posts do seu blog, muito bons. Eu tenho lido o livro do Willam Douglas, que fala sobre como evitar esses comportamentos. Apesar de não sofrer muito deles, ainda bem. Mas caso reacaia sobre isso, vou lembrar dos conselhos. Abraço e força!

    ResponderExcluir
  2. Gostei bastante do seu blog e por um momento relembrei as dificuldades que passei quando entrei na Polícia Militar do meu estado. Realmente é muito difícil ser totalmente disciplinado e o meu trabalho requer muito isso. Hoje após todo o curso de formação que passei e pelo tempo que já trabalho vejo a disciplina não como uma OBRIGAÇÃO, mas como uma ferramenta para atingir o sucesso no trabalho, nos estudos ou em qualquer objetivo que queira atingir. Por essa razão aposto bastante nela.

    Parabéns pelo Blog
    ah... tô seguindo!

    ResponderExcluir
  3. Preciso aplicar. Ótimas dicas amigo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado a todos os amigos que já comentaram. E estou muito feliz de ter uma PFEM como seguidora do meu humilde blog xD

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  5. Minhas dicas são: Desligue o celular,deixe uma garrafa de água na mesa,tenha uma cadeira confortável,eu viro minha escrivaninha para a parede do meu quarto e lá está colado o símbolo da PF (sempre quando olho me motiva a não desanimar nos estudos),eu divido as matérias em 2 grupos e estudo entre 1h-1h 15min no máximo cada matéria (senão desconcentro).

    Abraço a todos. Bons estudos

    ResponderExcluir
  6. Boas dicas, amigo. A questão da garrafa d'água e o símbola da PF são realmente boas!

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal,
    vou tentar deixar uma contribuição para o quesito "disciplina". É um texto show d bola, com varias dicas para o estudo, concentração e disciplina. Inclusive o Siebra, 1º colocado para agente no último concurso utilizou. Só é um pouco grande, mas vale realmente à pena:
    http://www.cursoparaconcursos.com.br/arquivos/downloads//lauana/M02%20-%20Manual%20do%20Concurseiro%20-%20Alexandre%20Meirelles.pdf

    ResponderExcluir
  8. Rapaz com esses seus posts.
    Vc vai tirar 10 na redação.

    ResponderExcluir
  9. Rodrigo, conheço esse texto que você indicou, e de fato é muito bom! Foi com base nele que estudei pro IBRAM (e fui aprovado), e me deu uma noção de organização e disciplina de estudos. Muito bom!

    b3t1m, quem dera, meu amigo! Hauhsuahsuas... Mas estou grato pelo elogio ^^

    Forte abraço, amigos.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Preguiça é F*** mesmo, é normal cansar,eu imagino pra quem trabalha e estuda como é dificil aguentar o ritmo...vivo sempre com um cafezinho e estou diminuindo pq tenho palpitaçoes cardiacas...tipo o corpo logo aguenta permanecer horas acordado, e a recompensa futura será boa...

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal do Perseguindo um sonho ...
    Gostaria de uma parceria ...tenho um blog sobre estudo para candidatos da PM ...seria possível constar meu link na sua lista de links? Adicionarei o seu ao meu blog também , aguardo resposta ..

    rotinadoconscrito.blogspot.com

    Att Sílvia Rodrigues

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.