sábado, 29 de maio de 2010

E viva o patriotismo sazional!

Se tem uma coisa que me deixa extremamente irritado é essa “febre patriótica” que arrebata corações e mentes quando o Brasil está disputando uma Copa. Não me incomoda pela torcido, pelo futebol, pois, apesar de não dá a mínima para futebol (de verdade, eu não tenho time e não vejo a menor graça), compreendo perfeitamente que o dito esporte já está incorporado a cultura do povo brasileiro. O que de fato me incomoda, e muito, é esse patriotismo exacerbado, e pior que isso: hipócrita.



O brasileiro, homem médio, passa três anos e meio dizendo que o Brasil é uma merda, que esse país não prestam, que se pudesse ia morar em outro lugar, que isso e aquilo, etc e tal. No entanto, quando estamos às vésperas e durante da Copa (se ganhar, até depois), o mesmo brasileiro, que antes não dava a mínima para o seu país, não lembrando nem em quem votou em Deputado Estadual na última eleição, completamente alheio aos problemas sociais do país, se torna o maior exemplo de patriotismo que se podia ver. O mesmo cidadão recolherá dinheiro com os vizinhos para fazer os enfeites nas ruas, fazer os clássicos desenhos no muro de casa, comprar as bandeirinhas, e até juntará dinheiro para as caixas de cerveja daquele churrasco que farão nas quartas-de-finais.

É no momento da Copa que vemos uma realidade completamente diferente, como se todos amassem de fato o pavilhão nacional (pergunte a eles qual o Dia da Bandeira). O que vemos, na verdade, é mais um hipócrita em meio a tantos outros. O que esses mesmo brasileiros, que só amam seu país em tempos de Copa (e só quando ganha também), não sabem é que em pouco o comportamento dele está divergindo do político que ele tanto fala mal durante os 3 anos e meio “entre-Copas”. Ele está sendo tão ou mais hipócrita que os bandidos do Planalto. E isso é que me irrita.

Sim, meus amigos, esse é mais um tópico de desabafo. Achei importante tratar, ainda que apenas a pinceladas, esse assunto, pois acho importante percebemos essas pequenas coisas que marcam a nossa sociedade e cultura.

Só não torço pela Argentina nessa Copa porque não quero ver o Maradona pelado. Rsrs...

Forte abraço a todos.

E rumo à PF!

2 comentários:

  1. Eu sou um viciado em futebol, louco mesmo. Mas odeio quando o futebol ultrapassa as quatro linhas do gramado. Quando a torcida briga fora do estádio, quando as pessoas confundem Seleção Brasileira e Brasil.

    Um post pertinente Eduardo. E olha que aqui quem fala é um viciado em futebol, mas somente naquele jogado dentro do campo. Abraço

    ResponderExcluir
  2. O Brasil pára na Copa..é incrivel!

    Uma seleção com maus exemplos é admirada, jogadores futeis, ricos e arrogantes tornam-se idolos nacionais,levaria seculos para conseguir o salario desses meninos.
    é só na Copa q eu me deparo com a bandeira brasileira, se o Brasil perde é um Deus nos acuda, é mais fácil o brasileiro se manifestar quando Brasil perder na Copa, do que se alguns politicos lá em Brasilia resolverem aumentar em 500% seu salario...não vou garantir 100% que me orgulho da Cultura do país,mas, também não tenho coragem para dizer que o exterior é melhor que aqui...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.