terça-feira, 18 de maio de 2010

A Crase

O post de hoje é mais um episódio engraçado na vida desse humilde candidato. Peço aos amigos que me perdoem se esse post não os satisfizer, mas depois que a história aconteceu, a primeira coisa que pensei foi em torná-la um post do blog.

Pois bem, a história gira em torno do slogan do blog, isto é, “Rumo a PF!”. Acontece que desde que criei o blog, tinha uma dúvida imensa: esse “a” têm crase ou não? Rsrsrs... Pode parecer bobeira agora, mas foi uma dúvida e tanto. Afinal, como posso montar um blog para unir os amigos candidatos a Polícia Federal, sendo que não me mostro nem capaz de “crasear” corretamente as frases? Ainda mais a frase-slogan do blog?!


Nunca fui muito bom de Língua Portuguesa, mas, segundo minha lógica, a crase, no caso de “Rumo a Polícia Federal” era facultativa. Eu explico porque pensei isso: uma das regras gerais da Crase é que a mesma só é usada antes de palavras femininas. Até aí tudo bem (“a” Polícia), então já poderia haver crase. No entanto, Polícia Federal não é só um nome feminino, mas um nome próprio feminino, por ser o nome de uma instituição.

E foi justamente aí que errei: há também uma regra que diz que o uso da crase é facultativo no caso de ela ser anterior a nomes próprios femininos. Oras, sendo assim, me baseei nesta regra de poderia ou não colocar a crase, e optei por não colocar.

No entanto, ontem, por ventura, estava estudando Língua Portuguesa, exatamente crase, e a dúvida continuou a me encher. Então o que fiz? Como estava na faculdade, procurei pela Universidade inteira um professor de Português que pudesse tirar essa dúvida, sem sucesso (pois na minha universidade está tendo uma “onda” de aula tele-transmitida que é um saco). Fui para minha aula, mas permaneci inquieto. Meus amigos achavam graça da situação, e até eu mesmo comecei a achar depois. No entanto, não ia ficar satisfeito até que um professor tirasse minha dúvida.

Saí então da sala e fui novamente procurar um professor. Fui ao quadro de horários e vi que havia um professor de Letras dando aula de Literatura Brasileira IV, então vi minha oportunidade. Como minha aula já tinha acabado, eu fiquei vagando pelos corredores até ele terminar a aula dele, e só o fez 30 minutos mais tarde.

O professor, apesar de nunca ter me visto, foi muito simpático comigo, se propondo de imediato a tirar a dúvida. Ele disse que, no caso dessa frase, há duas correntes acadêmicas divergente, que eu poderia usar “Rumo a a Polícia Federal”, mas que ficaria horrível, ou poderia usar “Rumo para a Polícia Federal”. No entanto, ele disse que, já que se aplica a preposição e o artigo, ele preferiria, particularmente, usar a crase.

Ah-ha! Finalmente tirada a dúvida!

Depois eu ri muito disso tudo, toda essa luta para tirar uma dúvida simples, mas que achei importante para todos nós. Aproveitando o gancho, posso dizer para vocês apenas que, quando tiverem alguma dúvida, corram atrás para tirá-las! É sério, pois isso permite que sua mente desenvolva melhor uma linha lógica de aprendizado. Pense na dúvida como um nó nessa corrente, que atrapalha seu bom funcionamento. Então corra atrás para sanar as dúvidas. Há professores de concurso que tiram dúvidas online, além de que os universitários podem tirar dúvidas com os professores da própria instituição.

Então meus amigos, de todo o modo, desculpem o meu erro. Sou humilde o suficiente para admitir que errei, ao contrário de muitos candidatos que já encontrei pelo caminho, extremamente prepotentes e cheios de si. Novamente, me desculpe.

E agora sim, rumo à Polícia Federal (com crase)!

OBS: Já corri todas as frases no blog, "craseando-as".

14 comentários:

  1. Hahahah, muito bom meu amigo.
    Isso aí, humildade, perseverança, rumo ao sonho!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Hehehe
    Isso aí, Eduardo!
    Obrigado por compartilhar conosco essa história!
    Humildade é um dos principais atributos para galgarmos um sonho. A prepotência só faz acreditarmos estar preparados, e assim deixamos passar dúvidas que podem ser a "causa mortis" na hora de prestarmos o certame.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eduardo
    no meu blog eu escrevi: Saga para a Policia Federal, então estou certo né? :)
    Bom post!
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  4. KKKKK, muito bom esse post! :)

    Ri pra caramba do lado de cá. Mas não no sentido de censurá-lo, mas pela situação em si. Se você hesitou em postar este texto, ainda bem que o fez. Tirou a dúvida de muitos e ainda foi bom pelo teor bem-humorado do mesmo.

    Isso é assim mesmo, quanto mais trabalho para descobrir algo (neste caso se cabia crase ou não), mais valor se dá, e com certeza muito menos provavelmente você tornará a esquecer.

    Post "campeão" mesmo, Eduardo.
    Bem legal sua humildade também.
    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Hermes e Tarik, valeu meus amigos! Concordo com cada palavra de vocês. E vamos rumo ao sonho!

    Luis, está certo sim. No caso, você substituiu a preposição "a" com o "para". Se não o fizesse, teria crase, mas como substituiu, o seu "a" é só artigo mesmo, então está certo! ;D

    Rodrigo, meu amigo, mais uma vez obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Tamos junto. Importante é focar na PF, e ir fazendo tudo o que pintar pelo caminho, principalmente pra resolver a questão da grana o quanto antes. Trabalhar com um objetivo mas não fechar os olhos pro resto. Fora isso, o curso Pla é super-recomendado para português somente. Eu tenho feito cursos na Degrau cultural (todas as matérias) e tenho gostado. A melhor apostila, vc compra na pci concursos, procura pci no google. Eu esse ano, comecei com bacen, fiz funai, caixa, aneel, vou fazer anvisa domingo que vem e ibge no outro. Fica ligado que ainda vai abrir inscrição pra defensoria ainda esse ano. 2800, nível médio, até 350 vagas. Abraço, Laurent.

    ResponderExcluir
  7. Hshshshs!!! Essa foi boa, Edu!!! Crase... Uma bela pedrinha no sapato de todos nós, não?! No colégio era fácil de sanar esse tipo de dúvida... Depois, dependendo da carreira, pra achar um prof. de português é dose... Mas até q quem tá na Humanas até q é mais fácil, né?! Hahahahaha!!!

    ResponderExcluir
  8. Português as regras e exceções são complicadas mesmo. Para aprender só lendo,escrevendo corretamente e pesquisando como você fez.

    Mas aquela regra do "volto da" será que se encaixa neste exemplo seu?. Ex: Fui á PF (Volto da PF).

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Bruno, sabe que fiquei a dúvida? Por que nesse caso, "vai a"/"volta da", se refere a LUGAR, exclusivamente.

    Ex: Fui à Bahia/ Volto da Bahia (há a crase)
    Fui a Petrópolis/ Volto dE Petrópolis (não há crase quando é "de").

    No caso da Polícia Federal, é instituição. Não se se aplicaria, ou se tivesse "Departamento" na frente poderia ser considarado lugar, etc. Enfim, é uma boa questão.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. "Ah-ha! Finalmente tirada à dúvida!"
    aí já tem crase demais hahaha
    esse 'a' nao é craseado..

    abraços

    ResponderExcluir
  11. Amei seu Blog..e parabens, é uma realidade, vou começar a fazer facul de enfermagem...espero ir para a PF sabendo que nada ali é rosas...

    ResponderExcluir
  12. Faz muito bem, pois a crase é intem certo nas provas de português do CESPE/UNB.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom Eduardo!!
    Fiquei exatamente na mesma situação no momento em que escrevia uma recado para uma amiga. Então, fui tentar saná- la realizando uma busca no nosso amigo e inseparável google e acabei encontrando seu blog. Também sou assim, bem no seu estilo. Se tenho dúvida, tento antes pesquisar para não errar, uma vez que também estou nesse ritmo louco "rumo à Policia Federal". Desejo-lhe muito sucesso sempre. Ah...e muito obrigada, sua dica foi essencial!

    ResponderExcluir
  14. Neste caso você poderia substituir a palavra feminina por uma masculina.

    Rumo à Polícia Federal
    Rumo ao Departamento da Polícia Federal.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário. O feedback é importante para continuarmos a fazer o que fazemos.